Flamengo É Puro Amor

Flamengo É Puro Amor José Lins do Rego

Resenhas -

Sunny 01/05/2024

Esse livro já estava na minha tbr desde o ano passado, mas, devido à falta de tempo, só pude lê-lo recentemente. A obra publicada quase 50 anos da morte de Zé Lins reúne 111 crônicas dos tempos em que o colunista escreveu para o Jornal dos Sports.
O entendimento transcende o amor pelo Flamengo, uma vez que os escritos também retratam o contexto daquela época, quando o Rio de Janeiro ainda era a capital federal. Com isso, em alguns momentos, pude sentir certa semelhança com a atualidade, sobretudo quando o autor critica a atuação dos cartolas em relação aos jogadores e as más gestões dos presidentes dos clubes.
Além das crônicas, a edição traz as notas que buscam explicar alguns detalhes talvez corriqueiros aos leitores da época, mas em sua maioria desconhecidos para nós, leitores contemporâneos, além da biografia do autor e a bibliografia completa.

nothalia 21/04/2023

?O verdadeiro escritor será sempre o produto de forças subterrâneas que constituem por assim dizer o alimento da criação. Pergunto: como poderá viver um escritor, ou exprimir-se literariamente, se ele não for uma consciência de seu tempo??

foi uma experiência incrível conhecer mais sobre a história do futebol carioca, principalmente do meu clube do coração, enquanto José Lins exala clubismo, também sabe reconhecer os acertos de outros clubes, uma atitude nobre.
o livro me deu uma imensa vontade de ler e saber mais sobre a obra de José Lins! provavelmente minhas próximas resenhas serão sobre livros do próprio.
super recomendo a leitura, gostaria que José tivesse tido a oportunidade de ver o Zico, em 81 ou o Gabi em 2019, saudações rubro negras Zé!