Bem-vindos ao paraíso

Bem-vindos ao paraíso Nicole Dennis-Benn

Resenhas - Bem-Vindos ao Paraíso

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lenas 18/06/2022

Apesar de ser um livro bom, eu queria ter gostado mais do que gostei. Eu não esperava uma história leve, mas o livro é muito mais sombrio do que eu imaginava.

?Bem-vindos ao paraíso? é focado em duas irmãs e sua mãe, que vivem na Jamaica. A primeira é Margot, uma mulher de 30 e poucos anos, que trabalha em um hotel para turistas. A segunda é Thandi, uma adolescente prestes a se formar na escola. E a mãe delas, Delores, que vende lembrancinhas para turistas.

Delores e Margot trabalham bastante e apostam tudo em Thandi, com a expectativa que ela se torne médica e as livre da situação econômica que vivem. No entanto, embora muito inteligente e capaz, Thandi sonha em ser uma artista.

Eu estava muito interessada por tudo no início da leitura, aprendendo sobre as personagens, seus relacionamentos e objetivos. No entanto, à medida que a história foi avançando e mais do passado foi sendo revelado, tanto a Margot quanto a Delores se tornaram cada vez mais desagradáveis, e a partir daí eu comecei a perder o interesse.
Entendo a situação de querer fazer o possível para que a próxima geração tenha uma vida melhor, mas tanto a Delores, no papel de mãe, quanto a Margot, no papel de uma mulher que afirma querer ser independente, passaram do limite várias vezes e não sentiram um pingo de remorso ao fazê-lo.

Como um todo, esse livro nos traz um enredo sólido, muito bem escrito e com um pano de fundo muito real e triste, mas infelizmente não é algo que EU recomendaria (tendo como base o meu gosto literário, claro).

Julmarsi 04/06/2022

"é uma paulada, mas é uma linda paulada"
Vou deixar Isabela Boscov descrever esse livro pra vocês:
"Que experiência ao mesmo tempo, avassaladora, cativante e... viajante"

"É uma pessoa que não encontra paz, não encontra pouso e nem sossego."

Mari Pereira 29/04/2022

Bem-vindos ao paraíso me surpreendeu bastante.
Não sei porque, estava esperando uma história de amor meio clichê e encontrei algo completamente diferente.
A história se passa na Jamaica, na década de 90, e traz como pano de fundo a expansão do turismo e dos resorts de luxo na ilha. Dessa forma, a obra aborda a desigualdade social que fica envidente a partir de um turismo exploratório, em que o paraíso é sempre para os outros e não para os habitantes locais. Junto com isso, traz também importantes reflexões sobre o turismo sexual, algo ainda tão presente na América Latina.
Não bastasse todo esse pano de fundo super complexo, o livro ainda trata sobre racismo, colorismo, homofobia, violência sexual, exploração sexual e relações familiares conturbadas.
Marcado pelo silêncio que separa as personagens principais, a narrativa mantém uma atmosfera de suspense, que não te deixa largar a leitura até terminar.
Uma ótima leitura, instigante e envolvente.
Apenas acho que a quantidade de temas e questões trazidos à tona tenha sido um pouco excessiva, não dando o aprofundamento e encerramento merecido para alguns arcos narrativos abertos ao longo do livro.

melxskoob 10/02/2022

que
pqp o que foi isso, esse livro me abalou total as estruturas, por isso amo bibliotecas, se nao fosse for ela eu não teria achado essa obra prima. uma viagem na jamaica que vai tratar tantos e tantos problemas que é impossivel não se envolver. isso aqui foi incrivel.

MelQuezado 20/01/2022

Eu achei o livro digno de todos os prêmios e indicações, porém, se você já tiver com a alma partida, de um tempo pra ler. O livro realmente é muito triste, sem uma gotinha de alegria. É aquele livro que você lê para refletir e ver tudo que você tem, a que custo e lembrar que pessoas passam tanta necessidade nesse mundo....

Raquel 17/11/2021

Esse livro nossa, muito forte eu tava esperando algo feliz e leve um romance fofinho e recebi um tiro

Júlia Tinti 01/09/2021

Uma história que não me prendeu muito no começo, acredito que pela forma de escrita, mas no decorrer do desenvolvimento fui ficando instigada para saber o desenrolar.
Muitos momentos foram doloridos de serem lidos pelo peso das ações que estavam ocorrendo, mas sem dúvidas são assuntos que precisam ser debatidos!!
A construção da Margo e da Thandi me impressionaram bastante!
Uma boa leitura!

Manuela 14/08/2021

Uma leitura que me deixou impactada. À medida que o/a narrador/a se aprofundava nos personagens, apresentando as suas camadas, mais submersa eu me postava.

Não se trata de uma narrativa isenta de dureza. Pelo contrário. Ela é amarga. Permanece na boca, mesmo depois do parágrafo final. Te faz ruminar. Pensar em ciclos.

É triste. De fato, trata-se de uma história triste. Mas é tão! É tudo tão?

Eu me apaixonei pela escrita. Pela fluidez das palavras. Pela descrição suficiente do cenário que me permitiu o transporte mental para o lugar - a pobreza, sujeira e odor pútrido; o paradisíaco e as riquezas. Todas as contradições.

Ao mesmo tempo, encontrei em Margot, Thandi, Delores e Verdene, o humano. O demasiado humano que nos leva ao limite do bem e do mal; e, em algumas, ultrapassar o limite do que seria aceitável.

E às vezes eu sinto falta desses personagens crus. Mas eles também me sugam.

Recomendadíssimo!

Elis 18/07/2021

Bem vindos ao paraíso
Esse livro me deixou com o coração pesado, mostra uma realidade dura, crua e verdadeira infelizmente. Aborda temas extremamente importantes mas que causam desconforto, a escrita da autora é muito boa, valeu a pena.

clara 12/07/2021

será mesmo um paraíso?
achei mt bom o jeito como a autora descreve o cenário que se passa a história, na Jamaica, é mt bem detalhado mesmo! eu conseguia visualizar direitinho todos os lugares.

é um livro denso e que traz temáticas bem pesadas, o fato desse lugar não ser um "paraíso", como diz no título. adorei conhecer cada uma das personagens e as vivências delas para sobreviverem naquele lugar, mesmo me estressando mt com várias decisões

enfim, gostei bastante de conhecer um pouco mais do país, naquela época em que se passa a história!

Gabi 07/07/2021

Peguei achando que seria uma leitura leve e me enganei.

A história tem pessoas horríveis, que fazem escolhas horríveis. São pessoas tentando justificar seus erros e errando mais ainda. Mas são personagens reais, bens desenvolvidos, histórias extremamente humanas em um ambiente de luta constante por sobrevivência frente a todas as adversidades.

Nesse livro tu encontras racismo, preconceito, homofobia, pedofilia, prostituição, turismo sexual.

ariana 19/06/2021

Um mix de sentimentos
Uma história muito pesada abordando assuntos como turismo sexual, sexualidade e racismo de uma forma muito fluida.
Amor e ódio por alguns personagens que apesar de tudo, estão dando o melhor para sobreviver. Impossível não ter empatia.

fran_b07 17/06/2021

Com certeza não é uma leitura leve.

É um livro muito bom, e a escrita da autora é ótima.

Esse livro é uma junção de pessoas horríveis, com decisões ruins. Pessoas que tentam justificar as coisas erradas que fazem com mais erros ainda.

Os personagens são tão bem escritos e desenvolvidos que parecem pessoas reais.

Racismo, preconceito, homofobia, abuso sexual, pedofilia, prostituição, prostituição infantil, problemas familiares e pobreza são só algumas das poucas pautas que são abordadas nesse livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6