A Comédia Humana

A Comédia Humana Honoré de Balzac

Resenhas - A Comédia Humana

Julio.Argibay 08/07/2022

Vol 2
Uma estreia na vida - uma novela publicada em 1854 que fala sobre alguns personagens não muito interessantes é verdade. Vivem uma rotina simples e sem grandes acontecimentos. Nela há personalidades simples como: Jorge e Oscar, que trabalham no transporte de pessoas numa antiga carruagem pública de duas rodas no circuito Pares x Presles. Não gostei. Chato. Alberto Savarus ? mas um daqueles contos, que eu não consegui acompanhar muito, fala sobre política e sobre relacionamentos e vida conjugal. A vendeta ? este conto foi bom, estilo velho Dostoievsky. Amor impossível, necessidades, miséria, etc e tal. Givevra e Luigi vivem na pobreza por se casarem, já que suas famílias são inimigas e os pais da noiva desaprovavam o casamento deles. Uma dupla família ? não captei a mensagem, mas percebi que alguns personagens são bem religiosos e preocupados com o futuro dos filhos. A paz conjugal ? um retrato da sociedade francesa da época. Bailes, coquetes e barões se relacionando nos salões de festas. A senhora Firmiani ? o conto fala sobre as expectativas da sociedade a respeito do comportamento feminino. Estudo de mulher ? um conto bem curto. A falsa amante ? mais uma estória envolvendo uma dama da sociedade. Além de discutir sobre política. No caso, a situação dos cidadãos poloneses na França. Uma filha de Eva ? pelo que lembro foi mais uma novela sobre traição.

Cinara... 24/06/2020

"Um homem indiferente já é passavelmente feio aos olhos de uma mulher, mas, quando ela não mais o ama, ele se lhe torna horrível..." - Uma filha de Eva

Mario Miranda 09/07/2018

Univero Balzaquiano
"A Comédia Humana" compõe em 17 livros todas as 88 obras publicadas por Honoré de Balzac entre os anos de 1829 e 1850, ano de sua morte. Transitando entre o Auge do Romantismo, com obras ainda influenciadas por esta escola, Balzac antecede diversos pontos do Realismo que serão consagrados em Madame Bovary, de Flaubert. Balzac se intitulava menos um Escritor de Romances e mais um Descritor de Costumes, com um agudo senso crítico para à deterioração dos valores e costumes da sua sociedade.

No segundo volume de "A Comédia Humana", temos reunidos 9 obras de Balzac, escritar entre 1930 e 1942. As três primeiras compõe metade das 831 páginas do livro: Uma estreia na vida, Alberto Savarus e A Vendeta.

Uma Estreia na vida - Maior obra deste volume, apresenta a história de Oscar Husson, jovem estudante oprimido pela sua miséria familiar (algo que em muito se assemelha ao caso de Raskolnikov em "Crime e Castigo") que acaba deteriorando sua situação familiar ao inventar uma história acusando um Conde que se encontrava incógnito no mesmo lugar. Oscar é experimentado em diversas privações, até finalmente formar-se após participar das guerras napoleônicas.

Alberto Savarus - Uma das obras de Balzac que mais desgostou ao público (inclusive a Condessa Hanska), narra a história da ambição de Alberto Savarus em despontar na vida política, enquanto espera a Princesa Francesca desquitar-se do seu casamento. Fortemente biográfica, encontra vários ecos da própria relação de Balzac com a Condessa Hanska, enquanto esta ainda era casada.

A Vendeta - Obra escrita em 1830, com forte ligação com o movimento Romântico. Narra a história de uma família que foge da Córsega após o patriarca, Bartolomeu di Pombo, assassinar a família Porta em busca de vingança por um deles ter assassinado um Pombo. Anos após, com a família instalada em Paris, a única filha do casal apaixona-se pelo único Porta que sobreviveu a série de assassinatos anos antes.

Uma Dupla Família - Esta pequena Novela nos traz o Caso de um Notável Jurista e sua relação com uma Amante, uma pobre costureira. Por trás deste relacionamento, um Casamento infeliz entre o Advogado, a época um jovem ambicioso, e uma Fervorosa Católica.

A Paz Conjugal - Praticamente um Conto que nos ambienta nos salões de Paris no auge do período Napoleônico, com seus esplendores e requintes de imoralidades, onde uma Jovem vai ao Baile à procura do seu Marido que abandona-a recorrentemente em busca de prazeres mundanos.

A Sra Firmiani- Em verdade um Conto, que mais se assemelha a um exercício criativo do autor, temos um texto único no universo Balzaquiano, onde temos uma heroína cujas as ações são movidas de maneira desinteressada, sem sortilégios ou artimanhas. Balzac era um ferrenho narrador das ações mais desprezíveis da sociedade de sua época, porém a Sra Firmiani foi uma heroína na plena concepção da palavra.

Estudo da Mulher - outro conto Balzaquiano, parecendo mais um entre-ato para situar melhor próximas obras, Balzac apresenta as reações de uma mulher que recebe uma carta de amor erroneamente endereçada a ela, e as decepções que acometem a personagem quando está descobre não ser a real endereçara daquelas palavras.

A Falsa Amante - Uma novela que apresenta a situação dos imigrantes poloneses no início do século XIX. Fortemente autobiográfica, conta a história de um homem e seus esforços para fugir de um possível relacionamento com a esposa do seu melhor amigo, a quem se sente devotado.

Uma Filha de Eva - Provavelmente a melhor obra deste volume, narra a história das duas filhas do personagem principal da obra “Uma Dupla Família”, também incluída neste volume, e seus esforços para encobrir a traição de uma destas que, encontrando-se infeliz em um casamento monótono, desvirtua seu relacionamento ao iniciar um outro com um poeta fracassado. Nesta história encontramos alguns dos principais personagens que percorrerão A Comédia Humana Balzaquiana.

site: https://www.instagram.com/marioacmiranda/?hl=pt-br

Gláucia 28/10/2014

A Comédia Humana - Volume 2 - Honoré de Balzac
Esse volume reúne nove títulos dentro do tema Estudos de Costumes/Cenas da Vida Privada:
1) Uma Estreia na Vida - o melhor do volume na minha opinião.
2) Alberto Savarus
3) A Vendeta