Você tem a vida inteira Lucas Rocha

Resenhas - Você Tem a Vida Inteira

Davi106 29/07/2022

Necessário e tbm divertido
Recomendo a todo mundo por se tratar de uma história impotente que te educa e você sai evoluído.

O Lucas Rocha fez um trabalho incrível com zelo e detalhe notório para criar todos os personagens a trama e como falar de HIV em um Brasil atual.

A escrita é fluida, apesar do assunto "tabu" é um livro super leve e tranquilo e tbm queria deixar o adendo da capacidade do autor de fazer diálogos reais. Eu lia e entendia e me via conversando exatamente assim, e completamente humano e muito bom de ser lido.

Adorei tudo

luna.gaia 27/07/2022

o tempo não para e nós temos a vida inteira!!!!
o melhor livro que eu já li na minha vida.
a narrativa é muito intrigante do começo ao fim, com acontecimentos tão interessantes quanto o anterior, misturado com a cultura brasileira no cenário carioca.
temos três povs: o de ian (recém soropositivo), de henrique (soropositivo há três anos) e o de victor, que está se relacionando com henrique e aprendendo a lidar com os preconceitos que nem sabia que tinha.
vi eles lidando com o preconceito e entrei em um mundo que eu não conhecia absolutamente nada. a divulgação de informação sobre o HIV é muito precária, e eu nunca realmente procurei muito me informar melhor por estar por fora sobre como essa situação é completamente horrível, mas totalmente controlável.
essa leitura é MUITO necessária, não só pela quantidade de informação, mas pelo desenvolvimento dos personagens e o carinho que você vai criando por eles. me apeguei muito a cada um (até aos secundários!!!), e o lucas rocha consegue, de alguma maneira, fazer com que você entenda o lado de todos, até os das atitudes mais imprudentes e desrespeitosas. fora a cena final que, eu juro, foi o melhor encerramento de livro que eu já li na minha vida.
esse livro facilmente poderia se tornar um filme. você não vai se arrepender nem por um segundo com essa leitura. e o melhor de tudo: você vai estar apoiando uma obra nacional!!! juro, sem defeito nenhum. leiam!!

vika2 25/07/2022

mt bem escrito, bastante organizado, me conectei com a historia dos personagens
um dos personagens tem meu nome oq eu achei incrivel, e surpreendentemente o namorado dele tem o nome do meu ex ?? mas tudo certo todos os personagens bem desenvolvidos perfeitos bem resolvidos

Gabi 11/07/2022

?HIV não mata. Preconceito sim.?
Pensei que o livro me surpreenderia mais e tivesse uma história mais movimentada, porém só acontece mais para o final da obra. Gostei dos personagens mesmo me confundindo com os narradores durante os capítulos. Os tópicos abordados são importantes, sensíveis e necessários além das referências do mundo pop engraçadas.

Yuna 09/07/2022

Tudo na vida passa menos a experiência que esse livro me deu
Aprendi muita coisa após a leitura desse livro.

Tenho uma tia que tem AIDS e toda vez ela fala pra mim o quanto é difícil e que ninguém vai querer ficar com ela e no começo eu também pensava assim, porém hoje tenho uma visão completamente diferente e que independente de tudo, nada está perdido.

Foi o livro nacional que mais me emocionou.

Nathalia.Vogel 07/07/2022

broxante
tema importante de ser comentado acerca das DSTS e muito informativo, porém muito chato de ler, quase dropei.
livstrange 07/07/2022minha estante
ist?s eduque-se

Carol2454 06/07/2022

Você tem a vida inteira
Esse livro é incrível. Conta a história de 3 garotos: o Henrique convive com o HIV há 3 anos, o Ian recebeu o diagnóstico recentemente e o Victor não tem HIV, mas o garoto que ele gosta sim e ele precisa lidar com isso.
Bom, sem sombra de dúvidas esse livro vai entrar pros meus favoritos. Eu amei a história e o jeito como tudo acontece. O livro é bem informativo a respeito do HIV e aborda de uma forma bem didática o assunto.

daniel.s 03/07/2022

Você tem a vida inteira
Um ótimo livro para entender como o HIV pode afetar tanto fisicamente como (principalmente) psicologicamente a vida de alguém, além de alertar e ensinar sobre o assunto, deixando claro que o preconceito e a falta de informação ainda dificulta a vida das pessoas que convivem com o vírus. Aliás, falar sobre o HIV nunca vai deixar de ser importante.

Vini87 23/06/2022

Esperava mais.
O livro é bom sim, porém eu esperei tantos anos pra ler e quando finalmente fui ler acho que fui com muitas expectativas.

Achei o livro muito explicativo sobre o HIV(o que é importante) e com pouco enredo. Tiveram alguns momentos e falas marcantes, mas senti falta de mais história dos personagens e mais envolvimento, no final as coisas aconteceram muito rápido. Digamos que na maioria dos capítulos estava tudo em ruínas para os personagens e praticamente do nada em um capítulo tudo se resolve.

Mas digo e repito: é sim um livro e um tema muito importante a der discutido, dentro e fora da comunidade LGBTQIA+.

Gica Brombini 18/06/2022

VOCÊ TEM A VIDA INTEIRA: vidas entrelaçadas pelo HIV.
'Você tem a vida inteira' com certeza entrou para a minha lista de nacionais favoritos. Esse foi um livro incrível, com personagens muito humanos e um enredo maravilhosamente importante e divertido/leve.
Lucas Rocha entrelaçou com maestria três jovens, que se encontram por uma mesma coisa que se manifesta de forma diferente em suas vidas: o vírus do HIV. Ian é um garoto que acabou de descobrir que contraiu o vírus. Henrique é um menino que convive há três anos com o HIV. E por fim, Victor é um jovem rodeado de preconceitos sobre o assunto, já que, por se relacionar com Henrique, possui medos contínuos sobre também obter a doença.
A história deles começa separada, porém através das nuancias da vidas elas se encontram.
Eu amei esse livro. HIV e AIDS é um assunto muito interessante para mim; mais pelos desdobramentos socias em torno da doeça do que sua biologia. Há um tempo atrás, estava consumido muitas histórias sobre o assunto. Entre elas, li uma HQ autobiográfica maravilhosa, chamada 'Pílulas Azuis'.
O tema aqui foi maravilhosamente bem desenvolvido e, pela entrevista com o autor presente na nova edição compreendemos um pouco do seu processo de escrita, e do cuidado impecável que ele teve em conhecer a fundo sobre o assunto para assim, escrever sobre com propriedade. A responsabilidade e comprometimento de Lucas Rocha é admirável. Ele claramente estudou, pesquisou e se debruçou sobre o tema, trazendo diversas informações reais sobre a doença.
A leitura foi uma delícia. Eu li muito rápido, e apesar de compartilhar das angustias de cada um dos personagens este livro me fez muito feliz. Eu estava muito confortável lendo sobre eles e conhecendo mais sobre esses personagens. Senti como se cada um deles fossem meus amigos, e eu amo quando isso acontece.
Lucas Rocha também surpreendeu muito ao construir e criar personagens tão humanos. Todos eles possuem dualidades a mostra, porém o mais complexo, para mim, foi o Victor. Curiosamente, na entrevista presente ao final do livro, descobri que o autor se sentiu da mesma forma. Victor é um personagem muito ambíguo, o qual está muito, muito longe de ser perfeito. Ele possui muitos medos a respeito do HIV, e justamente por esse motivo seus preconceitos são tão palpáveis. Eu não concordava com eles, mas entendi o porque de Victor os sentir. Justamente por isso, amei acompanhar sua evolução como pessoa, como amigo e como namorado. Ele é meu xodózinho.
Bem, no final, apenas tirei meia estrela por alguns motivos que, ainda ssim, não são tão relevantes a ponto de prejudicar a minha experiência de leitura. Apenas achei que certas situações foram forçadas. É claro que eu entendo como o personagem do ex-namorado do Henrique foi importante para o arco e encaminhamento final da narrativa, mas não acho que foi extremamente necessário - assim como a necessidade de encontrar um par para o Ian, já que não haveria tempo para desenvolver esse romance.
De qualquer forma o livro é incrível e maravilhoso. A amizade e os laços criados entre Ian, Henrique e Victor são muito bem feitos, e isso me supreendeu. Lucas Rocha merece todos os parabéns possíveis por ter escrito esta história! Já quero comprar minha edição física para marcar o livro todinho.

rowwns 03/06/2022

Levemente
Deixando meu comentário sobre esse livro meio atrasado, mas garanto que foi um dos autores brasileiros que mais me conquistou. Não sei se pela proximidade da escrita ou das realidades, pq enfim é uma história que se passa em meio LGBT, então acho que isso ajudou na identificação com o livro.
Antes de começar a ler vi a premissa, e juro que achei que seria tão mais pesado, só que o Lucas traz tudo de uma forma tão simples e até mesmo didática que é muito fácil digerir todas as informações, que não se confundem com a trama, mas se entrelaçam de uma forma gostosa de ler.
Isso tudo ajudou o livro a ser uma ótima fonte de informação mesmo sobre a temática de soropositivo e todas circunstâncias ao redor disso, trouxe várias visões e foi quebrando preconceitos aos poucos, até por falta de informações, o que nos dias de hoje é meio imperdoável.
Enfim, é um livro gostoso de ler, é uma história forte e bonita, eu facilmente daria ele de presente pra alguém.

fev 10/05/2022

Necessário, informativo e acolhedor
A história de Você tem a vida inteira é uma excelente fonte de informação sobre HIV. Não tem como discordar. É interessante ver a forma como as informações sobre o vírus e tudo o que modifica ao redor da pessoa que vive com o HIV. Aqui, ainda que o preconceito exista, não é um enredo só com tristeza e sofrimento. Mas também de descoberta e entender que estar com HIV hoje não significa o fim da linha. O autor conseguiu informar e criar um enredo digno. Mas infelizmente não gostei como ele lidou para solucionar o crime que acontece. Seria, no meu entendimento, responsabilizar o personagem que cometeu o crime mesmo que a gente lesse sobre a solução. Pelo menos uma denúncia formal deveria ter sido feita. Nem sempre deixar de lado é a forma correta de lidar com as coisas. Ainda mais no mundo preconceituoso que a gente vive. Prisões nem sempre a forma de amenizar crimes, mas é necessário responsabilizar as pessoas e os seus graves delitos.

Enfim, Você tem a vida inteira é excelente no que se propõe ao falar sobre HIV de uma perspectiva menos assustadora e mais acolhedora. Uma excelente fonte de informação para jovens.

Lucas 09/05/2022

Um livro extremamente necessário
Não, o hiv não é uma sentença de morte. É uma sentença de vida.
Esse livro se torna extremamente necessário na nossa sociedade atualmente, levando principalmente informação misturada ao meio da história.
Nesse caso, a dupla ignorância pode ser evitada: tanto de quem não lê, quanto de quem julga a sorologia de alguém.
Maravilhoso.

Yuri Santana 04/05/2022

vc tem a vida inteira!
eu amei esse livro, estava "adiando" a leitura dele, aí enfim comprei e li, e gostei muito de tudo, além de ser super informativo a história dos personagens é muito legal, se quiser ler algo que fale sobre o HIV leia ele é incrível!