Voragem

Voragem Junichiro Tanizaki

Resenhas - Voragem

Mateus Sant'Ana 08/04/2020

Livro simplesmente sensacional. Fiquei com um pouco de receio após ler alguns comentários, mas quando comecei a acompanhar o romance, não consegui parar, devorando capítulo atrás de capítulo. O drama psicológico dos personagens é extremamente envolvente, me lembrando até mesmo "O morro dos Ventos Uivantes". As torturas psicológicas, as reflexões dos personagens, e como tudo isso aparece ante à sociedade montam um romance genial.
Evee_9595 28/05/2022minha estante
Eu amei esse livro,tanto que escrevi uma 'resposta' pra Sonoko no final na capa: "Não precisa se desculpar, afinal todos nós choramos, eu amei 'escutar' a história, ocupou muito tempo meu, mas valeu a pena. Escutaria de novo, pois a história é linda, e interessante de ouvir. Só acho que a história poderia ter mais alguma coisa, não se esqueceu de nada? Não deveria terminar assim, poderia contar mais um pouco? Eu ouviria com prazer, pois você tem uma bela voz. Vou falar algumas coisinhas pra você: No seu lugar estaria com muita raiva de Mitsuko, pois ela te traiu de uma forma tão, tão... Não sei explicar! Ela e seu marido, pois ele te largou pra ficar com sua melhor amiga e ainda morava com você! Eu não suportaria, e me matava ou matava eles dois, porque eles foram infiéis à você. E te fizeram sofrer, eu não deixava barato, eu fazia o mesmo com eles. Mas o pior de tudo foi o Watanuki, nossa que homem nojento viu, e todo mundo acreditou nele, ridículo. Eu não consegui enxergar o lado ruim dele no início, só o de Mitsuko, mas quando você disse que ele era o vilão, fiquei assustada. Pois ele fez tudo sozinho, mas sem ninguém mesmo, só as pessoas que caíram no papo dele ajudaram sem saber. Mas eu fico feliz de você ter sobrevivido, pois me contou essa história. (Um Conselho): Não chore mais, você fica linda sorrindo! Eu preciso ir agora, mas volto qualquer dia para você me contar outros relatos, um beijo. E Boa Noite!!
De sua sensei: Evellyn!"
Muito grande eu sei mas faz tanto tempo...

Hamilton* 02/08/2021

Pode ser resumido numa grande fofoca com detalhes!, no Japão dos anos 20, e um livro que fala sobre o amor, traição, drama e corrupção. Realmente um livro ótimo.

Silvinha 12/04/2022

Rápido e intenso
Confesso que a forma de escrever de Junichiro Tanizaki me causou um pouco de estranheza no começo. Direto, intenso (estou lendo Victor Hugo e aí já viu o contraste.... hhehehe). A história é cheia de reviravoltas e drama. Narrado em primeira pessoa, a personagem principal reconta a história para um sensei e aos poucos vamos descobrindo o que aconteceu.

umbookaholic 01/10/2021

já faz algumas horas q eu terminei de ler esse livro e até agora não consegui parar de pensar nele. apesar de ter AMADO conhecer a escrita do Tanizaki (que eu já tinha muita vontade de ler por causa do Murakami (que é um dos meus autores favoritos)), achei o final da história muito discutível

gostei de conhecer as protagonistas e gostei de certas discussões que o livro trouxe através do personagem do Watanuki. todos os personagens são mt reais e se apresentaram pra mim como peças num tabuleiro problemático (q é a sociedade japonesa na década de 30) e têm seus próprios interesses, desejos e almejam conquistar aquilo que precisam independente do custo. gosto, tb, d como as personagens se conectam, achei realmente mt bom

acho importante que vc não pegue esse livro buscando ~representatividade bissexual, pq não é isso q vc vai ter aqui. não achei q rolou uma fetichização desses corpos, felizmente. apesar d esquisito, o relacionamento entre ela é mt bem escrito e tem bastante camada. mas, claro, isso não isenta as meninas d toda a esquisitice kkk

como uma bala Azedinha de melancia, enquanto mastigava, tava amando, mas o fim me trouxe caretas e aquela dor maldita no maxilar. recomendo!

Elane.Medeiross 11/02/2022

Que história diferente! Desde que adquiri esse livro, até o ponto de agora, que foi quando realizei a leitura, se passaram alguns anos,e sinceramente me arrependo de não ter lido antes, pois tive uma experiência incrível com essa leitura, estou simplesmente encantada com os vários aspectos técnicos desa história.

Candido Neto 11/06/2018

Gostei da leitura, é um livro enfadonho que vai crescendo para um final espetacular, pensei em abandonar algumas vezes, mas considerei que o livro não tinha personagens que me representassem, pensei na questão da representatividade, todos ricos, japoneses, sem problemas de saúde ou familiares, que dor eles teriam?

A afetação talvez viesse da falta de sentido da vida, a paixão da vontade de se agarrar a algo. Sair do meu lugar foi muito incômodo, desagradável. Talvez fosse essa a intenção da curadoria, do autor, não sei.

Engraçado que no primeiro capítulo ele sela os destinos no fim, mas quem prestou atenção?
Pandora 29/07/2018minha estante
Eu prestei! :)
Mas não consegui gostar tanto quanto você.

Candido Neto 30/07/2018minha estante
Pandora, gostei muito da habilidade de escrita, gostei mais da forma que do conteúdo. Mas a história é rasa, vou reler desconfiando de toda linha escrita, li crédulo demais.

Pandora 30/07/2018minha estante
Cândido, comecei hoje outro livro do autor, que reúne duas histórias: ?A gata, um homem e duas mulheres? e ?O cortador de juncos?. Quero conhecer mais do Tanizaki.

Candido Neto 30/07/2018minha estante
Jure que se valer a pena me conta.
Achei a história fraca, mas como ele conta bem e como mente a protagonista.

Pandora 30/07/2018minha estante
Quando terminar digo o que achei.

Camilla.Larocca 25/04/2021

A definição de voragem pelo dicionário é:

1 - tudo aquilo que é capaz de tragar, sorver, destruir com violência;
2 - remoinho de água que se forma no mar ou no rio, cujo giro arrasta as coisas para o fundo; sorvedouro, turbilhão.

O livro conta o caso da personagem principal com outra mulher e as implicações que esse relacionamento causa na sua vida, e após a leitura, podemos dizer que o titulo caracteriza com perfeição esse relacionamento.

-----

No inicio estranhei bastante a leitura. Precisamor ler o livro abertos às diferenças culturais, já que o comportamento dos personagens é algo que nao vamos com muita frequencia na cultura ocidental.

Cacau @dra.leitora 08/01/2023

01/2023
Essa é uma obra canônica da Literatura Moderna Japonesa e não poderia deixar de comentar que a escolha do título é perfeita para a obra.

Voragem: tudo aquilo que é capaz de tragar, sorver, destruir com violência; remoinho de água que se forma no mar ou no rio, cujo giro arrasta as coisas para o fundo; sorvedouro, turbilhão.

Foi exatamente esses sentimentos que me arrebataram durante a leitura, acompanhar a história de Sonoko e sua perdição por Mitsuko. Um livro que por muitas vezes e deu a sensação de ser caricato e exagerado, mas quando tentamos entender mais a cultura e a época que ele está inserido acaba fazendo bastante sentido.

Achei o final extremamente eletrizante e muito bem costurado pelo spoiler que nos foi dado logo no início da leitura.

Para mim fica a grande reflexão existe realmente uma diferença entre o amor homossexual e o heterossexual? Eu acredito que não. e vc?

Rafael.Tadeu 09/04/2021

Decidi ler o livro por se tratar de um autor japonês e ser um livro clássico, queria passar por essa experiência

O tema de homossexualidade num Japão de 1920 me chamou muito a atenção, interesse de saber como era visto naquela época esse tipo de situação, junto com o que citei anteriormente,fez minha vibe subir muito,msm o livro tendo muitas críticas e a nota baixa

Começou até que bem,porém do meio pro fim é repetitivo, parece que você tá lendo a mesma coisa,os personagens cometendo os mesmos erros e agindo da mesma forma

Personagens as quais são detestáveis,um pior que o outro, tóxicos e traiçoeiros

Valeu pela experiência de leitura,e apenas isso.

Anderson 28/02/2022

Um tema aparentemente incomum para um romance japonês publicado na década de 1920, é o que diríamos nós que precisamos ampliar nossos conhecimentos sobre a literatura japonesa e oriental de modo geral.
O livro é uma trama muito interessante e, mesmo depois de concluí-lo, ficamos com algumas especulações em torno de alguns pontos da narrativa.

Rond 07/04/2023

Junichiro é uma pérola na literatura mundial
Voragem, de Junichiro Tanizaki, é um livro que aborda diversos temas relacionados à fofoca, traição, honra e chantagem. O enredo é repleto de reviravoltas e revelações, prendendo a atenção do leitor em cada capítulo. A obra questiona a tradicional e incorruptível honra japonesa, colocando em destaque o interesse sobre a vida alheia e a traição amorosa e sexual.

Comparável ao Jorge Amado japonês, Tanizaki é um autor ousado, cativante e verdadeiro, criando um erotismo impulsivo e sutil que envolve o leitor sem precisar explicitar todos os acontecimentos. Voragem é uma reflexão poética e trágica sobre os desejos humanos, abordando a paixão destrutiva e a busca por liberdade e transgressão. O estilo literário do autor atiça a imaginação e o libido do leitor, reafirmando a teoria psicanalítica do desejo sexual intenso e reprimido. É um livro bom e envolvente, que vale a pena ser lido.

Livia M. 05/06/2023

Um jogo de intrigas e manipulação onde triângulos amorosos subvertem-se.
Entre paranóias, tramóias e até pacto de morte somos engolidos por uma voragem num mar de versões e inversões.
Haja coragem!

Marina 29/04/2021

Se todo mundo tivesse se organizado direitinho...
Ou, lésbicas caóticas e as pessoas pegas no furacão junto com elas.

Uma leitura interessantíssima e muito a frente de seu tempo. O livro se arrasta um pouco em alguns momentos, mas você continua firme até o final pra saber o que vai acontecer com essa gente que devia praticar uma orgia ao invés de se enfiar em trinta tipos de ciladas diferentes por ciúme e estupidez.

Ana 07/07/2020

Surpreendente
Sra Kakiuchi, jovem casada, se vê apaixonada por sua colega de classe de arte, Mitsuko. Voragem retrata relações de amizade e romance, chantagens emocionais, traições e conflitos internos por parte dos personagens. História envolvente com um final surpreendente.