O Maior Espetáculo Da Terra

O Maior Espetáculo Da Terra Marcelo Soares

Resenhas - O Maior Espetáculo Da Terra

@apilhadathay 12/06/2020

Doce e realista
- Você gosta dessa vida (...)?
- Não é uma questão mais de gostar, entende? Vivo a vida que tenho. (p. 44)

O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA é considerado o romance de estreia de Marcelo Soares, mas eu o classifico como novela pois tem conflitos pontuais, mais extensos que os de um conto, mas menores que os de romance.

Juvenal, o protagonista, tem uma carga pesada de passado sobre suas costas e hoje vive solitário, sem a mulher e a filha. Trabalha em uma concessionária de automóveis, mas reluta a abandonar emocionalmente os dias de glória como mágico no circo de seu Reginaldo. O aviso de que seu amigo e ex-patrão está com os dias contados, prostrado em uma cama, e que tem informações sobre Cláudia, filha de Juvenal, leva o ex-mágico a abandonar o marasmo de sua vida e tentar consertar erros passados.

O livro é como uma deliciosa conversa entre amigos, contada à mesa, enquanto tomamos um café quentinho, colocando o papo em dia entre aquelas pessoas que mais amamos. É bastante realista, mostra o quanto o personagem cresceu, inclusive nesse recorte temporal que o autor escolheu para nos contar. A narrativa é curta, tem 9 capítulos mais um epílogo, e me deixou com gosto de quero mais, uma sequência que contasse tudo que ocorreu depois dos últimos acontecimentos! O livro foi uma excelente adição às minhas leituras de junho e só me arrependo de não ter lido antes! O que eu mais gostaria agora é de ter a chance de ler a história do ponto de vista da filha, Cláudia, porque tudo que ela passou merece ser contado também ?

O único ponto que me deixou triste foi o trabalho de revisão, que deixou um tanto a desejar! Quando um autor ou autora lê seu texto várias vezes, é normal que alguns detalhes passem, mas para o Revisor ou Revisora, isso é inadmissível: a sensação que se tem é de que ela só desejou ganhar dinheiro nas costas do autor, que confio em seu trabalho. Uma pena, porque a história merece ser tratada com carinho.