O Ceticismo da Fé

O Ceticismo da Fé Rodrigo Silva

Resenhas - O Ceticismo da Fé

Lenon 23/04/2024

Leitura necessária.
Esse livro leva o leitor a inúmeras reflexões, e independente do teísmo ou ateísmo de quem esta lendo, Rodrigo Silva escreve para todos os públicos, e faz isso com maestir, pois sem apontar erros e acertos, busca compreender posicionamentos pós e contra o cristianismo. Testemunho até que foi esse um dos encantamentos que tive pela leitura, o fato de ele como crente, entender e buscar justificativas extremamentes plausiveis para o ateismo que assola nossa sociedade,ademais, reflexões necessárias são colocados no decorrer do livro, posso citar uma bela reflexão:
Se vivemos em uma sociedade cristã (dado que é muito menor o numero de ateus em nossa sociedade_)porque vivemos sem valores morais? Sem amor ao próximo? Sem Humanidade?
Estariam os ateus certos, em questionar, é esse Deus que voces buscam? O Deus do abandono? Da dor? E além disso, são esses comportamentos que voces seguem, descrito na biblia?
O autor mais parece apenas testemunhar Jesus Cristo e Deus, à convencer alguém a algo. É brilhante, encantador e para os cristãos,ateus,agnósticos, necessário.
Cito também a incrivel bibliografia, inúmeras citações, exemplos, enfim!
5 estrelas para "O ceticismo da Fé"

André Marinho 31/03/2024

Livro excepcional
Nos ajuda em respostas a perguntas que já tinha e também que comecei a me perguntar, traz diálogos interessantes, nos mostra como grandioso é sim a Bíblia, e um trabalho didático e muito elevado academicamente falando.
Leitura para aqueles que tem algum questionamento, cristãos ou ateus.

ronaldsilvadev 30/03/2024

É realmente um livro que todo mundo deveria ler uma vez na vida. Pensamentos e questionamentos são feitos muitas das vezes para você refletir e pensar sobre fé e o acreditar em Deus. Realmente não poupou conhecimento, com certeza aprendi demais com o ensinamentos agregados nesse livro e fico feliz em mudar meus pensamentos em diante

Eudesjcv 22/02/2024

Indico sem medo
Um livro muito corajoso, Rodrigo Silva realmente não poupou conhecimento em mostrar, com todo respeito àqueles que não creem, que Deus é tão real quanto o ar que se respira; uma leitura desafiadora até para cristãos, mas vale cada página lida! Parabéns Rodrigo Silva, que Deus continue te inspirando para escrever livros com leituras tão impactantes como foi esta, no meu entender!

Janis.Gouveia 17/02/2024

Todo mundo deveria ler, independentemente de sua religião!
? Gente, que livro sensacional! Já gostava do Rodrigo Silva nos debates da Joven Pan, agora, depois de ler o seu livro, tornei-me sua fã!
Foram 558 páginas e 451 referências bibliográficas (o que poderia muito bem ser a sua tese de PhD) de muita história do mundo, filosofia, contos, física quântica, astronomia, e muita, muita sabedoria para fazer qualquer ateu começar a duvidar de que não exista um ser tão maravilhoso quanto o Pai.
Quando ganhei o livro do meu marido, confesso que achei que não ia gostar do livro, pois não sou muito chegada a não-ficção, mas, mais uma vez, "não houve desvantagem", e eu amei a leitura! Foi muito aprendizado!
5?

Juliana do @jdeoliveiraa 14/02/2024

Pra pensar
Esse livro é daqueles que todo mundo deveria ler. Apesar do autor ser cristão, ele traz diversos pontos de vista (de ateus, agnósticos e cristãos também) para questionamentos que são comuns a todos. Deus existe? Se existe, por que há sofrimento no mundo? Quais as evidências de que Ele existe?
Eu gostei muito das referências do autor, que perpassa desde os maiores clássicos da literatura até às mais recentes teorias físicas. Não consigo nem imaginar o trabalho que foi compilar tantas informações numa mesma obra - e com esse nível de argumentação e detalhes.
Recomendo muito, pessoal!

Emanuel.Ayres 30/01/2024

Uau
Sei nem o que falar de tanto assunto bom que é abordado no livro. O começo abordam bem a perspectiva da filosofia com o tema do capítulo. O autor optou por demonstrar bem sua opinião a cada capítulo.

558 páginas abordando vários assunto relacionados com a filosofia, religião, história, física, psicologia entre outros, o que deixou o livro bem rico com vários temas abordados. Muito importantes como: se faz sentido frequentar uma igreja? , Deus é um genocida? , Valores morais, se milagres existem e muitos outros temas interessantes.

Meu capítulo preferido foi o 4 que aborda a cosmos visão. Infelizmente acabei quebrando a lombada, e o livro nem é meu ?

Para concluir, a proposta do livro é bem interessante, pra quem gosta desse tipo de livro deveria separar um tempo pra ler mesmo que demore muito.

Ivens 07/01/2024

Crer ou não crer?
O que dizer desta obra?... Depois de um longo tempo pelejando, para que pudesse concluir, diante de tantos imbróglios e estorvos que me surgiram no caminho, terminei essa leitura, da qual eu poderia dizer que, mais que uma leitura, ela foi uma fábrica de reflexões e de julgamento de proposições e (in)certezas. Todos somos chamados a apresentar nossas razões diante de Deus, para chegarmos a um termo, mas o Senhor nos dará incontáveis razões e evidências para vermos segundo sua óptica, desnudando-nos de nossas lentes que polarizam e filtram o que percebemos no âmbito de toda a revelação. Independente de nossas crenças ou descrenças, somos chamados a escolher: escolher a quem servimos; escolher qual cosmovisão adotar; escolher se viveremos uma vida com propósito ou não... Não ficamos impunes diante da necessidade de escolher; e as escolhas demandam convicções, sendo a fé "a certeza das coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se vêem" (Hb 11:1). Quais serão as suas e as minhas certezas?

adudabraz 29/12/2023

A (possível) existência de Deus.
Para ateístas, agnósticos, teístas, etc. Uma obra racional e científica que aponta para a existência de Deus.

?O Ceticismo da Fé?, de Rodrigo Silva, propõe-se a defender a existência e soberania intrínsecas ao ?Deus de Israel?, segundo sua crença, através de um estudo denso e profundo.

O autor, fazendo uso de uma abundante gama de pesquisas, aborda diversos temas, buscando convergir na ideia principal do livro. Porém, tal objetivo não é alcançado com êxito, tendo em vista que não há uma lógica bem estabelecida na ordem de abordagem destes, logo, em dados momentos, há desconexão entre tais temas, enquanto alguns parecem não ter relevância para a pauta ?existência de Deus?.

?Queremos ter certezas e não dúvidas, resultados e não experiências, mas nem mesmo percebemos que as certezas só podem surgir através das dúvidas e os resultados somente através das experiências.?

Filósofos, sociólogos, físicos, teólogos; grandes personalidades são mencionadas no livro, junto a diferentes teses e momentos históricos, aspecto notável e enriquecedor à experiência de leitura.
Como assegura, Rodrigo, sendo cristão, não escreve uma obra que ?vive numa bolha? ou pré-julga aos que possuem outras cosmovisões. Ao advogar uma tese, ele argumenta, apresenta contra-argumentos, e por fim, como esperado, contra-argumenta estes.
O autor, ainda, exalta determinadas concepções de pensadores ?atrelados? a crenças distintas da sua, despindo-se de qualquer tipo de intolerância ou generalização.

?As crianças podem até ter medo do escuro, mas os jovens passaram a ter medo do silêncio [...] Para muitos, fugir da realidade tornou-se o melhor remédio contra a dor existencial.?

Pessoalmente, não concordo com tudo que Rodrigo escreve, o que é absolutamente normal.
Ademais, sinto falta de aprofundamento em certos pontos defendidos, e de objetividade em certos assuntos citados.
Apesar disso, afirmo que tal estudo expandiu-me os horizontes acerca da natureza humana, estimulou-me a aprender mais (sobre filosofia, por exemplo), e concedeu-me maior embasamento para pensar, para pensar e crer.
Palmas para Rodrigo Silva. Palmas para a Literatura Brasileira.

?Quando me perguntam "Se Deus existe de onde vem tanta maldade??, pergunto de volta: "Se Ele não existe de onde vem tanta bondade??

Deus existe, e por isso, apenas por isso, existimos.

Cristiano.Rosenber 03/12/2023

O livro trata, filosoficamente, sobre Deus e ateísmo de forma calma, palatável e compreensível. Traz experiências pessoais do autor e de conhecidos seus, tudo para transmitir a mensagem do livro. Mensagem esta que fala de paz interior, amor e justiça divina. Quem tem dúvida sobre a sua fé, este livro vai te conduzir na firmeza da crença no SENHOR com seus argumentos bíblicos e até mesmo cientificos.

Angelo Siriano 18/11/2023

Um bom livro para ter uma visão sobre cristianismo, de um ponto de vista menos apaixonado e mais racional se é que é possível. O autor demonstra a sua fé de uma forma bem inteligente fugindo do fundamentalismo religioso.

Carlos531 26/10/2023

O insight para escrever a obra partiu de uma afirmação de René Descartes que diz o seguinte: ?o homem deve desconfiar de tudo para poder acreditar em alguma coisa?. E assim o livro foi construído, partindo do princípio da dúvida, traçando argumentos para sustentação da fé em Deus.

Mas não pense que esse livro é sobre um teólogo tentando provar a existência de Deus, nada disso... Até porque Deus é improvável, se Deus fosse provável ele estaria mais para teorema do que para pressuposto, logo caberia dentro da mente humana e não seria grande o bastante para ser Deus.

Isso aqui é uma conversa sincera e aberta, sem fugir dos grandes problemas que envolvem a fé em Deus, como por exemplo: ?Porque um Deus de amor matou e mandou matar tanta gente no Antigo Testamento?? ?Se Deus existe e é amor, porque ele permite tanto sofrimento no mundo??

Thaí 14/10/2023

Incrível!!!
Rodrigo Silva é maravilhoso, a didática dele é perfeita, um livro pra ler com calma, sem pressa, aproveitando cada lição.

Não sou perfeito, mas procuro sempre me lembrar de que minha vida pode ser a única Bíblia que muitos leem fora da igreja e, dependendo da situação, isso pode não ser muito bom. Daí a responsabilidade daqueles que dizem crer em Deus.

A fé não pode ser um salto cego num abismo divino para o qual não existe nenhuma racionalização ou racionalidade. Por outro lado, dizer que a razão manda na fé é como afirmar que o rabo abana o cachorro. Seria um contrassenso anular por completo qualquer função racional no ato de crer. Afinal se existe mesmo um Deus, ele nos criou como seres racionais. Negar isso é como tirar das aves a capacidade de voar.

Jessica.Woidaleski 31/08/2023

Deus existe.
Esse livro é para quem não acredita ou teve a fé fragilizada. Nesta obra o autor conversa com o leitor. Livro maravilhoso.

Jay 26/08/2023

Uma leitura densa, mas satisfatório
Quando vejo: governos corruptos e sem preparo eleitos pelo voto da maioria; gente popularesca com algum talento musical ou futebolístico tornando- se ídolos de uma geração inteira de jovens; programas de gosto duvidoso disparando no Ibope; e vídeos de conteúdo tosco bombando no YouTube, fico me perguntando se realmente a voz do povo é a voz de Deus ou a voz da ignorância coletiva. Quantas vezes a democracia é apenas a variante ditatorial de um povo manipulado que demanda com protestos o coroamento de um idiota! A sabedoria popular, neste sentido, torna- se o coletivo de embrutecimentos individuais.