Travessuras da menina má

Travessuras da menina má Mario Vargas Llosa

Resenhas - Travessuras da Menina Má

Alexandra153 17/06/2023

A história atravessa a vida de um homem que nasce no Peru e que tem um único sonho de menino: viver em Paris.
Apaixonado desde a adolescência pela ?menina má?, gere a sua vida entre estes dois objetivos.
De leitura simples, desafia o leitor a refletir sobre a ambição e o amor.

Sue 26/05/2023

Uma novelona das boas
Se você acha que sofreu por amor, duvido que tenha sofrido tanto quanto o protagonista dessa história e que tenha amado tanto também.
É uma história absurda, mais altos e baixos que novela das oito, só o final não surpreende. Concluo que o amor é resilencia diante da vida.

Leila Diniz 19/05/2023

História de amor ou obsessão?
Demorei a engatar no livro. Até a metade estava sentindo apenas raiva da menina má e incrédula com o Ricardito.
Depois, na altura em que a menina má passa por problemas sérios, tive um pouco mais de simpatia por ela e consegui avançar mais na leitura.

O livro traz muitas referências históricas e traz muitos detalhes sobre diversas cidades e culturas.

Mas não consegui me convencer com o Ricardito. Por mais que amasse a menina má, não deveria ter aguentado metade do que aguentou por ela.

O amor por outra pessoa deve ter limites e o principal deles deve ser o amor próprio. Acho que isso faltou nele ao longo do livro inteiro.

No fim das contas, achei que o livro romantiza um pouco um relacionamento abusivo, cheio de humilhações e traições, em que existe uma obsessão.

Mas gostei do final. Fez sentido com relação a toda a trama.

Guilherme Amin 19/05/2023

Travessuras ou gostosuras
Que leitura gostosa. E que desfecho esplêndido!

Um romance romântico que me divertiu, indignou, inebriou e, nos seus acontecimentos finais, primeiro me exasperou para então me emocionar.

Novamente, Mario Vargas Llosa demonstra um primor na composição de personagens. Tanto os centrais, Ricardo e a menina má, como os coadjuvantes são muito carismáticos e foi impossível não me importar com eles.

O romance também é generoso e instigador nas maneiras como nos transporta para diversas cidades (Lima, Paris, Londres e Madri) como numa viagem com guia. A exceção é Tóquio, por onde a passagem é bem breve.

De tanto envolvimento que a leitura me proporcionou, adiei o final o quanto pude, lendo cada parágrafo das últimas páginas duas, três vezes. Agora que terminei, já sinto saudades!
Flávia Menezes 19/05/2023minha estante
Cinco estrelas? Eu não vejo a hora de ler esse. Nunca li esse autor, então me motiva muito ver sua opinião.

Guilherme Amin 19/05/2023minha estante
Que bom que a motivei, amiga. Fiquei entre 4,5 e 5 estrelas, mas gostei tanto da experiência ? e da recompensa final, em particular - que me deixei mover pela emoção e pensei: vai, vale 5 mesmo ?

Flávia Menezes 19/05/2023minha estante
Motivou sim, amigo! Logo logo inicio esse. ?

Niqi 17/05/2023

O livro é extremamente longo, uma trama extremamente enrolada e cansativa. Detalhes longos e desnecessários.

Seidelzinha 15/05/2023

As travessuras da menina má
O livro é uma obra de arte.

As idas e vindas na história são muito marcantes. Foi realmente muito interessante aprender mais sobre a história do Peru. Apesar de não ser a história alegre e de conquistas

Esse livro é muito bom, mas me fez ter ódio do início ao fim. Não sei como o Ricardito aguentou tudo isso, sinceramente. Eu teria desistido na primeira vez.

Chilenita, peruanita, guerrilheira... é realmente uma menina má que se envolve em muitas MUITAS travessuras e, de fato, eu não aguentaria nem metade do que essa mulher passou, nem aguentaria ser tão fria e, muitas vezes, sem coração como ela foi.

Enfim, o livro é ótimo mas passei raiva constantemente e sofri junto com Ricardito. Quando achava que eu tinha superado tudo desmoronava de novo (assim como ele).

O livro é muito envolvente e passa tão rápido que você nem vê!

Robert131 30/04/2023

Um romance muito bem construído com um pano de fundo cheio de referências históricas. Aqui tem um pouco sobre revolução peruana, movimento comunista, sociedade e cultura musical que surgiu nos anos 60 entre outras coisas mais. A leitura flui com tranquilidade, não à toa que é bem possível começar e terminar numa bela tarde. É tão interessante quanto hilário.

?Menina má?, ?Menino bom.? ?Coisinha à toa?.

"Não nos víamos há quatro anos, e nem passou pela sua cabeça perguntar como eu estava, o que tinha feito todo esse tempo (...) Foi direto ao que lhe interessava, sem perder tempo com mais nada."

"Fiquei vazio e doente. Sentido tanta raiva, tanta desmoralização, tanto desprezo por mim mesmo que tomei - mais uma vez! - a decisão de apagar Mrs. Richardson da minha memória e, para dizer uma dessas breguices que a faziam rir, do meu coração."

"Eu devia ser uma das poucas coisas estáveis na sua vida agitada, o idiota fiel e apaixonado, sempre lá (...) Ou, quem sabe, estava precisando de mim. Não era impossível. De repente tinha aparecido alguma brecha na sua vida que o coisinha à-toa podia preencher."

Jana 26/04/2023

Icônica chilenita
A menina má sem dúvidas é uma personagem icônica, revolucionária na literatura.

Mas achei o Ricardo um cara muito chato (irritante), e também achei muito fora da realidade quanta humilhação ele aguentava da Otilia, chilenita, etc.

A história ?de amor? deles é uma sequência de acontecimentos muito mirabolantes, com momentos um pouco repetitivos, que pra mim fizeram a leitura ser um pouco arrastada, mas que no fim achei interessante ter lido.

Alexandre 18/04/2023

Impossível ficar indiferente
Llosa consegue mexer com o leitor com simplicidade e naturalidade. Enquanto voltamos no tempo e conseguimos passear pela atmosfera de diversos países e cidades ambientadas no século XX, especialmente Paris, o autor narra uma história em que é simplesmente impossível se manter indiferente aos personagens.

De um lado, a egoísta e sádica "menina má". Do outro, o apaixonado e masoquista Ricardo Socomurcio. O texto me despertou muita raiva dos dois. E também pena dos dois. É uma experiência muito válida a leitura deste livro, porque mostra como somos complexos em nossos sentimentos e atitudes. A racionalidade nem sempre pauta nossas ações. E lidar com essa constatação não é fácil, muitas vezes.

Sordidez, mesquinhez, luxúria, abnegação, compreensão, subserviência, humilhação, desejo, irracionalidade, perversões mil, egoísmo... Tudo isso permeia as cerca de 300 páginas desse livro.

Recomendo fortemente essa leitura. Haviam me dito que o livro era marcadamente sexual, erótico. Mas não achei nem de longe o forte da obra. A ebulição de sentimentos que ele desperta (e muito contrários aos sexuais) é que dá o tom de toda a história.

Llosa aprovadíssimo! Embarque nessa viagem e sairá uma pessoa diferente, com muitas reflexões.

Isadora.Malouf 31/03/2023

Meu livro preferido. Me prendeu a atenção e não conseguia parar de ler a historia intrigante do romance entre Ricardo e a misteriosa e ambiciosa Chilenita.

Chorei como poucas vezes chorei com livros e quando acabou, fiquei órfã das personagens.
Lari 10/04/2023minha estante
Quero ler esse também

Isadora.Malouf 11/04/2023minha estante
Meu livro preferido!!!

marol 28/03/2023

Incrível! Em que se pese o Ricardito ser um panaca (adjetivo reconhecido por ele mesmo) e a menina má realmente não ter nenhum escrúpulo, é impossível terminar esse livro sem algum tipo de admiração pelos personagens de Llosa. A escrita magnífica dele te faz devorar esse livro ao passo que você quer se demorar ali para a leitura render, nesse prazer que são essas 300 e poucas páginas. Sim, o livro possui certas passagens perturbadoras (acho que nunca vou me recuperar do trauma nos capítulos que possuem como cenário o Japão de Fakuda), mas apesar disso, a forma como o autor narra todo o resto é de uma facilidade tremenda que quando você percebe, o livro já está chegando ao fim. Foi uma experiência maravilhosa esse livro e já pretendo conhecer outros do autor.

LeoMar 28/03/2023

Extraordinário!
Como é bom poder ler um livro assim!!

Assim como Ricardo ficamos presos nas travessuras da menina má? a cada capítulo uma curiosidade sobre como vai terminar essa nova aventura!

O jeito que o autor mistura ficção e realidade te prende de uma forma que a leitura fica leve e você pode ficar lendo por horas?

?- Pela menina má, por essa mulher fantástica! - Elena ergueu a taça - Que vida tão monótona essa que eu tive, meu Deus.? (p. 169)

Clarissa130 25/03/2023

Honestamente, devo dizer que achei o livro pouco cativante. A história de amor dos personagens é cansativa, repetitiva. Demorei muito para finalizar o livro e só o fiz porque tinha uma esperança mínima de que a história se desenrolasse nas últimas páginas, porém não rolou. A história paralela sobre as revoluções políticas com a passagem do tempo são bem mais interessantes, mas achei o texto todo muito exaustivo. Não foram personagens que me interessaram, achei o ?ricardito? extremamente sem sal e a ?menina má? demasiado caricata, com nuances mínimas de abordagem psicológica que também não me prenderam na história.
Não é um livro que eu recomendaria ou leria novamente.
Alê | @alexandrejjr 27/03/2023minha estante
Eita! Não bateu em nada com o Vargas Llosa, então.

mee.cornetto 19/03/2023

Realmente recomendo!
Bom, o que eu posso dizer? Eu adorei este livro, mas não gostei da história nem dos dois personagens principais hahaha
Como assim? Pois é, nem eu sei explicar direito.
Para alguns, inclusive para meu marido, que me recomendou, é uma sólida história de amor; de como o amor supera tudo e é muito mais complicado e mais feio do que as histórias românticas fazem parecer. E sim, é uma interpretação válida.
Entretanto, eu achei a relação extremamente tóxica. Ricardo não tem um pingo de amor próprio, e a Menina Má (não faz o menor sentido chamá-la de Lucy a essa altura do campeonato) pisa nele a história toda, faz dele gato-sapato. É um vaivém sem fim de sofrimento e frustrações.
Só que eu gostei muito. Simplesmente não é porque a história não toma o ruma de que gostaríamos (eu faria um final diferente, menos feliz) ou tem personagens de que não gostamos muito, que ela não seja boa. Um pouco antes de chegar na metade, eu já estava completamente obcecada querendo saber o que aconteceria, e devorei o livro. Ele tem um ritmo muito bom, e a narrativa é instigante nesse nível. Ah, eu também morri de raiva por metade do livro - e adorei sentir essa raiva, pois, para mim, significou que eu estava envolvida com a história. E quer sentimento melhor para um leitor do que esse?