Devassos no paraíso

Devassos no paraíso João Silvério Trevisan

Resenhas - Devassos No Paraíso

Lucas 05/09/2021

Livro necessário
Indico essa leitura para todes que desejam saber como a sociedade brasileira vê a população LGBTQIA+ no decorrer dos séculos.
O autor aborda fatos históricos, personalidades importantes, o espaço LGBTQIA+ na música, teatro, literatura, cinema e na política.
Com certeza esse é um dos livros necessários para quem deseja conhecer melhor a nossa história e adentrar nos estudos de gênero e sexualidade.

Julianaaires 22/08/2021

Necessário
Toda pessoa lgbt brasileira deveria ler esse livro, saber a nossa história e a nossa luta é extremamente necessário principalmente pra construir essa noção de pertencimento, saber que diversas outras pessoas lutaram e viveram pra defender nossos direitos. Sem dúvidas a melhor leitura que tive nos últimos tempos

Adonai 25/07/2021

Cores desviantes de um brasil
E se já temos uma noção de que a escola ensina a história do brasil por uma via branca, higienista e europeia como um discurso dominante, verdadeiro e sem rachaduras, imagine, então, repensarmos como essa história seria contada por outras vias sexuais?

Um brasil que fez questão de silenciar vozes, apagar vidas e principalmente manter hierarquias e violências. Ter acesso ao que não é contado dentro de uma sala de aula é também apontar como o próprio direito ao conhecimento é roubado de pessoas LGBTQIA+.

Que nossa história seja cada vez mais des-viada, menos moralista e que possamos ainda mais escancarar a heterossexualidade como algo artificialmente construído e que necessita de tantos aparatos para se manter.
Fabrício 27/07/2021minha estante
Gostei muito da leitura.

MatheusA 02/08/2021minha estante
So

Ainda não concluí esta leitura, precisei dar um tempo, principalmente para buscar algumas referências citadas por ele. Obra prima do João Silvério!

Bela resenha. Parabéns!

Fabrício 06/08/2021minha estante
Esse livro é essencial. Vontade de ler novamente.

Augusto Stürmer Caye 24/07/2021

Esclarecedor
Você sabe que a vida para os LGBTs era mais difícil 10 anos atrás, tem uma ideia dos anos 90, um esboço do que era nos anos 70, e uma presunção de como era antes disso. Devassos no Paraíso vem para trazer luz a esse mundo de trevas sobre a história guei e resgata com muita luta e amor as dores e as glórias do passado e do mundo atual.

Devorei o livro em uma semana e recomendo a todo LGBT que queira conhecer melhor sua própria história.

Fabio 31/05/2021

Tem mais história do que você pode imaginar
Por várias vezes me vi ali, na história, às vezes vi que poderia ser eu... ou alguém muito igual a mim... Assim é ler este livro, que tem momentos de alegrias mas também conta dores sufocantes, não é fácil ser LGBTQI+ no Brasil, mas que é uma história cheia de estrelas e superações, com certeza também é.

Joao.Dias 30/04/2021

O nosso ontem, o nosso hoje, e os caminhos do amanhã.
Faz um tempinho que terminei de ler esse livro do João Silvério Trevisan, porém, eu não poderia deixar de comentar das coisas que senti. Foram poucas leituras que me fizeram obter tantas sensações; intensas, amargas, tristes. Outrora; lindas, afetivas e esperançosas. Com sabedoria, João me trouxe informações necessárias do nosso passado com coisas que fazem sentidos atualmente. Provavelmente, não serei o mesmo, pois cada capítulo te mostra tantos acontecimentos, fatos ocorridos, personagens que foram apagados pelo tempo, que eu precisei pesquisar no Google para ao menos achar uma foto ou vídeo desses personagens históricos e importantes. Alguns filmes comentados consegui assistir. Outros jamais achei para baixar LOL.. O seu intenso trabalho como jornalista no Lampião da Esquina marcou época e fez história. Enfim, tudo foi tão rico que eu nem tenho palavras para agradecer. Se eu o visse pessoalmente arrancaria um abraço e diria: Muito obrigado por ter vivido intensamente. Por ter guardado na memória tantos detalhes. Agora, posso gostar mais de mim como ser humano.

Marcelo 27/04/2021

Um livro/documento necessário
Sempre tive interesse em conhecer melhor a história do movimento LGBTQIA+

Este livro foi escrito pelo Trevisan na década de 80, a pedido de um jornal inglês. São mais de 750 páginas, e tem vasto documento histórico, mostrando como a homossexualidade já estava presente nos primeiros anos da história do Brasil, inclusive entre os índios.

A princípio, ao começar a leitura, achei que ela estaria defasada (mesmo constando na capa que esta é a quarta edição, revista e ampliada), pois metade do livro trata do movimento histórico e avança até a década de 80, ou no máximo pontua alguma coisa de atualidade, mas ao avançar no texto, nota-se que o autor de fato atualizou a obra com temas bastante atuais para o movimento LGBTQIA+.

Este é um livro de extrema importância, que aborda as lutas do movimento em diversas frentes, tanto política quanto nas artes cênicas, na música, na literatura e em outras vertentes. E o que mais me trouxe satisfação foi saber que este livro foi escrito por alguém que de fato vivenciou parte importante do que está ali, como por exemplo a explosão da AIDS no Brasil, as proibições da ditadura, os preconceitos.... ou seja: é de fato alguém que fala com conhecimento (e vivencia) de causa

É um livro que todos (Gays ou Heteros) deveriam ler para conhecer um pouco sobre a história do movimento no Brasil
Daniel 24/04/2023minha estante
Eu conheci o João Silvério pessoalmente, no final de semana que passou. Ele autografou minha edição. Foi simpaticíssimo. Só pude agradecer a ele por tudo, emocionado.

Fabiana Vicentim 24/03/2021

A Bíblia LGBTQIA+
Qualquer sujeito que se preze dentro - ou mesmo fora - sigla que queira conhecer a história dos segregados e desviados que abriram caminho para o que hoje ainda é uma rua estreita e cheia de obstáculos para se caminhar enquanto LGBTQIA+ deve ler esta obra fundamental da história dos homossexuais e afins desde a história da colonização até os períodos atuais. Seja no contexto político, artístico, histórico, social e até virtual que hoje contempla e é fundamental para nosso séquito, todos os temas são abordados e mencionados com exemplos LGBTs que foram silenciados, mas foram essenciais na construção da nossa história.

Nilton 20/03/2021

DEVASSOS NO PARAÍSO
Não seria absurdo chamar essas mais de setecentas páginas de Tratado (com T de ?tesão? mesmo). O livro foi publicado em 1986, passou por algumas edições, sempre esgotadas, até chegar nessa obra que é um farol atualíssimo para a compreensão da história da homossexualidade no país. O resgate, no entanto, se dá em grande parte também pela construção da história da homofobia, pois é no entendimento desta que avançamos na compreensão através dos episódios de comportamento da formação de uma suposta cultura guei (como Trevisan chama) chegando nos avanços das pautas de direitos do movimento LGBT*.
Trevisan apropria-se do olhar dos visitantes da colônia sobre os indígenas com a sexualidade sem pecado, como também dos processos de Inquisição, das sentenças da justiça, de reportagens, das letras de músicas, do posicionamento de artistas, de políticos, da legislação etc. além da própria experiência de vida.
O Resultado está longe de ser um livro pesado e lento.Trevisan constrói sua narrativa como se conversasse conosco e vamos virando as páginas ávidos pela história que o autor está apresentando. Que pena que demorei tanto para encontrar este livro, mas foi no momento certo para ter o mínimo de dimensão dos que compuseram essa jornada e me localizar melhor no meu tempo para poder continuar. O mundo mudou muito - poderia ter mudado mais -, mas continuará mudando. Não há volta.
?Quanto mais escuridão dos opressores, maior será a luz emitida pela purpurina dos oprimidos."

PS: capa maravilhosa de @laerteminotaura
#DEVASSOSNOPARAÍSO #JoãoSilvérioTrevisan #lgbt #pride #homofobia #homossexual #homossexualidade #História #HistóriadoBrasil
8º livro lido
20/03/2021

Página Instagram e Facebook: @indicoqueli

Ronan 14/02/2021

Um dos poucos livros que tratam da história da homossexualidade no Brasil tem como proposta abordar o tema desde a colônia até os dias atuais. Lembro-me de ter lido uma vez a obra “Além do carnaval”, mas seu escopo era o século XX. Forçoso reconhecer que o autor de Devassos no paraíso, um jornalista, fez uma vasta e ampla pesquisa para viabilizá-la, além de contar com sua vivência como militante pelos direitos homossexuais no Brasil dos anos 70 e 80 em plena ditadura. Enquanto historiador, enxergo no texto uma fluidez que só um jornalista pode imprimir, mas que ao mesmo tempo quebra a rigidez metodológica que, muitas vezes, a História enquanto disciplina impõe. Antes de mais nada, o autor problematiza aquilo que se tem enquanto imagem do Brasil lá fora, ou a imagem que nós fazemos de nós mesmos, uma imagem muitas vezes hiper sexualizada pelos estrangeiros, que enxergam aqui aquele utópico paraíso tropical e erótico. Para tanto ele se vale de vários personagens estrangeiros gays que nos frequentaram e deixaram registros.
No mundo colonial, o choque entre a liberdade sexual que havia entre os indígenas brasileiros, que encaravam a sexualidade com bastante naturalidade, e o português colonizador, munido da fé católica dá o tom. Os julgamentos da inquisição, o conceito de sodomia (muito mais amplo que meramente o sexo entre pessoas do mesmo sexo) o escrutínio com que os padres buscavam “provas” dos crimes cometidos, denotando sadismo e interesse ao mesmo tempo vão formando a “moral” religiosa pela qual a homossexualidade será vista e vivida no Brasil.
A partir do séc. XIX o discurso da medicina toma o lugar do discurso religioso, enxergando na homossexualidade uma doença a ser tratada, a “ciência” assume o discurso sobre a sexualidade humana e sobre os corpos, do XIX para o XX a psicologia, ainda em seus primórdios, também corrobora esse discurso médico-higienista que se projeta também para o campo “racial”. Surgem pseudo tratamentos e os homossexuais passam a ser tolerados como doentes, desde que não corrompessem com sua “doença” ao resto do corpo social
Em termos de luta política e de ideologias, quer sejam elas de esquerda ou de direita, o autor ressalta que ao longo do século XX a homossexualidade era combatida claramente pela direita e não era vista como uma pauta digna e importante pela esquerda, que enxergava nela uma luta menor diante da emancipação do proletariado e das pautas econômicas e de classe. Durante a ditadura militar, muitas vezes a esquerda cooptou o nascente movimento pelos direitos LGBT para engrossar sua fileiras, sem necessariamente encampar suas lutas. Também nesse período o autor enxerga uma apropriação do tema pela televisão e pela mídia no sentido de monetizar ou lucrar com isso. Personagens gays estereotipadas despontam nas telas, mas sempre à margem, mais como motivo de chacota do que como uma visibilidade positiva, como nas novelas por exemplo.
Há todo um trecho da obra que trata do ódio e dos crimes contra homossexuais motivados por ele que foram e são cometidos no Brasil, a crueldade e os motivos torpes que escamoteiam uma sociedade conservadora, hipócrita, violenta e desigual vêm todos à tona nos horrores por ele descritos. Infelizmente algo muito atual já que os crimes cometidos contra homossexuais estão recrudescendo nos últimos anos, a ponto de o STF ter tratado da questão recentemente.
Os anos 90 trazem consigo avanços significativos, mas também o risco, segundo o autor, de o movimento LGBT limitar-se a reproduzir uma lógica de relações que é própria da heteronormatividade, em troca de obter sua legitimidade em pautas como o casamento por exemplo. O surgimento de “nichos de consumo” e de performances (de macho, de bear, de barbie etc...) na comunidade gay aproximam as relações de mercado das relações do afeto e do desejo algo problemático para ele. Por fim, a partir dos anos 2000, a política conservadora, os neopentecostais cada vez mais presentes nela com sua pauta de costumes e os acordos promovidos com esses grupos pelos partidos de esquerda no poder em troca de apoio político configuram-se em novos desafios a serem enfrentados.

Rodrigo 02/02/2021

Devassos no Paraíso
Espetacular. O maior estudo sobre a história da comunidade gay, totalmente completo. Amei demais! Muito perfeito... um presente pra todos.

Rafael 01/11/2020

A NOSSA HISTÓRIA
Acho que todo gay deveria ler esse livro , pois ensina não somente o que nossos antepassados passaram , mas como pouca coisa mudou .

herbert.goncalves 25/09/2020

um livro necessário
sinceramente, não entendo o motivo da sociedade em imprimir violência e opressão e outras violações dos direitos humanos contra a população lbgt. qual o problema de cada um cuidar do seu umbigo e ser feliz de acordo com a sua maneira e visão de mundo sem se preocupar com o que a outra pessoa gosta ou deixa de gostar? livro extremamente necessário para todos os que infelizmente se sentem desamparados e desconfortáveis com essas práticas retrógradas que assolam o nosso dia a dia.

site: https://filmow.com/usuario/herbert_

@lucasmascarenhas 19/09/2020

Um livro barroco, a delícia e o horror, a paixão e o medo, o fascínio e a repulsa de ser quem é. Em uma cultura da aparência, um verdadeiro reino de faz de conta. Uma sociedade mercadológica, uma indústria pornografica e uma comunidade lgbtqia desamparada, que deixa de amparar a si mesma. O livro traz inúmeras reflexões sobre nós mesmos. Além da necessidade de se quebrar a ceremonial de padrões estritos, baseado na fórmula juventude, músculo e depilação e necessidade de consciência crítica contra a opressão.

Locimar 07/08/2020

Meu desbunde
Quando li este livro por vez primeira, houve um delírio. Trevisan sempre fortaleceu em mim um sentido de pertença. Somos mais que imaginamos e mais fortes que pensamos. Meu respeito aos que nos precederam. Por causa de serem como foram, respiramos relativa liberdade e respeito hoje.