A Bela Anarquia

A Bela Anarquia Jeffrey A. Tucker

Resenhas - A Bela Anarquia

Leandro Brito 02/02/2024

Bom livro!
Comecei a ler o livro 5 anos antes desta resenha. Isso porque, cada ensaio aborda temas diferentes, não seguindo uma ordem - o que me desestimulou a ler um pouco. Ao longo do livro, percebe-se que até mesmo o autor não escreveu os ensaios na ordem disposta do livro: há capítulos que se comunicam com ensaios de centenas de páginas anteriores. Ainda assim, o livro possui alguns bons ensaios, que marcam e mudam a perspectiva sobre alguns assuntos. Ademais, é um livro que aborda muito o contexto da política americana, o que dificulta a universalização do conteúdo do livro. Menção honrosa ao epílogo que trata da realidade brasileira.

Pedro2573 21/11/2020

Leitura Essencial
Livro muito bom, composto de 113 breves ensaios sobre os mais variáveis tópicos possíveis, sempre constratando a interferência do estado com livre iniciativa, e como a nossa era tecnológica trouxe meios para nos livrar das amarras anti-liberdade. As reflexões propostas pelo autor são riquíssimas em sua totalidade, sua argumentação é coerente e lógica, convincente, e o livro como um todo, por mais que tenha um número honesto de páginas, não se torna maçante em nenhum momento.
Cada ensaio é uma reflexão em si, portanto, podem ser lidos separadamente! Eu fortemente recomendo o de número 53 e 88!

Jessé 28/09/2020

Leitura fora do habitual e por curiosidade a respeito dos temas: economia liberal, anarcocapitalismo, libertários...
O autor se contradiz em alguns pontos - principalmente quando fala dos direitos autorais- no entanto, na média é um bom livro. Gostei da indicação bibliográfica.

Marcos5813 14/07/2020

O Estado, o inimigo oculto!!!
Leitura introdutória, mas não menos densa, aos ideais do Pensamento da Escola Austríaca, com expoentes da economia liberal como, Frederick Hayek, Ludwig von Mises, Murray Ruthbardt, Frederick Bastiat, Hans Hoppe, entre tantos outros que defenderam e defendem a abolição do Estado como ente importante na vida das pessoas e a emancipação da vontade do indivíduo e das forças invisíveis do mercado a corrigir as imperfeições nas relações humanas. O livro é um elogio à estas relações, fruto do espírito humano, que se realiza de forma caótica, como forma de experimento de uma vida, a forjar o mundo, o que o autor chama de "A Bela Anarquia", onde sem a presença de Governo e do Estado, têm criado um mundo de possibilidades, impossíveis de regular e atingir de forma ordenada, assim como os burocratas fazem. O livro também é uma peça literária que mostra toda a perversão do Estado, esta ficção, contra os direitos do cidadão, atingindo principalmente suas liberdades, e em nome do poder, usando de todos os instrumentos de coação, culminado em guerras à ceifar vidas humanas inocentes.

O autor, norte-americano, e orgulhoso de o ser, nascido numa Nação, onde o ideias libertários era a premissa básica de existência dos Estados Unidos da América, descobre que na verdade era mais uma forma de ludibriar as massas em nome do poder. Fica claro esse seu posicionamento quando cita uma Lei de Prevenção a Defesa Nacional, que remonta as origens dos Estados Unidos, invocada também por um dos país da democracia americana, Abraham Lincoln, e que Thomas Jefferson foi impedido de governar. No final, a Democracia nunca passou de demagogia. Em suma, o Estado é esse inimigo oculto que faz todos nós nos orgulharmos de dizer de onde somos, principalmente quando em tempo de glória, mas que seu principal interesse é aniquilar o indivíduo em nome do poder. Semelhanças entre os Estados Unidos da América, do século XXI, e por que não, durante toda sua história, que passou em despercebido, e os Estados Totalitários, tantas vezes preconizados em obras literárias como, "Admirável Mundo Novo", do Aldous Huxley, "1984", do George Orwell, entre tantas outras, e em inúmeros filmes, não é mera coincidência. Como dizem os anarquistas, "Anarquista, Graças a Deus!!!", aqui a anarquia ganhou um coletivo, o anarco-capitalismo, e o poder do indivíduo. Excelente leitura!!!