Lovely War

Lovely War Julie Berry

Resenhas - Lovely War

Luíza Simas 26/04/2024

Dos livros mais lindos e completos que já li
Me faltam palavras para descrever a obra que é esse livro. A forma como ele é completo em todos os aspectos. Ele traz a mitologia grega, no momento que Afrodite resolve contar para Hefesto (seu marido) sobre seu trabalho: o amor. Com a ajuda de outros deuses que vão aparecendo ao longo do livro, ela conta duas histórias de amor que se interligam lindamente. Ambas acontecem durante a I Guerra Mundial, o que torna tudo mais delicado e histórico.

Mas não obstante, ela traz a arte dentro da história, enriquecendo ainda mais o que você já achava completo. Além de se passar em lindas cidades com referências monumentais, também traz a história do jazz se espalhando pelo mundo.

Conforme o livro desenrola, ainda passamos pela história da segregação racial que ocorreu dentro da I Guerra Mundial e como foi para os negros esse momento tão perturbador. É marcante e sensível ver essa visão que a autora traz dos acontecimentos passados (e por muitas vezes, ainda atuais).

É um livro para se apaixonar, se admirar, se enfurecer e aprender constantemente. A autora traz uma visão para se refletir tanto sobre guerra, sobre amor, sobre igualdade e sobretudo sobre como a vida é valiosa por ser fugaz.

Outro fato que torna a experiência literária ainda mais enriquecedora é o final, onde a autora explica tudo que de fato foi fictício no livro e esclarece os fatos reais. Conseguimos perceber como, apesar de ser um livro de fantasia, ele nos faz - mesmo que levemente - imaginar o que foi viver aquele momento, aquela situação histórica. Além disso, foi tocante perceber como os direitos de igualdade conquistados bravamente, são tão recentes e como suas marcas ainda são vistas nos dias de hoje.

labyrinth 13/04/2024

SENSACIONAL. Eu não tenho palavras pra descrever o que foi esse livro. Com uma premissa incrível, atendeu todas as expectativas e não decepcionou em NADA.

Eu me vi presa do inicio ao fim, encantada pelas histórias de amor que podem ser construídas em meio a guerra, dor, preconceito. E como a música se relaciona com tudo isso. A escrita poética da autora tornou tudo tão mais sentimental e profundo, abordando temas tão importantes.

Falar que eu me emocionei é eufemismo, eu chorei mesmo, muitas lágrimas. Mas também dei risada, fiquei feliz. Foram muitas emoções.

E o livro sendo narrado pelo ponto de vista dos deuses deixou tudo ainda melhor: afrodite narrando o amor, ares narrando a guerra etc.

LEIAM, vai ser o tempo de leitura mais bem gasto da vida de vocês.

vminismo 11/04/2024

?all is fair in love and war?
Isso aqui é uma história de guerra, mas onde há guerra sempre há amor, e o amor aqui é acima da guerra, acima da dor.
já li várias histórias de guerra mas essa aqui é diferente? ela é sensível, sensível demais. todos os detalhes são minimamente pensados com essa sensibilidade e isso me tocou muito. a escolha dos deuses para narrar a história é impecável e ver todos eles tendo seus traços desenvolvidos e empenhados na narrativa foi uma das coisas mais interessantes de se ler. admiro a autora pela pesquisa maravilhosa que ela fez, toda a escrita desse livro teve muito cuidado o que deixou ele extremamente especial. poderia passar horas falando desse livro, obrigade bebs por ter me feito ler ele agora eu sinto que finalmente entendo o amor
Bebs 25/04/2024minha estante
te amo

jasongracelvr 29/03/2024

Lovely War.
"se a música parar, a arte parar e a beleza desaparecer, o que temos então?"

Fiquei interessada por esse livro desde a primeira vez que ouvi falar sobre ele. A forma como a autora incluiu os deuses gregos para narrar as histórias dos dois casais me encantou muito, sendo as narrações de Afrodite sempre as minhas favoritas (eu e ela competindo para ver quem é mais fã deles).

Não esperava que levaria tanto tempo para terminar de ler esse livro. No início, me arrancou boas risadas, mas ao longo da leitura, me deixou muito emocionada. Aquele sentimento de querer saber o que poderia acontecer com os protagonistas e estar sempre torcendo para que, no final, pudessem aproveitar da felicidade.
Tenho certeza de que pensarei neles por muito tempo.

A história dos dois casais mexeu muito comigo, abordando sempre questões importantes sobre a guerra, e a escrita incrível da autora fez com que eu experimentasse uma mistura de emoções, sentindo o mesmo que os personagens.

O livro apresenta uma visão única da guerra, destacando não apenas os horrores do conflito, mas também a beleza e a esperança que persistem mesmo nos momentos mais difíceis.

Re 26/03/2024

Simplesmente o melhor romance histórico que ja li.
Dois romances de dois casais, durante a primeira guerra mundial, muito envolventes e com um vasto estudo histórico sobre a guerra feito pela autora. histórias contadas pela propria deusa do amor sobre seus trabalhos, com uma ajuda extra do deus da musica, da morte e o deus da guerra.

O romance vai ganhando bastante profundidade ao logo da história e é difícil nao se envolver e se apaixonar pelos personagens quando a própria narradora é fã número um deles. Os fatos históricos narrados são reais (embora os casais sejam fictícios) o que traz ainda mais interesse do leitor para a história, muitas das curiosidades da guerra trazidas eu não tinha nenhuma ideia de que tinham de fato ocorrido.

enfim eu li com muito carinho, e não paro de pensar em como estão os personagens.

Bela Dotta 18/03/2024

Melhor livro de 2024
Nossa não sei nem como me expressar sobre esse livro.
Que maravilhoso,que ideia que a autora teve, unir o conceito de mitologia e 2 histórias de amor tudo isso durante a I e II Guerra Mundial
Mostra que até mesmo o Deuses são frageis quando se fala de amor.
James,Hazel,Collette e Aubrey personagens maravilhosose bem construidos.

Aí aí acho que vou entrar de ressaca literária depois desse.

rayane496 16/03/2024

Meu deus
Que felicidade é estar viva e ler esse livro extraordinário.
cada pedacinho dessa história sera imprimida no meu cérebro para que eu nunca mais seja capaz de esquecer

triz11 16/03/2024

All i love, i lose
Que livro SENSACIONAL
escrita perfeita, personagens perfeitos, historias perfeitas, tudo bem arrumado personagens com atitudes coerentes e APAIXONANTES
sinceramente esse livro vai ficar marcado pra sempre no meu coração, um favorito da vida

Bebs 14/03/2024

Meu livro favorito de todos
Resolvi reler Lovely War esse ano, 3 anos depois da primeira vez que li, e é impressionante o quanto que esse livro é bom, realmente bom. É comum, depois de terminar de ver um filme, ou de ler um livro, você ter a sensação de "uau, isso foi ótimo" e depois esquecer. Aquelas coisas que realmente são ótimas, são as que ficam. Lovely War fica, e é aquele livro que você pode reler centenas de vezes, e chorar como se estivesse lendo pela primeira vez, e rir como se não soubesse o que vem depois, e se impressionar como se não tivesse lido essas mesmas frases antes. Que livro fantástico, sério.

romanciando 12/03/2024

Guerra dos velhos
Na metade do livro houve um acontecimento que me fez pensar que eu jamais recomendaria esse livro a alguém tamanha tristeza que senti.

Mas a verdade é que eu passava o dia todo esperando pelo momento em que voltaria a ler o livro.

Estou encantada com a dedicação da autora e sua inteligência em escrever esse livro é um primor a parte.

Dito isso, a história trata do amor de dois jovens durante a primeira guerra mundial e o que me chamou a atenção foi o fato de a história ser narrada pela Afrodite, a deusa do amor.

Nunca imaginei encontrar a mitologia grega em uma história sobre a primeira guerra mundial.

Mas ele se tornou meu livro favorito por mostrar a importância dos negros lutando contra o nazismo. Dificilmente eu encontro livros sobre a guerra que mostre a importância deles naquela época.

Eu acredito que o personagem principal deste livro vai de acordo com a vivência do leitor. Eu por exemplo terminei o livro tendo como protagonista um personagem que nem apareceu durante toda a leitura mas a história de vida dele esbarra no que aprendi sobre a vida e isso o tornou protagonista.

jmpearl 12/03/2024

Talvez seja porque eu fui com muita expectativa, talvez seja porque ler em outro idioma me impede de entrar de cabeça na história, ou até porque saturei de obras que se passam entre as duas guerras ou porque romances melosos cheios de frufru me dão um certo tédio no momento. talvez seja tudo junto. uns anos atrás teria sido um favorito da vida, hoje é só mais um livro

Isabela 04/03/2024

Hmm
Entendo o hype do livro, mas não gostei muito, provavelmente pela maneira como é narrada por vários narradores. E olha que geralmente eu não me importo com esse formato, mas acho que nesse caso pelos capítulos serem curtos e com pouca informações atrapalhou um pouco. A premissa do livro é incrível mitologia grega + romance + história, mas quis muito e pode pouco. De qualquer maneira NÃO é um livro ruim e ainda indicaria ele pra quem gosta dos três tópicos, mas pelos mil vídeos que vi falando sobre ser o livro que mudou a vida de alguém me decepcionou um pouco.

paularega 15/02/2024minha estante
no último capítulo, de hefesto e afrodite eu tava escutando enchanted da taylor e super combinou ???

Tainá Pereira 12/02/2024

Nao me agradou
Gosto de histórias envolvendo deuses gregos e romanos, mas essa não me agradou. Talvez pelo fato de ser contada por um narrador e não em primeira pessoa. Sei lá, achei a história arrastada.