Uma ponte para Terebin

Uma ponte para Terebin Letícia Wierzchowski

Resenhas - Uma ponte para Terebin

Katia.Scott 27/06/2021

Imigrantes Poloneses
Muito bem escrito! Primeiro livro que li da escritora e percebi que ela se esmerou na pesquisa sobre a 2a Grande Guerra. Bom para saber da história da vinda dos Poloneses para o Brasil nessa época e anterior, se ficando no interior do Rio Grande do Sul! A autora é neta de um imigrante polonês, escrevendo o livro a partir das memórias de sua própria ascendência! Interessante!

Ingrid 30/04/2020

Há muito tempo queria ler Letícia Wierzchowski e comecei por esse. Eu, que não tenho muita paciência pra História, quando percebi a narrativa do livro fiquei com preguiça. Mas segui lendo e cada vez mais me prendendo à vida da família de Letícia. Parava a leitura para pesquisar sobre a vinda dos poloneses para o Rio Grande do Sul, pesquisando os endereços que ela colocava... Muitas vezes esquecia que algumas partes são romanceadas e dava um grande nó na minha cabeça - em um bom sentido. Sei que acabei o livro e já estava recomendando e emprestando ele. Foi uma ótima aventura.

Sabrina 26/08/2019

Excelente!
Se o livro tem Letícia Wierzchowski como autora, a certeza é de uma leitura rápida e deliciosa. A gaúcha responsável pela Casa das Sete Mulheres entrega em seus trabalhos uma prosa repleta de poesia, com pérolas descritivas tanto de sentimentos e emoções como de paisagens. No livro "Uma ponte para Terebin", ela foge da temática do Pampa gaúcho e nos transporta a Polônia e Segunda Guerra Mundial - com descrições primorosas do que os soldados enfrentaram no conflito. Letícia usa fatos reais e ficção para tecer com mãos hábeis a trama da vida de seu avô, que imigrou da Polônia para Porto Alegre na terceira década do século XX. Uma história para lá de rica, na qual a autora tira do álbum de fotografias da sua família os personagens e os coloca pra falar - quase que literalmente, já que ela imprime nas páginas muito do que imagina ter sido as suas vozes. Assim, ela correlaciona fatos e fantasia de uma forma brilhante. Aliás, o que é a verdade se não uma narrativa que a gente escolhe contar? Ao fim, o que posso dizer é que gosto cada vez mais dos livros de Letícia. Ainda nesta obra, muito aprendi sobre o que aconteceu com a Polônia na segunda guerra - este período parece render um sem número de histórias que a gente nunca esgota de conhecer. E me incentivou a ir além, pois pesquisei pra entender que a Polônia não era uma nação livre antes da Primeira guerra mundial. O sofrimento do povo polonês não se resume aos judeus nas câmaras de gás - o que já seria horror para marcar para sempre a humanidade. A Polônia ainda teve que enfrentar a dupla invasão russa e alemã no início da guerra, e o complicado impasse para restabelecer um novo governo pós-conflito. Todos os poloneses sofreram demais na guerra, e diz o livro que metade de sua população pereceu entre 1939 e 1945. Portanto, mais do que resgatar a história de sua família, Letícia traz a seus leitores a história do povo polonês. Um trabalho mais do que necessário. E feito de uma forma que me inspirou a querer saber mais dos meus próprios antepassados.

site: https://medium.com/@sabrinadidone
Débora 26/08/2019minha estante
Conheci só agora esse livro e lendo sua resenha vou amanhã mesmo comprar. Parabéns ótima resenha

Sabrina 10/09/2019minha estante
Obrigada, Débora! Seu comentário me deixa muito feliz! Acho que vc vai gostar muito do livro! Depois me conta!

Débora 23/09/2019minha estante
Vou contar sim.