As Aventuras de Huckleberry Finn (eBook)

As Aventuras de Huckleberry Finn (eBook) Mark Twain

Resenhas - As Aventuras de Huckleberry Finn

Carolina 19/03/2024

Um livro muito bom!
Esse livro com certeza deveria estar na leitura obrigatória de ?livros legais para meninos travessos? rsrs

Huckleberry Finn é o típico ?menino impossível? que chamamos aqui no nordeste. Me diverti muito com suas peripécias, achei outras ofensivas com o pobre do Jim, mas tive o mesmo sentimento de quando li Júlio Verne: queria ter lido esse livro na minha adolescência?

Em um mundo ideal, gostaria de fazer essas indicações a meus sobrinhos, afilhado, filhos (que ainda nem tenho) e vê-los com a mesma empolgação que eu senti quando li essas obras.

Que o mundo tecnológico não tome conta de tudo?

Paulo2144 08/12/2021

E são muitas aventuras...
O livro conta a história das aventuras de Huck Finn e seu seu amigo Jim (um negro escravizado que estava fugindo para o norte em busca de liberdade) ao longo do rio Mississippi, nos EUA. Achei o livro meio morno em algumas partes, mas algumas das aventuras são muito empolgantes, principalmente nos últimos capítulos. Recomendo o livro não só como entretenimento, mas também para entender um pouco como era a dinâmica da sociedade norte americana do final do século XIX, e como pessoas negras eram vistas naqueles tempos. Excelente leitura!

Lara 24/10/2020

?Era de a gente ter vergonha da raça humana?
Comecei a ler este livro em inglês, mas acabei desistindo pois a leitura estava muito lenta por conta do modo de falar do Jim. Eu tinha que imaginar o som de cada palavra ao ser lida, para decifrar o que ele estava dizendo.

A história em si é, na maior parte do livro, envolvente e hilária. O humor muitas vezes é ácido e crítico. Em vários casos este humor se vale da inocência e ignorância de Huck e de Jim, por meio de questionamentos que eles fazem ao status quo. Esses questionamentos, vindos de pessoas de tanta simplicidade como o são, servem tanto como forma de humor quanto como crítica aos costumes e comportamentos incoerentes da sociedade da época.

Quanto à questão polêmica do ?nigger?...
Autores que questionam o status quo obrigatoriamente têm que mostrá-lo como é. O livro é de uma época totalmente diferente e expõe sim a visão de inferioridade do indivíduo negro, por exemplo:
?Jim não via a vantagem de muitas daquelas coisas, mas, como nós éramos brancos, achava que devíamos saber melhor do que ele.?
Apesar de abordar esse assunto, ainda acho totalmente válida a leitura infantil do livro, principalmente com alguma orientação, e acho um absurdo qualquer tentativa de censura, por menor que seja.

Independentemente da questão citada anteriormente, o mais importante é que a ideia central do livro quanto a esse assunto é dar dignidade a Jim, sendo, portanto, antirracista. Huck e Jim criam laços profundos, e durante grande parte do livro Huck lida com um dilema atormentando sua consciência, pois a sociedade lhe dizia que ele era mau por ajudar um negro a fugir, mas seu coração lhe dizia o contrário. Em certo momento ele conclui:
?Não pensei mais em me converter. Tirei aquilo da cabeça e resolvi dedicar-me outra vez à malandrice, que era coisa mais a meu jeito. Tinha sido criado com ela e não de outra maneira. Para começar, iria fazer o possível para tirar o Jim da escravidão, e, se me lembrasse de qualquer coisa pior, também a faria. Já agora, estava disposto a tudo. Era melhor ir até ao fim.?

Huckleberry Finn, considerado um malandro na sua época, não sabia que na verdade ele era um herói com um nobre coração.