O universo ao lado

O universo ao lado James W. Sire

Resenhas - O UNIVERSO AO LADO

Cleiton 13/02/2024

Um Clássico!
Um grande Clássico sobre cosmovisão, James Sire como sempre sendo fiel e preciso em seus escritos, se o mundo jaz do maligno nossa mente e fé devem permanecer cativa a Cristo!??

Caroline Dama 05/09/2023

Um estudo cristão sobre cosmovisões
A capa do livro é autoexplicativa e resume bem o que vai encontrar na obra:
Um catálogo básico sobre cosmovisões.
O autor responde a 8 perguntas principais inerentes ao ser humano em cada uma das cosmovisões escolhidas: teísmo cristão, naturalismo, existencialismo etc
Acaba sendo um livro bem completo na verdade, obviamente se tratando de um estudo superficial do tema, mas temos informações valiosas sobre cada uma das cosmovisões, além de notas de rodapés bem úteis para se aprofundar no assunto.

Eu indico bastante a leitura e já faço uma ressalva: é uma visão cristã sobre outras cosmovisões, sendo assim, o autor não é imparcial. As perguntas são sim respondidas de forma factual, porém a visão cristã está sempre presente confrontando as demais formas de ver o mundo.

Luã 08/07/2022

A linguagem de Sire é bastante acessível e a sua exposição de ideias é de uma sagacidade admirável. Esse é daqueles livros que deveriam ser lidos por todos.

Arthur Bernard 21/05/2022

Honesto e esclarecedor
James Ware foi muito feliz em sua escrito. Como indicado no próprio prefácio do livro, ele deve ser lido por toda pessoa que deseja entender as principais visões filosóficas/religiosas do mundo. Apesar de Ware ser cristão, ele as descreve com muita honestidade, comparando-as na definição de cosmovisão apenas.

Mais honesto ainda ele é na conclusão do livro, quando aponta seu ponto de vista sobre o Cristianismo. Isso é esclarecedor não só pra o cristão que o lê mas para aquele que discorda do seu ponto de vista, tornando a pessoalidade de autor - ainda que sucinta - mas fácil de ser separada durante a leitura.

Ítalo Victor 08/05/2022

Um livro indispensável sobre cosmovisão
Uma leitura obrigatória para todo estudante que se interessa por cosmovisão, nele veremos o autor defender sua cosmovisão enquanto compara-a com as principais cosmovisões existentes no mundo, não tentando abranger uma totalidade, mas antes buscando demonstrar as principais bases existente para as cosmovisões atuais e suas derivações ao apontar suas respostas para algumas questões basilares.

Arthur Menassi 10/01/2022

Obra obrigatória para entender cosmovisão
Pra quem quer começar a estudar sobre cosmovisão cristã essa é a melhor porta de entrada. O autor, James Sire, nos mostra algumas cosmovisões e perguntas que devemos fazer para identifica-las. Com leitura fácil e edificante , esse é um dos melhores materiais sobre o assunto.

Mayhara 06/08/2021

Recomendo demais pra todo mundo inclusive pra quem tá começando a viajar no estudo das cosmovisões. Como o título já diz, é um catálogo básico mas que, na minha opinião, é bem explicativo. Introduz o leitor sobre as principais cosmovisões.

Haralan 25/07/2021

Um livro maravilhoso
Não é sem motivo que um livro com profunda erudição tenha vendido mais de 300 mil cópias apenas na América. O livro cumpre a promessa fornecendo um excelente "catálogo de cosmovisões" escrito em linguagem acessível.

Em 11 capítulos, James Sire aborda o Teísmo Cristão, o Deísmo, o Naturalismo, o Niilismo, as duas versões modernas do Existencialismo, o Monismo Panteísta Oriental, a Nova Era, o Pós-modernismo e o Teísmo Islâmico. Em todas as apresentações o autor usa sete perguntas "de cosmovisão" fundamentais e apresenta a resposta de cada cosmovisão às mesmas perguntas. Cada resposta por sua vez, é fundamentada em diversas referências externas e em uma excelente crítica do autor.

O livro é uma lição de sabedoria e capacidade diálogo, além de ser honesto, com o autor desde o início deixando bem claro que fala (escreve) a partir da perspectiva do Teísmo Cristão.

A leitura vale apena tanto pelo conteúdo quanto pela forma. O posfácio é emocionante!

SauloBtista 18/06/2021

Um livro completamente necessário para todo cristão (ou pessoa em geral) que deseje ou necessite entender o mundo ao seu redor e as crenças que o guiam.

Mildred 03/06/2021

Cosmovisão
Como o livros diz é um catálogo, sobre algumas Cosmovisão, as mais populares, bem simples e direto, uma ótima leitura

Daniel.Lima 24/05/2021

Uma ótima introdução. Essa nova versão com o acréscimo da visão islâmica traz uma boa passe para começo desse estudo.

Ricardo 03/04/2021

Um manual de cosmovisões
#umlivroporsemana
#skoob

Espero ler ou reler um livro por semana em média neste ano. Pretendo postar breves comentários sobre minhas impressões destas leituras.

O indivíduo que está ao seu lado pode ser parte de outro universo. Basta que ele tenha uma cosmovisão diferente da sua. Existem múltiplas cosmovisões que levam a respostas bem diferentes às mesmas perguntas. James Sire faz um excelente trabalho de agrupar estas múltiplas cosmovisões em grupos bem representativos e fazer a eles as perguntas fundamentais que toda cosmovisão pretende responder. Assim, temos neste livro um excelente manual de identificação de cosmovisões em uma comparação com o teísmo trinitário.

Pai, que meus olhos estejam sempre postos em ti, na tua Palavra e na obra de teu Filho realizada em meu favor.

A.S. Silva 14/12/2020

Obra para ser lida, relida e consultada.
W. SIRE, JAMES. O universo ao lado, um catálogo básico sobre cosmovisão. Editora Monergismo. 2018.

A obra O universo ao lado — escrita por James W. Sire, editor, escritor, teólogo e apologista cristão — é um catálogo básico sobre cosmovisões. Nesta obra, Sire busca analisar, embora não exaustivamente, as principais cosmovisões do Ocidente e do Oriente — Teísmo, Deísmo, Naturalismo, Niilismo, Existencialismo, Monismo Panteísta Oriental, Nova Era, Pós-Modernismo e Teísmo Islâmico — também busca descrever o desenvolvimento histórico das mesmas e, principalmente, por meio de argumentos bem construídos, demonstrar o impacto que a última (Pós-Modernismo) traz para as demais; e, por fim, estimular o leitor a pensar sobre a realidade dentro desses termos de visão de mundo. Assim, é necessário compreender que o objetivo da obra não é oferecer um conhecimento exaustivo sobre o tema, mas sim servir de material introdutório, fornecendo uma perspectiva ampla do assunto.
E para cumprir com esses propósitos, Sire nos fornece oito perguntas básicas, que na verdade são questões fundamentais que norteiam qualquer cosmovisão. São elas: O que é a realidade fundamental? Qual é a natureza da realidade externa? O que é o ser humano? O que acontece com quem morre? Por que é possível saber alguma coisa? Como sabemos o que é certo ou errado? Qual o significado da história humana? Que compromissos centrais, pessoais e que guiam a vida são consistentes com essa cosmovisão? Desta maneira, ao longo de toda a obra, o autor apontará as inconsistências que cada cosmovisão carrega em sua estrutura interna e externa, quando submetidas às perguntas acima.
Um ponto positivo do livro é o seu cuidado em traçar uma ordem cronológica/histórica das várias metanarrativas que se desenvolvem. Assim, ele inicia seu texto com o Teísmo Cristão, e a partir deste, percorre um longo caminho, passando pelo Deísmo, Niilismo, culminando no Pós-modernismo, evidenciando os aspectos sócio-histórico-culturais como fatores determinantes para a formação de cada visão.
Além disso, o leitor que desconhece alguns conceitos filosóficos talvez tenha dificuldades em entender certos trechos ou em acompanhar a linha de raciocínio do escritor em determinados momentos, mas mesmo diante dessas dificuldades, uma pesquisa rápida na internet ou uma consulta em algum dicionário já resolve a questão. logo, o livro é excelente! Vale a pena o esforço empregado e o tempo investido na leitura.

Du Du 18/10/2020

Sire traz um pouco de algumas cosmovisões ao longo dos anos, passando do teísmo cristão até chegar ao teísmo islâmico.
Bem crítico, intelectual e objetivo. Simplesmente gostei muito!
Não considero a linguagem acessível a todos. Em muitos momentos, por falta de conhecimentos prévios, não compreendi um parágrafo ou outro, mas nada que tenha impedido o meu entendimento.
Mayhara 07/08/2021minha estante
Ele é um ótimo livro pra consulta, pra sempre voltar pra relembrar. Quando li, já tinha ouvido falar sobre algumas cosmovisões mas ainda assim precisei recorrer algumas vezes ao dicionário ou pesquisar alguns termos.