Fantástico Brasileiro

Fantástico Brasileiro Bruno Anselmi Matangrano...

Resenhas - Fantástico Brasileiro

leonel 11/12/2022

lixo tóxico, mal escrito, cheio de interpretaçoes erradas, omissoes inexplicaveis e forçadas de barra. é toda hora coisa do nível de quem só leu uma versão muito errada do resumão pro enem dos livros tipo "blau nunes estava em busca do boi barroso, criatura magica capaz de conceder a felicidade, em salamanca do jarau." nem pra citar os contos mais DENTRO do estilo fantastico do machado de assis, tipo rui de leao e a filha do capitao mendonça. fora que os autores distorcem o fim de um monte de livros e contos classicos ou porque nao leram direito e acham que ficaria mais fantastico assim ou porque sao burricos e nao entenderam mesmo. extremamente fraco. pra não dizer que é tudo lixinho, as ilustraçoes sao muito boas.

Lucas Viapiana 11/03/2020

Nos territórios do fantasismo
Nós escrevemos literatura fantástica por décadas (tá bom, no meu caso é por bem menos tempo) sem saber muito bem o significado disso. Apenas era feito e é feito, sem que se entenda muito os processos e as implicações. Acredito que Fantástico Brasileiro preenche um pouco esse espaço indefinido, dá nome às coisas, define. E isso é necessário para que se comece a pensar na literatura fantástica brasileira como algo independente, culturalmente descolonizado e autônomo, que talvez até pegue emprestado um casulo estrangeiro, mas cujas asas são 100% nossas.

Recomendo fortemente a leitura para todos os escritores, editores e pesquisadores que trabalham com literatura fantástica. É um resumão da nossa história, que precisa ser conhecida e entendida.

site: https://bibliotecadavolnania.blogspot.com/

Ricardo Santos 23/03/2019

Obra fundamental para conhecer nossa literatura fantástica
Este livro faz uma radiografia abrangente da história da literatura fantástica brasileira. Reúne o que estava disperso em termos de referência a obras e autores, com foco na produção dos últimos vinte anos. Reconhece a importância de escritores e de estudiosos que vieram antes, num esforço admirável destes de construir uma ficção científica, uma fantasia e um terror com nossa cara e cultura, conscientemente, não apenas de maneira pontual, como praticantes, defensores e críticos da literatura de gênero no país. Trabalho acadêmico de leitura acessível, Fantástico Brasileiro se torna uma fonte de consulta fundamental, tanto para conhecer os mestres do passado quanto os nomes que estão movimentando o mercado editorial hoje. É uma belíssima edição em capa dura, com projeto gráfico arrojado e poucos erros de revisão. Mesmo sendo uma obra bastante descritiva, servindo como um robusto catálogo de nossa literatura fantástica, há reflexões muito pertinentes, questionamentos e tentativas de respostas. A tese do livro está aberta a discussões.