A minha avó pede desculpa

A minha avó pede desculpa Fredrik Backman

Resenhas - A MINHA AVÓ PEDE DESCULPA

Cida Luz 13/03/2024

Memórias, afeto, diferenças e aproximações!
O primeiro livro que li do Autor e ja amei a escrita e com certeza lerei mais dele! Um livro que já me encantou pela capa, pelo título, sim amo livros que tem a Avó no enredo! O livro é narrado por Elsa e que certamente tem a melhor vó do mundo.

Pois bem, esses dias tive a
Companhia maravilhosa dessa menina muito especial, a de Elsa uma ?menina de quase 8 anos? e por alguns dias de sua avó uma ? avó espontânea?.

O livro segue uma narrativa muito contemporânea que me fez rir, chorar, refletir, viajar nos contos - mundo de fantasias e tem muita ação tbm. O autor fala de diferenças, saúde mental, questões sociais de forma leve e irreverente as vezes. A cada capítulo uma nova história que desenrola.

O tema como o luto vem apresentado e Elsa com uma tristeza pela perda da avó vem trabalhando esse luto com o resgate de memórias, com o amor nas relações, no conhecer e nas interações!

Chorei, ri e
Chorei e com certeza sentirei saudades de Elsa nesses dias!
Rafaéla 13/03/2024minha estante
Amei ? me lembrei muito da minha avó na época da minha infância e também foi um convite pra continuar honrando a presença dela enquanto está aqui

Cida Luz 13/03/2024minha estante
Eu tbm! Saudade, memórias e muito amor! E estórias ??

Rute.Rita 08/10/2023

A minha avó pede desculpa
Este foi um livro que confesso que comprei pela capa. Estava em promoção na feira do livro e pareceu-me fofo.
É um livro completamente delicioso! Primeiro lembrou-me as aventuras que vivi com os meus avós, e de quanto os amo! Depois lembrou-me o quanto é bom sonhar, imaginar e ter o nosso próprio mundo.
Amava conhecer melhor Miamas e ter o meu wurse!
Um livro muito fofo para ler na companhia de um bom chocolate quente.

Anie 23/06/2023

Para criança de quase 8 anos
Demorei um tempinho pra terminar esse por motivos de: no começo o livro não me prendeu tanto assim e as páginas são longas, também achei esse livro um pouco parecido com o ?um homem chamado Ove? até as indagações e o mal humor de alguns personagens, mas no final é bem emocionante e relevante.

Sara 13/06/2023

Livro que menos gostei dele até agora, mas primeiro livro que me fez chorar.
Achei um pouco confuso, do nada mudavam de assuntos.
Achei interessante uma criança ser a protagonista da história e a sua inteligência.

Fer 06/06/2023

Reino de Miamas - Terra de Quase Acordar
?Se você quer que seus filhos sejam inteligentes, leia a eles contos de fadas.? Albert Einstein

Li essa frase há muito tempo e na resenha de hoje ela me veio à mente. Há realmente muito o que se refletir sobre esse pensamento. Mas divagações não é nosso foco hoje.

A Avozinha levou essa frase bem ao pé da letra mesmo, literalmente hahaha. Para ajudar sua neta Elsa a compreender algumas situações de seu cotidiano, como as provocações e bullying sofrido na escola, ela criou e apresentou à esperta garota o
Reino de Miamas, na Terra-de-Quase-Despertos, onde o normal é ser ?diferente?.

Elsa tem apenas 7 anos e é muito sabidinha. Ama Harry Potter (já os leu todos ?); faz pesquisas na Wikipedia e gosta dos Clássicos infantis. Uma pesadinha na mão aí né Backman?

Enfim, a Avozinha aos 77 anos ?vai ao Reino de Miamas? e de lá não retorna, deixando Elsa sem, ao mesmo tempo, sua avó e sua única amiga. Para que ela enfrente os perigos, cresça e cultive novas amizades, Avozinha deixa a ela uma missão: um caça-tesouro diferente. A cada pista e acontecimentos, Elsa encontra uma carta na qual sua avó pede desculpas a algum morador do prédio onde moram.

À medida em que os fatos se desenrolam, realidade e fantasia se completam; novas personagens surgem com suas características, gostos e atitudes peculiares; mistérios se resolvem, ou quem sabe, se complicam mais?.

Não foi um livro que me fisgou completamente e confesso que o terminei de teimosa que sou e curiosa para ver o final. Alguns personagens são bem irritantes, algumas atitudes incoerentes, o mundo fantasioso descrito com muitos detalhes, por vezes, torna-se cansativo e difícil de compreender.

Entretanto, sempre conseguimos apreender algo de bom em nossas leituras. Este abordou temas como luto, perdas e síndromes.

Quero muito ler as outras 2 tramas do autor Um homem chamado Ove para depois assistir à adaptação e também Brittie-Marie esteve aqui (embora nessa obra ela tenha sido uma mala sem alça e sem rodinhas ??).

Você já leu Minha avó pede desculpa? O que achou?

Lukito 10/04/2023

Leitura sensível, um pouco pesada e que diz muito sobre o luto, foi difícil de finalizar essa obra fantástica pq ainda sofro com a morte de minha avó, esse livro me fez lembrar muito dela

Joyce 26/02/2023

Eu amo como a história se mistura com os contos de fada da avózinha, e como as pessoas são reais com defeitos e qualidades. Elsa tem sete anos quase oito e enfrenta uma grande aventura. É um livro perfeito!

allegraa 11/01/2023

Sensível e com personagens memoráveis.
Aqui, Fredrick nos apresenta a história de uma avó excêntrica sob o olhar de uma criança de 7 anos, quase 8, de uma inteligência única.
Por meio de cartas numa espécie de "caça ao tesouro", Elsa vai descobrindo o que sua avó fazia antes de vó. Ela conhece cada amigo do prédio e descobre coisas que mudam totalmente sua visão sobre família.
Os personagens são únicos, cada um com seu jeito e conexão com a história. Sinceramente, eu me apeguei bastante à eles e não vejo a hora de ler os próximos livros do autor pois sei que alguns tem os mesmos personagens que esse.
O começo foi um pouco chato e a história contada é cansativa, porém quando tudo vai se encaixando e fazendo sentido é a coisa mais linda. E pra fechar, os últimos capítulos e a carta final me arrancaram lágrimas sinceras. Vale muito a pena!

Faline.Ferreira 01/03/2022

Sensível
Nem sei por onde começar a falar sobre esse livro.
O livro conta a história de uma forma tão sensível que eu chorei em todos os capítulos.
A forma que é contado eu achei maravilhosa demais.
Elsa que inteligência! Apaixonada na sensibilidade do autor em escrever sobre tantos assuntos pesados.
Pode conter gatilhos sobre luto e algumas violências.
A metáfora utilizada na história foi sensacional. Só lendo para entender.

Alexandra 16/02/2022

Adorei ler este livro, ensina que o "diferente" é incrível, na minha opinião todos deviam lê-lo um dia.

Patricia 17/12/2021

Elsa é uma menina de quase 8 anos de idade que tem na vó seu universo. A avó é tudo! Sua super heroína, melhor amiga. Aquela que não pensa duas vezes quando o assunto é defender Elsa. A vó também é meio louca e vive uma vida sem regras.
Ela criou pra Elsa também um universo de faz de contas pra onde elas vão todas as noites.

A mãe de Elsa trabalha muito e os pais são separados. Elsa fica com o pai só a cada 15 dias e a mãe dela está grávida. Elsa sofre muito bullying na escola por ser diferente. Elsa é muito inteligente, ama Harry Potter, livros, filmes e super heróis.

Até que um dia a avó de Elsa morre de câncer. Mas ela deixa pra Elsa uma espécie de caça ao tesouro, onde cada tesouro é uma carta pra cada um dos vizinhos ao qual a avó pede desculpas.

O livro é narrado por uma criança e é mágico ver tudo na visão da Elsa. Confesso que os trechos que ela falava sobre o mundo do faz de conta eu não gostava muito. Mas fora isso, foi uma história encantadora. Quero morar no prédio da Elsa! A história tem umas reviravoltas e no final quando tudo se encaixa é lindo demais e até o mundo do faz de conta que pra mim foi cansativo, fez muito sentido.

Mare 17/10/2021

Reclamei bastante e dei 4 estrelas. Eu sou uma piada?
Depois de ter lido Gente Ansiosa e corri sedenta para este livro do Backman, a resenha dele me encheu de expectativas imensas.

O começo do livro foi bem cansativo e maçante. A narrativa é infantilizada porque a protagonista é uma criança de 7 anos. Inclusive, a idade me incomodou um pouco. A menina sabia coisas demais para ter 7 anos, a explicação é que ela vivia na Wikipedia, mas mesmo assim. Outra coisa é que ela já tinha lido todos os livros de Harry Potter várias e várias vezes, mas não conseguia ler uma carta em letra cursiva. Não sei o que dão para as crianças no café da manhã da Suécia, mas com 7 anos não sei se alguma criança teria lido todos os livros de HP sozinha.

Outra coisa que me incomodou MUITO: tem várias cenas da criança dando chocolate para um cachorro. Chocolate é extremamente prejudicial para os animais, podendo levar a morte. É muito perigoso escrever sobre isso e acabar incentivando alguém a fazê-lo. Eu sei, é uma ficção, mas bastaria uma notinha de rodapé para resolver.

(parece que eu tenho um bocado de coisas pra falar desse livro)

A história é boa, mas você só entende que é boa da metade para o final. Os diálogos do Backman, como sempre, incríveis e muito divertidos.
Tem uma história dentro da história que é muito cansativa, mas assim como em Um Mar Sem Estrelas, é importantíssima para o enredo. Mas é chata demais de prestar atenção, me vi pulando alguns parágrafos.

Mas aí, quando tudo se encaixa na história... aí o coração derrete e dá pra marejar um pouquinho.
Você vai conhecendo muito mais sobre a história dos personagens e gostando um pouquinho mais de cada um deles.

Dei 4 estrelas, mesmo tendo reclamado de várias coisas, porque assim como Markus Zusak faz comigo, Backman cria histórias que me balançam muito... e eu não sou nada imparcial para avaliar livros. Inclusive só tirei uma estrela, porque como vocês perceberam eu reclamei bastante também hahaha.

Montoya 13/04/2021

A introdução da realidade adulta para uma criança
Esse livro é no mínimo fantástico. A forma como o autor trata o relacionamento da menina em relação a todos os adultos ao seu redor é de uma preciosidade tremenda.
Nesse livro você pode ver a dualidade do ser humanos em seus relacionamentos e escolhas, que ninguém só é bom e que ninguém é só ruim e que principalmente todos nós carregamos mais marcas do que realmente mostramos.