O Horror Cósmico de H. P. Lovecraft

O Horror Cósmico de H. P. Lovecraft Daniel I. Dutra

Resenhas - O Horror Cósmico de H. P. Lovecraft

thales.gaspari 15/03/2021

Gostei do livro e achei que tanto a pesquisa quanto a redação foram bem conduzidas. Acredito que o livro acrescenta e traz informações muito relevantes aos interessados na obra de Lovecraft. Um único fator me decepcionou muito, a ponto de quase arruinar a leitura inteira e me fazer cogitar abandonar o livro sem terminar: foi o capítulo onde se trata da temática racismo. Achei que aqui as reflexões pecam bastante e a abordagem do autor do estudo dá margens a interpretações poucos condizentes tanto com a realidade dos fatos, quanto ao que seria justificável. A impressão que ficou foi a de uma tentativa de mascarar e atenuar o racismo de Lovecraft (inclusive, em determinada parte do texto, racismo aparece entre aspas - como se a definição não se enquadrasse), através de citações, exemplos, deduções e inferências pouco elucidativos e/ou pouco convincentes. Achei super questionável e até de certo mal gosto. Mas repito, excluido este capítulo, um bom estudo, com muitas informações relevantes e interessantes.