O cérebro ansioso

O cérebro ansioso Dr. Leandro Teles

Resenhas - O Cérebro Ansioso

vitoriapalms 09/03/2024

Cumpre com o que promete
Um bom livro, muito informativo. A metade foi um pouco cansativa, quando ele detalhava sobre as diferentes formas de ansiedade patológica, mas em todo momento eu estava aprendendo.

poetizabia 09/02/2024

Poderia ser uma edição de bolso!
Bom livro. Bons conselhos e pelo que aparenta, bom profissional. Aqui, consegui entender mais sobre o transtorno de ansiedade - quais são, causas, tratamentos e efeitos.

Além disso, certamente, depois vou precisar reler todas as anotações que fiz ao decorrer do livro. Notório que foi um grande auxílio!

Entretanto, é necessário dizer que o motivo da avaliação com 3 ?? é o seguinte:
Quando iniciei a leitura pensei que daria a avaliação máxima, porém, o livro foi ficando cansativo, repetitivo e entediante; por exemplo, ?isto será abordado mais para frente? no entanto, o autor já havia se extendido no assunto. Complicado explicar?
Claro, eu gostei do livro e foi necessário para mim, no entanto, acho que o autor se perdeu em tornar o livro acessível e simples x falar do assunto de forma complexa, deixando assim, o livro cansativo.

Se fosse uma edição de bolso? 5 ?? com certeza!
(264 páginas poderiam ser resolvidas em 100/150)

Antonia Ellen 06/02/2024

Indico pros meus pacientes ansiosos
Com linguagem é simples e acessível o autor consegue explicar detalhadamente cada sintoma psicológico e físico e ao longo do livro cita exemplos de casos para ilustrar cada tipo de transtorno de ansiedade.

Rebecca 09/07/2023

Um bom livro!
Eu comprei esse livro quando comecei a ter crises de ansiedade e queria entender como acontecia. O Leandro conceitua tudo de uma forma muito fácil de entender, é ótimo pra quando você quer explicar pra amigos e família. Outro ponto que achei muito interessante é que ele fala não só sobre o que é o transtorno mas como podemos prevenir e tratar (sempre indicando ajuda de profissionais capacitados). Claro que é bem sucinto/simples mas foi de grande valia para mim!

campeloreadings 06/02/2023

bom, mas não é pra mim
Comprovado que eu não consigo gostar de não-ficção. Eu demorei meses para terminar esse livro e só terminei pra explicar para a minha mãe. Na maioria do tempo eu não gostei, mas no final foi bom. Achei bem explicado.

Layssa 19/01/2023

Uma grande descoberta!
Tenho ansiedade e sempre achei que os livros que abordam sobre o assunto são mais do mesmo. Esse não. Percebe-se ao longo da leitura que o livro foi escrito com carinho, um toque de acolhimento e empatia que se faz tão necessário numa sociedade como a que nós temos. Foi um presente da minha namorada, e sem dúvidas, me melhorou em vários aspectos.

Indico também para quem não tem ansiedade, mas deseja ter um conhecimento mais a fundo sobre o tema.

Higor Flávio 26/12/2022

Gostoso de ler!
O autor narra de forma lógica o funcionamento cerebral na ansiedade que
por sinal, é ótimo. Além de contextualizar as variações da ansiedade diante outros transtornos.
Um grande diferencial do livro são as aplicações desse quadro em casos clínicos.
Na minha opinião, é um livro interessante para ler e desenvolver reflexões sobre atitudes do dia a dia que adoecem e que geram um comportamento automático. Quebra diversos estigmas acerca da ansiedade, visto que ele dialoga no âmbito positivo e negativo. O livro não é terapia e nem é a intenção dele ser, mas é um excelente material de educação que é possível extrair coisas para a vida pessoal.
Como estudante de Psicologia, acho que o livro é bom tanto para o público geral e para estudantes específicos.

Marina 23/10/2022

Minha terapeuta pediu
Comecei não botando muita fé, não gosto de autoajuda.
Mas foi legal saber um pouco mais sobre mim. Me identifiquei com algumas coisas que tem e algumas coisas que preciso fazer para ajudar a melhorar.
Tem uma linguagem simples e é fácil de ler.

paula 24/09/2022

o livro tem um conteúdo ótimo e muito bem explicado, conceitos que dão pra entender facilmente até pra quem não tem noção nenhuma dessa área

Beatriz 06/08/2022

Melhor leitura sobre ansiedade
Eu amei a leitura desse livro, ele não é técnico por tanto qualquer pessoa consegue ler tranquilamente, aborda sobre vários tipos de ansiedade, dando exemplos de pessoas que sofre de cada tipo e se baseia o tempo todo na ciência, além de SEMPRE recomendar uma conversar com um psicólogo/psiquiatra, o que é o certo a se fazer ao escrever esse tipo de livro. O autor, apesar de ser um neurologista e não um psicólogo ou psiquiatra, trata o assunto de forma mais seria e nem toca no assunto religião, muito diferente do que o Augusto Cury faz, que toda hora mete Deus no meio, sabendo que religião não tem nada a ver com a doença e que a falta dela ou não, não justifica o fato da pessoa está passando por aquilo.

Suzana Mendonça 03/07/2022

Rico em Informações sobre a Ansiedade
Livro que aborda os aspectos inerentes à ansiedade de forma detalhada. Leitura essencial para aqueles que convivem com a ansiedade em termos de autoconhecimento, bem como para a melhor compreensão de pessoas próximas que lidam com a ansiedade.

Isabela354 17/06/2022

4,5/ 5 ??
sou suspeita porque o que o dr. Leandro fala, eu quero ouvir e esse é mais um livro bom demais. Faz a gente ter uma reflexão ativa sobre a ansiedade, de onde ela vem, pra onde vai e nos impulsiona a ser melhores, como uma conversa boa com alguém muito querido. Li o ?depressão não é fraqueza? há alguns anos e, não sei pq, ele me envolveu mais do que esse livro aqui. Mas talvez seja pq eu estava em outro momento da vid etc. De qualquer forma, vale muito a pena pra quem já tomou a decisão de ter papel ativo contra a ansiedade patológica!

Mário 30/03/2022

Esclarecedora
Obra muito bem escrita que expõe de forma pedagógica as características e repercussões da ansiedade em todas as esferas de disfunção (bioquímica, emocional e física), além de discorrer acerca das principais doenças associadas e métodos de prevenção e tratamento.

Ranier.Ferreira 11/01/2022

Ansiedade é coisa seria.....
Na busca de cada vez mais informações sobre uma mazela que me acompanha diariamente chamada ANSIEDADE, esbarrei com esta obra que é o primeiro livro de um neurologista e estudioso do comportamento, sobre as moléstias ansiosas.

Tive a experiência de ler outras obras relacionadas ao tema, e esta foi a que abarcou os distúrbios relacionados à ansiedade dentro de sua completude, e o mais importante, de maneira atual e focando no ser-humano médio, não em exemplos fictícios ou extravagantes.

O foco na multifatorialidade do tratamento é o ponto mais esclarecedor, a ansiedade é um problema complicado, logo seu tratamento é igualmente complicado, com várias frentes e percalços a serem superados. A união entre tratamento medicamentoso e revisão de hábitos e modo de vida, foi oque me ajudou quando tive a iniciativa de procurar ajuda especializada.

A metáfora que compreende toda essa situação é a de uma pessoa se afogando no meio do mar, e o remédio é uma bóia que surge para que o afogado coloque a cabeça para fora da água e respira com calma, para que assim crie estratégias e modos de viver que possibilite a convivência sadia com este mal, depois de um tempo a boia explode e o sujeito só tem o plano que formulou para se apoiar e consequentemente se salvar desse afogamento.

Pra quem é ansioso, um livro PERFEITO. Descreve muitas coisas que vivemos, mostra as causas, efeitos e soluções. Linguagem leve, sem exagerar na parte técnica, o que facilita bastante a leitura para nós que não somos médicos.

Carol 03/01/2022

Muito bom. Teve enrolação (eu achei, pelo menos), mas está muito completo e passa a visão geral da ansiedade. Claro que nenhum diagnóstico deve ser dado com base apenas nesse livro! Relembro a importância de se buscar um profissional e não, de forma alguma, ficar doido se você se identificar com algum/alguns dos sintomas que nele estão.
Li para saber um pouco mais sobre esse "mal do século". Confesso que me ajudou muito a entender o que se passa na minha e, talvez, o que se passa na cabeça do outro.