Alice no país das maravilhas Lewis Carroll

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Washington 25/06/2020

O que falar de Alice
Alice é uma menina bastante extrovertida e sapeca o tipo de menina que não deixaria de seguir um coelho com um relógio na mão dizendo que estava atrasado.
É um clássico mundial que vale a pena ser lido mesmo por quem já assistiu os filmes.
Fiquei bastante feliz por ter lido antes de ter assistido e foi um barato vê cenas que faltaram nos filmes e outras que não ficaram da forma que eu imaginei lendo.
É um livro pra vida toda.

Lanny 08/06/2020

Resumo(?)
Difícil avaliar uma história que faz parte da vida do mundo. Todo mundo conhece a história de Alice em algum nível e é interessante conhecer de onde ela veio. Clássicos também são conhecidos por suas narrativas arrastadas e ter uma edição resumida com um vocabulário atualizado ajuda bastante. Entretanto, cortes nessa edição prejudicaram o ritmo da história que me pareceu mais uma série de cenas desencontradas do que uma história linear.

Por outro lado, se quisermos pensar na história como um sonho, funciona porque sonhos são assim, mudam a todo instante sem relação alguma com o que foi dito anteriormente. Estou analisando a opção de adquirir uma versão mais completa da história para poder entendê-la melhor. O que acham?

Sarah 30/05/2020

Desvaneios e enigmas
Qual a diferença entre um corvo e uma escrivaninha? Não sei. Rsrs
O que parece ser uma história para criança, na verdade, quando lido nas estrelinhas nos revela várias mensagens de cunho filosófico.
Todo mundo, pelo menos uma vez na vida, deve visitar o País das maravilhas!

MaveySá 24/05/2020

Eu não sei fazer resenha, estou tomado pela preguiça nesse momento e preciso escrever pra registrar no desafio 2020, isso me parece desonesto mas quem se importa?

@aliterizando 27/04/2020

A genialidade por trás de Lewis Carrol
Para quem não sabe, Lewis Carrol (pseudônimo) foi um matemático da era vitoriana, que produziu Alice no País das Maravilhas e Alice através do Espelho, que são obras intrigantes com jogos de palavras e significados matemáticos ocultos que até hoje empertigam pesquisadores da área.
No livro, Alice é uma garotinha curiosa, já na primeira página é notável tal característica. Em uma tarde monótona, a pequena se depara com um coelho branco de paletó e aparentemente atrasado para algo, e acha aquilo de fato muito curioso, decidindo então segui -lo.
Começa então a aventura de Alice, ao cair na toca do coelho ela se encontra em um problema, diminuir para passar por uma porta minúscula que dava para um jardim, tarefa que não foi muito fácil e não conseguiu completar nesse primeiro momento.
Ao passo em que conhece o País das Maravilhas, Alice em todo tempo encontra-se em meio à diálogos que chama de "sem sentido", com personagens dos mais inusitados. Em tais diálogos se escondem as mensagens do autor, que o leitor deve estar atento para que não passem despercebidas, pois se assemelham muito com a loucura que é o o mundo fantástico da obra.
Alice no País das maravilhas é, além de um clássico infantil, eternamente renomado, uma obra para todas as idades e de muita genialidade, que sem dúvidas oculta mais coisas que o imaginável, merecendo releituras, com olhos de leitor amadurecido, ao passar dos anos.

Let 24/04/2020

Sou apaixonada por essa história! Esse livro foi uma das minhas compras recentes no sebo e por mais que não seja a edição que eu desejava, achei muito linda. A história parece não ser tão completa...mas gostei bastante dessa leitura.

Camilinha 23/04/2020

Maravilhoso
Um livro para ler sempre. Alice no país das maravilhas é muito mais do que só um conto infantil. Tem muitos ensinamentos sobre nossa vida e o Eu interior.

@agathaltpiza 04/04/2020

Resolvi dar uma chance para um clássico que tenho na estante faz um tempo, (inclusive tenho uma edição linda da Argentina) e a experiência com a literarura nonsense foi bem diferente rs acho que preciso ler novo! rs
A história (que não tem nada a ver com os filmes) mistura elementos sem sentido com uma personagem humana. Então em alguns momentos você tá entendendo, mas depois você não entende mais nada porque não tem uma linha do tempo lógica.
Achei meio difícil me prender na leitura, mas depois que você termina o livro você meio que sente falta do País das Maravilhas, e fica tentando lembrar de tudo o que a Alice viveu ali.

?Se você não sabe pra onde ir, qualquer caminho serve.? - Gato de Cheshire

Mari 02/04/2020

Muito bom!
Meu pai uma vez me disse que esse livro era um clássico e todo mundo devia lê-lo um dia. Pois assim que tive a chance, comprei-o. Mas até então, não tinha lido. Ontem, comecei a ler e me arrependi por não ter começado antes. Mas enfim, concordo com meu pai e sobre tudo que já li sobre o livro, ele é realmente fantástico! O negócio é entrar na leitura com a mente aberta e mergulhar no mundo de Alice. A história é cheia de aprendizados e por isso, é bom ler com um post it do lado e ir marcando. Enfim, recomendo muito!

Naah. 31/03/2020

As pessoas loucas são as melhores
Meu esse de longe foi o livro mais louco que eu já li na vida e até mesmo cômico ... Não é a toa que Alice no país das maravilhas sempre foi um clássico e sempre vai continuar ser

Ray 29/02/2020

Leitura bem rápida e divertida. Uma história clássica do gênero nonsense que nos faz refletir em diversas situações que Alice se encontra em sua aventura.

primeira viagem 07/01/2020

Alice no País das Maravilhas
Alice no país das maravilhas
Livro: Alice no país das maravilhas
Autor: Lewis Carroll
Editora: Ciranda Cultural
Gênero: Fantasia
Ano de lançamento: 1865
Página: 111
Período de leitura: 01/05/2019 até 02/05/2019
Lewis Carroll, autor de Alice no País das maravilhas e Alice através do espelho, nasceu na Inglaterra no dia 27 de Janeiro de 1832. Filho de um clérico teve a educação voltada para que seguisse os caminhos do pai. Desviando-se de vez da carreira ao ingressar na Universidade de Oxford.
Quando era professor de matemática e lógica, Carroll conheceu Henry Lidell pai de Alice (a menina que inspirou a personagem Alice dos livros), ele sempre gostou muito de criança, fazia passes de mágica, ensinava a fazer barquinhos e pistolas de papel, e com Alice não foi diferente quando viu a menina logo ficou encantado.
Alice Liddell era uma garotinha muito imaginativa, Lewis gostava tanto dela que levava para vários passeios, porém, a língua e a mente maldosa da sociedade não enxergava com bons olhos essa amizade. Devido a várias fofocas entre elas o hábito que Lewis tinha de fotografar meninas da idade de Alice nuas, seus pais proibiram de se encontrarem.
A história começa com Alice deitada na grama do jardim, entediada, enquanto sua irmã lê para ela. No entanto, logo vê um coelho branco de colete e relógio correndo e dizendo que está atrasado. Surpresa com o estranho modo daquele animal, ela corre na tentativa de alcança-lo.
O coelho entra na toca e a menina pula atrás do coelho. E a aventura começa. O País das Maravilhas é um lugar totalmente diferente com lógicas próprias e governado pela Rainha de Copas, uma mulher severa que pune com a decepação de cabeças tudo o que é contra a vontade dela.
O livro é maravilhoso, nos leva a vários questionamentos sobre nós, a sociedade, as leis e o nosso mundo. Interessante que mesmo sendo um lugar totalmente diferente podemos adaptar alguns fatores para a nossa realidade como o jogo de croquet que tinha suas regras sempre modificadas a favor da rainha representando a hipocrisia da nossa sociedade.

Cryslayne.Karla 22/05/2019

Uma história interessante
Sei quem eu era quando me levantei hoje de manhã, mas acho que desde então já mudei várias vezes. -Alice no país das maravilhas

Fabi @FLeituras 06/03/2019

Alice no país das maravilhas
Já devo começar dizendo que esta leitura não me agradou muito, apesar de Alice no País das Maravilhas ser considerado um clássico e o queridinho de muitos.
Achei boa parte das histórias confusas e foi necessário alguns intervalos entre capítulos para que eu conseguisse dar continuidade a leitura.

Temos a garotinha Alice que embarca em uma aventura bem maluca e com um toque sobrenatural, tudo porque decidiu ir atrás de um coelho branco que estava olhando um relógio.
Alice é questionadora, inocente e um tanto maluca. Arrisca de tudo e por isto acaba sendo um pouco inconsequente em suas ações e falas, afrontando vários personagens que aparecem na narrativa.

No meio dessa aventura em outro mundo nos deparamos com acontecimentos que nos fazem refletir, porém é necessário um pouco de atenção para entender as críticas que o livros trás, já que boa parte da história não parece fazer sentido algum.
Ao final é possível sentir que Alice amadureceu um pouco em sua aventura.

Os capítulos são curtinhos e não é possível saber como cada um irá terminar.
Esta edição possui algumas ilustrações simples e bonitas. Recomendo para quem gosta de histórias que fogem do padrão.

declamatura_fabiane.correa 16/01/2019

Breves comentários sobre Alice no país das maravilhas
?Agora não vou conseguir lhe dizer a moral dessa história, mas daqui a pouco vou lembrar. ? Talvez não haja uma ? Alice se arriscou a comentar. ? Tsc, tsc, menina! Disse a Duquesa. ? Tudo tem uma moral, a questão é encontrá-la. ?
E quantas pessoas passam a vida procurando a moral de tudo e, pior, algumas ditando a moral de tudo!
Alice se arrisca neste momento, como em tantos outros dessa história, questionando os:
1. Mais velhos
2. Mais sábios
3. Mais espertos
4. Mais amedrontadores
Talvez faça isso porque se sente segura (já que tudo é um sonho) o que comparei com o conforto de alfinetar alguém pela internet, coisa dos nossos tempos...
Dentro dessa história, há mais do que a garotinha que se encanta com o coelho que entende a funcionalidade de um relógio... podemos vê-la sem entender a funcionalidade de coisas que a cercam.
Para a Duquesa, Alice não tem o direito de pensar e não está certa em pensar que tem o direito.
Para a Rainha, que faz lembrar muita gente, a solução para todos os problemas é cortá-los, não, não os enfrentar, livrar-se deles mesmo, assim, sem pensar muito: cortem-lhe a cabeça!
Como o Chapeleiro e a Lebre presos no chá da tarde, ficamos nós, às vezes, presos dentro do que é bom ou do que não é, como se aquilo jamais fosse ter fim... mas terá! E assim como Alice acorda, podemos acordar, ou despertar, o que seria mais adequado.
Mas enfim, penso que se Alice acorda do sonho e toma chá, devemos tomar chá e acordar da realidade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5