Tarde Demais

Tarde Demais Colleen Hoover

Resenhas - Tarde Demais

raissa 24/06/2024

?????????????
Esse é, definitivamente, o livro mais explícito e pesado da autora. Ver os pov?s dos três personagens principais era um baque, uma vez que a diferença na percepção da realidade e de sentimentos na visão da Sloan e na do Asa eram gritantes;
Luke foi um personagem incrível, alguém com uma alma tão boa que foi realmente cativante e salvou, para mim, a leitura. Asa, apesar de ser um dos personagens mais repugnantes que eu já li, foi muito bem desenvolvido, sua mente e seu comportamento doentio, seus traumas de infância e no fim, realmente não tinha outro fim possível para ele;
Já Sloan, que passou por mais traumas e dores do que alguém seria capaz de aguentar em toda sua vida, foi excepcionalmente forte, mas sua personalidade, a forma como foi feita para ser tão absurdamente carente realmente me dava nos nervos às vezes;
Apesar de ter gostado do livro, achei que temas muito importantes na história e na vida real foram tratados de formas muito superficiais, a impressão que ficou foi que a autora quis abordar todas as tramas possíveis em um único livro sem se dar ao trabalho de se aprofundar significativamente.

?Pedras de abacate caem do céu em balões de vento aquáticos dentro de uma bolsa.??

Paulina2 24/06/2024

Tarde demais para morrer
Li esse livro de uma forma tão rápida que nem percebi!
A história é muito boa e viciante com as cenas totalmente detalhadas
Comecei a ler ele porque já li muitos outros títulos da CoHo e ouvia sempre dizer que esse era o mais polêmico e pesado e que algumas pessoas nem conseguiram terminar ele. Os temas realmente são bem pesados e as cenas tem tantos detalhes que você se sente no lugar dos personagens com o mesmo medo, pânico e angústia, então pra mim o traumatizante não foi os temas e sim essa sensação.
Apesar de muitos epílogos, eu achei que a história foi bem finalizada.
Asa pode com certeza ser declarado o personagem mais tóxico da autora, confesso que no final fiquei com dó dele mas acho que qualquer pessoa que passe pano pro que ele fez pode ser considerada no mínimo, problemática.
Sloan foi extremamente forte e uma grande inspiração pras mulheres, muitos dizem que ela não impedia o Asa de fazer o que queria mas na teoria é muito fácil dizer que faria o oposto, porém na prática é difícil por o medo em palavras, então não a julgo.
E Luke foi muito perfeito, amei demais esse homem e acho que toda mulher que passa pelo que a Sloan passou, merece um Luke ?

bookslayse 24/06/2024

Achei a leitura cansativa pois nunca acabava esse ciclo de sloan e asa passei o livro todo assim ? ACABA PELO AMOR DE DEUS?

Yasmin 24/06/2024

Amo a escrita da colleen, como sempre muito boa e faz a gente ler o livro em um piscar de olhos! Demorei um pouco pra acabar esse porque achei a história bem problemática, logo no início do livro já recebi uma bomba de informações do relacionamento da sloan com o asa e fiquei em choque, não conseguia ler muito tempo direto pois a cabeça só falava explodir. No geral é um livro bom. - tem muitossss gatilhos, então prestem atenção nisso quando forem ler

Lorena831 24/06/2024

É tarde demais para me matar Asa,você me matou hámuito tempo
Meu Deus, que livro foi esse?

Eu tive muita dificuldade para definir uma nota pra ele e tenho muitas coisa para falar...

Esse livro é tipo uma versão bem mais pesada de É Assim Que Acaba... Ele conta a história da Sloan que é uma jovem que passou a vida inteira cuidando do irmão mais novo que tem vários problemas de saúde, até que ela consegue colocá-lo numa clínica que fornece todos esses cuidados e começa a fazer faculdade. Lá ela conhece o Asa, que é um cara aparentemente muito legal, além de ser bonito, charmoso e autoconfiante. O problema é que ela acaba descobrindo que ele é um traficante de drogas e por isso termina com ele. Mas nessa mesma época o governo corta o benefício que pagava pelo tratamento do irmão dela e a Sloan fica sem ter outra escolha a não ser voltar pro Asa e pedir ajuda financeira para arcar com os cuidados do irmão, porque ela já tinha problemas financeiros antes disso acontecer, agora então... Quando o livro começa essa situação já se estende por dois anos, e nesse período Asa abusa dela fisicamente, sexualmente e psicologicamente, mas ela não tem como sair disso por causa do irmão, então ela está juntando dinheiro para fugir com ele em busca de uma vida melhor.

Acho que por essa pequena sinopse já dá pra ter uma ideia de porque o livro é tão pesado. Tudo já começou errado na vida da Sloan, no decorrer do livro vemos mais sobre as condições que ela e os irmãos foram criados (ou não) mas embora ela se esforce para ter uma vida melhor, ela acaba voltando pro fundo do poço de novo. Mas a maior parte de suas metas, se não todas, são altruístas, tudo o que ela faz, ele faz para o bem-estar do irmão. Nesse sentido acho que esse personagem deveria ser mais aprofundado, porque ele é o motivo dela estar na situação em que está, e não sabemos nem qual é a doença que ele tem.

Além disso, um personagem muito importante para a história é o Luke, um policial infiltrado que começa a trabalhar para o Asa, onde é conhecido pelo nome Carter. Ele e Sloan acabam se conhecendo e se gostando, mas a Sloan sabe que qualquer proximidade com Carter seria muito perigosa porque conhece Asa bem o suficiente para saber que ele mataria qualquer cara que ousasse chegar perto dela. Pra piorar um pouco, o Luke é um policial bem burro, tem uma cena em a Sloan fala que ela não poderia ser salva por ele e eu concordei, só não imaginava que era por ele ser tão burro. Ele até tem boas intenções, mas na hora de executar... primeiro que no começo dá raiva porque ele fica lutando entre o que quer fazer, ajudar Sloan, e o que é seu dever como policial infiltrado, fazer o melhor pra missão e até usá-la para obter informações, só que quando ele finalmente escolhe fazer o necessário para ajudá-la, ele faz isso em um momento péssimo e quase estraga tudo... Mas pelo menos ele trata a Sloan muito bem e isso a ajuda descobrir que nem todos os homens são péssimos, ele dá esperança pra ela de que as pessoas podem ser melhores e que a vida pode ser boa. E pra melhorar um pouquinho, gostaria que a autora falasse mais sobre seu passado, porque esse é praticamente um completo mistério no livro.

Mas mesmo não desenvolvendo tão bem alguns personagens como desenvolve outros, acho que os personagens são uns dos pontos fortes dos livros da Colleen. Isso porque eles são absurdamente reais e, mesmo quando horríveis, eles são interessantes. Esse é o caso do Asa, ele é uma versão piorada do Ryle, com um passado bem trágico e um pai que fez um desserviço na sua educação, mas em momento nenhum isso justifica o seu comportamento. Eu estaria mentindo se dissesse que não senti pena do Asa, eu senti, e às vezes, nos relatos de quando ele era criança a pena era do mesmo tamanho da raiva que eu sentia pelo Asa adulto, mas esse sentimento passava rápido porque o Asa adulto me fazia sentir mais repulsa por ele a cada página lida, ele é provavelmente o cara mais nojento, ridículo, horrível, manipulador (qualquer adjetivo negativo que você imaginar, cabe aqui) que eu já tive o desprazer de ler... e o pior de tudo, ele acha que está certo. Uma das maiores motivações dele é ser amado e isso também se torna um dos seus pontos fracos visto que ele é até cego por sua obsessão pelo amor de Sloan... o Asa quer tanto ouvir que é amado que não pensa como seria absurdo a Sloan amá-lo depois de tudo o que ele fez. Ele a feriu a de formas inimagináveis, e a manipulou da pior forma possível, usando a pessoa que ela mais ama e até fingindo sintomas de doenças para ter sua compaixão, suas mentiras eram tão elaboradas que era chocante ver todo o trabalho que ele teve para mantê-la sob controle. Sloan nunca foi tratada por ele como namorada, mas sim como propriedade, e ela sofreu tanto na sua vida que suas expectativas em relação a como era tratada eram tão baixas que às vezes ela não percebia que estava sendo abusada. Ler o prólogo e ver como ela se apaixonou por ele é muito triste e o pior é que desde o começo ele deu sinais, mas a forma como ele manipula as situações a seu favor são assustadoras. Mas isso não quer dizer que ela é uma personagem burra, muito pelo contrário, ela é muito inteligente e consegue ter respostas prontas pra tudo. Além disso, a forma como ela consegue equilibrar tudo o que acontece na sua vida é surpreendente, ela é muito forte realmente.

As situações desse livro são cruelmente reais, não tem cenas que pensei: 'puxa, aqui a Colleen viajou, isso nunca aconteceria', na verdade a minha reação foi achar inacreditável, mas ao mesmo tempo completamente possível de acontecer, porque desde a situação familiar de Sloan e do Asa, os abusos que ela sofreu nas mãos dele, os problemas no sistema judiciário dos EUA (mas que com certeza existem no Brasil também e provavelmente são muito piores), tudo isso deixa o livro muito pesado. Vi que algumas pessoas falaram que a Colleen Hoover romantizou essa situação de abuso, mas não acho que foi o que aconteceu, porque em momento nenhum ela trata isso como se estivesse tudo bem, principalmente porque no decorrer do tempo Sloan percebe que o relacionamento dela com Asa sempre foi problemático e ela não fica passando pano para o que ele fez, ela só tem pena dele porque sabe que o que quer que ele tenha passado na infância acabou ajudando ele se tornar o monstro que ele é, mas ela tem total consciência de que isso não é uma desculpa para seu comportamento.

"- Asa, você tinha muito potencial, mas passou cada dia da sua vida esperando que o mundo retribuísse seus anos de merda que teve na infância, foi nisso que você errou. Esse mundo não nos deve nada, aceitamos o que recebemos e aproveitamos da melhor forma. Mas você pegou o que recebeu, casou em cima e ainda esperou mais. Toda criança merece amor Asa, sinto muito por você nunca ter recebido esse amor, por isso te perdoo, nós dois te perdoamos."

Entretanto, acho que um dos maiores defeitos do livro na minha opinião é o excesso de cenas pesadas extremamente descritivas, porque logo no começo eu já tinha entendido que o Asa é louco, então achei desnecessária a quantidade de cenas que estão no livro só para chocar, acredito que as páginas seriam melhor utilizadas se a autora tivesse desenvolvido melhor o Stephen e o Luke ao invés de colocar tantas cenas pesadas. As coisas só vão piorando e quando você pensa que não dá pra piorar mais, piora. Nesse, sentido, esse foi um livro desagradável de ler, não porque a história seja ruim, pelo contrário gostei bastante e, como já comentei, é muito real, mas só acontecem coisas ruins e desagradáveis, a Sloan só sofre, e embora ela tenha um final feliz (pelo menos isso né?), que eu gostei muito de como a Colleen fez, principalmente da atitudedo Luke, esse final feliz só acontece nas duas últimas páginas;-; Mas o que foi aquela vingança dela, meu Deus????? O Asa mereceu tudo o que passou, mas não achei que ela seria capaz de fazer aquilo porque ela é muito superior a ele... acho que o que a autora quis passar é que a Sloan também ficou um pouquinho perturbada com tudo o que aconteceu. Mas acho que o final segue o restante do livro e é bem realista... não consigo imaginar outro final para os personagens.

Enfim, eu gostei do livro e da forma como a Colleen abordou o tema, eu sei que estou repetindo isso mas foi o que senti ao ler: a situação narrada na história é tão real que torna a leitura incômoda e essa é a proposta do livro. Porém, não gostei da quantidade de cenas pesadas e preferia que a autora tivesse usado esse espaço para aprofundar outros personagens. Mas de maneira geral eu gostei bastante do livro e acho que foi uma leitura muito válida. Recomendo sua leitura com cautela para que cada um tire suas próprias conclusões dessa obra que gerou tantas polêmicas, mas lembrando que ele tem gatilhos de violência, relacionamento abusivo, estupro e outros temas delicados.

"Nunca conheci alguém que me trouxesse mais alívio que estresse, até conhecer Luke.
O amor não deve ser mais um peso. Deve fazer você se sentir leve como o ar.
Asa fazia tudo na minha vida parecer pesado.
Luke faz eu me sentir como se estivesse flutuando.
Acho que essa é a diferença entre ser amada do jeito certo e do jeito errado. Ou você se sente amarrada a uma ancora... ou sente que estivesse voando."

Lari 23/06/2024

Como a Colleen já disse, esse não foi um livro muito planejado dela então acaba não tendo a mesma pegada de todos os outros porém mesmo assim ela raramente erra no enredo. Os assuntos de violência, estupro, manipulação e infância traumatizada que são abordados no livro são MUITO interessantes, a gente conseguir ver e entender (e não apoiar) a visão do Asa sobre a vida, do porquê ele fazer o que faz sendo que foi sempre ensinado a ele fazer isso, que ele não conseguia seguir pra outro lado pois nunca tinha tido um exemplo e tb abordando a visão da esquizofrenia do pai que ele também acabava tendo. Luke também não aparecendo como um ?salvador? na história, e sim sendo um meio pra que ela mesmo ache a saída, ele só sendo uma ajuda e não o principal da história dela, ele foi um bom mocinho não se colocando como principal. Não é um dos melhores, mas vale a pena a leitura.

Julianny8 23/06/2024minha estante
Me convenceu a ler ?

Elisa.Maurer 23/06/2024minha estante
Vale muito a pena ??

Clara3246 19/06/2024

Tarde demais????
Em "Tarde demais" acompanhamos a vida de Sloan, que lida diariamente com um relacionamento tóxico e sufocante ao qual se sente presa por ser o que ajuda e mantém seu irmão, que precisa de cuidados especiais, em uma boa clínica.
Asa, seu namorado, é traficante e comanda um super esquema de venda de ilícitos nos campus universitários, ganhando muito dinheiro e vivendo uma vida de festas diárias em sua casa, fato que Sloan odeia, não suportando viver e um lar onde estranhos entram e saem o tempo inteiro, fazendo com que viva em constante medo e insegurança, por diversos motivos além desse, como por exemplo a instabilidade emocional de Asa.
Na universidade, Sloan conhece Carter, de quem gosta, mas se surpreende ao chegar em casa e vê-lo trabalhando para seu namorado.O que Sloan não sabe é que ele é um policial disfarçado que investiga o esquema em que Asa está envolvido.
De forma geral eu gostei da leitura, principalmente da relação de "amor proibido" e senti muita raiva misturada com um pouco de dó de Asa pela sua história e a forma como foi criado.
Até o primeiro "fim" achei a leitura fluída, mas desnecessária, de certa forma, a maior parte dos epílogos, deixando ligeiramente arrastado, mas não atrapalhando significativamente o enredo.
O livro tem muitos gatilhos, com uma história angustiante e chocante, então entendo ser tão polêmico e muitas pessoas não gostarem, mas não achei tão ruim e gostei muito dos momentos em que fora explorado o romance com Carter.
Esse é mais um livro que recomendo a leitura para que tirem as próprias conclusões em relação às críticas, mas tenham a consciência de que é um +18 que conta com diversas manipulações e muita violência em todo enredo.

Monique.Grison 19/06/2024

Comecei a ler porque me disseram que era melhor que Verity porém não achei, achei a história pesada porém retrata muita realidade

mandyepsousa 19/06/2024

Coho e sua função de nos tirar de uma ressaca, pensei que o único personagem dela que eu odiaria seria o Ryle, mas parece que o Asa se superou.

chi 19/06/2024

Ruim
Nossa que livro chato, parece uma fanfic escrita por uma criança de 12 anos tentando abordar assunto pesado de um jeito leve. O cara fez tudo aquilo e não teve uma punição????? não entra na minha cabeça, pior livro que eu li da collen hoover