A Bruxa de Sapolândia

A Bruxa de Sapolândia André Alvez

Resenhas - A Bruxa de Sapolândia

Joyce 29/07/2018

A Bruxa da Sapolândia
A Bruxa da Sapolândia é um livro baseado em uma das lendas urbanas mais famosas de Campo Grande, Mato Grosso , essa história de fato aconteceu.
Célia, a protagonista principal, era uma senhora de aparência esquisita que foi morar num bairro em Campo grande, cujo a proximidade da casa de madeira e de aspecto assombroso era bem perto de um brejo onde habitavam muitos sapos, por isso o nome do local foi batizado pelos moradores da região de Sapolândia.
Quando pequena, Célia recebeu maus tratos não só da própria mãe como também dos irmãos e padrasto, simplesmente por ser feia e ter um defeito no olho. Isso tudo levou Célia a se transformar num monstro de mulher reencarnando uma força do mal. Nesse aspecto o autor soube construir bem a personagem começando com fatos de sua infância até a sua vida adulta.
A história é contada pelo próprio gato da bruxa que presenciava todas as maldades não só dela , mas de todos daquela época.
Tudo começa quando algumas pessoas que não tem condições de cuidar dos filhos , a maioria por motivos de trabalhos, entregam seus filhos para Célia cuidar. Ao todo ficam com ela sete crianças que são maltratadas até drasticamente. Juntamente com seu parceiro , Célia não mede esforços para as maldades feitas com essas pobres crianças, causando medo e pavor no leitor e se você for muito sensível, até lágrimas.

Os personagens da história são bem fortes, marcantes, principalmente Sofia, já considero como uma criança bem peculiar apesar de ser meiga e doce, a mais misteriosa da história. Davi, Ladim, José Rosa , Doralice etc.; todos foram bem construídos.
E a história sendo narrada pelo gato deixou o livro mais intrigante.
O local ambientado na história é o mesmo local verídico dos fatos acontecidos anos atrás, onde podemos sentir as lamas nos pés, o vento nas folhagens das bananeiras, o coaxar dos sapos , os brejos e até mesmo os formigueiros. André Alvez o autor, se preocupou de fato em deixar essa história macabra envolvendo elementos reais do local, tornando-a em uma obra de ficção de realismo extraordinária.
Não posso sair daqui sem falar na escrita de André, sempre falo que me surpreendo cada vez mais com os autores nacionais, e com esse livro não foi diferente, literatura nacional arrebentando e que escrita espetacular. Os capítulos são curtos, facilitando assim a leitura.

Não entrei em muitos detalhes da história para não estragar a mesma, recomendo que leiam e se envolvam com esse enredo. Tem cenas fortes, preparem-sem.
Recomendo para todos que gostam justamente dessa junção de ficção com realidade e para aqueles que desejam sair um pouco da sua zona de conforto literária. Leiam e vejam o que o ser humano é capaz de fazer!