O Ceticismo da Fé

O Ceticismo da Fé Rodrigo Silva




Resenhas - O Ceticismo da Fé


44 encontrados | exibindo 31 a 44
1 | 2 | 3


Dansd1 20/01/2022

Incrível!
Dr. Rodrigo Silva é muito hábil na forma de debater a filosofia cristã com as de mais linhas filosóficas. Afinal: "Deus existe ou seria a fé religiosa apenas um delírio".
comentários(0)comente



Giane 07/10/2021

Pode parecer contraditório, mas a verdadeira fé exige dúvida. Um crente sincero questiona quando passa por momentos de provação e sofrimento, corre atrás de respostas. Porém esse livro não foi escrito, em essência, para crentes e sim para céticos. Todos temos dúvidas, mas não podemos permanecer no comodismo de nossas crenças apenas para não desafiá-la, seja você ateu ou religioso.

Nesta obra o autor Rodrigo Silva traz muitas questões que em algum momento você e eu já nos questionamos: "se Deus existe, como explicar o sofrimento?", "Onde estava Deus em Auschwitz?", "A Bíblia é confiável?", "Porque Deus mandou matar?", "Deus realmente existe?". Essas e outras indagações são abordadas ao longo de uma narrativa rica em detalhes.

Já admirava a escrita do Dr. Rodrigo, mas esse livro realmente é um divisor de águas. Na fase acadêmica em que estou, essa leitura foi de extrema importância. Ganhei até insights para meu futuro TCC!
comentários(0)comente



Rqsk 13/08/2021

Ao contrário do que parece, o livro não está repleto de citações bíblicas. Ou seja, não se trata de um livro religioso. Destina-se a todos: ateus, agnósticos, teístas etc.
Ao longo do livro, o autor dialoga com céticos, filósofos, cientistas, que refutam a seus modos a existência de Deus. O autor busca evidências na própria ciência e na filosofia para validar seus argumentos.
O tema do livro é apresentado de forma lúcida e ponderada. Não há aqui, uma negação cega aos argumentos de outros autores presentes no texto. Muito pelo contrário, há mais concordância do que discordância por parte do autor. Isso mostra que o tema é tratado de forma imparcial, sem roupagens de religião.
Assim, ele fala de temas difíceis sem se apegar a uma fé dogmática (o sofrimento inevitável de todos, a inação de Deus perante a maldade deste mundo, são alguns exemplos). De forma sincera e honesta, mostra os dois lados da moeda.
No decorrer das páginas, observa-se que Deus não é bem-vindo em alguns ambientes: escolas, universidades etc. De fato, desde o Iluminismo, com a valorização da razão, o nome de Deus vem sendo ?desgastado? por aqueles que valorizam o conhecimento científico. Ora, com a expulsão de Deus, é necessário que se coloque algo em seu lugar. Portanto, Eis o paradoxo: expulsaram Deus desses lugares, e deificaram a ciência, o ser humano, a razão.
Talvez seja porque nascemos com um vazio transcendental. Pois é, acredite você ou não, ele existe em cada um de nós. Aliás, aqui há um ponto de convergência entre crentes e descrentes. Esse vazio é preenchido por Deus. No entanto, há os que preferem preenchê-lo com coisas efêmeras: drogas, bebidas, filosofias.
Baseando-nos nos flagelos que assolam a humanidade, podemos duvidar da existência de Deus;
baseando-nos na bondade, na esperança, podemos ter certeza de sua existência;
baseando-nos nos estudos físicos, científicos, podemos distorcer sua imagem.
É como dizia Padre Antônio viera:
?Se os olhos veem com amor, o corvo é branco; se com ódio, o cisne é negro; se com amor, o demônio é formoso; se com ódio, o anjo é feio; se com amor, o pigmeu é gigante.?

Não obstante a ascensão da razão, do conhecimento e da ciência, Deus insiste em ficar. A Bíblia é de longe o livro mais vendido no mundo.
Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão (Mateus 24:35).
comentários(0)comente



Wesley - @quemleganhamais 30/06/2021


Todo mundo tem fé em algo, mas nem todos assumem isso por achar que só na religião que a fé existe.
No livro o Dr. Rodrigo Silva desenvolve toda uma argumentação sobre a sua Fé e como é possível ter fundamentos para isso. Sem fundamentos, a fé é cega e isso já não é fé e sim fideismo.

O autor constroe uma linha de raciocínio que vai desde a definição da palavra Fé até a questão de estarmos sozinhos ou não no universo. Nesse percurso ele fala sobre a história do ateísmo, sobre a igreja e seus problemas, transcendência, existência da vida e sobre Deus.

É uma conversa filosófica, mas de forma que qualquer pessoa pode entender. A linguagem é clara e acessível.

Muitas questões são levantadas ao longo do livro e ao final temos uma certeza!

Vale a pena a leitura!
comentários(0)comente



Lousash 17/02/2021

Vale a pena...
A muito tempo não via um cristão brasileiro com tamanha inteligência, principalmente no que se propôs a fazer, um livro que traz a baila reflexões sobre um universo invisível, sobrenatural, porém sem o apego ou apelação estrita à bíblia sagrada. No começo até pensava que o autor abusaria de seu conhecimento na área da arqueologia, me dei mal, sem citar todas, ele abre passagens na física, filósofia, antropologia, história... e faz sobretudo com que pensemos de forma não apaixonada que é possível sim a fusão de ciência e fé. Infelizmente talvez em algum momento do último século foram desmembradas, até diga-se de passagem por motivos justos, principalmente se tratando de uma igreja que um dia matou e abusou em nome de Deus, sem que esse propriamente estivesse aliado a tamanhas barbáries perpetradas por um povo ignorante movido por poder, dinheiro e toda a sorte de patologias psíquicas. Destarte, o mundo tem mudado, antes uma civilização traumatizada pq lhes venderam um Deus ditador, a uma civilização ateísta sem Deus que é incapaz de curar a dor de ser, existir. Sim é possível, é possível estudar e enxergar que muito que foi feito em nome de Deus foram simples obras de homens e não propriamente Dele, que É sem sombra de dúvidas, O Grande EU SOU.
comentários(0)comente



Adiel.Guimaraes 23/01/2021

Inspirador!!!
Ganhei este livro de presente de Natal e que presente!!! O autor apresenta questionamentos bem relevantes como a existência de Deus, o sofrimento, a dita superioridade da razão sobre a fé questionamentos que muitos em algum momento da vida sendo crente ou descrente já tiveram.
E propõe através de seu testemunho pessoal e inúmeras referências respostas bem interessantes!!!
comentários(0)comente



Bianca.Souto 20/09/2020

Razoabilidade da crença
O autor deste livro é um famoso e eloquente professor universitário, filósofo, arqueólogo, teólogo e apresentador de televisão, o prof. Dr. Rodrigo Silva, alguém que admiro muito. Neste livro ele faz uma abordagem a respeito da razoabilidade da crença em Deus. Passeando através de grandes filósofos como Nietzsche e Schopenhauer, além da própria vivência e questões existenciais, ele aborda a fé e a descrença. Um dos pontos que achei dos mais interessantes é a forma de escrever constantemente conversando com o leitor. Um livro que te faz refletir sobre acontecimentos atuais e históricos.
comentários(0)comente



Felipe1503 07/08/2020

Um livro para ateus que também é para quem crê
Nem todos tem a coragem de confrontar suas dúvidas cristãs, mas tenho que admitir que esse livro me fez pensar sobre a minha fé - não de uma maneira ruim, pelo contrário. - Esse livro me fez entender que muitas dúvidas não são ruins, mas podem fortalecer ainda mais a nossa fé.

O livro é voltado para ateus e agnósticos. Pessoas que não creem. - não é um livro para convencê-los, mas para que entendam que não há nada de ignorância em crer em Deus.
comentários(0)comente



Bryan.Soares 11/07/2020

Melhor livro do gênero que já li. Super indico para os céticos em questão.
comentários(0)comente



Mila.Soraia 11/07/2020

O autor dirige-se a ateus, céticos, agnósticos, e explica de maneira ponderada e racional sobre as bases da fé cristã. Evidentemente, pode ser que nem todos concordem com a linha argumentativa que ele apresenta. Todavia, não se pode negar que a discussão desenvolve-se num tom extremamente respeitoso, utilizando como referência grandes autores da ciência, da filosofia, e da teologia, o que já é um diferencial, visto que, muitas vezes, assuntos religiosos são debatidos de forma inflamada e ofensiva.
Um livro interessante para quem, com sinceridade, deseja compreender os fundamentos de sua fé (ou não), e busca encontrar respostas para perguntas grandiosas relacionadas ao divino e à espiritualidade.
Adianto que não é um livro fácil para um leitor leigo. É preciso ter paciência, ler com calma, pois muitas das ideias apresentadas são razoavelmente intrincadas para quem não é familiarizado com filosofia ou física, por exemplo. Entretanto, é possível notar que o autor empregou todos os esforços na tentativa de ser o mais didático possível.
Recomendadíssimo.
comentários(0)comente



Messias.Sousa 31/05/2020

O livro aborda todos o temas possíveis na área da apologia, ótimo!!
comentários(0)comente



Raissa 26/02/2020

Há alguns dias, terminei a leitura desse livro e como o autor é o incrível Rodrigo Silva, que, além de arqueólogo, é formado em Teologia e Filosofia, eu já estava com minhas expectativas bem altas quando comecei a lê-lo e não me decepcionei. Ele já é um dos meus favoritos.
O Ceticismo da fé toca em temas muito importantes e tenta estabelecer um bom diálogo principalmente com os ateus. Aqui o ateísmo não é demonizado, pelo contrário, é até compreendido, mas Rodrigo, como cristão, vai aos poucos questionando alguns pontos dessa descrença. Ao longo da leitura, somos questionados constantemente: Se Deus realmente for uma mentira, esse provavelmente é o maior mito já criado e se for realmente um mito, deve ser combatido. Do contrário, se Deus realmente existe, também temos que falar sobre isso, afinal seria a maior verdade que temos. Não é uma questão que possa ser ignorada.
Apesar de se dirigir a um público ateu, o livro também é interessante para os cristãos, agnósticos ou adeptos de outras religiões, pois ele também trata sobre a existência humana, o bem e o mal, o conhecimento científico, a igreja, religiosidade e também da Bíblia (por exemplo, por que um livro sagrado contém tantos episódios sangrentos?).
Se eu pudesse resumir esse livro em uma palavra essa palavra seria questionamento. A fé deve ser racional e questionada o tempo todo. A falta dela também.
“O que questiono é o cientificismo, com sua crença dogmática na autoridade do método científico e seus resultados. Para mim, seria mais atual um trabalho conjunto entre as áreas de modo que a ciência, teologia e filosofia pudessem trabalhar simultaneamente. Afinal, preciso da ciência para me dizer como o mundo é, da religião para dizer como deveria ser e da filosofia para provocar o pensamento a esse respeito.” (p.215).

Excelente!

Dansd1 20/01/2022minha estante
Raissa quando puder leia "Verdade Absoluta" de Nancy Pearcey.


Mica CM7 05/08/2022minha estante
Raissa muito boa sua resenha, obrigada por essa contribuição. Começarei ler em breve




Pedróviz 23/02/2020

Servindo.
Em Ceticismo da Fé, Rodrigo Silva preocupa-se em conversar amigavelmente com os "sem-fé", desenrolando uma respeitável lista de argumentos filosóficos. A principal tese que move o livro é que uma fé que questiona é mais forte, isto é, a fé apoiada no intelecto. A única explicação que tenho para algo assim está no fato do público para o qual o autor se dirige, um público que se julga sábio e que necessita da luz ou da sombra conhecimento para embasar sua fé ou sua descrença. Assim, Rodrigo Silva segue os passos de Paulo:
"Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.
E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.
Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.
Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele."

1 Coríntios 9:19-23
comentários(0)comente



walescko 29/09/2019

Bom para aprender argumentar.
Um bom livro para se ler antes de ingressar no ensino superior e também para pessoas que querem ter mais argumentos sobre porquê cremos em Deus, trás muitos dados de várias pesquisas ao redor do mundo sobre a Fé e Crença em Deus. É uma conversa com o leitor, tanto o cristão como o não cristão, porém é voltado para o público ateu/cético, mas excelente para o cristão firmar a sua Fé e ter maiores argumentos para quando for defender a sua crença em Deus e a sua Fé.
comentários(0)comente



44 encontrados | exibindo 31 a 44
1 | 2 | 3