Devassos no paraíso

Devassos no paraíso João Silvério Trevisan

Resenhas - Devassos No Paraíso

santainesense 15/07/2020

Conhecer é Resistir
Ser parte de uma minoria social é, essencialmente, carregar dentro de si uma força capaz de se fazer resistir, lutar e se reinventar. Nesse sentido, identificar-se como integrante do grupo LGBTQIA+, por exemplo, é, sobretudo, um ato político. Ainda mais em um contexto brasileiro onde, apesar de todas as vitórias conquistadas por essa população, seguimos como o país em que mais homossexuais são assassinados em decorrência da homofobia e em que a expectativa média de vida de travestis e transexuais não ultrapassa os 35 anos. Paradoxalmente, vivemos sob uma atmosfera de ilusória integração. E, para grande parte dos estrangeiros, o Brasil continua conhecido como um país onde reina a libertinagem.

"Devassos no Paraíso", do escritor e ativista gay João Silvério Trevisan, busca desvendar e dissecar essas e outras contradições. Caminhando por diversos campos de conhecimento, tais como história, política e cultura, o autor demonstra a maneira pela qual a identidade homossexual se mistura com a própria construção da identidade do povo brasileiro. Dividido em dez capítulos e mais alguns apêndices, a obra é ricamente composta por inúmeras referências, citações e relatos históricos, tornando-se, portanto, uma verdadeira bíblia da homossexualidade brasileira.

A primeira edição desse livro ocorreu no final da década de 80. Desde então, passada mais de três décadas e atravessando uma geração, "Devassos" alcança sua 4ª edição de maneira revisada e acrescida de novos textos. Essas atualizações nos permitem acompanhar a evolução do próprio autor no que se refere à compreensão das pautas LGBTQIA+, como fica evidente no uso de alguns termos já defasados. Dessa forma, é possível perceber como, em tão pouco tempo, tanta coisa mudou, ainda que pensamentos e ideias antiguadas permaneçam.

Da chegada dos portugueses até os tempos de Jair Bolsonaro, realmente muita coisa mudou. A homossexualidade já foi vista como pecado mortal, crime inafiançável, distúrbio psiquiátrico, falha de caráter. Hoje, a discussão consegue ter apelo midiático e se tornar mais ampla, assim como as minorias sexuais já conseguem se inserir em diversos meios, mesmo que com dificuldade. Todavia, não podemos permitir que nossa história seja esquecida. E, da mesma forma, não podemos acreditar que já esteja bom do jeito que está. É preciso resistir, lutar, se reinventar. Conhecer a nossa trajetória é, portanto, imprescindível.
Monique 15/07/2020minha estante
Quero muito ler esse livro desde que eu ouvi uma entrevista do autor no podcast Ilustríssima Conversa?

Ana Cecília 01/07/2020

Meu deus sem palavras
O que mais carregarei desse livro foi o sentimento de pertencimento que senti. Num momento em que o movimento LGBTQIA+ parece tão dividido, ainda que mais forte do que nunca, se sentir fora da bolha parece comum, como se certos tipos de pessoas com suas próprias questões em torno da orientação sexual e gênero não fossem bem vindas. Como põe o autor (e estou citando livremente), nosso lugar de não pertencentes sempre será relembrado quando passarmos da linha permitida pelo Outro, por que se na mídia somos adorados por que trazemos ibope e em junho todas as empresas usam bandeirinha arco-íris, sempre seremos anormais numa sociedade normativa no exato momento em que mostrarmos nossas verdadeiras cores. Um livro muito importante, pessoalmente falando, mas ainda mais importante para todos os LGBTQIA+, aliados, simpatizantes, pais e familiares desses desviantes da norma e qualquer um que se interessa pela história do movimento e que esteja aberto a pensar e seguir adiante com a pesquisa do assunto, em especial dele em terras brasileiras. Devassos no Paraíso me forneceu uma lista infinita de filmes, documentários, cantores e bandas, um aglomerado enorme de nomes e de histórias de homens, mulheres e não normativos no geral que se encaixam em alguma letra da sigla e que possuem em si a arte desviante de ser o que são. Só tenho a agradecer o privilégio de ter lido essa bíblia do movimento LGBTQIA+, que me proporcionou tanto conhecimento e me deixou pulsando de amor pela história que carregamos a partir do momento em que entendemos quem somos e da força que precisamos ter para existir e resistir por aqui.

Fernando 01/02/2019

Conteúdo muito rico!
O livro mais completo sobre a homossexualidade publicado no Brasil.

none 21/12/2018

Leia se tiver oportunidade
Do início cheio de estatisticas, prefiro não comentar. Elas tem sua importância, mas assustam. A parte histórica é um complemento chocante de tudo aquilo que não aprendemos em sala de aula no tocante aos costumes nativos & à historia do medo e do ódio no Brasil colônia, racismo, criminalidade e podres poderes ao Brasil do século XXI com quase tudo isso multiplicado, abençoado e louvado democraticamente. O livro pode ser repetitivo, mas a ênfase é proposital. Há bastante variedade de temas (política, cultura, história) com muita autocrítica e opinião coerente sem viés partidário. Há algo de profético no final do livro. Felizmente conclui poético. Quero ler outros livros do autor e recomendo fortemente para que leitores procurem este livro, pesquisem a nossa história. Ainda que você não concorde com o tema do livro ou tenha resistências ele não pretende doutrinar nem tomar o poder sobre quem pensa diferente. Ainda que a luta por direitos choque ou cause polêmicas, notamos que grupos muito nocivos que estão há alguns anos no poder com a esquerda, centro e a direita ganharam muito mais privilégios que as demais pessoas (independente de raça e sexo), esses grupos de ódio além de terem dívidas perdoadas estão livres de pagar impostos e ainda por cima recebem privilégios do Estado. Eu pergunto: São os gays os únicos devassos no paraíso?

Rodrigo 07/12/2018

O maior estudo sobre homossexualidade do Brasil
Algum tempo atrás eu soube desse livro lendo o livro do @hmcpedro do Põe na Roda e procurei adquirir. Só que a edição até então era muito antiga e se tornou quase uma raridade, as edições a venda existentes eram caríssimas e minha vontade de ler essa preciosidade ficou só na utopia. Depois, vi um emocionante vídeo de João Silvério Trevisan falando sobre como é envelhecer sendo homossexual, a sabedoria e o brilho nos olhos daquele senhor me contagiaram. Eis que 4 anos se passaram e ao afunilar temas para o meu TCC, uma professora me informou que sairia uma nova versão, muito mais contemporânea e atualizada. Eis que me deparo com o, até então, mais completo estudo sobre homossexualidade e diversidades no Brasil desde o período colonial. João poderia ter falado sobre sobre a vida gay mas conhecendo-o e admirando-o como passei a fazer, não seria ele escrevendo esse livro. Abordando a questão trans, lésbica, bissexual, gay, queer, João esfacela absolutamente tudo o que há sobre e para a diversidade no Brasil, inclusive escancara uma direita homofóbica e reacionária e uma esquerda omissa e por vezes chantagista. Os estudos e a riqueza de detalhes me deixaram estarrecido. Enquanto homossexual e futuro psicólogo, esse livro é um daqueles que te fazem ter maior orgulho de ser quem se é e da forma como se é! Pontos fortes: o Brasil colonial e a construção da homofobia nesse periodo, os entraves governamentais na questão dos direitos, as poucas mas consideráveis conquistas e a questão transsexual. Ler esse livro foi como um combustível jogado em um pequeno foco de incêndio. E eu embrasei!
Daniel.Malaquias 17/05/2020minha estante
A edição que tenho é de 2011. Lembro da propaganda deste livro na extinta revista gay G Magazine, onde Trevisan era colunista. Meu livro foi assinado por ele num evento aqui em Fortaleza/CE e o guardo como uma relíquia que o é. Parabéns pela crítica, o livro é bastante enriquecedor.

Rodrigo 09/09/2020minha estante
Ahh que legal. Adoraria conhecer o Trevisan também