Livro do desassossego

Livro do desassossego Fernando Pessoa

Resenhas -

Suzana 07/04/2023

Diário de quem não sabe viver
Esse provavelmente foi o livro que mais demorei de terminar de ler, e essa demora também foi responsável pela experiência única que tive. Por um ano, eu me recolhi a esse livro como a um refúgio, e agora com o seu fim, sinto que deixa um buraco no meu coração e na minha cabeceira. Apesar dessa perda, agora tenho o prazer e o temor de olhar para trás e perceber que, por mais de um motivo, não sou a mesma pessoa que começou a lê-lo.

O Livro do Desassossego tem muitas reflexões que pela simples beleza e poesia do texto, nunca vou esquecer, mas diria que a maior dádiva que esse livro me deu não foi essa, mas simplesmente e finalmente me livrar da vergonha e sentimento de inadequação que sentia de parte de mim (ou de maior parte dela).

Assim como Bernardo Soares, o dono desse diário sem fatos, sou muito propensa ao ensimesmamento, a me ocupar muito de minhas próprias emoções, sempre dissecando minhas próprias reações e pensamentos, construindo planos inteiros que não acredito de verdade que irão se concretizar um dia.

A verdade é que Bernardo Soares não descarta a perspectiva negativa sobre esse “modo de viver”, mas traz uma ambivalência: tanto o olhar de quem se desiludiu de viver sonhos, de quem se enxerga um inapto a eles, mas também o sentimento de quem se encantou com o quotidiano, com a vida pequena, e suas sutilezas.

O acolhimento e consolo que Fernando Pessoa oferece a si mesmo e aos seus leitores é a noção de que no final das contas ninguém sabe exatamente como viver, e nem há exatamente uma maneira certa de fazê-lo. Nesse sentido, ele nivela a todos nós, seres humanos, como seres dormentes, inconscientes, uma vez que “ninguém sabe o que faz, ninguém sabe o que quer, ninguém sabe o que sabe. Dormimos a vida, eternas crianças do Destino”.
Craotchky 07/04/2023minha estante
Coragem escrever algo sobre esse monumento humano. E você foi muito bem. Parabéns pelas palavras!
Eu, quase que assim que terminei a leitura, comecei a ler a obra outra vez.

Sofi 16/11/2023

Desassossego
Esse foi o livro que mais demorei pra ler em toda a minha vida. Um ano, se não mais.
Ele tem uma profundidade indescritível, tão cheio de camadas e interpretações que é realmente difícil ler e entender alguma coisa, seja ela qual for. Praticamente impossível entender qual dos sentidos era o que Fernando Pessoa queria transmitir. Ou se queria mesmo transmitir tudo isso junto e misturado...
Há algumas (várias) frases que foram certeiras e realmente geniais, causando grandes reflexões, apesar da inércia irritante de Bernardo.
Passei raiva várias vezes e cheguei a conclusão que não quero ser nem parecida com Bernardo Soares. Nunca.
Por fim, a certeza de que eu precisaria (e quero) ler novamente esse livro, em outra fase da minha vida talvez, para desfrutar de outra forma e tentar compreender mais do que compreendi. Percebi o quão limitada é minha capacidade de interpretação de textos ?

Saturnotemanéis 09/03/2024

Finalmente conclui!! Como ele já anuncia no início, é um livro sobre nada, mas ao mesmo tempo é um livro sobre tudo. Da pra entender e se identificar bastante com o Pessoa humano.

burguês safado 20/11/2023

O livro definitivo. É filosofia, é crítica de arte, é teoria social, é história política, é estudo de psicologia. É tudo isso em suas múltiplas interações. É tudo isso e mais um pouco. Obrigado, Pessoa. Obrigado.