The Complete Maus

The Complete Maus Art Spiegelman

Resenhas - Maus

Mariana 24/12/2023

Livro maravilhoso!
Mesmo se tratando de um assunto sério a leitura é rápida, fluida e muito boa.
Muito importante ler esse tipo de livro para ganharmos conhecimento sobre a triste realidade que acontecia antigamente. Porém, esse livro tratou o assunto de uma das melhores maneiras possíveis, comecei a ler meio receosa sobre se ia gostar (normalmente não leio esse tipo de livro) e no final gostei muito dele

Amorim. 30/12/2022

Sem comentários.
Eu tinha muito preconceito com quadrinhos, ficava achando que não ia me envolver e várias pessoas já tinham me falado desse livro.. mas o que mudou minha visão para dar uma chave foi uma amiga que comentou a seguinte frase ?esse livro é um dos melhores para entender a segunda guerra? e eu amo ler sobre esse assunto? foi o combo. É que tapa na cara, do começo ao fim do livro. Sem comentários, história triste mais necessária para não cometermos os mesmos erros do passado.

Be 23/07/2022

Maus
Não entendi nada, mas muito bom!!! uma "distopia" que fala bastante sobre a segunda guerra mundial e a vida dos judeus naquele momento. Vale a pena!!

Pamela.Pugliano 25/06/2022

"...não existir mais famílias, era cada um por si mesmo!"
Essa história é o primeiro quadrinho que leio em anos e tinha me esquecido como era fácil me perder em traços e linguagem. Esse é o tipo de livro necessário, que todos deveriam ler pra entender um pouco que seja da história do holocausto.

Não quero falar muito sobre a história porque a experiência é ir conhecendo os personagens, as imagens e essas memórias. Gostei muito por terem abordado os "estágios" dessa manipulação que os judeus sofreram - aos poucos, com falsas promessas e tirando todo a individualidade desse povo - e em como, em certo ponto, foi fácil fazer com que amigos, família e qualquer um se tornasse inimigo. Essa questão me marcou muito. Como deve ser ter de lutar pelo sobrevivência e não poder confiar em ninguém a sua volta? Vale também um salva para os desenhos - mesmo que simples, suas linhas passam exatamente o que precisam e conseguem transmitir o que querem.

Enfim, leiam. É um registro único e significativo dessa época, mesmo que difícil. Acho que fazer com que os personagens sejam animais meio que "desumaniza" essa questão tão horrenda, facilitando a leitura. Leitura mais que recomendada e necessária. Aproveitem.

Carla 21/03/2022

Amo as conversas dele com o pai, sempre ficava ansiosa por mais, dá aquela sensação de conversar com os mais velhos e adquirir mais experiência e sabedoria, sabe?
Muito bom! No final, eu não queria que chegasse aí fim. Amo a forma com que ele detalha as coisas, traz mais clareza ao que é escutado hoje em dia. No fim, meu livro preferido!

Caetano.Fernandes 16/01/2022

é a história de um sobrevivente de Auschwitz contada e ilustrada pelo seu filho.
por ser em quadrinhos, a leitura é muita rápida, mas o conteúdo abordado é tão intenso que são necessárias pausas para absorver o ?soco? que o livro acabou de te dar.

Thathithas 06/03/2021

De uma chance
Maus cumpre seu papel em relembrar a história. De uma forma clara e fluida a narrativa conta as lembranças de um sobrevivente do holocausto.

Carol 19/01/2021

Leitura essencial
Digo com toda a segurança que essa foi a melhor HQ que já li.

Consumo bastante conteúdo sobre a segunda guerra e sempre me emociono com os relatos dos que sobreviveram. Com Maus, não foi diferente.

A HQ consegue retratar as experiências de um sobrevivente e ainda nos mostrar como esse período deixou sequelas e marcas tão profundas na saúde mental e física dos que saíram vivos. A guerra cessa, mas a luta pela sobrevivência continua todos os dias.

Que eles não sejam esquecidos.

agasbriela 16/12/2020

Incrível
Muito bom, acredito que todo mundo deveria ler, tem uma linguagem fácil e ilustrações muito boas.

Maria4556 28/08/2020

Necessário
A história contada por um sobrevivente do nazismo. Muito emocionante!

Flavia558 19/06/2020

Histórico!
Uma história triste que deve ser lembrada e, talvez, alertar as próximas gerações sobre o quanto ainda devemos evoluir como indivíduos. Quanto mais leio sobre Segunda Guerra, mais me espanto com a capacidade do ser humano em ser terrivelmente cruel.

Bobby 27/12/2010

Apesar de escrever mais uma história sobre o holocausto, Art Spiegelman consegue contá-la de maneira que nunca vi antes. Intercalando cenas da guerra (pela memória de seu pai), com momentos do seu dia-a-dia na América, sua relação com seu pai e com o seu trabalho.
Trás o horror da segunda guerra e dos campos de concentração, o drama de uma relação pai-filho complicada, a recepção de seu trabalho pela mídia, e discuções sobre a complicação da Memória para a construção da história, sobre o uso de meios novos e diferentes para se falar sobre História. Tudo em um formato inteligente, metalinguístico, lindo...

Fernanda :) 19/12/2010

Mais uma vez, tentando fugir das obras sobre o nazismo, essa graphic novel "pula" na minha frente. A maneira como Art Spiegelman narra a história real de seu pai em Auschwitz é sensacional e capta a atenção do leitor, o sofrimento dos personagens pode ser sentido na pele. As representações gráficas são super criativas: os judeus como ratos, os alemães como gatos, os americanos como cães. Simplesmente excelente.

Teo 01/11/2010minha estante
Só uma correção: Os judeus são ratos e os poloneses porcos.

Fora isso concordo em gênero, número e grau. Leitura simplesmente fantástica.

Fernanda :) 19/12/2010minha estante
Ops, falha minha. Corrigida :)

Diego Nunes 26/11/2010

Sensacional
Numa abordagem inusitada, Art Spiegelman relata os fatos do holocausto vividos por seu pai Vladek tratando os judeus como ratos, os nazistas como gatos, americanos como cães e poloneses como porcos.

É praticamente impossível conter a lágrima ao final da história.
Dani 19/02/2011minha estante
concordo com a sua ultima frase

Silvia 05/07/2012minha estante
Legal...