A Alma Artesã

A Alma Artesã Erwin McManus

Resenhas - A Alma Artesã

Melissa.Micheletti 18/02/2024

Lindo e inspirador
Uma obra sobre sermos os artesãos das nossas próprias vidas, mantermos a curiosidade da nossa criança depois de adultos.
Um livro cristão com vários exemplos e histórias lindas de pessoas que transformaram as suas vidas em uma obra de arte.

Any 03/09/2023

Leitura obrigatória pra qualquer artistas
Um artista é uma criança que não cresceu
Um adulto que foi corajoso o suficiente para não parar de imaginar
Alguém que foi resiliente e forte o suficiente para transformar a imaginação em realidade.

Nós não fomos criados pra vidas medíocres, fomos criados para criar com o grande Criador e nos perceber tendo feito das nossas vidas uma verdadeira obra-prima.

Ana Bernhard 22/02/2023

Todos somos artesãos da alma!
""A alma artesã acredita no melhor em todos nós e, portanto, se recusa a aceitar qualquer coisa que seja menos do que isso."
- A Alma Artesã: Esculpidno sua vida em uma Obra de Arte (Erwin McManus)

Não tenho palavras pra expressar por completo a experiência que foi ler esse livro!

De maneira simples, como quem conversa com o autor, somos levados a entender coisas importantes que nos esquecemos ao longo do tempo. Vou resumir aqui principalmente em alguns pontos:

Primeiro: que somos TODOS criativos. Todos temos o dom da criatividade pois isso é algo que recebemos do nosso Pai, que é o Criador.
Segundo: a nossa maior obra de arte é a nossa vida! Todos os dias traçamos, escrevemos e pincelamos a nossa história através de todas as escolhas que fazemos.
Terceiro: não escolhemos a forma como nascemos, mas escolhemos qual será a nossa percepção de tudo o que acontece ao nosso redor!

E por fim: ser um artesão da alma e ser criativo não é sobre saber desenhar, escrever ou tocar um instrumento. Ser criativo é escolher ser criativo todos os dias e se dedicar a se esculpir na melhor versão de si mesmo, pois Deus nos capacita para isso!

Enquanto eu escrevia, minha alma foi renovada pra muitos projetos e sonhos que eu tinha e que haviam ficado travados. Escrevi peças, textos, voltei a ver alguns sonhos impossíveis como possíveis, e espero que essa mensagem que li possa reavivar a sua alma criativa também!

Deus te chama para escrever a sua história junto com ele como uma obra de arte!

KeityBarros - UniversosDePapel 12/04/2022

Ótimo livro. Mostra o quanto podemos usar a nossa criatividade quando vivemos plenamente a vida que Deus tem para nós!

Viviane676 12/01/2022

Que livro necessário!
Um livro extremamente inspirador! Com várias passagens bíblicas, o autor fala sobre criatividade e o evangelho de forma muito fluida.
A minha vontade era de marcar o livro inteiro! Certamente, futuramente, eu irei voltar nas minhas marcações.
Finalizei a leitura e agora farei todos os exercícios impostos no fim do livro, com calma.
Com certeza, A Alma Artesã vai estar na lista de favoritos do ano!!
Nu 12/01/2022minha estante
Opa! Já vai para minha lista

Viviane676 12/01/2022minha estante
Ele é maravilhoso!

Rayane534 11/03/2024minha estante
Olá, vcs estão lendo este livro físico ou tem alguma forma de ler ele em PDF aqui no site? Não estou conseguindo descobrir como ler. Podem me ajudar?

Bruna 09/01/2022

Todo mundo deveria ler esse livro!
Quanta sensibilidade o autor teve para escrever esse livro! Cada capítulo que eu lia eu pensava: ?o mundo precisa ler esse livro!?. Se tornou um dos meus favoritos. Com certeza, quando eu sentir necessidade de presentear alguém com um livro, este será o primeiro da minha lista.

Daidamazio 01/01/2022

Encontrando a sua voz verdadeira...
"A Bíblia nos lembra repetidamente o poder da palavra falada. A história de toda a humanidade veio à existência a partir da voz de Deus. Ele é o contador de histórias por excelência. Sua intenção sempre foi nos dar a narrativa que nos serve de guia.
A voz que trouxe a luz a existência é Aquela que precisamos para expulsar as vozes interiores e nos trazer à luz, à vida e ao amor.
Ele trabalha em nós como se fossêmos um instrumento musical desafinado. Deus aperta e solta as cordas habilidosamente até que as notas soem de maneira que devem e reflitam o mais belo som. Encontramos nossa voz verdadeira quando encontramos a voz de Deus. É aqui que experimentamos o nosso eu mais autêntico e encontramos a nossa própria voz.
No fim, todo artista cria apenas arte que reflete a sua voz interior".

Dansd1 02/11/2021

Livro excelente!
Somos criaturas de fé, esperança e amor. Isso é o que diferencia os humanos de todas as criaturas. Se essas forem as cores com as quais você escolher preencher a sua palheta, então você criará uma obra prima. Afinal, quem nos criou é criativo, e Ele também nos criou sermos criativos.

Miriã 23/04/2021

Fomos criados para criar!
Esse livro é realmente inspirador e transformador!

O autor utiliza discursos e exemplos relacionados de alguma maneira à arte para incentivar o leitor à usar de seus dons e talentos parra transformar a própria vida numa obra de arte. Ou seja, todos nós temos talentos e dons para alguma coisa. Mas, muitas vezes não os utilizamos por acharmos que somente artistas é que são criativos.

Com exemplos bíblicos, exemplos de pessoas, exemplos de materiais, o livro nos leva à pensar em como temos levado nossa vida hoje e incentiva à nos revermos em como temos "levado a vida" até então. Mas que, por sermos seres criados para criar, podemos ir além daquilo que vivemos hoje com a criatividade divina que recebemos que Deus.

Para mim foi um livro inspirador e marcante que, com todas as minhas forças, recomendo a leitura!

deh 24/05/2020

obra de arte
O autor aponta de forma clara como a nossa vida é forjada/construída como uma obra de arte! Ele mostra que carregamos a essência do Deus Criador, criativo, e precisamos estar atentos ao que estamos criando ao nosso redor.. Que estejamos atentos a tudo o que é Belo, Bom e Verdadeiro. Mãos a obra!!

Andre Luiz 05/06/2019

Guia do Final do Livro
Capítulo 1 – Alma: A Essência da Arte
O trabalho árduo de cuidar da nossa alma
• Faça do amor o princípio unificador da sua vida – deixe que o amor inspire e molde todas as suas motivações, decisões e ações.
• Separe tempo para estar só – comece com quinze minutos por dia para aliviar a pressão e se reconectar com Deus.
• Inicie uma prática de oração e reflexão focada na gratidão.
• Use os salmos como um guia para trabalhar as suas emoções, perguntas e aspirações.
• Permita que a Bíblia inspire você e desperte sua alma artesã.
• Dedique tempo para desfrutar a vida, e certifique-se de rir muito.
• Conecte-se a uma comunidade de fé e se abra para outras pessoas.
• Faça mais coisas que você ama e menos coisas que matam o seu espírito.
• Passe mais tempo com pessoas que inspiram você e menos tempo com aqueles que esmagam o seu espírito.
• Invista em si mesmo trazendo para a sua vida vozes que o inspirem e refrigerem o seu espírito.
Capítulo 2 – Voz: A Narrativa que Guia
O trabalho árduo de encontrar nossa própria voz
• Pense em todas as vozes que o inspiraram ao longo da sua vida.
• Escreva o nome de toda e qualquer pessoa que influenciou você para o bem ou para o mal.
• Identifique qual foi a narrativa delas para a sua vida e como ela moldou você.
• Faça uma avaliação sincera de qual dessas vozes exerceram um papel dominante em moldar a sua narrativa interna sobre si mesmo.
• Peça a alguns amigos próximos para ouvir a maneira como você entende a sua história, e peça a eles para lhe dizer se a sua avaliação é compatível com a deles.
• Dedique tempo para estudar o que a Bíblia diz sobre quem você é, e pense em como seria a sua vida se você abraçasse essa narrativa como sua.
• Foque no que significa ser criado à imagem de Deus.
• Reflita sobre a declaração de Deus de que você foi assombrosamente e maravilhosamente formado.
• Inclua na sua narrativa que Deus o conhecia antes de você nascer e o chama com uma intenção e um propósito.
• Decida quem você quer se tornar: Qual é a história que você quer contar ao longo da sua vida?
• Escreva uma declaração de quem você é!
• Compartilhe-a com pelo menos um amigo que celebre a narrativa da sua nova vida.
Capítulo 3: Interpretação: A tradução da Vida

O trabalho árduo de mudar a nossa perspectiva

• Comece a investigar como você vê o mundo.
• Faça duas listas:
Tudo de bom na sua vida.
Tudo de ruim na sua vida.

• Agora examine as suas listas.
Qual delas é mais longa?
Qual lista foi mais fácil de fazer?

• É mais fácil para você ser pessimista ou otimista?
• Coloque-se em uma escala de otimismo X pessimismo.
• Escreva a história da sua vida sob um ponto de vista pessimista.
• Agora a escreva como um otimista.
• Agora a escreva como se você estivesse convencido de que Deus está trabalhando na sua vida e deseja apenas o bem para você.
• Agora comece a reinterpretar a vida através deste filtro:
“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”, diz o Senhor.
• Anote cada coisa boa e bela que já lhe aconteceu.
• Dedique tempo para recordar tudo o que você aprendeu e ganhou com os seus fracassos e dificuldades.
• Comece a identificar cada ato ou experiência boa e bela que cruzar o seu caminho.
• Treine a si próprio para ver a vida como um milagre, agradecendo a Deus continuamente pela sua vida.
• Veja o mundo através dos olhos de Deus, encontrando sempre a esperança e a alegria em todas as circunstâncias.
Imagem: A Manifestação da Imaginação
O trabalho árduo de materializar os nossos sonhos
• Escreva um manifesto declarando o tipo de mundo que você quer criar.
• Faça uma lista de coisas na sua imaginação que tornariam o mundo melhor se elas se tornassem realidade.
• Identifique tudo o que você poderia fazer agora para tornar a sua vida um reflexo mais próximo daquela que você anseia viver.
• Faça todas as pequenas modificações que puder para a sua vida a ser um reflexo mais próximo daquela que você anseia viver.
• Reúna alguns amigos próximos e pergunte a eles quais das suas ideias eles acham que têm mais potencial para você fazer acontecer.
• Procure saber se existem outras pessoas que compartilham da sua paixão.
• Encontre um lugar para servir – encontre alguém ou alguma organização à qual você possa servir que o aproxime mais de viver essa paixão.
• Comece pequeno e sonhe grande:
Se você que ser um escritor, escreva artigos e compartilhe-os com os seus amigos.
Se você quer ser um designer, faça alguma coisa para seus filhos ou como presente de Natal para seus amigos.
Se você quer fazer trabalho humanitário, embarque em um projeto de curto prazo para servir aos que são destituídos, seja no exterior ou na sua comunidade.
Se você quer ter uma nova carreira, comece a se oferecer como voluntário durante o seu tempo livre para aprender uma nova profissão.
Se você quer mudar o mundo, comece fazendo pequenas mudanças no seu mundo.
• Todos os dias, identifique uma coisa que aconteceu no mundo em resultado das escolhas que você fez!
Ofício Artesanal: A Elegância do Trabalho Manual
O trabalho árduo da grandeza
• Identifique alguma coisa na sua vida que é uma extensão de quem você é e do trabalho que você faz.
• Assuma o compromisso de parar de fazer isso ou fazê-lo da melhor maneira possível.
• Lembre-se, se vale a pena fazer, vale a pena fazer bem. O que você está fazendo que não vale a pena fazer? O que você está fazendo que vale a pena fazer, mas você não está fazendo bem?
• Faça uma lista de tudo o que você está fazendo e que você precisa prara de fazer.
• Crie um plano para isso e execute-o.
• Faça uma lista de tudo que você está fazendo que vale a pena.
• Avalie a qualidade do seu trabalho.
• Peça a outros para lhe darem um retorno sincero, dizendo a eles que o seu padrão é a excelência.
• Lembre-se: você pode nunca ser o melhor do mundo, mas pode dar o melhor de si.
• Reorganize as suas prioridades para dedicar mais tempo ao que você faz bem e deixar de lado as coisas que faz mal.
• Refine as suas habilidades trabalhando com pessoas mais habilidosas que você.
• Pratique, pratique, pratique.
• Nunca pare de aprender – nunca pare de crescer – nunca pare de melhorar!
Tela: O Contexto da Arte
O trabalho árduo de ser humano e reinvindicar sua humanidade
• Verifique a tela: Como são os seus relacionamentos? Como é o seu mundo interior? Como é o seu mundo exterior?
• Verifique as dimensões: Você é conhecido pelo amor? Você é uma voz de esperança? Você está vivendo por fé?
• Verifique o material: Adote uma atitude positiva com relação à vida. Tenha motivações sinceras com relação aos outros. Tenha a coragem de se arriscar e falhar. Abrace o futuro como uma aventura. Celebre o mistério. Lembre-se de que as pessoas são o que mais importa. Faça da sua vida um ato de adoração.
• Abrace os limites: Elimine tudo o que torna você menos que o melhor reflexo da sua humanidade. Confie sua vida a Deus, para trabalhar com materiais limitados a fim de criar uma obra de arte eterna com a sua vida.
• Tenha limites claros em relação à sua integridade e não imponha limites à sua imaginação. Viva uma vida com princípios para que você posssa ser mais livre para criar uma bela vida.
Obra-prima: Uma Nova Humanidade
O trabalho árduo de uma vida bem vivida.
• Que o mundo que eu toque seja mais belo e melhor por eu estar aqui.
• Que a minha vida seja uma obra de arte, e que eu possa sempre viver como um artista em ação.
• Que a minha vida seja um mosaico: uma obra de arte feita de pedaços fragmentados e quebrados reunidos pelo Mestre Artesão, que cria em mim uma obra-prima que é refletida mais perfeitamente quando a Sua luz passa através de mim.
• Que o mundo se torne como só Deus pode imaginar e criar.

Flavia.Souza 17/01/2021minha estante
Nao consigo abrir p ler

Nathaly Rodrigues 21/04/2019

Faça da sua vida seu ato mais criativo.
Maravilhoso. Todas as pessoas que tem sensibilidade e coração artista Deve ler esse livro.
Nathaly Rodrigues 02/03/2020minha estante
E finalizamos a leitura desse livro, pela segunda vez e vou começar a leitura dele em Inglês. Então já imaginam se gostei. Todo artista Cristão deveria tê-lo como leitura obrigatória, o tema remete ao artesão mas todos nós somos artesãos de nossa própria vida, nossa própria história. Sempre releio as frases como afirmações porque Deus inundou o Erwin McManus de uma sabedoria para derramar sobre os artistas cristãos, uma galera que tem sido deixada de lado por algumas igrejas nos últimos tempos. Muitas, muitas orações saíram da leitura desse livro. SUPER RECOMENDO! ??
Se a alquimia é a arte mágica de transformar elementos comuns em materiais preciosos, então Deus certamente é o alquimista da alma humana. Sua especialidade é tomar Sob seus cuidados primorosos pessoas comuns que viveram vidas imperfeitas, e transformar nossas vidas em nada menos que obras-primas.

Walber Browne 30/04/2020minha estante
Verdade. Se tornou meu livro preferido.

Se você gostou desse livro... você vai amar também o: Called to Create: A Biblical Invitation to Create, Innovate, and Risk, do Jordan Raynor.

Terminei de lê-lo semana passada. Meu livro preferido também.

Nathaly Rodrigues 01/05/2020minha estante
Opa obrigada.. Vou dar uma olhada nesse que vc indicou. :)