Os Noivos do Inverno

Os Noivos do Inverno Christelle Dabos

Resenhas - Os Noivos do Inverno

Mari1894 01/03/2024

Adoreeiiiiii. Um dos melhores livros que eu já li. Achei o começo meio chatinho, mas é começo né. O centro da história não é o romance como eu achei de início, mas não tem problema algum. Só acho que eles deveriam ter se encontrado mais vezes.

Leitora de Narnia 01/03/2024

Nem sei
Nossa .. até mais da metade do livro eu tava empurrando com a barriga. Mais perto do final começou a ficar mais interessante. Mas a Ophelie é uma mulherzinha chata de mais, tudo pra ela não vale a pena reagir, não adianta falar, não tem nada que possa fazer, meu Deus ela não tem reação a nada! Thorn também, não sei interpretar, a personalidade dela é péssima. A maior parte do livro não acontece nada, mais perto do final da uma movimentação. A relação dos dois é meio apressada e mal apresentada, tipo do nada ele tá apaixonado, e ela percebe isso do nada. Todo mundo é péssimo, narcisista e egoísta. Na última parte parece que a Ophelie acordou, mas vamos ver no próximo livro, vou dar mais uma chance.

Pedro P. R. 29/02/2024

Gostei, mas faltou algo no fim
Já tem um tempo que terminei de ler o livro e fiquei de trazer essa resenha aqui no perfil.

Os Noivos do Inverno é o primeiro volume da série de quatro livros A Passa Espelhos publicada pela Morro Branco entre 2020 e 2021, escrito pela autora Christelle Dabos.

A historia possuí um ritmo peculiar, nem muito lento e nem muito rápido, com pequenas coisas acontecendo durante toda a série o que nos deixa fisgado durante a leitura, mas senti falta de um grande acontecimento, uma reviravolta ou uma forte crise durante a leitura, e a própria maneira como o livre termina com um final em aberto me da uma impressão de uma historia maior que foi escrita de uma vez e precisou ser divida para não ficar um livro muito grande.

O mundo onde a historia é contada é bem interessante. O mundo como o conhecemos chegou ao fim de alguma forme, sendo destruído e existindo como arcas, pedaços de terra flutuando no vazio que são governados por espíritos familiares e suas respectivas famílias que herdaram algumas habilidades peculiares, como a da protagonistas que pode ler a historia de um objeto ao pega-lo em suas mãos, assim como dar um tipo de senciencia a objetos inanimados e atravessar espelhos, o que dá o nome da série.

Nossa protagonista, Ophélie, é uma garota desajeitada e reclusa que gosta de cuidar de seu museu cheio de historia dos tempos antigos, ela é forçada a deixar sua família e tudo que conhece para um casamento arranjado com um homem de outra arca, um estranho que vem de um povo bruto e mal-falado.

É na jornada para essa nova arca e na interação com uma sociedade totalmente nova e brutal que mergulhamos com gosto nos acontecimentos da série, e como eu mencionei, ficamos fixados em tudo que está acontecendo, mas senti que faltou algo marcante em sua conclusão.

Ainda assim, estou ansioso pelo resto da série e ver como a historia vai se desdobrar.

nicolli30 19/02/2024

Os noivos do inverno
Esse livro me mostrou que sempre estive certa em persistir até o fim em qualquer leitura depois de ter passado de 10% do livro. Não sou alguém que gosta de abandonar livros sem finaliza-los e quando o faço é sinal de que a leitura era impossível pra mim, e essa minha característica foi o que me fez continuar lendo esse livro.
A narrativa desse livro funciona de forma extremamente lenta e densa. Você sabe que está progredindo na leitura pela quantidade de páginas que passa, mas não sente progressão alguma pois tudo parece ser sempre igual. Além de lento, também o achei denso demais da conta e isso o tornou cansativo. Outra coisa que me incomodou é o fato de que a protagonista está constantemente sendo mal tratada gratuitamente por pessoas que deveriam ser suas aliadas, e eu particularmente, não sinto prazer algum em ler um livro assim. O título do livro também me trás a ilusão de um romance que não existe, recebemos apenas migalhas do casal principal e até eu, que gosto de slow burn, fiquei sem paciência para isso. A Ophélie é uma personagem na qual não senti total interesse em acompanhar pois o livro nem mesmo tenta torná-la interessante (já que a mesma está sempre apanhando calada de alguém diferente). Thorn se mostra um personagem chato a princípio mas com um quê misterioso que desperta curiosidade, e, ao longo do livro, se torna um personagem mais agradável. A atmosfera criada funciona bem em pouquíssimos momentos e o livro resolve ficar bom DE FATO apenas na reta final. O livro tem momentos fortes e bons no meio, mas fica bom de verdade só final. Esse foi o motivo que me fez lembrar o porquê sempre prossigo na leitura mesmo que não a esteja adorando. Os plot twists finais funcionam muito bem e fazem o leitor apreciar finalmente a história. Além de trazer mais personalidade aos personagens. O final é realmente empolgante e intrigante, acabou despertando minha vomtade de continuar a leitura da saga.
Contudo, acho que é uma leitura válida a quem se interesse e a quem tenha paciência. Não recomendo esse livro para pessoas que procuram algo agradável ou que estão em alhum tipo de ressaca literária.

Annalisa 18/02/2024

Os Noivos do Inverno

Caros amigos leitores, que delícia de fantasia e leitura! Fazia tempos que eu não me deparava com uma leitura tão prazerosa. Sabe aquela sensação de iniciar as primeiras páginas e você não fazer ideia do que está acontecendo ou de onde está? Pois está entrando em um mundo novo, regido por novas leis e por criaturas ainda não apresentadas. Um cultura completamente nova, povos que você nunca ouviu falar, personagens, lugares... Tudo é novo, basta você se aventurar e virar as próximas páginas para tudo isso começar.

Os Noivos do Inverno é exatamente isso e muito mais. Nele nos encontramos em um mundo novo, não existe mais Terra como conhecemos. É como se a Terra tive sido explodida em pequenos fragmentos, eles chamam esse momento de O Rasgo. E esses fragmentos são conhecidos como Arcas, nem todas as Arcas são habitáveis, mas aquelas que o são, estão dentro de um novo conceito de sociedade. Cada Arca é protegida por um Espírito Familiar, algo entre um Deus e um figura mitológica, porém de carne física que realmente habita a Arca junto com os demais. E esses espíritos são os responsáveis pela criação das linhagens após o Rasgo, então dentro de uma mesma Arca todos são parentes entre si, pois descendem de um mesmo ser em comum. Não sabemos ainda o que causou o Rasgo, quem são esses Espíritos, nem a origem deles. É um passado muito distante.

Neste primeiro momento temos contato com Ophélie e sua família, eles estão localizados na Arca de Anima e protegidos por Ártemis, o espirito Familiar de Anima. Nesta arca todos possuem pequenos dons de manipulação de objetos, conseguem dar vida, sentimentos e emoções para casacos, bolsas, mesas, e qualquer outra coisa que vocês imaginarem. Ophélie ainda possui o dom da Leitura, ao encostar sua mão em qualquer objeto ela consegue ler a vida passada dele, sua história e de quem o tocou, além disso ela também consegue se locomover de um lugar ao outro atravessando espelhos. Daí vem o nome da série: A Passa Espelhos.

Toda a confusão do livro acontece quando Ophélie é oferecida em um acordo de casamento, acordo este que será cumprido do outro lado do "mundo", especificamente na Arca Polo. E ela precisará se mudar para lá e aprender seus novos costumes, leis, sociedades. Ophélie é uma personagem inicialmente "pequena", miúda, assustada, não muito confiante. Se esconde atrás de seus óculos e roupas incomuns. Não tem muito poder de voz ativa, não consegue tomar grandes decisões, evita a fadiga e não discute, só aceita e deixa a vida levar.

Quando ela se vê no meio da Arca Polo, como seus moradores, suas intrigas, mentiras e ilusões, tudo isso começa a mudar, e ela percebe que manter essa mesma postura "escondida" só vai trazer mais problemas ou levá-la a morte. Seu noivo Thorn é um problema a parte. Eles tem dificuldades de interação, nenhum do dois está satisfeito com esse acordo de casamento, porém claramente Thorn está escondendo muita coisa de Ophélie, principalmente o real motivo do acordo e das mudanças acontecendo na vida dela.

Thorn possui um alto cargo na hierarquia, porém por ser filho bastardo da mistura de dois clãs, é odiado por todos. E esse ódio é direcionado gratuitamente a Ophélie também. A interação dos dois é inicialmente pequena, não conseguimos criar nenhum vinculo entre eles. Toda a magia, enredo e construção da história fica a cargo da intrigas e mentiras correndo dentro da Arca Polo, diferentemente da Arca Anima, neste novo lugar, apenas o mais forte, mentiroso e manipulador conseguirá sobreviver. Ophélie se vê cada vez mais perdida e mais enroscada nessa nova sociedade, e não há ninguém realmente digno de confiança em quem ele poderá confiar. São ilusões, atrás de mentiras, atrás de joguinhos de manipulação. E descobrir o realmente motivo de tudo isto estar acontecendo, é o que realmente trará sentido para sua vida. Porém, ela precisará arriscar muito, inclusive sua própria vida se quiser respostas reais.

RECOMENDO DEMAIS A LEITURA DESSE LIVRO. É só o primeiro da série, e ele prendeu do início ao fim. Estou completamente ansiosa pelos próximos. Extremamente bem escrito, bem conduzido, Conseguimos imergir no livro, e não vemos as páginas virarem. É uma fantasia para ser aplaudida em pé. Fazia realmente muito tempo que não me deparava com algo nesse nível. Acredito que só tenha mais a crescer.

"Ophélie recuperou a sombrinha, tomada por uma nova determinação. Desta vez, estava pronta para desbravar esse mundo de enganações, esse labirinto de ilusões, decidida a nunca mais se perder".

Duda 17/02/2024

Então...
Ainda não sei se gostei ou não do livro, mas tenho certeza que irei ler a continuação. Minha opinião fica a meio termo. Ele não e ruim, mas não é tão bom a ponto de dar estrelas. Ele é mediano. Espero que o próximo seja melhor

Fernanda 16/02/2024

Gostei bastante dessa leitura, ainda que em alguns momentos tenha achado um pouco maçante. Ela se desenvolve bem, então tem que ter paciência, as reviravoltas me animaram a ler.

Rebeca Dccv 15/02/2024

Mundo maravilhoso
Uma coisa que temos como ponto principal em um livro de fantasia é o mundo onde ela se ambienta. Quando lemos, começamos a pensar em quê ele é diferente do mundo real e busca.os mergulhar nesse novo universo. Nesse ponto a autora foi fantástica, criou um universo repleto de detalhes e bem único. A história me levou a lugares que não esperava, mudanças bruscas no que achava que estava certo mas de uma forma muito bem feita. O começo foi bem lento e tive que tentar algumas vezes começar, mas depois a dificuldade foi outra, parar de ler.
Ele é um ótimo livro de apresentação de um novo universo. Quando peguei o livro, achei que seria mais romance. Nessa parte o livro parece não se propor a isso.

Lu 15/02/2024

Abstrato
Christelle Dabos começa te forçando a criar uma imaginação que sozinhos nunca teríamos alcançado, ao fim isso passa a se tornar noturnal. Repleto de plot twists, o livro te faz perder o sono sempre tangenciando a revelação dos segredos da trama. No entanto, confesso que isso demorou a acontecer, me deixando um tanto irritada. Apesar disso, vale a pena, deixando a desejar apenas no ponto ?história de amor? (ponto este que é de interesse particular meu). Não sou a mesma depois de terminá-lo, ansiosa para entrar nas ilusões que a autora criou, pois não há exatamente um fechamento da narrativa, mas a vigem por meio dessa teia de personagens e cenários me fazem querer descobrir o destino final.

Lu 14/02/2024

Infelizmente estou escrevendo essa nota de lembrança depois de terminar os 4 livros.
Achei muito interessante a história, como as coisas se desenrolam. O romance que fica em segundo plano de um jeito bom, por um motivo importante: ela está mais preocupada consigo mesma, com suas questões pessoais; mais do que pensando em se apaixonar por alguém. Ele também não se mostra alguém interessante e interessado, mas faz parte, a gente entende depois (e eu já entendi na hora).
A leitura é muito devagar no começo. Mesmo. Minha cunhada estava lendo, eu me interessei na sinopse e antes mesmo de iniciar a leitura, ela já tinha largado porque achou muito parado.
De fato, até uns 20%, mais ou menos, não sei, é enrolado. Mas o motivo é porque tudo tem muitos detalhes e a autora está nos apresentando um mundo novo. Ela fala sobre coisas que na hora podem não ter importância, mas que depois é essencial para que a gente entenda a história.
Eu gostei muito desse livro, passei correndo para o segundo e recomendo super!
Infelizmente eu não lembro tbm quando comecei a ler. Mas foi entre a época de Natal de 2023 e o começo do ano de 2024. Demorei uma semana para ler ele porque só li no final de semana (então na verdade foram dois finais de semana o tempo de leitura)

Izzyuchi 09/02/2024

PERFEITO PERFEITO PERFEITO
Os noivos do inverno é uma fantasia surpreendente, não apenas mais do mesmo. O universo é incrivelmente bem construído e todo o desenvolvimento da história é bem feito, os personagens são cativantes e o casal principal tem um desenvolvimento lento mas muito gostoso de acompanhar

Camila Maria 07/02/2024

Maravilhoso! Escrita perfeita, universo muito bem apresentado e Ophelie DEUSA!
Esse Livro é perfeitamente bem escrito, fiquei encantada como o universo dele me lembra os filmes do Studio Ghibli, estava na minha lista a uns meses e quando li, valeu demais a espera, o universo é vasto, a gama de informações é apresentada de forma que não deixa o livro cansativo e só nos estimula mais a continuar a leitura, amei amei amei e recomendo.

Leticia2513 04/02/2024

Os noivos do inverno
Amei o universo construído, vi muita gente reclamando da falta de romance porém em minha opinião nesse livro realmente foi necessário deixar esse ponto de lado, pra dar aquela pegada de realmente enemies(da parte dela) muito bom o livro
Sol... 11/02/2024minha estante
Siiiimm

Sol... 11/02/2024minha estante
Siiiimm

Carlos398 04/02/2024

Um mundo mágico impressionante
Os Noivos do Inverno é um daqueles livros com uma construção de um mundo super interessante, com história de fundo complexa e com sistemas muito bons de magia. A explicado desse mundo é relativamente superficial nesse primeiro livro, mas em uma série de livros você espera que pouco a pouco você vá ganhando mais conhecimento sobre como tudo ocorreu e funciona.

É um livro muito focado nos personagens, especialmente na psicologia da Ophélie (personagem principal da história) e isso foi muito bem feito. Ela leva um estilo parecido com outras YA séries, como Harry Potter, Instrumentos Mortais e tantas outras (o que particularmente era o que eu buscava)

Basicamente Ophélie levava uma vida tranquila em Anima, onde usava seus poderes (leitura do passado de objetos e atravessar espelhos) para cuidar de um museu. Mas tudo muda quando é arranjado um casamento para ela com um herdeiro de um clã muito distante, em uma arca gelada e com costumes agressivos e manipuladores de uma Corte ao estilo monárquico.

Estou bem animado para ler os próximos livros, foi uma leitura muito agradável e tranquila!