A virgem dos sicários

A virgem dos sicários Fernando Vallejo

Resenhas - A virgem dos sicários

Fabio 22/07/2022

É um prato cheio para um monólogo.
A história desse livro é interessantíssima e não é linear, fala um pouco de tudo: política, amor, criminalidade.

É bem autêntico e original, ainda que hoje em dia exista outras obras com temas similares, principalmente em séries. Afinal, é um romance gay com um criminoso que, se não me engano, foi escrito em 2006 e foge um pouco do didático. Os personagens são gays e sabem lidar com sua sexualidade, com o que faz o autor fugir de temas clichês dessas histórias como aceitação, conflito com outras pessoas. Existe uma naturalidade que faz falta nesses romances, na minha opinião.

O protagonista, com todo o respeito, é um babaca. Senti asco dele em várias passagens do livro, principalmente com o que me pareceu ser um fetiche por violência.

Não é um livro muito simples. A leitura é pesada, apesar do livro ser pequeno, com muito texto, pouco diálogo e temas que não são parte do cotidiano. Requer atenção e paciência. Inclusive, eu demorei bastante para terminar. Quase 1 mês. É um livro para quem gosta de literatura como arte, e não só como entretenimento. Aliás, conforme o título dessa resenha, daria um ótimo monólogo no teatro. Talvez, o grande problema dessa história é que tenha sido entregue ao público no segmento artístico errado.