O leitor criativo

O leitor criativo Gabriel Perissé

Resenhas - O leitor criativo

Luci Eclipsada 14/11/2010

Iniciação a leitura e escrita criativa
A leitura não pode ser encarada como um ato sem importância, e sim deve ser entendida como uma busca pelo conhecimento através do que pode ser compreendido num texto. Nesta perspectiva, o livro O Leitor Criativo (Gabriel Perissé, Ômega - 110 páginas) nos mostra como a leitura criativa é, antes de qualquer outra coisa, uma arte reflexiva, pois ao lermos e conseguirmos refletir acerca do que foi lido podemos perceber o significado do texto sem esgotar seu sentido.
Desse modo, um leitor também pode se tornar um escritor criativo no momento em que consegue exercitar o pensamento e, consequentemente, transcrevê-lo para o papel utilizando de forma correta a gramática e evitando, a qualquer custo, as chamadas redundâncias.
Existe, porém, grandes obstáculos que nos distanciam da ideia de leitura reflexiva e escrita criativa, e esses obstáculos estão presentes nas emissoras de televisão, na falta de tempo, nas inutilidades que vêm sendo passadas de geração em geração e, por que não ressaltar, no bloqueio criativo que sofremos por causa da falta de conhecimento intelectual, cultural e de nós mesmos.
Todavia, como o ser humano está em constante transformação todos esses problemas citados anteriormente podem ser superados se insistirmos e persistirmos nas mudanças positivas, assim, o ato de ler, visualizando todo um contexto, será visto de maneira correta, significativa e totalitária ao nosso ser e a própria vida.