Caminhando contra o vento

Caminhando contra o vento Igiaba Scego

Resenhas - Caminhando contra o vento

arqueofarias 31/12/2023

Achei diferente. Peculiar.
Uma narrativa que mescla biografia e música se intereseccionando diretamente com a vida da autora. A autora chama a obra de ?guia?, configurando uma forma diferente de contar história sobre a vida de alguém a partir de sua obra.
Interessante. E curioso. Gostei.

Julius 20/12/2023

CAMINHANDO CONTRA O VENTO.
A muito tempo atrás, peregrinando pelos canais da televisão brasileira, eu me deparo com uma figura de cabelos encaracolados e roupa engomadinha, acompanhado por instrumentistas engomadinhos ao melhor estilo Beatles.
A figura timidamente cantava versos hipnóticos e vez ou outra esboçava um sorriso contagiante, os versos eram?

?Caminhando contra o vento,
Sem lenço, sem documento,
No sol de quase dezembro
Eu vou??

Eu uma criança, apesar de ter vivido poucas primaveras, consegui sentir naqueles versos uma melancolia e nostalgia. Mal sabia a realidade que aqueles versos gostariam de transmitir. Estou falando de uma perfomance de Caetano Veloso, de 1968, era uma postura combativa ao regime repressivo da ditadura militar. A melancolia e nostalgia era a liberdade a que Caetano sentia falta.

Enquanto lia essa obra breve, eu me remetia a essa lembrança, pois assim como a autora, canções de Caetano Veloso se entrelaçavam com momento específicos da minha vida. Essa que acabei de citar, teve outros significados em outros momentos. Isso como se diz é CAETANEAR, ?que significa aproximar-se do bem, da beatitude, da nossa própria alma.?

Leitura breve e agradável, agradável quanto a música de Caetano, temos aqui um livro SABORIZADO com memórias particulares da autora, com o perdão da palavra inexistente supracitada.

Você que é VELOSEANO irá se agradar com essa leitura, recomendadíssimo.

_ghetusa_ 11/07/2023

Por não se tratar de uma biografia a autora discorre brevemente sobre as canções de caetano em cada um dos capítulos, podendo ser lido de forma arbitrária, o que particularmente achei um máximo. Sem contar que ela mescla as composições e as vivências de caetano com as dela de uma forma bem descontraída, e bem breve, um livro muito bom pra quem quer se introduzir a arte e grandiosidade que Caetano possui!

Marina 17/04/2023

Caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento
Um ótimo livro pra entender a grandiosidade de Caetano Veloso, Igiaba nos guia de forma esplêndida pelo universo do baiano. "Djavan fiz que devemos caetanear, que significa aproximar-se do bem, da beatitude, da nossa própria alma."

Nara 09/03/2023

"A primeira vez que tive plena consciência do rosto de Caetano Veloso foi enquanto tirava pó dos discos nas prateleiras de uma famosa livraria no centro de Roma(...)Eu conhecia de nome claro, mas ainda não estava apaixonada por ele."

Um livro escrito por uma escritora-fã maravilhosa Igiaba Scego é italiana, filha de pais de origem somali. A autora faz um percurso que intitula de "meu caminho de Caetano pessoal" no qual vai apresentando álbuns e músicas do cantor e como dialogam com a sua trajetória..

Ela descreve algumas cenas lindas sobre a família do cantor ainda em Santo Amaro, uma criação permeada de muito incentivo a música e arte além de afeto. A influência dessa criação na própria construção da masculinidade de Caetano envolta em segurança pra demonstrar afetos com os seus e quebrar estereótipos em relação a vestimenta e sexualidade..

As relações e parcerias com outros compositores/produtores e intérpretes... A presença singular e a importância cultural do posicionamento político de Caetano e da Tropicália para o país..

A ditadura e os exílios e como reconhece nessa passagem de vida dele e de Gil, parte da vivência dos próprios pais dela, refugiados somalis na Itália precisando recomeçar a vida do 0.

Foi aquela experiência gostosa de ler sobre como uma música tocava ela e, ir ouvir depois, com uma escuta muito mais atenta.

Enfim. Leiturinha pique férias, deliciosa!

Enzo 19/01/2023

Livro de cabeceira
Um livro bom para ler rapidamente, compreender um pouco da cultura de Caetano e seu desenvolvimento. Não é uma biografia e sim um pequeno texto de como Caetano é influente e de como sua obra é rica.

myanne 18/01/2023

Caetanear
É uma leitura rápida e boa de fazer, para quem gosta de Caetano, assim como eu e a autora do livro. É uma narrativa em formato de Ode a existência de Caetano e sua arte, escrita por uma fã/adoradora/admiradora, ela expõe seus pensamentos e anotações sobre a vida de seu ídolo, desde quando o conheceu, a sua história e o tamanho de sua importância ao mundo.

luana.goncalves 26/10/2022

Biografia da autora em relação as canções de Caetano Veloso
Gostei bastante de ler um pouco das experiências da autora em relação as músicas de Caetano Veloso e algumas histórias referentes a essas canções.. curiosidades válidas para quem gosta das músicas do cantor!! Gostei ?

Biblioteca Álvaro Guerra 21/09/2022

Igiaba Scego esboça um retrato apaixonado de Caetano Veloso, da sua poesia e da sua voz.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788593156649

@somaisesseparagrafo 18/05/2022

Isso não é uma biografia
Como a própria Igiaba nos diz, esse livro não se propõe a contar a vida de Caetano Veloso, mas sim falar sobre essa grande paixão da autora.

Decidi lê-lo antes de Verdade Tropical para que a minha curiosidade sobre ele aumentasse e deu muito certo. Sinto-me preparadíssima para ler as palavras do próprio Caetano sobre tudo o que rodeou sua vida.

A melhor parte desse livro é ouvir as músicas ao mesmo tempo em que ela nos fala sobre. Ansiosa para essa mesma experiência pelo olhar de Caê ??

Tatu 01/03/2022

Essa obra não é uma bibliografia, apesar de contar muitos fatos sobre a vida de Caetano. É uma obra dedicada a sua música. E que músicas né? A autora conta como as canções a impactaram, comenta para quem foram feitas, ou quem as inspirou. A história por trás de Cajuína era totalmente desconhecida por mim, e se não tivesse lido o livro nunca imaginaria o que tem por trás da canção. O livro fala também da relação de Caetano com Gal, Betânia, Gil, o antigo Os mutantes, entre outros artistas amigos/parceiros. Leitura super fluída.

Luccas.Soares 22/01/2022

Excelente livro. Um olhar de fora do Brasil (da Itália) para um de nossos maiores artistas. Como a autora fala, não se trata de uma biografia, mas é um relato muito interessante e pessoal sobre como Caetano atravessou-a.

Mônica 18/06/2020

Caminhando contra o vento
Caminhando contra o vento não é uma biografia, é uma declaração de amor.

Com uma escrita impecável, Igiaba Scego nos faz devorar as páginas que contam a história de Caetano Veloso. A autora nos leva através da vida do cantor e compositor tanto de forma linear, quanto pulando um pouco no tempo para demonstrar algo de forma mais eficaz. Acompanhamos a vida de Caetano desde sua infância, atravessando o exílio e chegando aos tempos mais atuais.

Em cada linha fica claro o amor que a autora nutre por Caetano e nos faz (para aqueles que já não eram) nos apaixonar por ele. Passamos pelos álbuns mais importantes e as músicas mais marcantes de Caetano. Fica clara a importância desse fenômeno musical para nossa história e cultura.

Priscila.Vaisman 05/04/2020

livro afetivo
O livro não é uma biografia. Seus capítulos podem ser lidos separadamente, em qualquer ordem. São mais como ensaios narrados de uma forma muito carinhosa, pessoal, leve e gostosa de se ler. A autora vai entrelaçando sua vida e suas próprias memórias com momentos vividos por Caetano Veloso, com a história das cidades onde ele viveu e das pessoas com quem ele conviveu.