Tablóide Americano

Tablóide Americano James Ellroy

Resenhas - Tablóide Americano

Che 03/12/2022

AMÉRICA DESCORTINADA
James Ellroy parece ter uma obsessão comum nos seus cinco livros já conferidos até aqui (e com certeza outros virão) por este humilde leitor: descortinar o país que emergiu como potência mundial depois da Segunda Guerra Mundial em suas décadas de maior glória propagandística.

Esse objetivo, presente em sua obra desde DÁLIA NEGRA - ainda seu melhor livro, na minha opinião, porém seguido muito de perto por este aqui - é explicitado já na curta, porém impagável página-prólogo de TABLOIDE AMERICANO.

Ellroy desde o primeiro capítulo, com a apresentação do capanga canadense Pete Bondurant, nos pega pela mão, nos joga para trás dos bastidores da teatrada dos "anos dourados" dos EUA (e principalmente, de Hollywood) pra evidenciar que a podreira o e mais absoluto dinheirismo SEMPRE esteve ali. E claramente se diverte com o choque que subjaz entre o que ele narra e o mundinho de comercial de margarina que a Hollywood mítica quis deixar. As duas cortantes páginas de um jornalista marrom da _Hush Hush_ disparando o que sabe sobre a vida íntima das celebridades são pra fazer valer as duas palavras que dão título ao livro.

As ambições corrosivas da obra, porém, não param por aí. É de muito longe o livro de Ellroy que mais abertamente se mete com figuras conhecidas da política nacional estadunidense. Sua pena é particularmente ácida com o falso santarrão da família Kennedy que emplacou na Casa Branca, com apelidos simplesmente hilários.

De brinde, ainda contextualiza e insere com força decisiva na narrativa a revolução cubana, que a gente acaba torcendo muito a favor (embora provavelmente não fosse a intenção do autor) justamente por ver que tipo de gente faz oposição a ela! É o melhor aproveitamento narrativo desse evento histórico numa obra de ficção, superando até mesmo o modo inteligente como foi usado no segundo filme da trilogia PODEROSO CHEFÃO.

Dava ainda pra versar muito sobre a qualidade do desenvolvimento dramático de seus personagens e suas muitas e ótimas subtramas, sempre casando com maestria personagens históricos reais com outros que vieram da cabeça cínica de Ellroy - destes, o melhor deve ser o detetive Littell, um agente idealista que pouco a pouco negocia com a realidade corrupta que o cerca de modo irrefreável.

Enfim, TABLOIDE AMERICANO é um dos melhores livros que li nos últimos anos e um compêndio de habilidade artística do autor estadunidense que melhor dominou o gênero noir até hoje. Obra-prima!

Victor, the Reader 26/07/2022

Tabloide Americano
Mais um calhamaço concluído! Foram 700 páginas de ação e um emaranhado de personagens. Traição, intrigas, cafetões, mulheres, drogas, polícia corrupta, política, extrema direita, comunistas, FBI, e mais, tudo muito bem arquitetado para construir uma nova versão (ficção?) do assassinato de J. F. Kennedy, em Novembro de 1963.

Sergio21 27/07/2021

James Ellroy é grande
Uma nova e corajosa perspectiva da história americana. Sem mitologias ou filtros. A construção história e os personagens fictícios costurados com esmero.Essa trilogia para mim é o auge da produção de James Ellroy. Os outros 2 volumes mantém o auto nível. Obra de fôlego que vale o esforço.

Beto 25/03/2021

A genialidade de James Ellroy
"Tabloide Americano" mantém o posto de James Ellroy no topo dos maiores gênios da literatura atual. Com uma estética diferenciada e extremamente provocante, o autor cria uma introspecção nos Estados Unidos da década de 60 fantástica, levando-nos a um sentimento de conhecimento e de familiaridade como se estudássemos o assunto diariamente.

Todos os personagens - sejam os narradores, ou não - são extremamente cativantes e a realização da leitura após a sessão de "O Irlandês" - magistral obra prima de Scorsese disponível na Netflix - torna a jornada ainda mais prazerosa, ao facilitar a identificação dos nomes com os rostos (obviamente, nas cenas de Jimmy Hoffa, foi impossível não imaginar Al Pacino "atuando" no livro).

A construção dos personagens e suas modificações ao longo do livro são precisas e é extremamente correspondente à primeira página do livro (não darei spoilers), com desenvolvimentos trágicos em sua essência e que se encaixam perfeitamente ao ambiente vivido por agentes secretos, chefões da máfia, diretores de sindicatos, assassinos de aluguel e, claro, o presidentes dos Estados Unidos.

Ellroy continua genial e, ao longo da história, a mesclagem feita pela autor entre a descrição de um fato histórico e a personalidade dos personagens como narradores é tão precisa que a torna um estilo único. "Tabloide americano" é uma leitura extremamente divertida, desconfortante e com inúmeros momentos memoráveis. Vale cada página de sua leitura e que venha "6 mil em espécie"!
Joao.Vitor 29/04/2021minha estante
oi boa tarde! fiquei muito interessado pelo livro...vc sabe algum lugar para baixar ? infelizmente esse livro esta sendo dificil de encontrar e quando acho o valor é de 130. desde ja agradeço ! e parabens pela resenha .

Pablo 13/06/2020

O submundo americano dos anos 60
Hollywood me apresentou James Ellroy com um dos melhores filmes policiais de todos os tempos: Los Angeles - Cidade Proibida. E isso me levou a comprar Tablóide Americano num sebo, que entre pilhas de leituras e mudanças de cidade, só tive oportunidade de conferir agora. Como diz o ditado, antes tarde do que nunca. Que leitura! Ellroy tem um estilo seco e sem firulas, jogando o leitor no meio de uma teia complexa de interesses e personagens dúbios, capazes de tudo para atingirem seus objetivos. São 700 páginas de história que passam voando. Só não espere por atos de heroísmo nem procure mocinhos por quem torcer. Neste romance, quem toma conta da trama são os vilões.

Tablóide Americano oferece um tour de force pelo o início dos anos 60, acompanhando a a ascensão de John F. Kennedy nos EUA e de Fidel Castro em Cuba, com a máfia e o FBI a ditarem as regras dos jogos em narrativas múltiplas que se entrelaçam com maestria na jornada de três personagens em comum. Em primeiro lugar, temos Kemper Boyd, um agente federal encarregado de se infiltrar entre os Kennedys como um espião de J. Edgar Hoover, o mandachuva do FBI. Em segundo lugar, temos Ward Littell, outro agente do FBI especializado em grampos e que deseja ajudar os Kennedys a derrubarem mafiosos como Jimmy Hoffa. Por fim, temos Pete Bondurant, o braço direito do excêntrico Howard Hughes que faz uns bicos para mafiosos no tempo livre e decide trocar Los Angeles por Miami.

Logo, estes três personagens mergulham numa série de esquemas e conspirações que jogam uns contra os outros, numa dança complexa onde as alianças mudam de modo flexível e surpreendente que vão culminar num dos maiores traumas da história americana. Ellroy mistura realidade e ficção com naturalidade, criando um retrato vívido e funesto dos anos 60. Violento demais? Talvez. Ainda assim, uma leitura instigante que exige a atenção constante dos leitores.

Luiz Miranda 26/09/2016

Obra-prima
Irmãos Kennedy, J. Edgar Hoover, Hoffa, Howard Hughes, CIA, FBI, Máfia. Tablóide Americano é obrigatório pra quem saca estes nomes.

Policial e thriller político, mistura ficção e realidade ao recriar os fatos que levaram a invasão da Baía dos Porcos e ao assassinato de JFK.

A brutalidade do texto não conhece limites: ninguém aqui é minimamente correto, um dos protagonistas já matou mais de 300 pessoas.

700 páginas de um rigoroso exercício de estilo e imaginação. Obra-prima de James Ellroy.

Lance 14/02/2012

um dos melhores
livros que já li. Quando terminei, voltei para a primeira página e recomecei a ler. Trama incrível, ligações fantásticas, personagens marcantes, uma desconstrução dos mitos americanos. sensacional