Teoria e prática em antropologia

Teoria e prática em antropologia Alessandra Stremel Pesce Ribeiro

Resenhas -

ceci 25/07/2023

Não sei avaliar esse livro pq eu li pra faculdade
mas assim gostei mto dele pq ele explica td bem explicadinho, tem exercícios pra vc resolver no final do capítulo e a linguagem usada é bem tranquila também

Juliana.Krol 23/01/2023

Ótima introdução
Durante o livro acompanhamos um panorama geral da antropologia, junto da menção de grandes autores e, praticamente em todos os capítulos e temas, menção ao Brasil como fonte de estudo. Enriqueceu meu aprendizado e deu muitas ideias de futuras leituras.

Pedro Sucupira 17/05/2022

2022 LIVRO 13 – Teoria e Prática em Antropologia, por Alessandra Stremel Pesce Ribeiro.
Uma obra de introdução ao estudo da antropologia, onde conceitos centrais dessa disciplina, como cultura, etnocentrismo, relativismo cultural, alteridade e identidade são desvendados, trazendo vários aspectos pluriétnicos inerentes à sociedade brasileira como exemplos.

“Ao abordá-los, o objetivo é despertar um outro olhar, não de aceitação, mas de reflexão sobre modos diversos de pensar e de estar no mundo. Os conceitos tratados ao longo deste livro não são mais do que ferramentas para desconstruir visões de mundo naturalizadas, nas quais o ‘outro’ é sempre exótico, engraçado e assustador. Assim, costumes e crenças, por mais ‘estranhos’ que pareçam à primeira vista, são dotados de racionalidades e coerência próprias.”

Excelente livro. Super didático e de fácil compreensão.

#antropologia #cultura #etnocentrismo #alteridade #identidade

Joe 04/04/2021

Eu não tinha conhecimento da visão do homem como superior a cada cultura existente... esse é livro ajuda a entrar nessa visão do descobrimento até os dias atuais.

Eu gostei muito, de desenvolver um olhar de compreensão do indivíduo como fonte importante de sua própria cultura e rica individualidade.

Uma vista antropológica sobre cada um.
Tenha calma e não se ponha na posição de melhor que o próximo, mas sim, de diferente.

Excelente livro.

Ester 03/11/2020

Excelente livro. Explana as abordagens inicias das ciências sociais e traz diversos exemplos dentro da sociedade brasileira. Super didático e de fácil compreensão, adorei!

Lista de Livros 14/01/2019

Lista de Livros: Teoria e prática em antropologia – Alessandra S .P. Ribeiro
“Segundo o antropólogo britânico Edward Tylor, a cultura (e a civilização) seria “um conjunto complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e as outras capacidades ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade”.
Embora outros etnólogos já tivessem utilizado o termo cultura antes de Tylor, ele o utilizou como um conceito. A cultura, para o autor, adquire um status coletivo, capaz de abarcar a totalidade do social. Nota-se que o conceito de Tylor é amplo o bastante para envolver o homem em várias dimensões. A cultura, ao ser tratada como algo adquirido, escapa às determinações biológicas.”
“Acreditamos que a antropologia nada mais é do que uma ferramenta para pensar a existência a partir de outra perspectiva, isto é, não mais de forma etnocêntrica, julgando experiências e ideias que diferem das nossas, mas procurando compreendê-las em seus próprios termos.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2018/12/teoria-e-pratica-em-antropologia.html