Brava Serena

Resenhas - Brava Serena

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Grazi.ela 19/02/2024

Encantador
Simplesmente lindo! Uma leitura que que aquece o coração da gente, sabe? O autor nos faz pensar nas coisas simples da vida, nos pequenos prazeres, na velhice, e de um jeito tão leve e tão encantador! Serena é uma obra de arte! E Roberto, um ser maravilhoso! Só queria ter sido uma personagem desse livro para ter tido a oportunidade de conhecê-los pessoalmente...

Whendy.Moura 15/02/2024

Esse foi um dos melhores romances que li esse ano! É uma leitura envolvente, descontraída e perfeita para ler em um fim de semana. Juro, você se adentra na estória e não quer mais sair. É um livro delicioso de ler, e digo isso até mesmo no sentido figurado da palavra, porque nossa, a cada página você quer ir correndo até um restaurante italiano, ou melhor, até à Itália! Ou, reproduzir logo em seguida todos os pratos descritos nele. É aquela leitura que você se pega sorrindo quase que o livro todo e ao mesmo tempo, nos faz refletir sobre o findar da vida.

O enredo é centrado em Roberto, um viúvo idoso aposentado (já parou para pensar em quantos protagonistas idosos você já leu ou parou para ouvir?) que decide viver seus últimos anos em Roma, onde em outros tempos ele viveu momentos muito felizes com sua amada esposa, Alice. Roberto planejou tudo metodicamente, viveria misturado aos italianos e aperfeiçoando o seu italiano, na companhia apenas dos seus remédios. Ele só não contava que conheceria Serena, uma jovem exuberantemente livre e fora do comum. Essa amizade até então improvável renderá momentos hilários, emocionantes e inesquecíveis?

Ao desembarcar em Brava Serena, você estará carimbando não apenas seu passaporte literário, mas também, o afetivo. E como eu disse acima, ? o gastronômico. É simplesmente uma verdadeira viagem SUPER sensorial à Itália. Para quem está afim de uma leitura leve e surpreendente, é essa.

Leila 24/01/2024

Brava Serena, obra do autor brasileiro Eduardo Krause, apresenta-se como uma narrativa que mistura a melancolia da solidão com a inusitada amizade que surge na vida do protagonista, Roberto Bevilacqua com uma jovem italiana. Ao longo da leitura, pude perceber que o livro possui características marcantes, mas também alguns aspectos que geraram ambiguidade em minha apreciação.

O início da obra revela-se desafiador, com uma narrativa que demora a engrenar. No entanto, à medida que adentramos na história, a trama começa a fluir. E uma das coisas legais do livro são várias referencias culturais, de cinema e literatura.

Para mim, uma das qualidades notáveis do livro é a sua não panfletariedade, um mérito raro nos tempos contemporâneos. Eduardo Krause evita o didatismo excessivo, proporcionando uma história que se desenvolve sem cair em clichês ou mensagens óbvias. Essa característica, por si só, confere originalidade à obra, destacando-a em meio a tantas narrativas que buscam transmitir mensagens explícitas.

Contudo, a sensação de desistência de viver por parte do protagonista, Roberto, embora compreensível, me causou certo incômodo. A intensidade dessa melancolia pode ser um fator divisor de opiniões, levando alguns leitores a se conectar profundamente com a trama, enquanto outros podem encontrar dificuldades em simpatizar com a jornada do personagem central (que foi o meu caso).

Outro ponto que merece destaque é a relação entre Serena e Roberto, que, embora seja interessante e um dos pontos centrais da obra, a mim não me pareceu totalmente crível. Algumas nuances da amizade entre os personagens parecem forçadas (é, não dá pra ser perfeito né?).

Enfim, Brava Serena é uma leitura legalzinha, fala de solidão e luto de uma forma até leve. Então se você estiver procurando um livro mais light, vá fundo, não será de todo "tempo perdido".

Mai.lendo 07/11/2023

Vinhos e lembranças
A improvável amizade entre Roberto, idoso que escolheu passar seus últimos dias de vida em Roma, revivendo as lembranças da lua de mel com sua falecida esposa; e Serena, jovem, livre e destemida filha da dona do quarto que Roberto aluga para morar.
O encontro e a troca dos dois personagens possibilitou mudanças de planos e formas de ver o mundo de ambos, foi divertido e importante para história.
Leitura rápida e fluida, porém senti que alguns temas importantes foram pouco abordados, mas não prejudicou o andamento da obra, e do desfecho, que foi o ponto crucial para mim.
Vale a leitura.

Maria.Thereza 02/05/2023

O tanto que amei esse livro e o quanto ele ensina sobre amizades , relações de parentesco, vivencias ! Eu amei a amizade entre roberto e serena e o quanto um pode ensinar ao outro , o final do livro foi surpreendente tbm! Eu ria e chorava com as passagens do livro

Jonathan54 26/03/2023

Bravíssimo!
Um livro bem gostoso de se ler, que trata temas como relacionamento familiar, velhice e sua questões, solidão, amor e amizade, de uma forma sensível e leve. Um livro que nos faz apaixonar pela Itália com suas referências à gastronomia, vinhos, locais turísticos e a própria língua italiana. Um livro que traz uma divertida, improvável e inusitada amizade entre um idoso ranzinza e uma jovem estuante de vida. Um livro que fala do amor fiel e idealizado do protagonista por sua mulher há anos morta. Um livro que com certeza você também vai gostar de ler!

Ananda 28/01/2023

"Para além do bem mais precioso, está você..."
Livrinho gostoso, viu? Amizade entre um idoso e uma jovem, amor eterno, velhice, relação pai e filha, além de um tour pela Itália e pelos filmes de Mastroianni... Me envolveu e me fez rir! Indico!

Ari 11/01/2023

Confesso que no? começo, até mais ou menos 35% do livro, não fui captada por ele e pelos personagens, as vezes achando até a leitura cansativa. Mas depois desse ponto, tudo deslanchou de uma forma que engoli o livro em 4 dias. Interessante demais ver a forma como os opostos podem conviver juntos e como é engraçado conhecer o lado dos dois protagonistas. Gostei bastante.

Talita | @gosteilogoindico 29/12/2022

Conquistando aos poucos e...
Esse livro não me conquistou logo de cara. Tinha ouvido muitos elogios, e pensei: como pode eu não estar gostando?!

Quando virei a última página e senti aquele cisco no olho, eu disse a mim mesma: agora eu entendi tudo.

Um livro lindo sobre recomeços, amizade, erros, acertos e vida (com seus tropeços e momentos).

Um livro que vou levar com muito carinho no meu ?

Encerrando 2022 com uma leitura cheia de aprendizados.

Dinilton 29/12/2022

não é uma resenha
um dos melhores livros que li este ano. sutil, singelo, gostoso, com muitas referências (anotadas pra posterior consumo), com palavras e frases em italiano (que parei pra traduzir quando a conexão italo-brasileira não me fazia sentido de cara), com personagens fantásticos que pareciam conhecidos... um ótimo livro! um dos poucos que eu releria.

visreading 27/12/2022

minha nova meta de vida é viajar pra italia e reler esse livro lá!!!!! sério que livro gostoso de ler.

no começo voce acha os personagens meio todo mundo sem noção, mas ao decorrer isso vai acrescentando tanto pra personalidade de cada um que no final fica tudo perfeito.

mais um nacional favoritado no ano

Sarah 29/10/2022

Muito gostoso de ler
Livro que relata uma história de amizade e de relações familiares de uma forma muito fluida e divertida.

Rick Shandler 05/10/2022

Brava Serena - Eduardo Krause
Ler este livro é tão bom quanto comer um espaguete à bolonhesa (em Bolonha). Eduardo Krause nos guia em uma cativante história pela irresistível Roma, com direito a cinema, culinária, drama e romance. Brava Serena soa como um almoço de domingo em uma ruidosa família italiana.

Acompanhamos, ao longo do livro, a jornada do viúvo Roberto Bevilacqua em busca das memórias de seus melhores dias em uma Roma carregada de lembranças. O solitário e melancólico sósia de lenda do cinema Marcello Mastroianni tenta buscar um balanço entre os remédios, que sua frágil saúde o obriga a tomar, e os prazeres da gastronomia italiana, proibitivos para um aposentado em guerra com sua própria pressão sanguínea e perfil lipídico. No entanto, nesta busca por seus melhores dias, Bevilacqua não esperava encontrar a jovem Serena, e com ela construir mais momentos memoráveis.

Serena se infiltra na vida de Bevilacqua, tirando-o de sua zona de conforto. Onde só havia lembranças e melancolia passa a existir vida. O carismático sósia do Mastroianni revive seu passado, mas também se permite viver novas experiências. Muito vinho, muito espaguete, muito expresso e também muita ressaca. Risadas e choros. Tem de tudo.

Não vejo uma indicação de leitura melhor para esta ressaca de eleições (não sei em vocês, mas em mim ela bateu). Brava Serena nós joga na cara tudo aquilo pelo que vale viver. É um banquete epicurista dos (nem tão) pequenos prazeres da vida. Tem que ler.

Paola.Fico 27/09/2022

Resenha
Ótima narrativa onde somos levados até a Italia junto com o personagem principal e as aventuras por ele lá vividas.

Marina 21/09/2022

Amei? Simples assim ?
Já perdi a conta de quantas vezes indiquei ou comentei para alguém desse livro, mesmo antes de acabar ? O autor gaúcho, assim como o personagem Roberto, narra de um jeito engraçado, leve e nada cansativo, incluindo na história algumas de suas próprias vivências no país. O final (que não vou dar spoiler) me emocionou e surpreendeu. O livro transborda a cultura Italiana em frases do idioma, comida, vinhos, lugares, músicas e filmografia. Essa história, que já deixa saudade, me prendeu do início ao fim e me deixou mais perto da Itália ?? ?
Afinal, todos deveríamos ter um pouco de Roberto e um pouco de Serena em nós ????

1 | 2 | 3 | 4 | 5