O que acontece quando um homem cai do céu

O que acontece quando um homem cai do céu Lesley Nneka Arimah

Resenhas - O que acontece quando um homem cai do céu

Gabes_Ricci 31/12/2023

Todos os contos foram incríveis
Não sério, TODOS foram incríveis (alguns mais memoráveis, outros menos, mas todos foram de ótima qualidade), portanto, destacarei aqui meus favoritos (?):
? "O futuro parece bom";
?? "Histórias de guerra";
? "Descontrolada";
?? "Luz";
?? "Segundas chances";
? "Acidental";
? "Quem vai te receber em casa" (me fez questionar o porquê não era o nome da obra);
? "As meninas da Buchi";
? "O que acontece quando um; homem cai do céu" (mereceu muito ser o nome da obra, sério);
??/? "Glória" (ainda não estou muito certa);
? "O que é um vulcão?";
?? "Redenção".

Mas assim, todos os contos possuem diferentes gatilhos e abordam temas sensíveis, então fica o aviso.

Renata 07/06/2023

Um livro de textos fáceis de serem lidos e com um conteúdo envolvente e interessante. Comecei a ler por curiosidade pelo título e gostei bastante.

Slydrco 03/04/2023

...
Decimo primeiro livro do catarse da ju (https://www.catarse.me/juelivros)

UAU

eu odeio contos e num geral eu não pego de jeito nenhum pra ler e até agora não havia tido nenhum livro de contos no clube que todos nós tivéssemos gostado mas veio essa belezura aqui. A escrita da Lesley é simplesmente viciante e todo livro passou como um sopro. Eu amei cada um dos contos (mesmo que alguns tivesse que ler mais de uma vez e ainda me sentir burra por não ter entendido). É uma leitura que recomendo demais.

vasilisamorozko 11/03/2023

Contos Que Estremecem Seu Chão
"Se você não consegue agradar aos deuses, deve enganá-los."

"Havia um numero limitado de coisas que uma mãe podia pedir para uma filha aguentar antes que a ligação entre elas se tornasse escravidão."

#26 - Esse livro é simplesmente um soco, algo que te derruba e doem em seus ossos por dias. Eu terminei ele no início de fevereiro e só criei coragem pra fazer a resenha agora, e mesmo assim ainda não tenho palavras que sejam tão boas para descrevê-lo. O conto da moça grávida ainda me deixa desconfortável ao ponto de me fazer contorcer por inteira a cada momento que lembro.

Esse livro é cheio de contos que fazem você parar e refletir sobre a sua vida e o mundo em geral, eu não sei, o tipo de leitura que é pra incomodar mesmo e você fica grato pela experiência tão fascinante.

Eu honestamente queria fazer uma resenha bonita (talvez teria feito uma bem melhor se tivesse feito assim que terminei e não esperado o choque passar) algo grande para um livro tão bom, enfim, recomendo muito.

Biblioteca Álvaro Guerra 03/06/2022

mescla muito bem o apuro literário com a coragem da especulação. Livro que reúne 12 contos nigerianos, todos muito diferentes entre si, alguns até com uma conotação sobrenatural para as metáforas da realidade.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788568846360

Lais Porto (@umaleitoranegra) 31/03/2021

O que acontece quando um homem cai do céu
O livro contém 12 contos, são 12 histórias com tanta riqueza de elementos e detalhes que te levam a mergulhar fundo em cada personagem acreditando piamente que está lendo um único romance e não contos em poucas páginas descritas, Lesley Arimah me fez várias vezes ter a sensação de que estava lendo a própria Conceição Evaristo pela natureza dos seus contos.

São contos completamente diferentes um do outro, cada qual com seus personagens complexos fugindo da falsa dicotomia do personagem bonzinho ou vilão, são pesagens reais que podem muito bem ser eu ou você envolto nos nossos dilemas, problemas, desamores, saudades e tudo o que nos permeia.

Os contos acontecem em África e em algumas situações Lesley também aborda sobre a imigração, algo que muito acontece e também é abordado por outras escritoras africanas como Chimamanda.

Inclusive isso foi algo que me deixou bastante curiosa, Lesley não nasceu em África, ela nasceu e cresceu no Reino Unido, tem descendência africana e morou por um bom período na Nigéria, acredito que isso a fez mergulhar na cultura Nigeriana, e assim torna-se uma contadora de histórias falando sobre África, sobre a Nigéria, sobre o nosso povo.

Todas as suas histórias as protagonistas são mulheres, mais uma vez lembro de Conceição Evaristo em Olhos D’água, em Insubmissas lágrimas de mulheres e em outras obras também. Essas mulheres nos cativam de tal forma que quando percebemos que mudou de conto quero voltar e saber mais sobre o que pode acontecer na sua vida.

O conto que dá título ao livro é uma das histórias mais eletrizantes, é possível fazer diversas leituras sobre esse conto, mas me vinha a cabeça um dos contos do livro Olhos D’água que se chama “O Cooper de Cida”, sabe aquelas pessoas que querem dar conta de tudo, mas nunca dão conta de si mesmos? Pois bem, foi essa a sensação que esse conto transmitiu.

Cada conto é tão intrigante que consegui ler bem rápido o livro, mas dou uma dica para vocês, não leiam tão rápido, esses é daqueles livros que precisamos reler várias vezes até conseguir capturar tudo o que a escritora quer nos comunicar.

Bom, eu super recomendo o livro para quem quer conhecer mais uma escritora negra, conhecer sobre a literatura negra africana e quem gosta de contos.

site: https://leitoranegra.blogspot.com/

kiki.marino 03/01/2021

"Garotas com fogo no ventre são obrigadas a beber de um copo de punição até que as chamas se apaguem. "

A maior qualidade desse livro é a sutileza como as escritora descreveu as histórias de famílias, mulheres, esposas,mães, filhas ...nesses contos.Pois há muita violência de diversos tipos e ângulos social,econômico,psicológicos até fantásticos. Nao por isso menos chocante.São vidas e estórias que provocam empatia e entendimento universal.
Tão sutil como as notícias diarias de feminicido, violência doméstica ou mesmo as regras ainda impostas socialmente do patriarcado que causam danos a todos e que se tornam banais e aceitaveis ,certo tempo depois esquecidos,escondidos através da máscara de insensibilidade.
É um tanto reflexivo como ainda há muitas mulheres silenciadas, não podemos nos resignar.

Lorrane Fortunato 14/09/2020

O que acontece quando um livro te deixa arrebatado
Um dos melhores livros que já li na minha vida! Li até devagar porque queria esticar o prazer de lê-lo pela primeira vez ao maximo.
Esse é aquele tipo de livro que te recorda o motivo de você gostar de ler. Recomendo demais

Nathalie.Murcia 11/05/2020

Contos nigerianos muito diferenciados

O ponto em comum é o papel da mulher na sociedade, sob diferentes enfoques, e as expectativas que todas anseiam atender, especialmente em relação à família. Alguns contos são ambientados na Nigéria e Estados Unidos, mostrando a divergência cultural entre ambos os países.

Leitura muito provocativa, sagaz e inusitada.

O título do livro é o nome de um dos contos, cuja fórmula matemática universal é utilizada, de forma prática, para amainar o sofrimento das pessoas. Adorei. Recomendo!

site: http://.instagram.com/nathaliemurcia/?hl=pt-br

Tina Melo 09/03/2020

“O que acontece quando um homem cai do céu”, de Lesley Nneka Arimah (@instagrimah), é o último livro do mês de agosto e o oitavo do desafio! A obra, lançada no Brasil pela @editorakapulana, traz 12 contos que transitam entre acontecimentos cotidianos e histórias fantásticas. Lesley é londrina, filha de pais nigerianos e atualmente mora em Minneapolis, nos Estado Unidos. (Falo mais sobre a autora no outro post)
O tema que permeia boa parte do livro são as relações familiares conflituosas, intensas e muitas delas com toques de crueldade que chegaram a me causar a sensação de indignação. Ao longo de toda a leitura sentia como se estivesse ouvindo alguém me contar as histórias e não só lendo.
Apesar do livro ter a África como pano de fundo, não encontrei os esteriótipos com os quais estamos acostumadas a ler sobre o continente. A pobreza e a guerra estão presentes, mas são coadjuvantes. Lesley nos apresenta personagens surpreendentes com seus conflitos interiores e suas lutas para terem uma vida minimamente feliz.
Assuntos como feminicídio, adolescência (e seus conflitos), maternidade compulsória, luto, entre outros, constroem uma narrativa arrebatadora e que demonstra a grande capacidade da autora em contar histórias.

Ricardo Santos 16/02/2019

Sonhos e pesadelos de mulheres negras
Livro de contos sombrio, irônico e sábio. A autora é britânica, criada na Nigéria e hoje mora nos EUA. É uma nerd declarada. E suas histórias refletem isso. Há de tudo um pouco, o fantástico, ficção cientifica, fábula, terror. Há também contos realistas. O que chamou tanto a atenção para esse livro tão premiado é a sensibilidade de Arimah em conectar invenção e realidade de maneira tão intensa e profunda em poucas páginas. A visão geral é de desencanto. As protagonistas são mulheres sofridas, sobreviventes. Por isso, aqui não há lugar para ingenuidade. Outro aspecto interessante é ver como essas meninas e mulheres negras, mesmo na pior, têm uma vida interior vibrante, provocando nelas sentimentos diversos. A edição da editora Kapulana é bem cuidada. Não há muitos erros de revisão. Mas, às vezes, o espaçamento entre as palavras atrapalha a leitura. E a capa podia ser mais bonita. "O que Acontece Quando um Homem Cai do Céu" mescla muito bem o apuro literário com a coragem da especulação.

lubento 18/09/2018

O que acontece quando você conhece uma estrela :)
Pra você que curte literatura nigeriana, leia esse livro! Lesley Nneka Arimah é uma autora de origem nigeriana que nasceu e cresceu no Reino Unido. Com aquela maestria de quem une talento e estudo ( característica típica das autoras nigerianas), ela escreve contos dos mais variados estilos, que contemplam o afrofuturismo, a fábula, o romance lésbico, o drama... E por mais variados que sejam os espaços literários nos quais ela circula, a seleção de contos que compõe essa obra é surpreendentemente harmônica.
Leitura rápida e muito gostosa, com contos com finais impactantes, daquela jeitinho que provoca o leitor, desconcerta, incomoda até. Mas ao mesmo tempo fascina e te deixa com aquela sensação de "não acredito que essa autora fez isso!?".
Vale muito a pena dedicar um dia para ler e conhecer o trabalho da Lesley Nneka Arimah, autora que já está chamando atenção no mercado literário, já coleciona prêmios e indicações, e tem um potencial enorme de se destacar como uma grande nome da literatura de origem africana.

Se você gosta de Chimamanda Ngozi Adichie, Ayodemi Adebayo, Octávia Butler, Nnede Okorafor... leia Lesley Nneka Arimah!
Jei_ 18/09/2018minha estante
Que resenha maravilhosa, já quero!