Shinsetsu

Shinsetsu Clóvis de Barros Filho

Resenhas - Shinsetsu

eurenato 13/01/2024

A arte de ser gentil
Este livro é uma narrativa literária que se apropria da compreensão da palavra japonesa Shinsetsu como "a arte de ser gentil" para contar histórias positivas da postura de quem evita 'produzir em outra pessoa dano, tristeza ou incômodo'. É uma leitura leve, suave e inspiracional. Shinsetsu é causa bastante da alegria de quem age. É um tipo de postura altruísta que não espera por reciprocidade. Não é um manual nem uma solução. É lembrete. Lembretes persistentes, o da suavidade e o da gentileza.
Fui aluno do professor Clóvis na ECA, numa das optativas livres que pegava pela USP. A disciplina era de Ética, as turmas já abarrotadas mesmo antes do boom dos filósofos pop que viria logo a seguir. Nas aulas muito Espinosa, Bourdieu, Nietzsche e sobretudo a potência de agir do professor que é puro encantamento. Ele realmente brilha em sala e por isso se sai tão bem em grandes palestras motivacionais. Enérgico e gentil.

Lívia Camargo 17/09/2023

Bom demais. Ótimas reflexões. Leitura rápida e cheia de provocações positivas. Um chamado para o tema nas relações cotidianas.

Marla.Monteiro 21/03/2023

Trechos :)
Aprender a considerar a presença de quem quer que seja como um potencial afetado pelas minhas decisões práticas representou um primeiro importante passo para a busca de uma vida feliz em qualquer coletivo de que faça parte.
Sinto-me muito bem toda vez que uma intervenção minha afeta alegremente. Seja quem for. Empatia, simpatia, amor. Chame como quiser.
Moral e shinsetsu têm um lema comum: toda real transformação do mundo começa dentro de si. Na consciência. Na razão prática. Na convicção íntima. Para além de toda a oportunidade que exija violá-la.
Agir para melhor a vida de alguém não requer contrapartida alguma. Não há o que compensar. Pelo contrário. Essa entrega dignifica. Vale mais para quem proporciona do que para quem recebe. Enquanto este ganha uma carona, um livro, um sorriso, um auxílio, um abraço, uma saudação, aquele carimba com o selo da virtude sua vida,
seu comportamento, sua atitude. Por tudo isso, o maior beneficiado é quem beneficia.
O fato de algum gesto de reconhecimento habitualmente seguir uma ação empreendida em função do bem alheio não deve determinar tristeza na sua ausência. Shinsetsu é causa bastante da alegria de quem age. Não requer complemento.
Agir na moral ou em shinsetsu é deliberar soberanamente - pela própria consciência- sem que os deuses e os homens precisem ficar sabendo. Só você sabe o que deve fazer é não precisa de ninguém para te chantagear. Nem te premiar. A beleza das duas reside na solidão deliberativa. Sem prêmios nem castigos. Você vale pelo bem que decide fazer. Pelo mal que não se autoriza fazer.
Por maior que seja o apego ao próprio gosto, não há por que fazer dele um princípio, válido para quem quer que seja.
Aja sempre de acordo com uma máxima tal que você queira que ela se torne uma lei universal (Kant).
Se cada pessoa neste auditório tomar por regra que, onde quer que esteja, sempre que puder, será um pouco mais gentil que o necessário, o mundo realmente será um lugar melhor. E, se fizerem isso, se forem apenas um pouco mais gentis que o necessário, alguém, em algum lugar, algum dia, poderá reconhecer em vocês, em cada um de vocês, a face de Deus.
O outro nem sempre convém. Nem sempre alegra. Nem sempre é amável. Nem sempre nos aperfeiçoa. Mas, como dizem, é o que temos para hoje. Condição da existência de cada um. É o que é.

Beatriz 29/01/2023

O que está por trás dos seus atos?
Um livro que, sem dúvidas, me marcou. Com palavras simples, raciocínios práticos e inúmeras histórias este livro me desafiou a buscar a gentileza por trás dos meus atos. Me desafiou a ser uma pessoa melhor pelo próximo que me cerca.
Agora eu tenho não apenas a consciência sobre os meus atos falhos, mas o aparato necessário para corrigi-los. Não do dia para noite, afinal sou humana, mas dia após dia.
Para finalizar, Clóvis de Barros merece elogios pela forma como retratou Deus neste livro, com destaque para o capítulo 54 em que ele nos relembra sobre como Deus nos amou ao ponto de nos permitir desfrutar da nossa imperfeição
humana:

?Amor de afastamento. O mundo nada mais seria do que pegadas de Deus na areia da praia que denunciam sua passagem por ali?.

Gustavo603 27/01/2023

O poder da gentileza
Nesse livro o prof. Clóvis fala sobre a filosofia da gentileza japonesa, como é importante considerar os outros, nunca ter atitudes que possam ofender. O livro trás uma série de exemplos utilizando outras obras literárias, é impossível concluir o livro sem sair com uma lista de livros que gostaria de ler.

Joao 27/01/2023

Muito bem escrito
Clóvis de Barros está de parabéns pelo livro. Diferentemente de muitos que já li, neste parece que estamos tendo um diálogo com o escritor, visto que, por vezes, ele nos atrai à conversa. Provoca-nos.

Saio diferente e melhor do que quando comecei a ler a obra. Uma escrita fácil de entender, com muitos exemplos dados, desde deuses do Monte Olimpo à Escrava Isaura.

Fácil de compreender, mas difícil para colocar em prática como o autor mesmo admite. Será necessário treino, assim como tudo nessa vida. Foi-nos dados as ferramentas e as letras, resta-nos saber utilizá-las.
Beatriz 29/01/2023minha estante
Disse muito bem, é como uma conversa em um cafeteria no domingo a tarde ?

Joao 29/01/2023minha estante
Simmm

Mateus 25/01/2023

Shinsetsu
Preciso dizer que, li o livro inteiro com a voz do professor. Uma leitura fácil, mas uma lição difícil para muitos de nós. O livro propõe um modelo de pensamento que usa a gentileza como um meio para trazer mudanças positivas para a vida das pessoas. O livro explora como a gentileza pode ser usada para melhorar relacionamentos, promover ajustes na comunidade e ajudar a construir um mundo melhor.

Dedê 23/01/2023

Espetacular
Nessa obra magnífica, o professor Clóvis de Barros consegue repassar a beleza da cultura e sabedoria japonesa através de situações e exemplos que contemplam o modo de agir e pensar ocidental.

As personagens fictícias Shinsetsu (aluna japonesa), Moral (amiga italiana) e Mrs. Utility (professora britânica) dão forma e vida à filosofia do autor, que pauta a gentileza como imprescindível para uma revolução empática de felicidade, fraternidade e consideração no mundo iniciada dentro de nós.

Em um período histórico de intolerância, ódio e individualismo, sempre é bom nos munir com pensamentos e conhecimentos cujo enfoque é evoluir e tratar a si mesmo e ao próximo com mais amor, respeito e compaixão.

Andressa 04/12/2022

Gostei muito da escrita e da maneira que o autor conversa com o leitor.

Livro muito útil. Recomendo a leitura!

natiimartinello 14/10/2022

Não conversou comigo
Infelizmente, terminei esse livro por pura persistência minha. Não achei a escrita atrativa, havia muita repetição de palavras e ideias. A melhor frase que grifei nesse livro foi ?Natália tem razão?. Haha

Marceli.Machado 07/05/2022

Eu não encontrei o que eu esperava, e não por demérito do autor, mas pq eu esperava aprender algo extraordinário sobre Gentileza.
Então aprendi algo extraordinário sobre aprender. Nem tudo é complexo!
Algumas coisas são o que são; são o que já temos a noção que são; e mesmo que queiramos mergulhar nas profundezas de conhecimentos profundos, isso não acontecerá.
Gentileza é pra ser simples, leve, fácil? e é isso que o autor nos apresenta.
Simples assim!

Kelly_domings 10/10/2021

O poder da Gentileza. ?
Shinsetsu: logo de cara o título já nos intriga, pois é uma palavra cujo significado é desconhecido? porém o objetivo do livro é justamente esse! Te apresentar o poder de Shinsetsu ou a nossa grande amiga chinesa Gentileza.

Após o impacto inicial do título, um nome, Clovis de Barros. Pessoa que gravou algumas das palestras mais sensatas de todas. Famoso por expressões como ?vai ser burro na cadeia!? Kkkkk e muitas outras pérolas. Clovis é um dos meus palestrantes favoritos, de uma forma simples e direta, ele consegue introduzir pontos de vista diversos na nossa cabeça e estimular reflexões fantásticas sobre a vida.

Nunca tinha lido algum livro de sua autoria, mas não foi dessa vez que me decepcionei. O livro é como uma conversa, onde você ouve a voz do autor (com sua maravilhosa entonação em momentos diferentes), consegue deslumbrar sua criação (sentado na cama, digitando em seu notebook, em uma tarde de domingo) e embarcar numa viagem para a cultura chinesa.

É um livro riquíssimo, que vai com certeza fazer você enxergar um mundo mais gentil (ou pelo menos te ensinar a ser mais gentil com sigo mesmo).