Comédias para se ler na escola

Comédias para se ler na escola Luis Fernando Verissimo

Resenhas - Comédias para se Ler na Escola

Jonathan R. 19/09/2010

Isso era pra ser divertido?
Confesso que fiquei animado quando soube que teria de ler essa obra, parecia-me muito engraçada e interessante, mas só se mostrou ser umas das maiores decepções que tive com literatura brasileira.

Sou só eu, ou todo mundo percebeu que a maioria das crônicas tem finais ridículos e nada surpreendentes? Caramba! O desenvolvimento é até legal, então vai chegando no fim e você percebe que vai ser tão tosco que vai dar vontade de defenestrar o livro e depois ir até Veríssimo gritar na cara dele pra fazer algo que preste!

Existem algumas crônicas que se salvam do que foi dito no ultimo parágrafo, mas elas são tão poucas que não salvam o livro. Estranhamente, as do final são as melhores.

Sinceramente, não vi o porquê de Veríssimo ser considerado um bom escritor.
Glaucia153 02/04/2011minha estante
Realmente. Acabei de ler e tenho a mesma opinião que vc. Não vi nada de tão engraçado e surpreendente neste livro. Verissimo já escreveu crônicas bem melhores.

Jordânia Vidal 27/08/2011minha estante
Depois desse livro também me decepcionei. Eu começo a gostar do livro pela capa. E a capa desse prometia! Só prometeu, não cumpriu.
Esse livro realmente não compete a quem o escreveu ser considerado melhor autor.

Aline R. 14/02/2013minha estante
Mais engraçado que o livro, só sua resenha mesmo :)

Fabrizzio 07/09/2013minha estante
A coisa boa é ter aprendido a defenestrar!

Elaine 21/12/2014minha estante
E normal haver críticas diferentes sobre um mesmo livro. É mas normal ainda não se agradar por um determinado livro. Mas não conseguir ver a criatividade de um escritor tão audacioso e divertido como Veríssimo só tendo um sério problema de vista mesmo. espero realmente que você tenha no minimo lido outras cronicas dele, para ao menos saber o que você esta criticando. do contrário, só é mas um que não consegue observar o quão divertido pode ser observar o dia-a-dia e condena um escritor por causa de um texto ou outro. lamento a sua ingnorância

ACarolinneUs5 28/01/2015minha estante
Também não vejo o porquê dele ser um escritor tão considerado. Imaginei que esse livro seria realmente engraçado, porém, não vi tanta graça assim. Vou procurar algum professor de literatura ou o próprio Veríssimo para explicar todas as "piadinhas" toscas que acho que existem nos contos que não consegui entender.

Larissa 02/03/2015minha estante
Veríssimo é um excelente escritor pq traduz o cotidiano como ninguém, e o fez nesse livro. Um dos melhores dele. Nota dez.

Mateus.Brescia 16/04/2015minha estante
eu tbm n gostei achei uma bosta de livro. apesar do fato de eu odiar cronicas

Alexandre 09/06/2015minha estante
Eu também tenho a mesma opinião.O autor promete uma história engraçada , que chega a ser tosca e ridícula. Eu sinceramente me peguei no final do livro me perguntando se ler uma HQ do Chico Bento não seria mais engraçado que ler o livro.

Fernanda Alcântara 24/10/2017minha estante
O livro também não me surpreendeu Jonathan. Eu estava até empolgada em ler a obra do Veríssimo, mas quem sabe eu mude de opinião em outro livro dele...

Lara.Raquel 09/06/2020minha estante
Li esse livro há 9 anos atrás, e hoje estou relendo. De fato não se trata de um livro propriamente de humor, não nos faz gargalhar, mas ao menos em minha experiência, gostei bastante. É uma leitura leve e com uma pitada de humor, graças a ele me aproximei bastante de outras leituras.

Marfesi 26/12/2022minha estante
Tive a mesma impressão. Algumas histórias começam bem, mas os finais são terríveis. Parecem que estão faltando uma parte, que cortaram a história...

Mariana113 26/01/2023minha estante
Estou lendo agora e apesar de ser legalzinho não foi "uau" como eu estava achando que seria

Ana 06/04/2021

Esse livro era para ser engraçado??
Tive que ler para a escola e odiei, o livro seria bom se eu não tivesse 13 anos e não fosse obrigada a ler para a escola, até porque ler livros é para ser algo legal, e não algo obrigatório.
Ana Paula 06/04/2021minha estante
Ler livros é sim para ser algo legal, mas também deve ser algo ensinado nas escolas... Literatura deve ser ensinado para interpretação, absorção do momento histórico, análises mais profundas de obras... Mas entendo seu posicionamento.

Marcos Aurélio 07/09/2021

Veríssimo Leve
Uma boa seleção de comédias, do mestre Veríssimo.

O livro é dividido em partes, Equívocos e Outros Tempos contém as melhores crônicas.
Gostei especialmente de "A Espada, O Marajá, A Foto e A Bola".

Veríssimo é sempre leve, embora desafiador, de humor às vezes simples, às vezes refinado.
Não importa como, o que importa é sorrir.

Rfgvb 08/12/2021minha estante
Tem algum trecho em particular que vc gostou? Pq?

Rfgvb 08/12/2021minha estante
Tô pensando em ler, quero saber se vale apena

Marcos Aurélio 08/12/2021minha estante
Eu gosto muito da escrita do Veríssimo.
Segue uma crônica, a primeira do livro...

A Espada
Uma família de classe média alta. Pai, mulher, um filho de sete anos. É a noite do dia em que o
filho fez sete anos. A mãe recolhe os detritos da festa.
O pai ajuda o filho a guardar os presentes que ganhou dos amigos. Nota que o filho está quieto
e sério, mas pensa: "É o cansaço." Afinal ele passou o dia correndo de um lado para o outro,
comendo cachorro-quente e sorvete, brincando com os convidados por dentro e por fora da
casa. Tem que estar cansado.
- Quanto presente, hein, filho?
- É.
- E esta espada. Mas que beleza. Esta eu não tinha visto. - Pai...
- E como pesa! Parece uma espada de verdade. É de metal mesmo. Quem foi que deu?
- Era sobre isso que eu queria falar com você.
O pai estranha a seriedade do filho. Nunca o viu assim. Nunca viu nenhum garoto de sete anos
sério assim. Solene assim. Coisa estranha... O filho tira a espada da mão do pai. Diz:
- Pai, eu sou Thunder Boy.
- Thunder Boy?
- Garoto Trovão.
- Muito bem, meu filho. Agora vamos pra cama.
- Espere. Esta espada. Estava escrito. Eu a receberia quando fizesse sete anos.
O pai se controla para não rir. Pelo menos a leitura de história em quadrinhos está ajudando a
gramática do guri. "Eu a receberia..." O guri continua.
- Hoje ela veio. É um sinal. Devo assumir meu destino. A espada passa a um novo Thunder
Boy a cada geração. Tem sido assim desde que ela caiu do céu, no vale sagrado de Bem Tael,
há sete mil anos, e foi empunhada por Ramil, o primeiro Garoto Trovão.
O pai está impressionado. Não reconhece a voz do filho. E a gravidade do seu olhar. Está
decidido. Vai cortar as histórias em quadrinhos por uns tempos.
- Certo, filho. Mas agora vamos...
- Vou ter que sair de casa. Quero que você explique à mamãe. Vai ser duro para ela. Conto
com você para apoiá-la. Diga que estava escrito. Era o meu destino.
- Nós nunca mais vamos ver você? - pergunta o pai, resolvendo entrar no jogo do filho
enquanto o encaminha, sutilmente, para a cama.
- Claro que sim. A espada do Thunder Boy está a serviço do bem e da justiça.
Enquanto vocês forem pessoas boas e justas poderão contar com a minha ajuda.
- Ainda bem - diz o pai.
E não diz mais nada. Porque ve o filho dirigir-se para a janela do seu quarto, e erguer a
espada como uma cruz, e gritar para os céus "Ramil!". E ouve um trovão que faz estremecer a
casa. E vê a espada iluminar-se e ficar azul. E o seu filho também.
O pai encontra a mulher na sala. Ela diz:
- Viu só? Trovoada. Vá entender este tempo.
- Quem foi que deu a espada pra ele?
- Não foi você? Pensei que tivesse sido você.
- Tenho uma coisa pra te contar.
- O que é?
- Senta, primeiro.

Vinícius 21/03/2021

RIR e PENSAR...
Depois de uma sequência de leituras pesadíssimas, precisei recorrer a um livro mais ?tranquilo?, repleto de humor, para aguentar o cotidiano aqui no Brazil-zil-zil, que não anda nada fácil. Voltei a Luís Fernando Veríssimo, mago das crônicas, dos textos curtos, certeiros e repletos de bom humor.
Este livro está comigo desde a época em que eu era Professor de Português e Literatura em um colégio da Zona Leste de São Paulo. Voltar a ele foi mais do que um exercício de nostalgia: foi a garantia de boa gargalhadas. Veríssimo te faz rir, mas também te faz pensar sobre os temas mais recorrentes do cotidiano. E as ?Comédias para se Ler na Escola? são hilárias!
Se você está cansado do mundo, leia o Veríssimo! Seus textos te darão a certeza de que viver ainda vale a pena...
#luisfernandoverissimo #comediasparaselernaescola #livro #book #libro #cronicas #literatura #literaturabrasileira
#brazilianliterature
Rfgvb 08/12/2021minha estante
Tem algum trecho em particular que vc gostou? Pq? Tô pensando em ler, quero saber se vale apena

Gaby 02/07/2022

Que livro ruim, o único conto que gostei foi ?O homem trocado? pois ocorre algo inesperado que gera humor. Odiei, tinha criado altas expectativas em ler ?comédias? mas as histórias não tem graça e nem sentido na maioria das vezes.

Iago 11/08/2020

Simples e leve.
Textos pequenos, homeopáticos, com o humor e ironia que fazem de Veríssimo o ícone da literatura nacional que é. Alguns dos pequenos contos são tão bizarros que parece que o autor nem sabia o que estava fazendo. Talvez seja isso mesmo. As conversas com o leitor e descrição do processo de criação nos aproximam do escritor, o qual nos prega peças dentro das narrativas. Um livro para ler de vez em quando até que ele termine e nem lembre quando começou.

Luh 19/02/2022

Escola?
Li por conta que a escola me obrigou, achei super chato e sem graça!!! Ñ recomendo!!! Só li porque segunda vou ter uma prova sobre esse livro ???
Mari 19/02/2022minha estante
O TÍTULO HAHAHAHAHHHAHAHAHAHAHAHAHAHA AI, A IRONIA

Nana 19/02/2022minha estante
Por incrível que pareça eu tenho esse livro mas nunca li KKKKKKKKK

Victor Rafael 12/01/2009

Muito Bom!
Luís Fernando Veríssimo! Um dos estilos que eu mais gosto... Contos curtos.

Tipo de livro ótimo para se ler e se divertir paulatinamente!

Dica: Para dar de presente.

AlêPeriard 25/01/2009minha estante
Ótimo presente, por sinal!

Naty Fênix 19/08/2009minha estante
Gosto muito dos livros dele eu me diverti muito lendo esse

Anna 12/03/2023

A maioria das crônicas é mais ou menos, mas tem umas incríveis. A maioria é voltada para o humor, porém existem algumas líricas

Cleber 20/01/2021

Crônicas
Temos ótimos escritores de crônicas no Brasil e o Fernando Verissimo está entre os melhores. Com um humor sutil e irônico ele conta sobre as situações cotidianas de um maneira simples e filosófica.

Cleber 08/12/2021minha estante
Já faz algum tempo que li, não lembro de algum trecho em particular, mas lembro que gostei de ler e gostei muito do estilo de humor do Fernando Verissimo. Acho que para quem gosta se crônicas é um ótimo livro.

Mariana113 28/01/2023

Não chega a ser um livro ruim, mas não é nada bom. Histórias chatinhas, sem graças. Muito superestimado.

marcela 19/07/2021

Nada
Odeio esse livro pelo simples fato que fui obrigada a ler na escola, não é engraçada nem interessante e tbm não é do tipo que eu gosto mas fazer oq né

Joel.Martins 02/09/2022

Ótimo para o momento que estou vivendo??
Garantiu muito divertimento ?
Muitas vezes estive assim: ??????????????

may.reader 02/03/2023

Na minha opinião a melhor parte do livro foi a introdução kkkkkk cara, sério, vou guarda-la e usá-la diversas vezes, muito bacana tudo que ela traz sobre o hábito de leitura.
Agora sobre ser um livro de comédia aí não sei kkkkk A primeira parte foi bem fraquinha, meio sem sentido, mas depois, quando começou o jogo de palavras eu gostei.
Indicaria muito pela introdução, sério, vale muito ler.

Junco 03/07/2012

Comédia...
Incrível o paradoxo que atinge este livro...
Começa com Ana Maria Machado ovacionando a leitura certa para cada pessoa, a facilidade de Veríssimo para comunicar-se com todas as classes de leitores, até aqueles que ainda não se deixaram levar por estas maravilhas que são os livros e, de repente já se foram várias páginas no que acaba se tornando uma introdução maçante demais...

Então começa o livro que tem como missão arrebanhar pessoas que ainda não gostam de ler e em meio a centenas de contos de Veríssimo, Ana Maria Machado seleciona tanto pérolas como "A Espada" quanto contos que sinceramente, espantariam qualquer um... Ou seja, um livro que, ao mesmo tempo que afaga, afasta os leitores...
Ah! E como o Veríssimo gosta da palavra "seborréia" hein?! Ela se encontra em pelo menos três contos...

Tem gosto pra tudo!