Ventos Nômades Manuela Marques Tchoe

Resenhas - Ventos Nômades

Tathi (@Doidosporserieselivros) 20/02/2024

Olá queridos amigos leitores! Fevereiro já está acabando, e o que vocês estão lendo?

Por aqui a última leitura finalizada foi o livro de contos da @manuela.tchoe.autora , publicado pela @editorapendragon .

?????????????????????

Nessa leitura temos diversas narrativas que giram em torno de recomeços, jornadas de auto conhecimento, e culturas novas.

Em Ventos Nômades o leitor faz uma verdadeira volta ao mundo, já que se em um conto estamos na Alemanha, por exemplo, acompanhando o protagonista e seus perrengues com a língua tão diferente, no outro acompanhamos um relacionamento frustrado por diferenças religiosas e culturais.

Em um dos contos que me chamou a atenção a autora nos mostra como as vezes a empatia pode vir de um estranho e quando menos se espera.

Já em outro dos que mais gostei aprendemos e refletimos sobre nunca ser tarde para tentar ser feliz.

O livro é uma leitura rápida e possui versão física pela editora, e digital pela Amazon e Kindle Unlimited.

Tatiana 22/05/2022

Antologia
Como acontece com algumas antologias que leio, alguns contos me agradaram mais do que outros. Apesar de tudo, os contos possuem temas em comum: são pessoas que decidiram recomeçar em outro lugar, seja por necessidade ou por almejar alguma mudança na vida; pessoas que voltam para seus países de origem ou que partem em uma viagem em busca de sua história. Desta forma, vários contos se passam em países diferentes, com culturas diferentes, e isto com certeza é bem interessante. Fala sobre reencontros, recomeços, mudanças, ressignificados... sobre a vida.

Lary Nunes 07/05/2022

Ventos Nômades
?? Acho que o nome do livro deveria ser VIAGENS.
?? O livro possui 10 contos e que deixam a imaginação fluir bem com várias culturas e lugares diferentes.

?? Alguns contos são legais, mas a maioria eu achei bem chatinha e outros nem entendi nada.
?? O livro é bem curto e dá pra ler em um tempo curto, principalmente para quem gosta de histórias rápidas.

Leila 29/03/2022

Viajar♥
Quem aí é amante de viagens?
Quem adora conhecer e explorar culturas diferentes ou aprecia escutar histórias de pessoas que já visitaram muitos lugares e se encantar com elas?
Esse é o livro perfeito pra deixar a imaginação fluir.
Em “Ventos Nômades” Manuela Tchoe nos leva a lugares incríveis, com personagens maravilhosos que tem na viagem uma paixão em comum, embora suas histórias e realidades sejam bem diferentes uma da outra.
O livro da Manu é composto por dez contos, com histórias que trazem desde aquela personagem que viaja para ampliar seus conhecimentos, aquela que busca um sentido diferente pra sua vida, até aquela que tem a oportunidade de escolher onde passar os últimos dias de sua existência (literalmente).
Alguns contos me fizeram lembrar de amigos, outros me divertiram com uma dose bem bacana de humor, outros me fizeram chorar.
As histórias aqui contadas são fictícias, porém baseadas no conhecimento vasto da autora, enquanto viajante, dos lugares que visitou. Tem até um romance inspirado na vida da própria Manu (só não vou revelá-lo aqui! No spoiler!😋).
A escrita da autora é bem fluida, a maneira como as histórias são narradas mexem mesmo com nossa imaginação e é inevitável não terminar a leitura querendo ser uma daquelas personagens.

Dois contos foram bem especiais para mim. ✈Um nos apresenta uma personagem que no final de uma viagem incrível passa por problemas em relação ao seu visto, mas uma estranha lhe estende a mão e lhe ensina muito a partir da própria história, levando-a a refletir sobre os caminhos que vem tomando em sua vida.
✈Outro traz a história de alguém que já não tem muito tempo pela frente, percebe que desperdiçou coisas importantes na vida, mas decide aproveitar lindamente o tempo que lhe resta. Essa me trouxe lembranças de uma amiga muito amada. Me fez chorar.

Indico este livro com todo carinho.

Luciano Otaciano 12/07/2021

Livro muito bom!
VENTOS NÔMADES reuni dez contos que exploram os mais diversos locais, acontecimentos e culturas. Ele é aquele livro que vai deixar o leitor o tempo todo grudado para saber o que vai acontecer. Os contos me chamaram bastante atenção, uma vez que, a maioria reunia pessoas e histórias completamente diferentes. Aliás, eles tinham algo em comum à “saudade” e alguns até mesmo a “despedida”. No decorrer das historias vamos perceber o quanto alguns personagens tiveram que amadurecer e crescer, por isso a “saudade” é um dos temas que fica bastante evidente no livro, eles tiverem que crescer para fazer suas escolhas, as vezes quando temos oportunidades de conhecer culturas, pessoas, amores e novas aventuras, acabamos enfrentando um novo mundo, que nos faz perceber que no final vale a pena se arriscar.
Não tive como escolher apenas um conto preferido, todos mexeram comigo de alguma forma, acho que a Manuela acabou descrevendo um pouco da realidade, apesar de ser pequeno o livro é capaz de mexer bastante com os nossos sentimentos e isso não tem preço. Um ponto importante que foi abordado no livro são os pais que deixam de aproveitar os momentos com seus filhos por conta do trabalho, isso foi algo que eu achei bem interessante de se abordar, às vezes os pais ficam tão preocupados em dar o melhor para os seus filhos que acabam esquecendo-se de viver com eles. As culturas abordadas foram também um prato cheio de novidades, fazendo com que o livro se tornasse ainda mais especial, a Manuela possui uma escrita fascinante, fazendo com que o leitor fique conectado com há historia o tempo todo. Não falarei mais sobre o livro senão acabaria por
dar spoiler. Recomendo! Em resumo, VENTOS NÔMADES é aquele livro que vai te fazer conhecer diversos locais e que no finalzinho vai te deixar com uma baita ressaca literária. Se você gosta de viajar e desbravar o mundo, saberá do que eu estou falando.
Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!

Quennick 18/04/2021

Blog Eureka Mundo
Estamos diante de um livro de contos. São dez contos que eu carinhosamente digo que são entre continentes devido a diversidade de culturas que somos apresentados. Cada conto possui um enredo e personagens distintos e em cada um deles conheceremos um lugar especifico, quando você percebe estar passeando pela ilha de Creta na Grécia, mais tarde em um templo asiático ou em Praga na República Checa, são tantos lugares que me sinto em um verdadeiro tour pelo mundo. Não somente pela fantasia de viajar e conhecer novas culturas, esse é um convite a refletir por diversos temas, cada personagem vai se reencontrar e aprender com as situações que vivem, devido a riqueza de detalhes e a forma de escrita da autora somos transportados para cada conto e vivemos intensamente cada história do inicio ao fim. Um livro leve, repleto de aprendizado e que nos proporciona uma experiência literária incrível! Super recomendo.

site: https://eurekamundobook.blogspot.com/2021/04/ventos-nomades.html

Nathalie.Murcia 11/09/2020

Viagem ao mundo em forma de leitura
O livro é composto por dez contos, ambientados em diferentes cidades e países, o que, para mim, foi uma forma de viajar sem sair de casa, pois as descrições precisas da autora, sempre na medida, têm essa capacidade de ambientar o leitor em cada topografia mencionada. Egito, Índia, Portugal, Camboja, Alemanha, entre outros, são alguns dos lugares que aparecem nos contos, sempre conectados, de alguma forma, aos protagonistas, masculinos ou femininos, que atravessam algum tipo de mudança interna.

Temas como amores de homem/mulher, fraternos, maduros ou fugazes, morte, choque cultural, constituem o mote dos contos.

A exemplo do outro livro da autora, que é um romance (Encontro de Marés), recomendo muito, pela qualidade literária e pela forma inovadora de conduzir as histórias.
Os contos que mais me impactaram foram: Tempestade de Areia, À Sombra da Cerejeira e Meia Noite na Fronteira.

Ana 29/08/2020

Legal
Ventos nômades foi um livro que li bem rápido, me apaixonei e fui tocada por alguns contos e outros achei uma chatice, mas no geral foi uma boa leitura.

Jessika 24/05/2020

Contos arrebatadores!
(...) este livro irá acalentar o seu espírito aventureiro.
Para aqueles que se emocionam facilmente deixo aqui uma dica: leia um conto por dia (...).

Ventos Nômades, de Manuela Marques Tchoe, é uma coletânea de contos que leva os leitores a vários lugares do mundo sob o olhar e experiências pessoais dos personagens. Em cada capítulo você encontrará um conto arrebatador com histórias, personagens, cenários e situações diferentes que te envolverão de tal forma que parecerá que esteve presente em todas.

Você inevitavelmente irá se emocionar, fazer várias reflexões e se inspirar inúmeras vezes. Mais alguns motivos para ler os contos devagar.

A autora acertou na composição dos personagens, criando características muito próprias para cada um deles que se refletem harmoniosamente até na forma de se expressarem. Os mesmos passam tanta verdade que em muitos momentos os leitores podem chegar a duvidar se os personagens não são pessoas de verdade. (...)

Ventos nômades não é apenas um conjunto de contos sobre nômades, viagens e lugares incríveis, é sobre pessoas, dos mais variados tipos e personalidades, vivendo e aprendendo a lidar com as situações mais adversas e fora de suas zonas de conforto. Uma coletânea linda sobre relacionamentos, liberdade, superação, auto-descobrimento, redescobrimento, aceitação, evolução individual e aprendizado.

Leia a resenha completa no blog do Portal Geeker. Link: ?

Danilo.Queiroz 12/05/2020

Após as revistas em quadrinhos, os contos e crônicas foram os gêneros literários que mais me entusiasmaram no inicio da minha vida de leitor. Em "Ventos Nômades" nos deparamos com textos sobre viagens, o que torna o livro excelente para os tempos em que vivemos atualmente. Olha que máximo: viajar para Alemanha, Marrocos, Grécia, Índia, entre outros países respeitando ao mesmo tempo o confinamento.

Ana do Café com Leitura 25/04/2020

Ventos Nômades
Livro em que a autora Manuela Marques Tchoe apresenta dez contos breves, de leituras rápidas, com um simples vocabulário, mas que norteia quem lê a viagens e a aventuras diversas, que perpassam pelos continentes.
Em cada conto, o leitor tem a possibilidade de conhecer histórias de pessoas de origens, culturas, crenças e diferentes filosofias de vida que, num certo despertar para sua existência, tomam decisões, algumas vezes que chocam, mas que acabam sendo compreendidas e que nos acolhem de maneira a nos sentirmos conduzidos e até nos identificarmos.
São histórias de brasileiros que vão viver fora e, na solidão e na ausência de casa, se encontram em amores estrangeiros; ou devaneios, mistérios e magia envoltos à decisão por largar casa, trabalho e a dúvida pela famosa "crise de meia idade", em busca de ressignificados e conexão com seu próprio interior; há vidas nômades em prol do encontro cara a cara com a liberdade, através de reflexões, uma mochila nas costas e a decisão por "arrancar suas próprias correntes" pela Velha Constantinopla...
A cada narrativa parece que a escritora vai achegando-se ainda mais ao leitor, como se nos tornássemos íntimos.
Suas tramas permitem-nos pensamentos e questionamentos que trazem à tona conflitos internos de seus protagonistas inerentes às realidades humanas.
Em um desses, narra a morte com certa beleza de nos rasgar a alma.
Capricha nos detalhes dos espaços que descreve, abusando, num ótimo sentido, dos cheiros e sensações.
(Na íntegra no blog!)

site: https://www.cafecomleitura.com/2020/04/272020-ventos-nomades.html

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 29/01/2020

Resenha: Ventos Nômades
Ventos Nômades é um livro de contos escrito pela autora Manuela Marques Tchoe sendo de literatura nacional. O livro corresponde a Editora Pendragon. Eu adquiri o livro em ebook quando um dia estava muitos ebook da editora gratuitos. A capa combina perfeitamente com o livro e a autora é acessível,se você for ler o livro ela te responde no direct do instagram.

O conteúdo do livro são dez contos sobre diferentes histórias com diversas culturas, é um livro que você viaja pelo mundo sem sair de casa, um livro para se encantar com cada enredo e personagem, você poderá tanto ter aprendizado e perceber as mensagens passadas no livro. Você perceberá a sintonia dos contos com a leveza desse livro, com uma leitura tranquila você poderá ler rapidamente mas pode ler mais devagar se quiser para aproveitar o livro claro.

Minha análise eu gostei muito do livro, super indico principalmente se você gosta de contos, também poderá apoiar a literatura nacional, a leitura tem uma ótima leveza ótima excelente para ler em qualquer estação do ano. Se você ficou curioso para saber mais sobre os contos indico que você leia com certeza o livro está disponível no site da Editora Pendragon e o ebook na Amazon.

site: https://www.instagram.com/kemiroxtvliterario/

@somaisumparagrafo 12/09/2019

@somaisumparagrafo
Ventos nômades é uma coletânea de contos, que reúne dez breves histórias que irão fazer o leitor viajar e explorar diversas terras e culturas ao redor do mundo.

-x-

Se você, assim como eu, tem a viagem como uma grande paixão na vida, vai se identificar com as histórias dos personagens aqui retratados. Com uma narrativa fluída e envolvente, este livro é composto por contos bem curtinhos, cada qual com personagens e ambientações diferentes, mas tendo a viagem como ponto em comum. Por diversas vezes, tive que parar a leitura para pesquisar os locais citados e fiquei maravilhada com as imagens que surgiram ? minha listinha de locais a conhecer só aumentou.

?Nesse furacão que me arrancou do único lugar onde vivi, percebi como minha alma pedia natureza, o verde esmeralda das florestas, um lugar fértil que semeasse meu coração, que arrancasse a aridez espaçosa do meu peito.?

Cada conto traz uma mensagem que se transforma em diversos pontos de reflexões que, de acordo com a experiência de vida de quem o lê, proporciona uma identificação ainda mais íntima com a história. Duas em particular me marcaram: "Tempestade de areia" e "Quando me deixei levar pelo abraço do mar", nas quais fiquei com aquele gostinho de quero mais.

Um livro curtinho, ótimo para deixar na cabeceira da cama e ler um conto por noite, e se aventurar por onde esses ventos nômades te levarem.

A.Maia 20/08/2019

Ventos Nômades
O livro apresenta uma linguagem mais poética e linhas divagantes em dez contos curtos, cada qual com um personagem, um ambiente, um enredo e uma mensagem; tendo a semelhança no tema sobre pessoas que saíram de suas zonas de conforto e se aventuraram pelo mundo. Em minha opinião, se assemelha a breves relatos, quase como pedaços dos diários e devaneios daqueles que viajam pelo mundo compartilhando um pouco sobre suas experiências.

Cada viajante tem um propósito, uns mais tristes, dramáticos, outros mais sonhadores e todos na busca de algo. O conto que ganhou destaque para mim, e o que eu mais gostei, é intitulado “O Vermelho de Todas as Coisas”! Além de bem estruturado, realmente transporta para os locais citados com uma narrativa linda e inspiradora!

Em alguns contos os detalhes culturais dos ambientes são apenas mencionados sem serem muito explorados e caracterizados. Acabei ficando meio perdida em determinadas passagens com termos regionais, ou apenas nomes de lugares que desconheço e não sei que forma possuem. Talvez por ser um livro que traz fortemente o tema “viagem”, eu tenha criado uma expectativa maior de me ver e conhecer inteiramente os locais relatados.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

09/08/2019

Ventos nômades
?Ventos Nômades - Manuela Marques Tchoe.

Quantas vezes numa viagem nos permitimos ver a vida com outros olhos?

Em Ventos Nômades você encontrará dez contos que cruzam continentes, exploram o choque de culturas e novos horizontes além das fronteiras tupiniquins.

Você largará tudo em busca do sentido da vida com Guilherme até chegar ao mais antigo templo do sudeste asiático. Com uma americana à beira da morte, receberá um sopro de vida na ilha grega de Creta. E se embrenhará junto com dois amigos nos segredos judaicos de Praga.

Ventos Nômades é um convite a viajar pelo mundo.