A Garota do Orfanato Sombrio

A Garota do Orfanato Sombrio Temple Mathews

Resenhas - A Garota do Orfanato Sombrio

Cabine de Leitura 15/01/2019

Despretensioso e apaixonante.
Eu não tenho o habito de ler sinopse de livro, pois gosto das surpresas do enredo e foi assim que me surpreendi quando minhas suspeitas em relação a protagonista desse livro se confirmaram. E para escrever essa resenha eu poderia tomar duas linhas, uma em fazer mistério sobre minhas suspeitas e a que vou seguir em já falar logo de cara, uma vez que a própria sinopse não faz mistério algum quanto ao fato de Echo Stone, estar morta.

A premissa da história não é algo inovador, mas a mistura de referências tornou no minimo criativa, além de ser divertida e simples. Um sombrio trhiller infantojuvenil, perfeito para quem está iniciando dentro do gênero.

O orfanato sombrio em questão é a Casa do Meio, uma espécie de purgatório para todo fantasma adolescente que tenham perdido a vida de forma violenta, ou seja, que tenham sido assassinados. Eles só se libertam desse "plano" quando descobrem seu verdadeiro assassino e vingam sua morte.

As crianças deste orfanato não só estão mortas como carregam certas peculiaridades, que as auxilia na hora da busca por vingança e isso me lembrou muito uma série com crianças peculiares que eu amo de paixão, então é claro que me agradei bastante em notar essa referência. E é com a ajuda das demais crianças que Echo irá se lembrar do fatídico dia da sua morte e tudo que ocasionou esse momento.

– Os fantasmas podem tocar e sentir uns aos outros, mas não os vivos. Os vivos não podem nem ver nem ouvir a gente – disse Cole.
– E podemos tocar coisas e andar por aí – acrescentou Cabeça de Ziper. – Às vezes, quando coisas materiais entram em contato conosco, quase nem sentimos; elas passam através de nós. É esquisito, eu sei.

Lançado no E.U no ano passado, o roteirista Temple Mathews, apresenta neste livro personagens adolescentes criveis com as idades dadas a eles, exemplo disso é a protagonista, No decorrer da trama Echo se mostra teimosa, birrenta e até mesquinha em suas atitudes, mas ainda sim, em meio a tantas diferenças entre os personagens eles conseguem se ajudar e ainda criam um bonito laço de amizade.

O núcleo romântico do livro não convenceu muito. O ponto fora da curva foi um triangulo amoroso meio forçado. De um lado temos Andy, "vivinho da silva" e do outro temos sua falecida namorada e o amigo do orfanato, Cole. Mas lembra que falei das atitudes críveis com a idade?! Cole carrega um sentimento pela garota e ela encontra conforto nele enquanto não recupera sua vida e volta aos braços de Andy, simples assim!

A lista de suspeito do assassinato da garota só cresce e em meio a essa caçada uma jornada de autodescoberta vai surgindo diante do leitor, que descobre que a mocinha da história não é tão mocinha assim. Uma característica de trhiller é nunca confiar no narrador.

Para se libertar das amarras da vida passada a garota precisa libertar o ex de seus sentimentos e é nesse momento que outra grande referência me deixou com um sorriso bobo no rosto.
Se você tem cerca de trinta anos com toda certeza conhece essa cena aí do lado, que mesmo tendo visto inúmeras vez ainda me tira suspiros e quando algo assim aconteceu no livro eu fiquei com o coração muito quentinho. E é nessa parte que o destino coloca diante de Echo a oportunidade de retomar a sua vida.

Apesar de simples, o desfecho se dá sem pontas soltas e cria um gancho enorme para uma continuação, que na minha opinião seria muito bem vinda. Vindo de um roteirista não espere outra coisa se não uma narrativa intrigante e criativa, ainda que dentro de uma premissa que já conhecemos. Uma história despretensiosa que cumpre com a proposta de entreter captando as nuances da adolescência e do sobrenatural.

site: https://acabinedeleitura.blogspot.com/2018/10/resenha-garota-do-orfanato-sombrio.html

mirna 18/12/2018

A Garota do Orfanato Sombrio
É uma história juvenil, mas é bem contada, com todas as pontas amarradas, de fácil leitura e compreensão que nos prende do começo ao fim. Gostei muito dos adolescentes fantasmas rsrs. Eles vivem em um orfanato que abriga crianças e adolescentes que foram assassinadas e que só conseguem se libertar do mundo terrestre quando desvendam seus assassinatos e fazer os assassinos pagarem pelo que fizeram. Eu gostei bastante.

Caverna 24/11/2018

Imagine acordar num quarto escuro e irreconhecível. É justamente a situação em que Echo se encontra. O negrume à sua volta é denso e sufocante. Ela vê sombras a cercando e risadas que aparentam ser de crianças, mas não sabe como foi parar naquele quarto.

Felizmente, as respostas não demoram a aparecer. Quando acorda novamente, desejando que a cena de antes tivesse sido apenas um sonho, Echo se depara com um grupo de olhares curiosos a estudando. Há crianças e adolescentes ao redor de sua cama, e elas contam que Echo está num local chamado Casa do Meio, destinado à órfãos.

Mas acontece que Echo não é órfã. Seus pais estão vivíssimos e ela precisava desesperadamente fugir daquela casa de loucos. No entanto, a senhora que dirige a residência a impede, e Echo enfrenta risadas e trotes vindos das demais crianças.

O único que a trata com decência é Cole, um garoto já adolescente, com idade próxima a dela, que carregava um sorriso capaz de aquecer seu coração assustado. Ela confessa a Cole que escapará da casa naquela mesma noite e ele não contesta.

Echo se surpreende ao conseguir escapulir facilmente da casa, mas sua urgência em ver seus pais e Andy, seu namorado, é maior, então ela corre para seu lar e o encontra não apenas vazio, mas com uma fita amarela a rondando, alertando que ocorrera um crime. Echo começa a suspeitar que as pessoas da Casa do Meio tinham razão, até que seus pais chegam e ela se dá conta de uma realidade ainda mais terrível.

É Echo quem está morta.

De volta ao orfanato, atordoada e em busca de explicações, o grupo de adolescentes já está à sua espera e Cole conta que todos lá morreram da mesma forma: assassinados. E a única forma de enfim descansar em paz é encontrando seu assassino e se vingando.

Agora, além de se habituar com seus novos colegas e superar a dor de perder sua família e seu namorado, Echo tem uma missão: descobrir quem a assassinara.

Mais uma vez fui com sede ao pote e me decepcionei.

Eu achava que a história seria de terror, mas passa longe disso. A garota do orfanato sombrio lembra e tem a mesma pegada de O Orfanato da Srta. Peregrine. Obras com um toque de terror, simplesmente pelo fato de envolver morte, mas que são feitas de fantasia e mistério.

Para a minha tristeza, os detalhes que me desagradaram foram maiores do que os que eu apreciei, começando pela protagonista. Ela demora a aceitar que nunca mais voltará a viver e acaba levando os pais e o namorado pro fundo do poço ao flutuar na cabeça deles, dizendo coisas e os fazendo sentir como se ela ainda estivesse por perto.

Tudo bem, dou um desconto quanto a essa parte porque todos estão enfrentando o luto. Mas então porque ela se vê atraída por Cole logo de cara? Porque ela nem pensa duas vezes antes de beijá-lo sem mesmo conhecê-lo direito?

Sim, na trama de Temple os fantasmas beijam, comem, brincam, se tocam e se apaixonam. A única limitação deles é interagir com os seres humanos. A relação de Echo com Cole é instantânea, sem nexo e pouco crível. Se apaixonam de repente, e eles são tão sem química que pra mim realmente não colou. Eu sou a doida dos romances, mas nesse caso, era totalmente descartável.

A história é totalmente focada em Echo e na sua jornada em busca do assassino. Acompanhamos bastante do seu amor (beirando a obsessão) por Andy, mas pouco da sua família e demais amigos. As crianças da Casa do Meio que também foram assassinadas contam um pouco de suas respectivas mortes, e embora eles se unam para combater a pessoa que fez mal a algum deles, eu gostaria que o autor tivesse se aprofundado mais neles e dado um destaque, ao invés de passar a impressão de que eles apenas se conformaram em viver ali para sempre e não descansar mais.

Também encontrei alguns erros de digitação ao longo da leitura, mas nada que incomode. A edição feita pela Jangada ficou sensacional. Os tons de roxo me encantaram e a sinopse realmente instiga, além do coração sangrando no início de cada capítulo.

A escrita de Temple é objetiva e bem equilibrada, variando entre os diálogos e as descrições perfeitamente, mas o terror se detêm no primeiro capítulo e me deparar com uma fantasia no lugar do horror esperado atrapalhou bastante a minha experiência com a obra. Para quem gosta da série de O Orfanato da Srta. Peregrine, sem dúvidas irá gostar de A garota do orfanato sombrio. Para quem se interessou, a notícia boa é que é um volume único.

Apesar do romance realmente não funcionar, o livro possui uma narrativa bem dinâmica que proporciona uma leitura rápida e fluida. O suspense se mantêm firme até as últimas páginas, o que deixa o leitor curioso e ansiando pela revelação. E vocês, querem descobrir quem assassinou Echo e por qual motivo?

site: http://caverna-literaria.blogspot.com/2018/11/a-garota-do-orfanato-sombrio.html

EstanteColoridadaIsis 16/11/2018

#ResenhadaColorida
Echo Stone acorda em um lugar totalmente desconhecido, cercada de adolescentes hostis que lhe dizem que ela está em um orfanato. Echo insiste que isso é um engano porque ela não é órfã, a propósito, seus pais estão bem vivos. Para provar, ela tem que fugir para encontrá-los e pra isso, irá contar com a ajuda de Cole, o garoto mais legal daquele "hospício". Echo consegue e quando volta para sua casa, vê uma fita amarela da policia na porta. Seu sangue gela. Talvez tenha acontecido algo com seus pais e ela não se lembra de nada. Mas não é bem isso que ela descobre. Seus pais estão bem, mas ela nem tanto. Echo foi assassinada e não imagina como isso aconteceu. Desesperada, ela inicia uma investigação para descobrir quem pode ter feito isso com ela. A lista de suspeitos cresce a cada momento e Echo descobre que não era quem pensava. A garota "boazinha" tinha muitos segredos. .
Após ler a sinopse ou resenha, você fica com expectativas de ser um suspense cheio de tensão e mistério, mas pode ir tirando o cavalinho da chuva. "A Garota do Orfanato Sombrio" é bem leve e tem um enredo interessante, mas não é nada inesquecível. Com uma narrativa em primeira pessoa, conhecemos Echo, uma garota cheia de problemas, que não me conquistou muito. Ela lidou de forma estranha com o que estava passando e acredito que deu importância à coisas erradas depois de morta (ela só pensava no namorado). Os personagens secundários tem um certo charme e acredito que roubam a cena. Mesmo sendo uma estória rasa, o autor consegue nos prender durante a leitura, pois a trama gira em torno do assassinato de Echo e do mistério de como isso aconteceu, o que gera curiosidade. Ele seria voltado mais para o público juvenil, mas como tem um assunto pesado inserido na trama, então acredito que a classificação de YA foi correta. Recomendo para quem procura algo leve para distração entre leituras mais pesadas. .

site: www.instagram.com/estantecoloridadaisis

Paula Juliana 04/11/2018

Link de compra Amazon: https://amzn.to/3shX7w9
"Nesse instante, um desejo urgente tomou conta de mim. Eu tinha que descobrir quem tinha me matado."

Surpreendente, gostoso e fantástico!

A Garota do orfanato Sombrio é literalmente uma obra fantástica que acordou um lado meu como leitora já adormecido, com uma pegada divertida e sombria que lembra muito os livros da A Mediadora da Meg Cabot, o autor Temple Mathews me surpreendeu, arrepiou e conquistou totalmente com esse enredo misterioso, curioso e claro, sombrio!

"Meu pai uma vez me disse que nós, seres humanos, temos muitas ilusões com relação a quem somos. O segredo, ele dizia, era estar pronto para rejeitar essas ilusões e nos ver pelo que realmente éramos."

Amo literatura sobrenatural jovem adulto, são livros que são envolventes, tem ótimas histórias no geral, os personagens são cativantes e o leitor acaba viajando junto, e foi o que aconteceu quando comecei a ler a história de Echo, essa garota de 16 anos que acorda em um lugar estranho e escuro, um orfanato conhecido como a ''casa do meio'', só que tem um pequeno detalhe, Echo não é órfã, seus pais estão vivos, e essas pessoas estranhas do orfanato não estão a deixando sair, tudo parece estranho e perdido até Echo conhecer um menino de olhos de avelã. Cole é o primeiro a ser legal com ela, e vêm dele a ação de deixar Echo sair do orfanato, e tentar voltar para sua vida antiga, porém, Cole está certo que Echo irá voltar, mas tem coisas que ela tem que perceber por si só.

Bem, e é o que acontece. Echo percebe que sim, seus pais estão vivos, quem não está viva é ela. Echo volta para o orfanato que tem essas crianças e adolescentes que não ''partiram'' de uma forma agradável e em paz, que estão nesse meio intermediário que é o orfanato e percebe que para partir desta para melhor, ela precisa desvendar sua morte. Achar seu assassino e SE VINGAR!

A obra é leve, gostosa, a gente lê muito rapidamente, o autor tem um modo muito bom de escrever, começamos a nos envolver com os personagens, com as histórias, com o enredo e a aventura de Echo que é descobrir os fatos que a levaram a ser assassinada!
Eu me apaixonei profundamente por Cole e sua doçura, esse tipo de gênero precisa de um mocinho como ele, que faz o papel brilhantemente.

A Garota do Orfanato Sombrio é um livro bom, gostoso e envolvente, recomendo para todos os fãs assim como eu do gênero sobrenatural/fantástico. Echo é uma mocinha que tem um crescimento gigante do começo ao fim da obra, o enredo é delicioso, a aventura é misteriosa e sombria e os personagens apaixonantes, uma combinação que é sucesso certo. Recomendadíssimo. Temple Mathews escreve um brilhante enigma que é muito prazeroso desvendar!

Paula Juliana

site: https://overdoselite.blogspot.com/2018/11/resenha-garota-do-orfanato-sombrio.html

Helana O'hara 25/10/2018

Uma leitura leve
O livro publicado pela Jangada é simples, com cerca de 300 páginas, o autor dividiu o livro em partes. Os capítulos não tem numeração, porém cada um deles tem um título que já nos diz um pouco do que esperar da história de Echo.
Em A Garota do Orfanato Sombrio, somos apresentados a Echo, uma adolescente que acorda num quarto escuro e não faz ideia de onde está. Tudo que passa na cabeça dela é que aquele local é totalmente inaceitável e ela precisa voltar para sua casa e seu namorado Andy.

Ao poucos Echo vai se dando conta que o local onde está é um orfanato sombrio, cheio de adolescentes e que ela é um fantasma, está morta e para ela aquilo não faz sentido. Echo percebe então que o Orfanato ele é especial, uma casa onde intitula-se “A Casa do Meio”, onde os adolescentes fazem a transição e entenderem o que aconteceu. O Orfanato é um local para jovens que tiveram uma morte precoce, foram assassinados de alguma forma e agora precisam entender o que acontece com eles.

Porém a protagonista não se dá conta do que aconteceu com ela. E ela não aceita muito bem o que ocorreu com ela, sendo assim Echo começa a investigar a sua morte e a ligação que tem com Andy é forte demais para fazer a passagem.

A Garota do Orfanato Sombrio foi uma surpresa muito gostosa, começa a ler o livro sem muita pretensão e tive uma surpresa ótima.

O livro tem uma narrativa leve, um linguajar simples. E o que chama atenção além da boa história é como o autor conduz a história de Echo, desde acordar no Orfanato e descobrir que esta morta e ela tento que lidar com as novidades. O autor conduziu tudo isso de uma forma muito natural e simples, sem dar um grande impacto para a protagonista, as coisas começaram acontecer naturalmente e acredito que isso fez com que o livro fosse tão gostoso de ler.
Echo é uma protogonista difícil de lidar, confesso, um pouco egoísta, acostumada com a vida que tinha, ela não analisa muito bem o que ela faz. Aceitável em certos momentos por ser uma adolescente, porém ás vezes fica um pouco chato.

Outro ponto que gostei muito, foi que autor usou personagens ecléticos na obra, colocou alguns que aceitam a condição que estão e outros já não, com raiva e revolta – com certeza deixou o livro muito bom.

A Garota do Orfanato Sombrio é uma ficção gostosa de ler, voltada ao público jovem mostrando um pouco aceitação da morte e algumas consequências da vida, é um livro que vale a pena.

Karini.Couto 23/10/2018

Echo é uma adolescente que simplesmente acorda um dia em um local sombrio, sem maiores explicações. Tudo o que a protagonista entende é que aquele não é o seu lugar e que ela precisa voltar para casa, para seus pais e para o namorado, Andy.

O local onde ela acorda é cheio de jovens que ficam encarando-a sem dar explicações e ninguém realmente conversa com ela, a não ser um jovem cheio de comentários enigmáticos. Conforme Echo vai “investigando” o local, descobre que se trata de um orfanato, o que não faz sentido algum já que seus pais estão vivos. E é nesse momento que Echo percebe que foi assassinada e que esse orfanato é bem especial...

O orfanato é conhecido como a “Casa do Meio”, um local de transição onde os jovens ficam por tempo indeterminado. Todos os jovens do local sofreram uma morte prematura e brutal. Cada um deles foi assassinado, seja por negligência ou por violência extrema, cada um deles estão na Casa do Meio até conseguirem justiça por suas mortes, inclusive Echo. Quando os jovens conseguem a justiça (ou a vingança, tudo depende do ponto de vista do leitor), eles conseguem seguir em frente e nascer novamente.

Mas Echo não está pronta para abrir mão da sua antiga vida e enquanto tenta descobrir quem a matou, permanece próxima demais de Andy. E sua interferência pode ter mais repercussões do que ela imagina.

“As pessoas falavam de mim no passado. Eu era passado. Minha vida já era.”

A protagonista não vai agir sozinha na investigação. Com seu poder combinado com os dos demais adolescentes, Echo vai primeiro observar e depois começar a desvendar o grande mistério ao redor da própria morte.

Echo é uma jovem um pouco egoísta e egocêntrica. Como a perspectiva do livro ocorre através de sua narrativa, observamos que ela não analisa muito bem os seus próprios atos, achando que eles são justificáveis, mas ao começar a procurar motivos e culpados por sua própria, ela reavalia suas ações em vida. Como é um livro voltado para o público jovem, o enredo é desenvolvido de forma mais leve, dando ênfase ao romance da protagonista com Andy e também o seu interesse em um dos moradores da Casa do Meio: Cole.

O grupo do orfanato é bem eclético, com indivíduos de personalidades suaves e outros que estão cheios de raiva e sofrendo por tudo que poderiam ser ou fazer em suas vidas precocemente interrompidas. A premissa é bem diferente e isso acaba atraindo o leitor quase que de imediato.

“É um sentimento péssimo esse de saber que os vivos não podem nos ver.”

site: http://www.alempaginas.com/

Ana 19/10/2018

2 livro preferido
Esse livro conta a historia de uma menina que achava que era boa,mas apos morrer,assassinada por um aliciador,ela descobre o quao ruim ela foi,e aprende varias liçoes.(esse livro nao é de terror e sobre a vida)

Erika 06/10/2018

A garota do orfanato sombrio
Echo é uma adolescente que de repente acorda em um lugar que nunca viu. Assustada, ela tenta descobrir onde está e por que foi parar neste lugar. O ambiente E repleto de outros adolescentes que a princípio mostram-se incomodados com a presença dela. Logo ela descobre que está "na casa do meio". Uma espécie de orfanato para adolescentes. E tenta desesperadamente sair de lá.
E vou parar de comentar sobre o enredo para não dar spoilers e estragar as surpresas. Tem algumas.

Bom, o livro é uma literatura juvenil e tem todo esse universo adolescente.
Mas tem outros elementos marcantes como: suspense, luto, o poder da amizade, e reflexões sobre vida e morte.

Também me lembrou um pouco " o orfanato da Srta peregrine para crianças peculiares".

Um bom livro para quem curte literatura juvenil.

Classifico como thriller e fantasia .
Bruna Araujo 06/10/2018minha estante
Você indicaria esse livro para quem está acostumado com livros fortes de terror e suspense policial? Eu fiquei curiosa com a premissa, mas, estou com medo de achar fraco.

Erika 09/10/2018minha estante
Minha experiência com ele foi passar o tempo. Como eu disse é juvenil, tem um suspensezinho. Mas não achei grandes coisas. :(

Beca Folgueira @capadurabooks 04/10/2018

Resenha: A Garota do Orfanato Sombrio | Temple Mathews | @editorajangada.
Echo Stones é uma garota de 16 anos que acorda em um lugar que não é a sua cada, tomada por um desespero inicial ela não consegue perceber onde está e o seu entorno.

A garota agora se encontra em um orfanato, mas como poderia estar lá se seus pais estão vivos, essa é a sua única certeza.

Todas as crianças são estranhas, e ela se sente como sempre foi, com exessão de suas memórias. Ela possui bem poucas delas, toda vez que se força a lembrar de algo, de com o foi parar ali, sua cabeça começa a doer e ela beira ao desmaio.

Echo só quer sair de lá, Cole o mais simpático e atraente dos órfãos a ajuda escapar é a direcionar a sua casa.

Mas a verdade é dura, ela se depara não mais com o seu lar, mas sim, como a cena de um crime.

O seu assassinato é recente, e ela é acometido por algumas memórias, ela foi esfaqueada até a morte, mas quem poderia fazer isso com ela?

Andy, seu vizinho e namorado encontra-se devastado e ela nada pode fazer para consola-lo. O mesmo acontece com seus pais, ela só pode observar.

Echo então decide voltar para a cada do meio e entender a sua nova condição como fantasma.

Para poder seguir em frente e reencarnar ela deve se vingar de seu assassino. Para isso ela vai contar com a ajuda de seus novo amigos fantasmas.

Se está pensando que são um bando de Gasparzinhos, está bem enganada. Cada um deles possui poderes sobrenaturais que estão ligados a forma com que morreram.

Na busca pelo assassino, Echo vai descobrir que ela não era quem pensava ser. Quem disse que mortos não podem se redescobrir?

Achei o thriller bem levinho, pra quem está querendo iniciar é uma boa pedida, embora ao meu ver mais pareça um romance sobrenatural já que acabei chorando em algumas partes, me julguem!

Agora vem a parte boa, os direitos cinematógraficos foram comprados pela produtora Norte-América Iggy Azalea.

E tudo indica que tenha um livro dois vindo por ai.

#agarotadoorfanatosombrio

site: https://www.instagram.com/p/BoApuqBAmce/?taken-by=capadurabooks

Bia Sousa 20/09/2018

JÁ QUERO A ADAPTAÇÃO"
Echo Stone é uma garota de apenas 16 anos que repentinamente acorda em um lugar que ela não conhece, e nem imagina como ela foi parar lá, intrigante, não é mesmo? Mas logo ela descobre que está na Casa do Meio, e estar nessa casa significava que ela estava simplesmente, morta, isso mesmo, MORTA!

“As pessoas falavam de mim no passado. Eu era passado. Minha vida já era.”

A Casa do Meio é um local intermediário entre os vivos e os mortos. Os moradores dessa casa foram assassinados e estão ali justamente para descobrir quem é o culpado, se vingarem e assim seguir o seu caminho para um outro plano.

Mas o que mais nos deixa agoniado era saber que Echo não tinha inimigos, tinha um bom relacionamento com os pais e tinha um lindo namorado, que a amava com todas as forças, mas ao longo da história podemos perceber que ela não era tão querida, e que algumas pessoas tinha “motivos” para querer lhe ver morta.

“Comecei a me perguntar: o que significava ser humano? Achei que sabia a resposta quando estava viva. Agora que estava morta, não tinha tanta certeza assim. Devia ser mais do que “merdas acontecem e depois você morre”. Qual era o nosso propósito? Será que consistia realmente em ganhar tanto dinheiro quanto possível e se divertir ao máximo antes de bater as botas?”

Na Casa do Meio, Echo contará com a ajuda de novos amigos para descobrir o que aconteceu com ela, como foi sua morte, e quem fez isso, porém esse é um momento doloroso que deve ser comedido devido o turbilhão de sentimentos que atingem a todos.

Que livro incrível! Me surpreendeu como nunca! Eu não estava esperando receber esse livro (acho que recebi por engano), mas foi uma excelente surpresa. A história é totalmente envolvente e que nos deixa ávidos para ler as próximas páginas. Torcemos para que Echo descubra logo o que aconteceu com ela e que consiga sair da Casa do Meio, mas ao mesmo tempo torcemos para que ela fique lá (vocês vão ter que ler para saber o porque eu gostaria que ela ficasse por lá).

“Pensei na ideia de renascer. O conceito me acalmou, mas apenas por um instante. A imagem de Andy surgiu na minha cabeça. Eu não ia conseguir apagá-la e nunca faria isso. Não queria fazer parte de nenhum tipo de existência em que ele não estivesse.”

Com capítulos curtinhos, escrita simples e leitura muito fluída, e por se tratar de um suspense (com uma pitada de romance adolescente), podemos ler esse livro em poucas horas, e lhe garanto, é uma leitura que vale muito a pena.

Uma ótima recomendação para adolescentes, já que o motivo pelo qual Echo foi assassinada serve de alerta para muitos adolescentes. Sem dúvidas, essa é uma leitura que virou uma queridinha e que será muito recomendada.

“É um sentimento péssimo esse de saber que os vivos não podem nos ver.”

PS: Alô Jangada, teremos continuação desse livro? Teve algumas pontas soltas no fim do livro que me deixou super curiosa para saber o que aconteceu no fim das contas com Echo e seus amigos.

Ah, não poderia deixar de falar que a Rapper americana Iggy Azalea adquiriu os direitos para uma adaptação cinematográfica dessa belezinha, que estou mega ansiosa para conferir.

Por Bia Sousa

site: https://bercoliterario.wordpress.com/2018/08/15/resenha-a-garota-do-orfanato-sombrio-temple-mathews/

Guynaciria 19/09/2018

A Garota do Orfanato Sombrio é o tipo de livro que surpreende o leitor, por sua escrita envolvente, ritmo no tempo certo, personagens cativantes e a doce exata de suspense e mistério.

Echo, é uma adolescente típica, que em um determinado dia acorda em um lugar desconhecido, rodeadas de crianças malvadas, que levam o tempo em atormenta-la, e pelo visto a única adulta na casa faz questão de ignora-la.

Isso já seria suficiente para deixar qualquer um enlouquecido, mas tudo piora quando ela descobre que a Casa do Meio, na realidade é um orfanato. Mas Echo tem certeza que seus pais estão vivos, e que tudo não passou de um terrível engano. Será mesmo?

O suspense realmente começa quando Echo consegue fugir do orfanato com a ajuda de Cole, um garoto super fofinho que está disposto a ajuda-la nessa transição dolorosa.

A autora trabalha o sobrenatural e a elaboração de algumas cresças e superstições do que pode vir a acontecer após a morte, além de se utilizar de elementos fantásticos e poderes mágicos adquiridos após a passagem para o outro plano, ou o plano espiritual como preferir.

Há também uma pitada de mistério envolvendo a vida da protagonista, a descoberta de sua verdadeira personalidade, e do fato horrível que aconteceu com ela. Isso é o suficiente para prender a atenção do leitor até o fim.

O livro segue um roteiro pré estabelecido, não tem grandes reviravoltas, mas o seu enredo é mais do que satisfatório, com um final que deixa margem a continuação.

Recomendo à leitura.

Bjos!

site: https://utopialiterariaentreamigas.wordpress.com/2018/09/19/resenha-a-garota-do-orfanato-sombrio-temple-mathews/

douglaseralldo 10/09/2018

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE A GAROTA DO ORFANATO SOMBRIO
1 - Movimentado em com linguagem do cinema e da televisão, A Garota do Orfanato Sombrio é suspense em ritmo moderado e com atrativos que nos fornece algumas horas de entretenimento numa narrativa que mistura elementos de diferentes gêneros populares da literatura;

2 - O suspense e o sobrenatural juvenil surgem quando Echo, a protagonista do romance descobre-se então morta e habitante de um orfanato no meio do caminho entre os mortos e os vivos, escolha, aliás, que de certo modo aponta para as crenças e filosofias da própria autora, trabalhando no livro com a aceitação desse universo sobrenatural que coloca a obra dentro da literatura fantástica e reforça que o gênero permanece forte entre os jovens leitores;

3 - Há também a pitada de narrativa policial já que dentre as missões da protagonista e seu grupo de amigos e amigas a de investigarem assassinatos, ainda que tal jogo seja feito de forma um tanto diversa das histórias de detetives, sendo este muito mais resolvido nos golpes de sorte e nas sequências de falsas suspeições com que a autora vai desenvolvendo as possibilidades que atraem para a leitura;

+: http://www.listasliterarias.com/2018/09/10-consideracoes-sobre-garota-do.html

site: http://www.listasliterarias.com/2018/09/10-consideracoes-sobre-garota-do.html

Gabriel 08/09/2018

Vocês sabem o sentimento que você tem ao pegar um livro, estar cercado de expectativas e ao finalmente ler perceber que nem é tudo isso? Agora sabem quando você acha que o livro será morno e sem graça, e de repente se transforma numa ótima e original história? É o caso de A Garota do Orfanato Sombrio. Acompanhamos a jovem Echo, que acorda em um lugar totalmente desconhecido, cercada de outros adolescentes dos quais ela nunca viu na vida e sem a menor memória do que pode ter acontecido à ela ou o motivo de ter parado em tal lugar. Aos poucos as lacunas vão sendo preenchidas e Echo descobre que ela está na Casa do Meio, um orfanato sombrio para crianças especiais. Como se já não fosse informação suficiente, Echo descobre que está morta. Sim, senhora e senhores: Ela é uma fantasma, assim como os outros "moradores" do local. Aos poucos, Echo descobre que tal lugar serve de abrigo para a alma de pessoas que morreram de maneira abrupta, geralmente assassinadas. Lá eles possuem a chance de enfrentarem seus assassinos para enfim conseguirem descansar. A questão é: Echo não se lembra de nada e junta com seus novos amigos, começam a investigar o mistério que ronda a morte da jovem.

O livro possui uma premissa bem diferente de tudo que li, ainda mais por ser uma tentativa de construção de um ?thriller policial? com elementos já conhecidos do gênero Young Adult e confesso ter ficado surpreso com o desenrolar da história. Vejam bem, em uma rápida lida da sinopse, a história me pareceu quase que com um filme da sessão da tarde; bom, mas sem surpresas. Felizmente estava terrivelmente enganado e Matthew entrega uma história densa e forte, cheia de reviravoltas e suspense enquanto Echo e seus amigos buscam o verdadeiro motivo e  a identidade do assassino.

A agilidade com que Matthew desenvolve a história é um ponto extremamente positivo para o livro, guiando o leitor por capítulos curtos e uma escrita prazerosa, sem exageros, firulas e qualquer coisa que pudesse distrair a atenção do leitor. Echo aos poucos vai descobrindo seus novos poderes e habilidades enquanto vai se acostumando com sua nova ?condição de vida?, e chega a ser tão agradável ler que você quase se esquece que Echo foi assassinada e está atrás do homem que interrompeu sua vida. O livro mescla elementos de comédia e romance em meio ao mistério, mas sempre desenvolvidos de maneira pertinente e sob medida, sem cansar ou mudar o foco da narrativa.

Como toda obra tem sua moral e lições são tiradas de suas páginas, em A Garota do Orfanato Sombrio, Echo explora sentimentos como a raiva e a vingança, até onde ir para fazer justiça contra o homem que a matou? Ao mesmo tempo, presenciamos a dor do luto e a forma como os pais da jovem lidam com a morte da filha, reconstruindo suas vidas em meio ao caos e ao turbilhão de sentimentos que os assolam.

Finalizo a leitura de A Garota Do Orfanato Sombrio com um sorriso nos lábios por ter sido uma obra que me surpreendeu apenas em aspectos positivos. Matthew quis criar uma história original e densa sem perder a leveza de uma vida que uma adolescente poderia ter; apesar de não ser uma boa história de suspense, visto que o livro não apresenta plot twists ou grandes reviravoltas em seu roteiro, o livro cumpre seu papel trazendo ótimos questionamentos e a grande reflexão de que, não importa quem (ou o que) você seja, você não é nada sem seus amigos.

[Postado originalmente em www.365coresdouniverso.com.br]

dayukie 26/08/2018

"(...)
O livro, apesar de trabalhar bem com o mistério e te prender com isso, também nos é apresentado a questão do luto. De como as pessoas lidam e por mostrar através dos olhos de Echo também vemos que aos poucos as pessoas podem ir superando e não necessariamente esquecendo e Echo é a prova disso, algo perceptível ao longo do livro. Demora, mas ela acaba sendo capaz de fazer isso, superar e deixar o passado para trás.
Escrito de uma forma leve e gostosa, os capítulos serem “curtos” ajudou muito na hora da leitura, principalmente por não nos perdemos em meio as descobertas de Echo. Outra coisa que adorei imensamente, foram os amigos. Cada um morto de um jeito diferente, cada um com a sua peculiaridade, mas todos dispostos a apoiar e ajudar Echo e uns aos outros. Desejo uma “continuação”? Sim, ficou em aberto algumas coisas e poderia ter explorado mais também os “problemas” de seus amigos. (...)"

Resenha completa no blog.

site: https://goo.gl/xwshVf