Cantores Evangélicos: O Sucesso e o Altar

Cantores Evangélicos: O Sucesso e o Altar Sérgio Lopes

Resenhas - Cantores Evangélicos: O Sucesso e o Altar

Georgeton.Leal 23/09/2018

A carreira de um artista cristão e seus bastidores
Antes de tudo, é preciso frisar que para se ter um bom entendimento deste livro é necessário primeiramente compreender o período em que o mesmo foi escrito, assim como todo contexto cultural que envolveu as igrejas evangélicas durante as décadas de 80/90. É óbvio que certas informações apresentadas na obra já são consideradas "datadas", como o fato de a maioria dos cantores cristãos na época dependerem mais da vendagem de álbuns físicos para seu sustento do que de cachês e/ou ofertas. Outro ponto peculiar também seria a predominância das gravadoras evangélicas e suas formas de atuação no mercado fonográfico brasileiro, quadro que mudou bastante nos últimos anos, uma vez que praticamente quase todos os selos desse nicho já foram extintos e boa parte dos artistas cristãos lançam seus trabalhos de forma independente hoje em dia nas plataformas digitais.
Ficando a par destes pormenores, não há estranhamento algum na leitura, até porque o autor é bastante simples e objetivo em sua proposta de abordar sobre a relação "cantores/igreja" em contraste com o sucesso da música cristã nas mídias (com exceção da internet, que ainda "engatinhava" na época).
Sérgio é bem prático ao tratar de assuntos delicados e polêmicos que envolvem "o sucesso e o altar", assim como de suas experiências pessoais na área. Seu posicionamento corresponde ao padrão biblicamente usado em quase todas as igrejas evangélicas e não foge dos limites convencionais. Os relatos autobiográficos no decorrer dos capítulos ainda dão um toque bastante interessante, trazendo curiosidades sobre o Poeta da música evangélica desde o início de sua carreira no grupo carioca "Altos Louvores" até sua entrada no cast da gravadora Line Records.
No demais, resta uma pequena ressalva quanto à postura do autor a respeito do rock como estilo musical a ser usado nas igrejas. A opinião de Lopes poderia até soar contraditória, uma vez que ele tece diversas críticas negativas ao estilo, mas depois, acaba citando bandas como Catedral, Katsbarnea e Oficina G3 em uma lista de homenageados no capítulo final. No entanto, percebe-se que o autor se refere mais ao extremo exagero e irreverência usados por muitos músicos no tocante à estética e comportamento baseados em artistas não cristãos, o que, inevitavelmente, ainda causa escândalo na maioria das congregações cristãs brasileiras.
Por fim, este é um livro que informa ao mesmo tempo em que alerta sobre as diversas problemáticas inerentes ao ministério de louvor dentro e fora da igreja. Recomendo a leitura não somente aos admiradores do cantor Sérgio Lopes, como também àqueles que queiram conhecer um pouco mais sobre o tema.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2021/11/a-carreira-de-um-artista-cristao-e-seus.html