A Duquesa Feia

A Duquesa Feia Eloisa James

Resenhas - A duquesa feia

Sueli 21/08/2018

A Duquesa Boba!
Aí, leitor, eu pensei: finalmente vou ler sobre uma protagonista normal que como algumas mulheres, eventualmente, sentem-se feias e deselegantes, mas nem me passou pela cabeça que a Eloisa James estaria escrevendo sobre alguém que me fez lembrar o/a Pablo Vittar a maior parte do tempo!
Theodora/Daisy não consegue superar de forma efetiva o revés em sua vida, isso enfraquece muito a heroína, em minha opinião.
Depois, tem aquele duque ordinário que além de trair a confiança nele depositada subtraindo de forma criminosa a herança de sua protegida, tem uma atitude pouco cavalheiresca ao presenciar um momento de intimidade do jovem casal.
Um duque é considerado um príncipe do reino e são educados para fazer “cara de paisagem” para tudo e para todos, a não ser em casos gravíssimos quando não há como segurar uma emoção.
Se você gosta de romances históricos, como eu, deve assistir às cerimônias reais transmitidas, ou ao maravilhoso seriado The Crown, no Netflix, então sabe como a realeza se comporta. Portanto, leitor, aquela “cena” não rolou...
Para mim, foi impossível aceitar esse romance com tantas falhas de comportamento de seus personagens principais.
Vamos humanizar os protagonistas? Vamos! Mas, por favor, um pouco de coerência.
Cris 21/08/2018minha estante
Eu não me empolguei de nenhum livro desta série... achei todos mais ou menos...

Sueli 21/08/2018minha estante
Pois é, Cris, mas sempre existe a esperança do próximo ser melhor. ;) Bjks

Cris 21/08/2018minha estante
HA HA HA HA HA HA HA, verdade Sueli!

Carla Buffolo Altoé 21/08/2018minha estante
Li o primeiro livro desta série e me decepcionei muito!
Tenho a mesmo opinião que a sua, Sueli. Tem umas autoras, tipo a Tessa Dare, que escrevem estes romances históricos com uns personagens nada a ver com a época em questão e nada a ver com a postura na sociedade, seja duque, conde e outros.
Desisti destas autoras!

Luh 21/08/2018minha estante
Sueli saudades de você e de suas resenhas maravilhosas!
Bjs.

Renata 22/08/2018minha estante
Querida Sueli, acho que já comentei contigo o meu desagrado com os romances de época lançados atualmente, simplesmente não tenho paciência. Lembro do último livro que li dessa autora, O Beijo Encantado, importado de Portugal, tive a mesma impressão que você teve ao ler este, muuuuuita incoerência, basicamente, o comportamento não condiz com a época. Enfim, o que fazer? ler e reler as minhas autora preferidas :)

Sueli 22/08/2018minha estante
Obrigada, Luh. Beijosssss

Sueli 22/08/2018minha estante
Renata, eu li o primeiro volume desta série, editado em Portugal, mas acho que por ser uma narrativa relativamente nova para mim, na época, não desgostei tanto.
Agora, por conta de tantos lançamentos com a mesma temática os romances ficaram pasteurizados, sem graça e muito repetitivos. Enquanto eram novidade ficava fácil e até divertido relevarmos os absurdos, mas depois dessa avalanche de romances, o que era novo perdeu a graça.
Mesmas autoras, mesmos assuntos...
Vamos torcer para que as editoras percebam que há "vida inteligente" fora da zona de conforto.
Bom dia, querida!

Renata 23/08/2018minha estante
Disse tudo Sueli. Bom dia :)

Sueli 23/08/2018minha estante
;)
Bjs

Luiza Helena (@balaiodebabados) 28/08/2018

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
A Duquesa Feia é o terceiro livro lançado da série Conto de Fadas. Pelo título, já temos a ideia de que foi inspirado no conto d’O Patinho Feio. Feio mesmo foi o rumo que a história tomou.

O livro é dividido em duas partes: Antes e Depois. No Antes contamos com Theo/Daisy e James novos. Apesar de forçado a casar com sua melhor amiga, James se descobre tendo sentimentos por ela. James não era a primeira opção de Theo para casório, mas logo se descobre super apaixonada pelo seu amigo mais querido. E a vida é bela… por dois dias, já que Theo descobre o motivo real oficial do pedido de casamento e expulsa James de sua vida.

Sete anos depois, Theo e James não são mais aqueles dois jovens apaixonados. Theo se tornou uma mulher empreendedora mas rígida e fria; e James se tornou corsário. Porém, nenhum dos dois conseguiu esquecer e parar de amar um ao outro. Após uma experiência de quase morte, James retorna, determinado a reconquistar sua esposa.

Assim… a ideia da autora até é interessante. Esse lance de Antes/Depois é algo que gosto em alguns romances, mas aqui não funcionou de jeito algum. A parte do Depois foi, no mínimo, muito estranha de se acompanhar.

No Antes, vemos uma Theo/Daisy alegre e divertida, apesar dos comentários maldosos que ouve sobre sua fisionomia. James era um tanto tabacudo, mas era um jovem gentil e de bom coração. OK que não foi nada legal o lance de casar por certos motivos, mas ele realmente amava Daisy e os dois faziam um casal bem fofo, alegre e divertido de se acompanhar.

Já no Depois, vamos acompanhando a vida de cada um separados. Gostei que a autora não colocou Theo para ficar se lamuriando pelos cantos por conta da decepção do marido. Ela fez da sua tristeza forças para tocar a administração das suas terras e começar uns empreendimentos, que viriam a fazer muito sucesso. Essa decisão me lembrou bastante a Clio, de Diga Sim ao Marquês. Mas, junto disso, veio aquela imagem da mulher fria e obcecada por controle que as pessoas AMAM pintar as mulheres bem-sucedidas. Theo se tornou uma figura muito popular na sociedade londrina, não mais por sua fisionomia, mas por seus negócios, seu estilo de vestir e o modo como vive sua vida. Não curto essa abordagem de que uma mulher de sucesso é uma mulher bloco de gelo, mas vamos seguindo o baile.

James tocou o f*da-se na vida e caiu no mar, se tornando corsário/pirata. Eu achei que ele foi realmente um bundão frouxo porque, se amasse mesmo Daisy do jeito que dizia amar, teria lutado com ela. Maas vamos seguindo o plot… O cara passa sete anos sem dar uma notícia, nem se fosse por sinal de fumaça; trai a mulher com a desculpa de que acabou todo o casamento no momento que ela disse as palavras. (Detalhe que pode ser spoiler: fica bem orgulhoso do fato de ter se deitado somente com três mulheres. Eu só observo...) Então, quase bate as botas e volta como se nada tivesse acontecido, querendo retomar o casamento? Meua migo, me compra um bode, tá me ouvindo? Eu fico é pensando no que se passou na cabeça da Eloisa ao pensar que alguém compraria isso, minha gente!! No mínimo, eu saia arrastando a fuça desse macho nas ruas de paralelepípedo de Londres.

Então, James volta e você pensa “ele pode até reconquistar Theo mas vai ter um trabalho dos infernos pra isso…” ERRADO! Tudo se resolve em uns três capítulos, com diálogos chatos e que, analisando bem agora, sem nenhum sentido. Era basicamente Theo dizendo que perdeu qualquer desejo sexual por alguém, James garantindo que é um homem não mais controlado pela cabeça de baixo, porém por dentro tudo que ambos queriam era se agarrar como coelho no cio. Fim! Isso tudo sem uma peça de roupa no corpo, que eu fico me questionando da necessidade disso, sociedade...

Como falei no começo, a ideia da autora foi boa, mas a execução foi péééssima! Creio que o erro foi dar muitos capítulos à transformação tanto de Theo quando James. Sim, transformação porque os dois passam bem longe dos jovens que começaram no livro. Tudo bem que a gente tem que saber o que rola no ínterim desses sete anos, mas se o foco era James reconquistar Theo nessa segunda parte, fazia um previously in de, no máximo, dois capítulos; um para cada.

Rodando pelo Goodreads, descobri que há um conto estrelando Griffin Barry (amigo de James), chamado Seduced by a Pirate; e um conto sobre a futura filha do casal, chamado With This Kiss. Apesar de não ter curtido muito esse livro, irei ler os contos porque 1- eu gostei muito do personagem de Griffin, mesmo aparecendo pouco e 2- pela experiência do outro conto que li (Storming the Castle), creio que vai ser legal. Não acredito que em menos de 200 páginas, a autora consiga fazer algo pior do que fez aqui. Se bem que nem vou desafiar porque ainda tem mais dois livros ainda da série... e sim, eu ainda persisto porque são histórias totalmente independentes e ainda há esperança.

A Duquesa Feia foi um livro que começou bem, tinha tudo para ser um dos melhores da série, mas infelizmente acabou se perdendo na parte mais importante da história.

site: http://balaiodebabados.blogspot.com/2018/08/resenha-309-a-duquesa-feia.html
Pandora 28/08/2018minha estante
Morguei um pouco de ler. Confesso. Estou numa vibe romance de época devorando um atrás do outro, mas esse por hora vou passar.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 28/08/2018minha estante
Mirmã, passa esse. Eu até curto o lance da redenção, mas em menos de tr~es capítulos é querer me fazer de idiota

Pandora 28/08/2018minha estante
Honestamente depois disso acho que o livro saiu da listinha. hahaha

Luiza Helena (@balaiodebabados) 28/08/2018minha estante
O bom é que esses livros são histórias independentes do tipo personagens completamente diferentes.. aí dá pra ignorar

ane.crow 29/08/2018minha estante
Mano, achei o mesmo. No final desse livro parece q autora pirou completamente, eu fiquei tipo: wtf??? Começou até bem, mas parece q a gente ficou esperando um desenrolar que, sinceramente, n veio.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 29/08/2018minha estante
Parece que ela chegou nos caps finais e ficou "ops, vou ter que terminar logo".

Sah 04/03/2019minha estante
Tb não consegui levar a série a diante. E o beijo a meia-noite (cinderela) nooooooossa que chatisse q foi....

Andrea 05/03/2019minha estante
Sah.... acabei de ler o quarto, é o "menos pior" ?, preciso urgente ler algo dela que não seja essa série ??

Sah 06/03/2019minha estante
Rsrsrsrs só li essa série dela... -_-

Andrea 07/03/2019minha estante
Eu por enquanto tbm....mas tenho outros, só preciso de ânimo kkkkkk

Sah 07/03/2019minha estante
Hahahaha mru ânimo com a Eloisa meio que morreu....

Dani 27/07/2022

O Patinho Feio
Simplesmente me prendeu desde do primeiro capítulo!!! Não sou do tipo que escreve resenha contando a história toda é mais a minha experiência.
Então...
*Já ganhou uma estrela comigo por ser friends to lovers e terem compartilhados a infância!
*O livro é dividido no antes e depois. Vemos uma versão de jovens despreocupados descobrindo seus sentimentos e paixões! São queridos, leves e divertidos.... essa primeira parte, flui de tal maneira que nem senti, só queria saber o que ia acontecer (por experiência própria não leia a sinopse)....

.... (algum tempo depois, precisamente 7 anos)

Particularmente na maioria dos livros que têm passagem de tempo eu não gosto, sinto que perde muito da narrativa. Mas entendo o que autora quis transmitir, aqui vemos as mudanças de ambos os personagens. Calejados, sofridos, e solitários.. Danielle você chorou? Chorei,( eu leio romance de época pra ficar feliz e com coração quentinho), então mexeu sim comigo. Queria muito pode abraçar a Theo, ela é maravilhosa!
* Achei a autora um tanto ousada e corajosa em nos mostrar um James nada perfeito e que erra pra caramba, (erra mesmo viu) Me cortou o coração, eu sofri pela personagem.

Obs: Dos 3 que li até agora, esse é o meu fav. Só achei muito corrida a segunda parte. Porque praticamente ambos não conheciam suas versões de hoje, (Mas eles têm o resto da vida pra descobrir hehe) como uma capricorniana que sou, não sei se perdoaria tão fácil ou se perdoaria o James.
Obs²: adorei que autora transitou por outros lugares além da Inglaterra! Recontou A Fábula do Patinho Feio com maestria!
Fiquei muito feliz com o final de Theo(Daisy) e James(Jack), e ainda queria mais!!!
Maria 02/08/2022minha estante
Vou ler....pq pela resenha deve ser incrível... E sua alegria contagiou ?

Dani 02/08/2022minha estante
Aaaa obrigada! Gostei muito dessa releitura ??

Alícia 02/08/2022minha estante
Meu Deus, simm kkkk dos cinco ele é o meu favorito tbm. Helppp, vc está me fazendo ter vontade de lê-los novamente e eu não tenho tempo, meu pai AAAAAAAA

Dani 02/08/2022minha estante
Hahahahahaaha sorry @Alícia mas são ótimos!!!

sasami 21/07/2021minha estante
Concordo plenamente

Anninha 21/07/2021minha estante
Ai fiquei tão decepcionada, terminei chateada ??

sasami 23/07/2021minha estante
Deu raiva mesmo, e a personagem era tão maravilhosa, frustante...

Anninha 24/07/2021minha estante
Demais viu, terminei com um gosto ruim a leitura

Kelli 01/11/2018

Ameiiiiii
Ah, gente quando terminei essa história, só conseguia pensar "graças a Deus que eu li". Graças a Deus que deixei a curiosidade e minha intuição vencerem. Porque eu sentia que pudia amar e me envolver muito com essa história e foi o que aconteceu.
Particularmente, adoro histórias em que os personagens já tem uma base, uma amizade como esses aqui. Torna tudo ainda mais crível, verdadeiro. E em sua maioria, são as histórias de amor mais lindas.
Entendo que gostos são diferentes e cada um tem o seu. Por isso, há muito que não me deixo levar por críticas negativas quando uma determinada história realmente desperta meu interesse. Não desrespeitando quem não curtiu mas entendo que não foi porque muitos não se envolveram que tbm não vou. Somos únicos e nossos gostos por histórias tbm. Ai está a beleza de tudo. Enfim, esclarecendo isso, que bom que eu li. Porque simplesmente amei....
Aqui não tem nada de insta love, tem um amor que já existe e está sendo descoberto aos poucos. E é lindo de se acompanhar. O livro é dividido em duas partes a primeira é doce, leve, divertida. Na segunda, a trama ganha uma reviravolta, que no meu caso não me incomodou em nada. Achei necessário para o amadurecimento dos personagens. Ambos mudaram. Não tem como permanecer igual depois de tudo que passaram, depois de anos. E serviu pra mostrar que o amor verdeiro não morre com o tempo. Apenas o confirma, o consolida. E foi o que aconteceu aqui.
Adorei trama inspirada no conto do patinho feio. Adorei a forma como ela abordou, já que a gente sim, se atrai pelo exterior. Mas amamos o que a pessoa é por dentro, quem ela é de fato. E nosso mocinho aqui já babava pela nossa mocinha desde sempre. A duquesa aqui, que nada verdade não tinha nada de feia, só era diferente, peculiar em seu jeito. A beleza tbm é subjetiva.
Enfim, amei tudo na história. Me vi completamente envolvida. Devorei em 2 dias esse livro. E terminei muito satisfeita e feliz com a leitura. E com um epílogo dos mais lindos que já vi por aí. Destaco tbm as cenas hot que foram de tirar o fôlego, como toda a história.
O livro não é perfeito, teve aquela famosa falha de comunicação que infelizmente também é bem comum na vida real e atual. Ambos pecaram um pouquinho ao meu ver, ela por agir com tanta frieza depois e ele por passar tanto tempo longe. Mas isso tbm mostra o quanto são humanos e deu mais realidade e emoção a história e ao reencontro deles.
A narrativa da Eloísa está impecável. São tantas passagens lindas, tantos quotes lindos, diálogos espirituosos. E em meio, a esse turbilhão de emoções ainda conseguimos dar risadas com muitas situações.
Recomendo pra quem gosta de histórias de melhores amigos, reviravoltas na trama, romances de época que foge do comum e românticas de plantão, claaaro.

"- Deus, estou louco por você - sussurrou no ouvido dela, ignorando por completo o comentário. - Mas estou surpreso de que você tenha condições de caminhar. Não deveríamos ter feito daquela ultima vez.
- Eu queria você - confessou ela junto aos lábios dele. - E quero agora.
- você cheira tão bem... É por isso que a chamo pelo nome de uma flor.
-Você precisa parar de me chamar assim! Insisto em ser chamada de Theo.
Ele a empurrou contra a parede e uma de suas mãos agora envolvia o seio dela.
- Não posso - disse ele, de modo bastante rude.
- Por que não?
- Porque você pode ser Theo quando estamos tomando café da manhã, nos divertindo ou coisa do tipo, mas quando a seguro assim, você é minha Daisy."

"Qual era o problema de ser chamada duquesa feia, contanto que James a olhasse como se ela fosse linda?"

"Ele não era mais James, nem conde, nem futuro duque. E ela não era Daisy, nem Theo, nem qualquer futura duquesa. Eram dois corpos enlaçados tão estreitamente quanto peças de um quebra-cabeça.
Até que a morte nos separe, pensou James agradecido. Até que a morte nos separe."

"- Dance comigo - cantou ele - até o fim da vida."
Fabi129 01/11/2018minha estante
Me mande msg no privado me relembrando este epílogo please. Sou esquecida kkkkkk

Mandy 01/11/2018minha estante
Sabia q vc ia gostar xD

Kelli 01/11/2018minha estante
Siiiim Mandy, eu amei essa história!

Thaisa 05/12/2018

Poderia ter sido melhor...
Conheci Eloisa James através dessa série de releituras dos contos de fadas. Gostei bastante de Quando Bella domou a Fera, então comecei Duquesa Feia com as expectativas lá em cima.  Não me decepcionei com a leitura, mas tive alguns probleminhas com ela...

Não vou me ater a fazer um resumo da história porque a sinopse já tem detalhes demais sobre a trama. O que posso dizer é que a obra é dividida em duas partes e ambas tem seus pontos negativos e positivos.

Na primeira parte, minha leitura foi bem lenta. Nas primeiras páginas tudo indicava que seria um "mais do mesmo" e segui me arrastando na leitura até quase a página 100. Ainda bem que  me forcei a continuar a ler ou teria desistido da leitura, pois era a história de dois melhores amigos, onde o mocinho é forçado a se casar com a mocinha, traindo a confiança da amiga e depois de um tempo, quando ela percebe que está apaixonada pelo marido descobre tudo e ambos se separam... ou seja, um clichê total sem nada de novidade para me deixar feliz. O que me fez continuar a leitura foi James. Ele conseguiu me conquistar completamente e salvou a cena.

Theo e James bem novinhos nessa primeira parte da trama, muito imaturos e cometendo diversos deslizes, porém, eles deram muito certo juntos e foi lindo ver o "descobrir" do amor e aquele "olhar que diz tudo" que só pessoas bem íntimas possuem. Ponto positivo para o livro.

Aí nós chegamos na segunda parte e tudo mudou drasticamente. A leitura ficou muito mais fluída porque aquele completo clichê sofreu diversas reviravoltas e de repente me vi num navio pirata desbravando os sete mares! A leitura tornou-se interessante, porém... Eloisa meio que se perdeu no meio do caminho no que diz respeito aos personagens. Tudo aquilo que ela construiu na parte um, desconstruiu na parte dois.

Theo virou uma mulher fria, desenvolveu TOC e aquele brilho da personagem se perdeu. Claro que foi totalmente compreensível e aceitei isso numa boa, afinal de contas ela teve que carregar sozinha toda a carga de um ducado, dos julgamento dos outros nobres e do maldito bullying contra ela. Acham que é fácil você ser conhecida por toda sociedade como "duquesa feia" e esses mesmo nobres acreditarem que o marido a abandonou por não ter suportado tanta feiura? Sem contar nas outras perdas que ela teve... Theo virou um personagem "chato", mas eu aceitei bem isso.

Já James... esse me decepcionou muito na segunda parte. Aquele conde encantador se transformou num completo covarde que só pensava em si, que não teve coragem de lutar pela mulher que ama e decidiu escolher o caminho mais fácil, desaparecendo por longos sete anos. James me decepcionou, mas (quase) conseguiu se redimir comigo no final da história.

Apesar desses pontos que me incomodaram, gostei do livro. Foi uma leitura leve, divertida até, e como sou apaixonada por piratas, adorei os acontecimentos que se desenvolveram em auto mar.  Não é daqueles romances que te arrebatam o coração, mas a releitura de O Patinho Feio foi prazerosa. Eu só terminei com aquela sensação de que estava faltando alguma coisa...

Resenha publicada no blog Minha Contracapa:

site: http://minhacontracapa.com.br/2018/12/resenha-a-duquesa-feia-de-eloisa-james/
Célia 22/01/2019minha estante
Estou passando da metadd do livro e estou achando MUITO CHATO. Não consigo simpatizar com o casal. No começo da história até gostei dos dois, mas o que eles se tornaram por causa das adversidades... Gosto da autora, porém esses livros baseados em contos de fada estão me dando sono. Acho q só o primeiro foi realmente bom, o segundo foi mediano e esse está muito chato de ler.

Thaisa 23/01/2019minha estante
Uma pena isso, né? Também gosto muito da autora, mas essa série não tá legal.

Glaucers 02/02/2019minha estante
Achei terrivelmente modorrento e mal desenvolvido. Dá pra contar nos dedos os dias de relacionamento dos dois. Só o primeiro livro foi bom msm

Caroline.Costa 11/11/2020

Eu amo demais a escrita da Eloísa James, a duquesa feia é uma releitura do clássico conto de fadas "o patinho feio". Aqui conheceremos Theo e James que são amigos de infância e por conta das tramoias de seu pai acabando casando com Theo, já sabemos que vai da ruim rsrsrs acontece muitas coisas e nosso casal fica separado por sete anos, James retorna e precisará provar a Theo que ele a ama de verdade. Uma história envolvente com uma escrita fluída que lemos rapidinho. Não é meu favorito, mas gostei muito ?
Mari Sync 12/11/2020minha estante
Tô louca pra começar a ler Eloísa. Tem alguma ordem pra essa releitura dos clássicos?

Caroline.Costa 12/11/2020minha estante
Não, vc pode ir lendo pelo qual desejar

Mari Sync 13/11/2020minha estante
Obrigada ??

Josi.Novais 18/06/2018

Poderia, mas...
Gente tenho que confessar que esse livro foi uma pequena grande decepção... Começou tão bem, parecia uma daquelas superações incríveis. Mas aí nada disso aconteceu e sinceramente estou cansada de protagonistas que tem um grande potencial e no fim caí no conto do "sempre foi você..." elas vivem uma solidão enquanto que os protagonistas continuam levando a vida com tudo que tem direito e essas mocinhas entendem, compreendeem porque né... É homem é entrou num looping por algum motivo tsc tsc tsc...
Sim, a gente espera que o casal fique junto, mas esperamos que ambos demonstrem força, o que não é o caso aqui, já que o James se mostra um covarde no início, mas minha paciência acabou mesmo foi com a farsa montada para se ter um perdão, achei que a autora julgou nossa inteligência aqui, queria que a Theo tivesse viajando depois da volta do James e que ele tivesse se esforçado mais para conseguir seus objetivos, no final a parte 1 do livro (muito boa) foi invalidada pela parte 2 (muito ruim). Já não tinha gostado do livro anterior da série publicado Arqueiro pelo mesmo motivo, Mocinhos que só veem o lado deles e ao que parecem mocinhas também!
Nay 26/06/2018minha estante
Concordo Josy, a Theo começou me encantando. Inteligente, alegre, capaz mas depois caiu no meu conceito. Poderia ter vivido novas e boas experiências mas se tornou escrava do que os outros julgavam. Eu gosto muito da autora e acho que ela tem outros bons títulos mas esse aqui também me desanimou.

KaoruHatake 26/02/2019minha estante
Eu me senti exatamente igual. O começo foi tão bem, achei que esse seria o melhor livro da saga mas então teve a parte 2 e morreu.

Aione 11/09/2018

Em A Duquesa Feia, terceiro livro da série Contos de Fada publicado pela editora Arqueiro, Eloisa James recria O Patinho Feio em meio ao contexto Georgiano do início do século XIX na Inglaterra. Mais uma vez, a habilidade narrativa da autora foi capaz de me proporcionar uma leitura divertida e envolvente, que me surpreendeu com a velocidade de seus acontecimentos.

Aqui conhecemos a história de Theodora Saxby e James Ryburn, melhores amigos que foram criados juntos. Theo é filha do melhor amigo do pai de James, duque que aceitou cuidar da jovem e sua mãe. Contudo, por inabilidades financeiras, o duque compromete a própria fortuna e acaba precisando se utilizar da herança de Theo, de forma a forçar James a se casar com ela para que ninguém descubra o ocorrido. Contrariado, James acaba propondo casamento a Theo, que se surpreende tanto com a paixão sentida pelo melhor amigo quanto por se perceber correspondendo o sentimento — até descobrir a farsa de seu matrimônio e ver todos os seus sonhos destruídos por isso.

Assim como em Quando A Bela Domou a Fera e em Um Beijo À Meia-Noite, a narrativa leve e descontraída de Eloisa James me permitiu mergulhar na história desde suas primeiras páginas. No caso de A Duquesa Feia, o enredo já se inicia com a discussão entre o duque e seu filho, de maneira a termos um vislumbre tanto da tensão que será desenvolvida quanto da natureza dos diálogos e da narrativa como um todo. Principalmente, já começamos a leitura inseridos na ação, o que nos provoca uma sensação de agilidade que se estenderá por toda narrativa.

Um dos pontos que mais chamou minha atenção na leitura foi a quantidade de eventos e o prolongamento de tempo cronológico abrangidos no enredo. Ao ler a sinopse, havia imaginado que haveria certa demora até se dar o casamento entre os protagonistas e que a descoberta da farsa seria um dos conflitos centrais, a ocorrer lá pela metade do livro. Então, a metade final seria composta pelas tentativas de reconciliação dos pombinhos. Me enganei por completo: do casamento à separação não temos mais do que algumas páginas, e jamais imaginei tudo que ocorre após isso, sobretudo em relação às vivências de James. Dessa maneira, se a linguagem da autora garante agilidade à leitura, a trama em si contribui e muito para isso. Apenas ao final há uma desacelerada nos eventos, de maneira que a história foca mais nas cenas entre os protagonistas e o livro perde um pouco da velocidade inicial. Vale dizer, também, que embora haja muita coisa acontecendo, esses acontecimentos não são aprofundados, mas narrados de maneira mais superficial.

Outro ponto que me agradou — e que eu já havia notado em Um Beijo À Meia-Noite — é o empoderamento dado à protagonista. Imaginava que Theo seria a jovem tímida e reprimida por não se enquadrar nos padrões de beleza de sua época; ao contrário, a protagonista não se deixa abater e mantém sua vivacidade mesmo sem se sentir bela. E quando ocorre todo o conflito com James, Theo assume as rédeas da própria vida e não se intimida com o que precisa enfrentar, apropriando-se, inclusive, de responsabilidades que só seriam atribuídas a homens no contexto em que vive. O único ponto em que ela é afetada é justamente o de sua sexualidade, que acaba por ser um dos conflitos a serem trabalhados na trama.

Em linhas gerais, A Duquesa Feia me proporcionou uma leitura leve, agradável e divertida que me surpreendeu pelos eventos não terem se desenrolado como eu supunha e me conquistou pela protagonista à frente de seu tempo. O romance, mesmo não tendo sido o destaque na leitura, também me cativou, especialmente por mesclar o clichê de melhores amigos que se apaixonam com o do casal que passa a se odiar, de maneira que me vi torcendo por Theo e James por toda leitura. Uma ótima dica para quem procura um entretenimento em um dia relaxante.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2018/09/11/resenha-a-duquesa-feia-eloisa-james/
Nattália Azevedo 11/09/2018minha estante
Eu comprei e comecei, mas são consegui continuar. Parei na parte em que ele volta.

Aione 13/09/2018minha estante
Que pena! Eu curti a leitura!

Pâmella 12/02/2021

A Duquesa Feia
Gosto muito da escrita da Eloisa, só que nesse livro ficou um pouco enrolado em algumas partes. Me decepcionei com ele, na vdd. Não é dos meus livros preferidos kkk
Luara 26/02/2021minha estante
nossa, esse livro me decepcionou demais =((

Pâmella 27/02/2021minha estante
Tbm não é meu preferido não... o 1 e o 2 dessa série foram tão bons... esse decepcionou !

Paula Souza 05/06/2019

Eu me apaixonei por essa história
Não tenho muito pra dizer esse livro com certeza vai entrar pros melhores romances de época do ano.
Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 05/06/2019minha estante
Ahhh, tava meio receosa pra lê-lo, é bom então?

Paula Souza 05/06/2019minha estante
Eu tinha dado 5 estrelas pro primeiro e 3 pro segundo ao depois do segundo tava meio receosa de ler também aí pensei vou dar continuidade e ameii linda a história do casal e a trajetória deles. Fugiu bastante do convencional lê acho que vc vai gostar bastante

Bia 21/01/2021

Odiei
Detestei com todo o meu ser! Odiei a mentira no início e o adultério no meio. "Ah, mas o mocinho traiu ela porque estava longe" ao inferno com isso! Ela traiu ele? Não. Sem desculpas!

Depois disso tudo o que ela fez? Ela deu a volta por cima, ficou rica e ganhou prestígio e aí ele volta?! Ah, vai ver se eu tô na esquina caramba!
Driely Meira 01/02/2021minha estante
Pensei a mesma coisa! Se ficasse só na mentira a gente até releva, porque em todos os romances de época é uma mentira que separa o casal, né? Mas pqp, o James virou um fdp sem tamanho e odiei que a Theo voltou correndo pra ele. Se qualquer pessoa me manipula desse jeito - e ele continuou manipulando ela até o fim! -, dou um pé na bunda sem dó. Odiei que ele foi retratado praticamente como um animal, todo possessivo e mandão, achando que ela era propriedade ele. Eu hein.

Bia 07/02/2021minha estante
Concordo totalmente

júh 30/03/2021

A Eloisa me surpreende mais a cada livro
Eu estava com expectativas bem altas em relação a esse livro, porque foram recomendações dele que me fizeram interessar pela série, e elas foram totalmente superadas. Pela sinopse, e também pelos romances de época que eu já li eu pensava que o plot seria simples, mas bem emocionante e cativante, e foi tudo isso menos a parte do simples. Me pegou totalmente de supresa kk. Eu amei. A Eloísa tem realmente um dom pra recriar contos de fada, porque nossa, até agora tá sendo um mais perfeito que o outro. Ela tem um estilo diferente das outras autoras que eu conheço, bem único, e as histórias dela são tudo menos convencionais kk, cada livro é uma surpresa diferente, pelo menos nessa série. Já foi pro meu top 3 escritoras de romance de época favoritas. Agora, bora pra história da Rapunzel.
Lady Bridgerton 31/03/2021minha estante
eloisa é perfeita, ela ja podia criar mais dessa serie, 5 livros é muito pouco

júh 31/03/2021minha estante
Concordoo, tem um monte de contos que eu adoraria ver ela recriando

Tami 25/07/2018

No tempo Antes, ela tinha fé. Tinha amor. No tempo Depois... teve a verdade.
Como acabei me decepcionando um pouco com a leitura de Um Beijo à Meia-Noite, as minhas expectativas em relação à leitura de A Duquesa Feia estavam sob controle, entretanto, infelizmente, acabei me decepcionando novamente. Ao contrário do que aconteceu no segundo livro, cuja história em si e os personagens eu não apreciei, nesta tudo estava funcionando... até começar a segunda parte.

O livro é dividido em duas partes, o antes, que é maravilhoso, e o depois, que deixou muito a desejar. Se a Theo de antes era atrevida e espirituosa, a do depois era amargurada e ressentida. Se o James de antes era apaixonado e ingênuo, o do depois era convencido e pedante.

Theodora tinha motivos para ser ressentida? Tinha! Mas a escolha de fazê-la ser assim, ao meu ver, não funcionou diante da proposta da história. Torná-la um "cisne" com o passar dos anos e fazer isso apenas externamente foi um desperdício, já que internamente ela continuava insegura por tudo aquilo que ela ouviu e leu sobre si mesma ao longo de toda sua vida.

Por mais que se mostrasse forte e segura para os outros, ela não era aquela pessoa; era como ler sobre o personagem de um personagem, o que não seria ruim, é um artifício comumente utilizado em thrillers, por exemplo, mas aqui não funcionou, não encaixou, e isso se torna ainda mais nítido na longa cena que temos ao final da segunda parte. E se no antes a química entre Theodora e James explodia, no depois, ao meu ver, não houve tempo hábil para fazer tudo aquilo retornar.

Não vou nem entrar em detalhes sobre o James de depois, pois considero aquilo que ele se tornou uma baita surpresa, ou seja, seria spoiler. Isso por si só teria sido uma parte positiva e não deixou de ser uma grande sacada da autora, mas não foi relevante, não da maneira como terminou. Quando há o grande clímax essa parte tão bacana simplesmente termina, no fim das contas foi apenas uma saída para mantê-lo longe.

Continue lendo a resenha no blog! :)

site: https://www.meuepilogo.com/2018/07/resenha-duquesa-feia-eloisa-james.html#comment-form
Josi.Novais 06/08/2018minha estante
Eu não gostei do livro justamente pela parte dois! Achei as aventuras do James fantasiosas demais. E não gostei do método de reconquista dele, ou seja, ele mentiu na parte um do livro e mentiu também na dois! Os dois desde o início ao fim do livro são imaturos e o que mais me decepcionou foi ver a Theo tão atrevida do início sumir, e quando o James volta cheio de conversas ela vai caindo na lábia dele, pelo fato de ter sido tão fraco antes ele teria que se esforçar mais para reconquista-la no fim tudo que ele precisou foi a ajuda do mordomo! AFF e como você também tinha me decepcionado no volume anterior da série. No fim da contas só o primeiro livro me encantou até agora.

Tami 06/08/2018minha estante
Sim, Josy. Exatamente! A Theo simplesmente desaparece, ela vira uma outra persongem e aquele papinho de "eu consigo me controlar" do James foi tão desnecessário... uma pena.