Betina Vlad e o Castelo da Noite Eterna

Betina Vlad e o Castelo da Noite Eterna Douglas MCT

Resenhas - Betina Vlad e o Castelo da Noite Eterna

@paty_bookaholic 06/07/2018

[Resenha] Betina Vlad e O Castelo da Noite Eterna - @paty_bookaholic
Olá Bookaholics! Hoje estou aqui para contar para vocês um pouco mais do que foi a experiência de ler esse livro maravilhoso! Betina Vlad superou as minhas expectativas de uma forma muito boa!

Em O Castelo da Noite Eterna adentramos em um mundo cheio de ficção, aventura e muitos 'sobrenaturais', não os chamaremos de monstros, pois isso está muito errado neste mundo criado por Douglas MCT. Betina é uma jovem diferente, entre sua estranha fixação por filmes antigos de monstros e deu cabelo cinza descobrimos que ela é muito mais do que aparenta!

Betina descobre em meio a muita confusão que é filha do famoso Conde Drácula, uma mestiça que se vê inclusa em um mundo cheio de 'monstros' e mistérios, ela deve ir para o Castelo da Noite Eterna para aprender a lidar com os seus 'poderes'.

Confesso pra vocês que não quero contar muito do enredo, para não estragar a surpresa, mas deixa eu falar um pouco sobre o que esperar deste livro.

É perfeito para quem gosta de aventuras no estilo jovem adolescente, uma referencia que combina bem com Betina Vlad é a série Percy Jackson, só que com uma pegada mais monstruosa. Nele encontramos os monstros mais famosos da literatura, temos Drácula, Mister Hyde, Dr. Frankenstein e até o famoso caçador Van Helsing, tudo isso escrito de forma simples e envolvente.

Claro que O Castelo da Noite Eterna é um livro mais introdutório, onde iremos conhecer mais do universo onde Betina irá ter as suas aventuras. Durante toda a trama vamos descobrindo pequenos detalhes de cada um dos personagens, eu por exemplo acredito que Adam Frankenstein é um personagem que terá grande participação e muita evolução durante os próximos volumes da série (pelos quais já me encontro ansiosa).

A edição deste livro está linda demais, a editora se superou nele! Amei também os títulos sugestivos e divertidos dos capítulos!

Então é isso pessoal, não irei dar spoilers da trama, leiam e se deliciem com essa maravilha de livro!

site: http://patybookaholic.blogspot.com/2018/07/resenha-betina-vlad-e-o-castelo-da.html

Lucas 29/07/2018

Uma viagem no tempo direto para infância.
Oi gente!
Turupom?

Hoje trago a resenha de Betina Vlad – E o Castelo da Noite Eterna do @darkfables | @aveceditora

❝Desde minha infância eu sempre fui fiel aos monstros. Eu fui salvo e absolvido por eles; porque os monstros, creio, são santos padroeiros da nossa abençoada imperfeição. ❞

Betina Barbosa, vulgo Betina Vlad, é uma jovem de 16 anos, órfã amante dos clássicos livros de terror e o eterno punk rock da década de 90, que leva uma vida pacata no interior de São Paulo, em um orfanato para meninas, acaba descobrindo ser filha do eterno Conde Drácula, desbravando grandes aventuras com vários outros monstros como bruxas, lobisomens, mutantes e outras criaturas pra lá de poderosas.

Uma das coisas que eu mais amei nesse livro foram as referências aos clássicos da literatura de terror e as boas músicas de épocas passadas. Claramente criou-se uma personagem jovial de alma velha que simplesmente me deixou apaixonado.

Douglas conseguiu com maestria intercalar os momentos sobrenaturais de Betina com sua vida adolescente, sem fazer a história parecer quebrada ou desconexa, me deixando interessado em todos os aspectos da vida da maravilhosa filha do Conde Drácula.

Gente é cada reviravolta tão bem encaixada, que eu fiquei realmente extasiado com o quando esse livro me deixou apaixonado. Eu voltei a ser criança, sério! Eu A-D-O-R-E-I. Douglas, não reinventou a roda, mas trouxe um novo sabor a histórias sobre vampiros, com muito humor, horror, sangue, sagacidade, e veracidade a história sobre a vida de Betina Vlad.
Sejam bem-vindos ao maravilhoso Castelo da Noite Eterna!

site: https://www.instagram.com/cortedoslivros/

Acervo do Leitor 12/09/2018

Betina Vlad e o Castelo da Noite Eterna | Resenha | Acervo do Leitor
RESENHA – BETINA VLAD E O CASTELO DA NOITE ETERNA

Betina é abandono, juventude, inquietude, sagacidade, curiosidade e vida. Vlad é solidão, tempo, calmaria, raciocínio e morte. Betina Vlad é vida e morte. Adolescente com os nervos à flor da pele e com um sangue secular sob ela. Tem por mãe quem nunca pode estar presente e por pai que nunca quis. A juventude não é uma fase muito fácil de se levar, ainda mais quando se descobre ser meio humana meio monstro. É tempo de testemunhar o nascimento de uma das mais carismáticas personagens da literatura fantástica nacional moderna. A filha do Conde Drácula é brasileira, mora em São Paulo e sua melhor amiga é uma cabeça decapitada!

“Se você matá-lo, não será diferente dele. Mas nós somos melhores do que essas pessoas.
– Eu não quero ser melhor. Eu quero vingança.”

Morar em São Paulo mas precisamente em Cruz Credo, divisa com Minas Gerais, nunca foi um problema. Cidade pequena, fofocas grandes. Betina Barbosa já está acostumada como todos os olhos sobre ela. Magra, pálida com seus cabelos brancos, morando em um orfanato, apaixonada por cinema e a noite ela vive o hoje sem esperar muito do amanhã… mas ele sempre chega, nem sempre como se espera. Chega como um aprazível rapaz que quer estrangula-la, ou como os pais de sua melhor amiga que querem decapita-la. Quando o amanhã chega trazendo a morte, algo sobrenatural, ancestral ferve dentro de Betina. Seu sangue carrega poderes inimagináveis, pois seu pai é o “Príncipe das Trevas”. Sua força irá se ampliar, sua recuperação acelerará, seu corpo se tornará fumaça, seus olhos escurecerão e ela vai sentir sede, muita sede de sangue!
Betina Vlad“Avancei sobre o homem e arranquei sua cabeça, jogando o corpo nas chamas enquanto desfigurava seu rosto com prazer.”

Betina Barbosa “abandona” seu sobrenome da pior maneira possível. Em meio a ebulição de um ataque de toda uma cidade de Inquisidores ela terá que assumir seu manto Vlad e para isso contará com a ajuda de uma bruxa “Vodu”, a cabeça falante decapitada de sua melhor amiga e de um castelo vivo! Ou parte dele. Seus dias de órfã em uma cidade interiorana paulista terminou. Agora ela será apresentada a toda uma legião de monstros conhecidos, ou mais precisamente, seus descendentes. Habitam no “Castelo da Noite Eterna”, morada de seu pai, fantasmas, mortos-vivos, demônios, monstros, Baal, Frankestein, lobisomens, Dr. Henry Jekyll, bruxas e toda uma horda de criaturas das trevas que antes Betina só conhecia através do cinema. Uma nova realidade oculta é revelada. Existe uma batalha eterna entre essas criaturas buscando sobrevivência e anonimato contra uma “Inquisição Branca” que busca aniquila-los faz séculos. Seu mais icônico caçador, Van Helsing está chegando trazendo destruição, mas em breve a jovem meio-vampira descobrirá que o maior mal é aquele que habita entre nós!

“Eu aqueço sem brasa.
Abri feridas sem corte.
Estou em qualquer lugar.
Mas nem sempre.
Eu cicatrizo, porém.
E sobrevivo no final.”

SENTENÇA

O autor Douglas MCT nos entrega uma pequena pérola literária juvenil! Sua personagem Betina Vlad, consegue ser extremamente carismática sem o autor fazer uso de velhos “gatilhos” e tramas clichês que costumam permear obras protagonizadas por jovens protagonistas de dezesseis anos. Mergulhando fundo usando e abusando de icônicas criaturas pertencentes ao imaginário universal, mas de formas bem peculiar, o autor consegue sustentar o ritmo eletrizante da aventura durante todos os capítulos alem de muita ação, suspense, humor e um incrível “plot-twist” (virada de trama)! Só lamento uma coisa no meu processo de análise, não ter tido essa obra disponível para leitura quando eu era mais jovem. Mas, ela está disponível agora, para todos os que são jovens e sem dúvida para todos aqueles que ainda não “envelheceram” o bastante a ponto de não conseguirem se encantar com uma ótima história.

site: http://acervodoleitor.com.br/betina-vlad-resenha/

Amanda 01/12/2018

Excelente YA nacional! <3
Young Adults possuem uma complexidade em sua escrita que ainda foge à percepção de grande parte dos leitores. Isso por que, acima de tudo, são livros escritos por adultos, mas que precisam conversar com o leitor jovem na mesma língua, o que não um trabalho fácil. Betina Vlad e o Castelo da Noite Eterna volta-se para o público YA com muita propriedade e naturalidade, e eu fico muito feliz de ver a literatura fantástica infanto-juvenil tão bem representada no cenário nacional.

Betina é uma mocinha comum (talvez um pouquinho trevosa e antissocial) do interior de São Paulo, de uma cidadezinha chamada Cruz Credo, órfã de mãe e abandonada pelo pai, que nunca conheceu. Até que uma série de reviravoltas a colocam no Castelo da Noite Eterna, frente a frente com o próprio Drácula, seu verdadeiro pai, e vários jovens sobrenaturais como ela mesma lutando para se encaixar nessa sociedade peculiar e, acima de tudo, para sobreviver em um mundo tão hostil com as diferenças.

Betina Vlad traz debates sutis, mas muito relevantes, especialmente para os jovens leitores, como o autoconhecimento, a amizade, a moral e a justiça, mas o que mais me chamou a atenção foi a questão sobre o respeito às diferenças e toda a hipocrisia social envolvida nesse processo. Isso diz muito sobre a nossa realidade, sobre como as pessoas “caçam bruxas” e excluem minorias, cometem atos de violência e propagam discursos de ódio simplesmente por não conseguirem aceitar o outro como ele é. Betina sente sua diferença na pele e nos faz refletir sobre o que nós mesmos passamos ao enfrentar a selvageria do preconceito. Apresentar esse sentimento de medo e exclusão ao jovem é uma lição fundamental que o autor ensina aos seus leitores através da vampirinha.

Os monstrinhos são diversos, desde a própria Betina, filha do Drácula, até lobisomens, fantasmas, banshees, bruxas... O folclore por trás deles é genial, super simples de ser compreendido pelo leitor e ao mesmo tempo riquíssimo em referências clássicas e geeks. Os personagens são bem variados, divertidos e muito carismáticos. O vilão, Van Helsing, também é bem inusitado e interessante. O autor foi muito feliz na composição do grupinho principal e deixou a trama leve, gostosa, fluída e cheia de pitadas de humor muito bem colocadas. Como os personagens sempre são um ponto importante para mim numa história, eu diria que os adolescentes de Betina Vlad são o ponto mais forte do livro.

E já que estamos falando em pontos fortes, o autor realmente gosta de reviravoltas. Betina Vlad traz uma surpresa atrás da outra, e quando você pensa que agora está sacando a história toda... O autor ataca novamente. É impossível prever aonde a trama vai chegar, o que vai acontecer, qual é o próximo acontecimento. Junto com o clima de aventura delicioso que o autor utiliza o tempo todo e o próprio formato narrativo, que já vou comentar, além da linguagem jovem, os plot twists dão uma agilidade incrível ao livro.

O livro é organizado em formato de diário com algumas mensagens, bilhetes e cartas permeando a história, criando uma dinâmica bem interessante e pertinente à proposta do autor e ao público. Narrado em primeira pessoa na visão de Betina, a linguagem é fácil, bastante coloquial e a leitura flui com muita naturalidade. Essa narrativa facilita a empatia pela personagem e colabora com os mistérios que o autor explora ao longo da trama e vamos descobrindo cada ponto junto com a protagonista. Preciso destacar, contudo, que a revisão pecou em diversos momentos, tanto no texto quanto na precisão de algumas informações, erros que acabam interrompendo e desconectando o leitor. Um cuidado maior nesse aspecto é necessário, até porque a história é ótima e merece ser aproveitada ao máximo.

Além da aventura, o autor investiu em mistérios e segredos que vão sendo desvendados aos poucos e dão certo diferencial à história. A “investigação” é bem interessante e o desfecho realmente surpreendente. Douglas MCT brincou com o leitor e conseguiu causar uma impressão bem legal.

Betina Vlad e o Castelo da Noite Eterna explora clichês que sempre dão certo, referências ótimas ao terror, muito humor e uma trama leva, porém sólida e engenhosa, cheia de surpresas. Douglas MCT não inovou, mas soube utilizar muito bem os recursos disponíveis e criou uma obra que, apesar de voltado para o público jovem, pode empolgar leitores de todas as idades. Eu já estou esperando pelo próximo volume da série!

Dan 08/01/2019

Betina Vlad e o Castelo da Noite Eterno | Resenha
Venho acompanhando a produção de Betina Vlad e o Castelo da Noite Eterna há um tempo, pois gosto do trabalho de Douglas MCT, principalmente após a leitura de seu mangá Hansel & Gretel – Vol. 1, e por admirar a forma como ele demonstra o carinho pelo o que está produzindo.

Logo de cara, quando você pega a edição de Betina Vlad e o Castelo da Noite Eterna, lançado aqui pela AVEC Editora, nos deparamos com sua capa cheia de ilustrações que dão o tom da obra, e seu lado meio psicodélico nos mostra que a viagem para esse mundo será bem vertiginoso.

Se você é fã de fantasia, Betina Vlad e o Castelo da Noite Eterna é uma incrível pedida, pois nos leva para um mundo instigante e visceral, além de nos fazer passagens deliciosas, como a correria dos personagens pelo bairro da Liberdade e as passagens pelo Metrô em São Paulo. Impossível não terminar o livro e já querer um novo volume de Betina Vlad e os Sobrenaturais.

site: http://www.arrobanerd.com.br/betina-vlad-e-o-castelo-da-noite-eterno-resenha/

Orlando 26/02/2019

O Livro É | Betina Vlad & o Castelo da Noite Eterna, de Douglas MCT
Betina Barbosa era a adolescente esquisitona da cidade interiorana de Cruz Credo, divisa de Minas Gerais e São Paulo. Com pele pálida, o cabelo branco com uma única mecha negra, olhos de uma cor estranha, um gosto peculiar para roupas básicas como jeans e camisetas de bandas de rock e um gosto muito, muito mais peculiar para filmes antigos de terror...

Ao lado de sua melhor amiga, Lucila Machado, Betina tinha uma rotina normal na medida do possível que uma garota adolescente e órfã poderia ter em uma cidade interiorana de costumes conservadores e pacatos. Residente do orfanato Lar das Meninas, Betina estuda, troca confidências com Lucila, assiste velhos filmes de terror clássicos com lobos, múmias, vampiros e afins durante as madrugadas.

Talvez fosse essa a rotina da garota até que completasse a maior idade e tivesse que se virar por conta própria fora do Lar das Meninas, caso não fosse adotada no tempo limite. Mas as mudanças vieram antes e ainda aos 16 anos... E foram mudanças maiores, mais drásticas e mais significativas do que simplesmente ter 18 anos.

As mudanças começam quando a até então garota que era "somente esquisita", porém completamente normal e comum, descobre-se uma sobrenatural: metade humana e metade vampira, Betina se vê mergulhada até o pescoço em um mundo extremamente similar ao mundo dos filmes que tanto adora.

As criaturas fantásticas que habitam a noite, os caçadores que as perseguem implacavelmente para defender a humanidade do terror que tais seres carregam em si, os poderes incríveis capazes de proteger sua vida ou de arriscar a vida dos que estão próximos... tudo que era fantasia e ficção passam a ser parte da vida de Betina.

Tudo no mundo da garota é um eco de histórias que a ela vivenciou inúmeras vezes nas madrugadas insones de sua vida pacata e tediosa enquanto ficava imersa no mundo do sobrenatural cinematográfico.

Mas nada era tão simples e objetivo como as histórias contadas em filmes e livros. Betina precisou fugir e procurar abrigo na casa dos pais de Lucila e aí tudo se torna ainda mais perigoso e complexo: a cidade de Cruz Credo é tomada pela chamada Inquisição Branca, uma antiga organização que há séculos caça, aprisiona e quando necessário executa os sobrenaturais, sejam eles puros ou mestiços.

E os pais de Lucila estão entre os agentes da Inquisição Branca e por pouco Betina, ainda descobrindo suas habilidades, consegue escapar; pagando um alto preço, mas escapando com vida.

Mas herdeira de um poder ancestral, Betina não chamou a atenção apenas da Inquisição Branca: seu pai e seu pequeno exército particular de seres sobrenaturais também já estava indo ao encalço da jovem mestiça. Ninguém menos que o próprio Conde Drácula e seu Castelo da Noite Eterna estão indo proteger uma das sobrenaturais mais importantes a surgir recentemente.

BETINA VLAD | UMA NARRATIVA ESPECULAR E A HOMENAGEM AO IMAGINÁRIO ASSOMBRADO

Douglas MCT deixa bem claro sua intenção com este divertido e ágil livro: ele quer divertir seus leitores e ao mesmo tempo prestar uma ótima homenagem à cultura do terror, do horror e do sobrenatural no imaginário coletivo pop.

Vampiros, Lobisomens, Múmias, o monstro do Dr. Frankenstein, zumbis, monstros metade homem e metade peixe, demônios com a pela mais negra que ébano, um cientista louco que se transforma numa criatura incontrolável... Muitas dessas criaturas ou variantes delas ocupam um sem número de narrativas midiáticas indo dos aspectos folclóricos de culturas antigas, passando por célebres livros como Drácula de Bram Stoker e Frankenstein de Mery Sheley, passando pelos quadrinhos da Marvel e DC, ou no cinema e games de tantas formas e modos que é impossível que não tenhamos esbarrado nesses seres ao menos em umas três dessas mídias.

Betina Vlad, o livro, é isso. Uma grande homenagem que trás em suas páginas mais uma visão, mais uma roupagem para seres tão enraizados em nossa mente. Mas que fique bem claro: o desafio de Douglas MCT não era somente revisitar tais criaturas e seus aspectos mais comuns e conhecidos, o autor precisava fazer isso de forma inteligente, criativa e original. E, pasmem, todos os requisitos foram cumpridos a contento na obra.

O livro que Douglas escreveu e que a AVEC Editora muito competentemente entregou ao mercado numa edição bonita, bem diagramada e com extras com ares de HQ - ou de jogo de RPG - são um adendo e tanto na criação do universo consistente e coeso ofertado pelo autor. Tudo, desde a belíssima capa até as fichas dos personagens ao final do livro nos ajudam a embarcar na aventura de Betina Vlad e seus jovens amigos pelos becos sombrios do mundo sobrenatural.

É curioso notar já nos primeiros capítulos do livro o empenho de Douglas na produção de uma narrativa que espelha o estilo de Bram Stoker em seu célebre livro Drácula. O livro é escrito na forma de diário por Betina e alterna com correspondências de e-mails trocados entre alguns dos personagens da trama, o que nos remetem diretamente ao que Stoker fez ao narrar seu livro todo na primeira pessoa na forma de cartas, diários e relatos narrados em jornais, dando um sentido de imersão e assombro vindo diretamente do que cada personagem vivenciava no decorrer do ato narrativo.

Douglas empresta essa dinâmica ao seu livro e, como disse antes, nos entrega uma bela homenagem ao que há de melhor no Terror Clássico. Aqui não tem lugar para vampiro brilhando ao Sol. Pelo contrário, aqui vampiros, lobisomens, múmias e zumbis habitam as sombras mesmo.

Betina Vlad, a personagem, por sua vez é um reflexo dos jovens nascidos na aurora do século XXI: impetuosa, sarcástica, irônica e carregando em si um certo ar de melancolia e vazio existencial típico dessa geração que tem tanto e ao mesmo tempo não tem nada.

Betina Vlad, órfão de pai e mãe, de repente se descobre ainda mais diferente, ainda mais só no mundo e, mais uma vez, de repente descobre que faz parte da elite dos seres sobrenaturais, que sua sensação de solidão, estranhamento e diferença se justificam clara e evidentemente diante de seus olhos quando seus dons afloram e os agentes da Inquisição Branca vem ao seu encalço...

O espaço vazio que separa Betina dos outros jovens de sua idade é amplificado ainda mais quando o espaço que separa humanos de sobrenaturais vem cobrar seu preço na forma de uma perseguição violenta e implacável.

Mas Drácula também se lança na busca pela garota com seus aliados e vem para proteger Betina e, posteriormente, estas mesmas criaturas estranhas se tornarão seus tutores, professores e acima de tudo, seus amigos e família.

Entre tantos seres fantásticos e que povoam a mente da garota, ela percebe seu lugar e entende que no meio deles ela é “só mais um ser especial”. O fato de ser filha do maior e mais poderoso de todos os sobrenaturais não lhe garante nenhum status especial no Castelo da Noite Eterna, pelo contrário, Betina Barbosa que recebe o codinome de Betina Vlad precisa dar duro e estudar seus dons e habilidades como qualquer outro jovem sobrenatural que está ali.

Aprender a dominar tais dons é a única garantia de que a garota pode sobreviver num mundo onde até mesmo seres como Drácula são caçados há séculos e sobreviver é mais do que uma questão de ser especial, é uma questão de extinção de toda uma "raça".

E sim, há muitos outros estudantes originários de muitos outros países e que são ligados a outras criaturas místicas: pés grandes, faunos, banshees, fantasmas orientais, garotos metade humano e metade peixe, elfos, garotos lobos... cada um deles vai chegando de mansinho e ocupando um lugar na história de Betina e na percepção do leitor.

E todos os personagens apresentados por Doulgas MCT tem sua cota de participação no destino de Betina e da raça dos sobrenaturais de forma geral. As habilidades dos jovens seres fantásticos será posta à prova ao longo da narrativa e tudo que lhes foi ensinado nas salas do Castelo da Noite Eterna será cobrado de forma incisiva quando a hora mais escura chegar.

Com absoluta certeza você vai se pegar imaginando cada uma deles e fazendo as devidas associações com a ilustração da contracapa do livro (belíssima por sinal). Você vai traçar as características de origem e “rastrear” a que monstro clássico cada jovem personagem remete. Mais um ponto para Douglas MCT como escritor e para o time da AVEC Editora no trabalho de lapidação da obra e de transformar textos em imagens.

Vale ressaltar que o próprio Castelo da Noite Eterna é um ilustríssimo personagem na trama do livro, tanto quanto é um personagem ilustríssimo em uma dezena de obras com vampiros, se é que você me entende.

BETINA VLAD | UM DIÁLOGO COM O TEMPO, COM A DIFERENÇA, COM RESPEITO E A INCLUSÃO

Para além da diversão, das referências inteligentes aos monstros que habitam o sobrenatural da cultura pop, Douglas MCT também nos entrega uma obra que tem uma pauta bem clara, evidente e cara para os dias de hoje: inclusão.

Neste livro o leitor pode perceber - alguma vezes bem sutilmente, outras bem escancaradas - que Douglas quis dar uma substância a mais ao seu texto, nos trazendo a reflexão sobre o lugar do diferente no mundo, não só do diferente, mas acima de tudo do diversificado.

A narrativa do monstro alienado do meio humano sempre foi uma analogia/metáfora cara para muitos artistas indo de desenhistas, escritores, cineastas e poetas; sempre que se fazia necessário falar do diferente a metáfora dos monstros se fazia presente e cara aos criadores de grandes obras.

A situação de Betina é clara desde o começo do livro e a caçada empreendida aos sobrenaturais pode ser entendida como muito do que se vê no mundo de hoje a tudo que é diferente do chamado “padrão normativo”. Daí você joga para a analogia que lhe convier no que se refere a este ou aquele padrão normativo ou a esse ou aquele grupo social, político e cultural.

A narrativa de Betina Vlad em muitos pontos me remeteu à obras como X-Men e Novos Titãs de uma lado, e Penny Dreadful e Supernatural de outro. Aqui o leitor pode encontrar a perspectiva do jovem descobrindo poderes e habilidades ao mesmo tempo que precisa aprender a controlar tais dons, uma vez que estão cercados de um mundo que os odeia tanto quanto os teme.

Betina Vlad vem nos lembrar de que as obras não devem nunca se alienar dos temas do mundo onde se inserem, que tais obras vem de encontro aos debates que suscitam obras anteriores como as já citadas X-Men e Penny Dreadful; obras que questionam constantemente quem são os verdadeiros monstros em nosso mundo, algumas vezes de forma clara e óbvia, outras de forma sutil e alegórica.

Ao utilizar-se das mesmas alegorias e metáforas, Douglas MCT levanta mais uma vez as discussões sobre a diferença, o respeito e a inclusão, lembrando o tempo todo que qualquer um, por mais diferente que seja, tem seu lugar ao Sol, mesmo aqueles que podem morrer sob sua luz.

Destinada aos jovens leitores, Betina Vlad & O Castelo da Noite Eterna também tem seus ecos de jovens aventuras que ocupam o imaginário da cultura pop: Harry Potter, Coraline, Percy Jackson e Jogos Vorazes são alguns desses ecos. Jovens protagonistas, magia, habilidades em descoberta e aprimoramento, uma adolescente impetuosa à frente de tudo, às vezes inconsequente, mas que sabe a hora de aprender com seus erros e limites.

Para fazer um comparativo bem, bem recente mesmo, acho que Betina Vlad se assemelha demais com o livro A Justiça Chama: Magia em Jogo Vol.1, também da AVEC Editora, mas é uma semelhança de conceito geral mesmo: magia, seres fantásticos, protagonistas femininas, segredos envolvendo a origem de personagens, uma protagonista oculta em uma cidade pequena do interior. A diferença é que particularmente achei Betina Vlad mais criativa e divertida.

Douglas MCT dosa bem sua ação, seu desenvolvimento de personagens e claro, uma boa cota de violência necessária ao universo sobrenatural, mas nada que seja desnecessário ou gratuito, só fica a recomendação para os jovens, talvez alguns pais achem que a obra possa ser um tanto sanguinária para os pequeninos.

Convenhamos, não dá pra falar de monstros com garras, presas e super-força entrando em combate com caçadores impiedosos e não haver algum tipo de confronto violente e as consequentes mortes envolvidas nesse processo.

Ademais, deixo aqui a recomendação para esta ótima leitura lançada em 2018 e que veio enriquecer ainda mais o catálogo da AVEC Editora no gênero Fantasia/Ação, ainda mais se tratando de uma obra nacional que não deixa nada a desejar, tanto no conteúdo quanto na forma, à obras estrangeiras.

Para quem curte sobrenatural em novas roupagens, ação, um quê de referência ao mundo dos RPGs com uma pita de flerte com HQs de super-heróis, está aqui um prato cheio. E o melhor de tudo? As portas ficam abertas para um universo expandido a ser explorado...

BETINA VLAD & O CASTELO DA NOITE ETERNA | SINOPSE

•Capa: Supremo cartão 250g Prolan fosco
•Editor: Artur Vecchi
•Diagramação: Vitor Coelho

SOBRE A AVEC EDITORA
A AVEC é uma editora nascida em 2014 que investe em escritores, desenhistas e quadrinhistas que estão dando seus primeiros passos na criação de histórias – mas já demonstram o talento de grandes autores.

Os livros da AVEC Editora podem ser encontrados na rede Fnac, Travessa, Cultura e Submarino. E os ebooks na Amazon, Apple, Kobo, Cultura e Travessa. Os leitores também podem comprar direto no site da editora: http://www.avecstore.com.br/

site: https://www.pontozero.net.br/2019/01/08/o-livro-betina-vlad-douglas-mct

Matheus.Augusto 09/07/2020

Os monstros são os vilões mesmo?
E se os monstros tivessem filhos?
E se o castelo do Dracula fosse uma Hogwarts pra monstros?
E se a filha do Dracula fosse Brasileira?
Esse livro traz lições sobre radicalismo, preconceito e discriminação, além de explorar muito bem seus personagens.
Uma das melhores leituras do ano, sem dúvida
Recomendo pra TODOS

CT dos Livros 14/07/2020

Resenha do @ctdoslivros !
Obra: Betina Vlad e o Castelo da Noite Eterna
Editora: @aveceditora
Autor: @darkfables
Gênero: Fantasia
Em O Castelo da Noite Eterna, Betina Vlad, uma jovem que aos dezesseis anos descobre que é uma sobrenatural, filha de Drácula, parte em uma jornada de aventura e terror por um castelo que guarda segredos, desafios e uma traição. Tudo isso enquanto ela e seus novos amigos monstros tentam resgatar uma garota como eles das garras da Inquisição Branca, ao mesmo tempo que são perseguidos por Van Helsing.
Cara quem nunca sonhou em ganhar poderes? E já pensou em ser filho ou filha do maior vampiro de todos os tempos? E ter que ir morar em um castelo cheio de personagens importantes como o Dr. Henry Jekyll e seu álter ego o Mr. Hyde? Pois bem essa é a nova vida de Betina. Porém com grandes poderes vem grandes responsabilidades.
Betina Vlad é o tipo de livro que eu descrevo como “sessão da tarde” pois é extremamente divertido de se ler, e com certeza é capaz de prender a atenção praticamente todo mundo, com uma escrita muito fluida e que consegue descrever as cenas de tal forma que o leitor se sente dentro do castelo, a descrição nesse livro é a grande responsável por criar um laço entre os personagens e o leitor, pois como vemos as coisas pelo olhar da Betina passamos a gostar de quem ela gosta e não gostar muito de quem ela não gosta.
Outro ponto que eu acho muito importante nesse livro é a “nova” visão que ele traz a cerca do que é ser um monstro, e como o autor usa isso para tratar de temas como preconceito, intolerância e como essas coisas sim transforma as pessoas em “monstros” e pode sim transformar os monstros em algo “monstruoso”.
O livro é recheado de ótimos personagens desde o núcleo principal com Betina, Adam Frankenstein (sim filho do Dr. Frankenstein) e Tyrone Talbot, até os vilões que só aparecem em grande parte do livro apenas por meio de e-mails. O livro tem um plot twist no final o que deixa a trama ainda mais especial e sinceramente foi a cereja do bolo.
NUNCA O SOL 🌑
Avaliação: ★★★★★!

site: https://www.instagram.com/p/B398AuEhr9Q/

Alana 17/07/2020

Fofo e imaginativo!
Imaginei, antes de começar a leitura, que seria uma história mais voltada ao público infantil, mas me surpreendi com a construção da trama e dos personagens, que são construídos ou reinventados de maneira muito criativa e bem explicada, me deixando satisfeita com a escrita do início ao fim.

Caroliny 24/07/2020

Pensa em um livro legal, pensei que teria mais coisas, mas é um livro muito cativante, de leitura fácil, que te prende do inicio ao fim do livro. Betina Vlad, filha "bastarda" do conde Drácula com uma humana, depois que Betina completa 16 anos de idade ela desperta seus poderes de vampira e tem que ser salva por uma sobrenatural que foi enviada pelo Drácula justamente para resgatar Betina de uma tentativa de assassina-la, depois que Betina chega ao castelo do seu pai, Drácula ela descobre varias coisas e passa por muitas coisas também.

@cheiade9h 24/10/2020

Betina conte comigo!
Eu particularmente gosto muito de juvenis com uma carga humorística, em Betina Vlad não foi diferente!
A reviravolta no final da história É TUDO, no aguardo da continuação 🥺✌

Loh 16/12/2020

Fillha de um vampiro famoso?
Quando que Betina ia imaginar que era o que é? loucuras acontecem na vida dessa garota.

Gabriela769 22/05/2021

Betina Vlad e o Castelo da Noite Eterna
Eu sem dúvida amei esse livro!
Vou indicar pra todo mundo!
Se você gosta de Percy Jackson e/ ou Harry Potter, assim como eu, provavelmente vai gostar desse livro. Adorei ver esses seres sobrenaturais, me encantei pelos personagens.
E o final... Mais inesperado impossível! Que plot twist! Meu Deus eu preciso de mais livros como esse!

Livro favoritado e já me fez querer ler outros livros do autor.

Jenni_airiel 05/06/2021

Quero a continuação na minha mesa
Eu me diverti bastante lendo esse livro, fui surpreendida positivamente e aquele final eu meio q já esperava, mas foi um plot muito bom e no geral foi uma boa experiência, bem vibe Percy Jackson. Adorei que boa parte da história se passa aq no Br. Alguém sabe se tem continuação? Aquele final me deixou mega curiosa.