Todo O Tempo do Mundo

Todo O Tempo do Mundo Maurício Gomyde

Resenhas - TODO O TEMPO DO MUNDO

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Heliton 10/07/2020

A felicidade é bemol. A tristeza, sustenido.
Tenho que dizer que este foi um livro que me atraiu pela sinopse e que me surpreendeu durante a narrativa pela leveza da escrita do autor brasileiro Maurício Gomyde e por tudo aquilo que foi transmitido até o fim.

A história segue a vida de Vitor e Amanda, duas pessoas que o destino tende a separar, mas que o tempo vai de encontro para preservar o sentimento que há entre eles - creio que de início, isso por si só já pode servir de enredo para um romance, sim, mas o que aconteceria caso houvesse a possibilidade de um deles conseguir viajar no tempo? -, e assim, durante os 14 até depois dos 30 anos de idade, Vitor vive com algo que nem ele sabe explicar muito bem, porém sabe o motivo do surgimento: Amanda.

"Todo o tempo do mundo", taí um livro que, para quem cresceu ouvindo rock nacional de bandas que surgiram a partir dos anos 80 ou até quem não goste ou também como eu, que não nasceu nesse período mas que simpatizou por elas a partir de seu gosto pessoal, influência dos pais, enfim, época essa em que deixou uma geração marcada por várias músicas inesquecíveis, consiga lembrar dessa passagem em uma das canções da Legião Urbana. O livro é quase uma analogia as letras da música. E é muito bom você ler e perceber que durante todo a construção da história a mensagem que é passada e lembrada a todo momento gira sempre em torno de uma simples palavra: Felicidade.

A narrativa também é repleta de outras citações, indo de trechos de livros de escritores como Kurt Vonnegut, Jane Austen, Clarice Lispector e Érico Verissimo à passagens de canções de bandas/cantora como Led Zeppeling, Legião Urbana e Amy Winehouse por exemplo.

Sinceramente, fazia tempo que não lia algo assim com tanta vontade para terminar e saber do desfecho. Principalmente pelo gênero envolvido, romance e drama. Tá certo que fui fisgado inicialmente pela viagem no tempo ok, mas depois de iniciado a leitura e notar a forma como o autor conduziu o enredo e abordar temas como relacionamento abusivo, depressão, sentimentos de perda e arrepedimentos, achei o livro muito mais interessante e acabou sendo um dos motivos de ter gostado bastante no geral.

Recomendo demais para quem já goste de romance, e a quem também esteja procurando por algo diferente do seu círculo de gêneros habituais.
Kenia Diógenes 11/07/2020minha estante
Vi que me convidou para ser meu amigo, já li a resenha desse livro e já gostei. Adoro ficção científica, mas não fujo de um romance/drama. Sinto que temos gostos em comum. Prazer em sermos amigos.

Heliton 12/07/2020minha estante
É bom conhecer pessoas que gostam da mesma coisa que você, o prazer é meu. Melhor ainda é explorar todo e qualquer tipo de gênero, acho bom dá uma variada e sair da zona da conforto de vez em quando.

Eliane443 12/07/2020minha estante
Depois dessa sua resenha maravilhosa fiquei curiosa nesse livro. Adicionei na minha estante para ler ainda esse ano. Com certeza vou gostar. Gratidão. ??

Heliton 15/07/2020minha estante
Eu que agradeço S2. Boa leitura, espero que goste e sinta o mesmo que eu, valeu muito a pena ler ele.

Idolatria aos livros 20/07/2020minha estante
Coloquei na minha meta de leitura. Somente pela sua resenha.

Juliana 20/07/2020minha estante
Ola, Héliton. Obrigada pela resenha. Sou fã de uma boa história de viagem no tempo, e as suas impressões conquistaram

Juliana 20/07/2020minha estante
...um lugar para o autor na minha estante. Voltarei para também compartilhar as minhas

Heliton 20/07/2020minha estante
Agradeço muito, espero que vocês apreciem a leitura e deem bom feedback pra ele, isso se tiverem a mesma impressão que eu tive, estarei acompanhando :). Pra mim é o tipo de livro que é pouco conhecido, mas é muito bom, merece um pouco mais de atenção e reconhecimento.

.Mih. 15/09/2020minha estante
Eu só desejo que o universo inteiro leia esse livro e aprecie. Não consegui fazer resenha pq é o tipo de leitura que não consigo colocar em palavras toda a intensidade de sentimentos por ele. Concordo totalmente com tua resenha e só acrescentaria: LEIAM!

Heliton 16/09/2020minha estante
SIM!

Idolatria aos livros 18/09/2020minha estante
Nossa estou mais curiosa ainda.

Heliton 18/09/2020minha estante
Kkkkk leia e tire a suas conclusões, é bom ler assim sem saber muita coisa.

Manô 30/10/2020minha estante
Seu comentário fez com q me interessasse pelo livro

Heliton 30/10/2020minha estante
Q bom, leia ele, todos falam bem, se gostar me fale depois.

Kenia Diógenes 09/12/2020minha estante
Voltando para dizer que adorei o livro, chorei, faltou o fôlego, gostei de verdade. Coloquei na minha lista por causa de sua resenha e foi ótimo conhecer Maurício Gomyde. Fizemos um desafio de leitura desse livro e em janeiro, minha amiga e eu do canal Cabe na Estante, faremos uma live sobre a obra. Se quiser participar é só seguir a gente lá no insta que vamos divulgar. Obrigada mais uma vez pela resenha que incentiva a leitura.

Heliton 18/12/2020minha estante
Nossa, vlw msm de coração ?. Fico feliz em saber que gostou. É um livro que te aquece, e acabou se tornando um dos meus favoritos da vida, certas frases nele me marcaram. E agradeço o convite! Anotado aqui.

.Mih. 19/12/2020minha estante
Ai gente...vou entrar de bicuda na conversa. Quero e preciso dessa live!??

Heliton 20/12/2020minha estante
Kkkkklkk apareça lá tbm.

Kenia Diógenes 20/12/2020minha estante
Todos convidados

Berenice.Thais 24/07/2022minha estante
Resenha perfeita.
Li por conta do skeelo. E Não decepciona

Hannah.Guedes 26/12/2021

Gostei do livro, uma leitura leve pra gente distrair das mais densas.
Achei uma vibe bem novela, muitos acontecimentos de uma vez, o que deixa algumas pontas meio soltas e acaba carregando onde não precisa.

Mas achei valida a leitura, quero ler outros livros do autor.
Vanessa1482 09/10/2023minha estante
Eu tenho o primeiro livro dele Mundo de vidro, muito gostoso de ler

Ana 26/02/2021

O que é tempo?
Um livro que tem como título minha música preferida, não poderia ser ruim. E não foi.

Esse é um livro para os fãs da comédia romântico Questão de Tempo.

Você aprecia cada momento? O que é felicidade pra você? E tristeza? Bom, esse livro é sobre isso. E um amor que vence a morte, a vida e o tempo.

A história de Vitor e Amanda é linda e apaixonante. Com idas e voltas. Alegrias e tristezas. E que nos faz pensar que a vida é muito mais do que o que você tem ou seu cargo ou qualquer coisa. A vida é uma coleção de momentos que desejamos viver de novo.
Eliane443 09/03/2021minha estante
Terminei a leitura desse livro ontem.
Concordo com tudo que vc escreveu.
Apaixonante essa obra de Maurício Gomyde.
Recomendo a todos conhecerem.

Nicole 11/10/2021

Me surpreendi!
Comecei a leitura e, por ser uma obra com POV feminino escrito por homem, confesso que estava com o pé atrás e tinha algumaa ressalvas, mas me surpreendi! O autor soube respeitar alguns limites da mente feminina e isso me encantou.

A respeito de limites, cuidado com os gatilhos! TW de violência física e abuso sexual, cena bem indigesta. Se você tem sensibilidade a esse tipo de conteúdo, melhor pular essa parte.

No mais, gostei bastante da descrição do ambiente, do interior gaúcho e da cidade Argentina. Me senti viajando pelos locais enquanto lia, o autor soube trabalhar com essa imersão.

Rafael 13/04/2021

E se você viajasse ao passado toda vez que ficasse muito feliz? E ao futuro toda vez que ficasse muito triste?
Quando vi a sinopse de "Todo o Tempo do Mundo" e que ele tratava sobre viagem no tempo, logo fiquei curioso para lê-lo.

Vitor e Amanda foram ótimos personagens, em especial ele. É muito fácil se conectar com sua história e acompanhar sua tentativa de sanar o problema das viagens. Já Amanda, pela sua construção, é um tipo mais calmo - e que em alguns momentos pode irritar por isso -, mas que aos poucos acorda e sai do ambiente tóxico que vive. Até as profissões dos dois nos envolve: ele, produtor de vinhos, nos deixa curiosos pelos tipos, e ela, funcionária de uma livraria, sempre tem uma citação literária para os momentos. Os demais personagens também são necessários, como Rico, um amigo de Vitor, que tem as melhores sacadas.

Toda a trama de viagem no tempo é muito interessante e às vezes acontece em momentos inesperados, por mais que nós já saibamos o modus operandi, pegando não só os personagens como nós de surpresa. A conclusão do plot foi satisfatória, mas mais do que as viagens, essa história é sobre amor, a força dos sentimentos, mesmo contra o passar dos anos. O final, então, têm várias reviravoltas que eu não esperava.

"Todo o Tempo do Mundo" foi uma ótima leitura e meu primeiro contato com a escrita do Maurício Gomyde - que é muito fluída e imersiva. Já quero conhecer mais obras do autor!

Giulia.Lemuche 14/06/2021

Meu nome é Vitor Pickett. Eu viajo no tempo... OK, você já leu muitas histórias assim, mas garanto que todas não passam disto mesmo: histórias. No meu caso, por inacreditável que pareça, é tudo verdade. Eu REALMENTE viajo no tempo.
muito bom, amei o livro
embora o autor enrole um pouquinho; é bem legal a história
tome cuidado pois ela trata de alguns temas pesados que podem dar gatilho.

Mika.Chan 06/04/2022

Seria perfeito voltar no tempo nos momentos felizes
Que livro meus amigos...
Eu achei primeiramente que iria ficar confusa com as voltas no tempo, mas o livro foi tão bem escrito que foi tranquilo entendendo tudo.
Que história desses dois, são almas gêmeas que com certeza se encontrariam em algum momento da vida. Fiquei angustiada com os desencontros mas cada cena de encontro deixava o coração mais quentinho.
Gostei demais, e com certeza é um livro que vou ler novamente

@agathanogs 13/07/2020

Permita-se fazer essa viagem também
Que livro! Viajei demais durante a leitura... Flui demais, expande a imaginação. Vale a pena se permitir viajar nesse romance

Mariana_ 20/08/2020

Gosto de historias assim
Recomendo o livro e o autor. Apesar de querer saber mais desdobramentos dos acontecimentos...

Juliana990 20/03/2023

História interessante, daria um ótimo enredo, mas não achei que o autor soube explorar. Diálogos fracos e alguns furos na construção dos personagens. Se for trazer sua história para compor personalidade, então que seja a fundo.

Nanda 30/05/2021

Romance bom para passar o tempo e que te traz reflexões sobre a vida, a felicidade e o tempo.
Li basicamente em um final de semana. É muito rápido de ler, até porque os capítulos são bem pequenos.
Gostaria que algumas coisas fossem mais desenvolvidas, como a questão do personagem principal contando para a Amanda sobre suas viagens no tempo e sobre sua relação com seu pai, ainda mais depois de uma carta no final.
Recomendo!

23/05/2020

Esse livro é maravilhoso. É o segundo livro do Maurício que eu leio e foi, até agora, o melhor. A história é muito envolvente e eu não via a hora de chegar ao final e saber o que ia acontecer. Muito muito bom!!

Sil | @uma_dama_dos_livros 04/02/2020

Tudo O Tempo Do Mundo
- A vida é apenas uma, e não há de ter coisa pior do que chegar ao fim dela, olhar para trás e só então perceber que você deixou de fazer algo que poderia ter sido a sutil diferença entre uma vida normal e uma incrível.

#damareading | #TodoOTempoDoMundo | @mauriciogomyde | @astral.cultural | pág.352 | 2018 | 5/5

Vitor Pickett agora é um homem e com uma vida bem confortável. Dono de um vinhedo em Bento Gonçalves no qual foi criado ele não se vê em outro lugar que não seja aquela Serra e suas uvas para cultivar.

Sua vida é tranquila com a companhia de seu cachorro "Cão" ele vive em uma casa ali mesmo, bem isolado do mundo, onde as pessoas não possam ver o que acontece quando os seus Limites Mínimos de Felicidade ou Tristeza Genuína acontecem. Esses momentos o levam em uma viagem no tempo para o futuro ou passado e isso mudou totalmente a vida do Vitor, começando há anos.

Amanda saiu do Brasil anos atrás com os seus pais para morar em Nairóbi por causa do emprego do pai e com isso deixou tudo no Brasil que talvez poderia ser a sua história de vida.

Pelo menos, mesmo com a mudança, conseguiu ir ao Baile de formatura do 9°ano e assim dançar com o seu par, o garoto que mudou aquele momento para sempre e mesmo longe ela nunca o esqueceria.

Após uma tragédia ocorrer e Amanda ser dada como morta, todos que a conheceram viram o que aconteceu na televisão.

Vitor ao saber que a única pessoa que ele amou na sua vida morreu e que tudo que sonhou vai ser somente isso, um sonho, vai viver sua vida e acaba ficando sozinho, porque mesmo 20 anos depois nunca encontrou ninguém para amar como amou Amanda.

Amanda, agora casada e morando em Buenos Aires, nunca achou que sua única felicidade fosse ir para o trabalho, onde pode encontrar muitos universos diferentes nos livros da maior e fantástica Livraria de Buenos Aires.

Gabriel Domenico 30/08/2018

Vontade de viver a história
Eu vinha de algumas experiências não muito boas com livros nacionais. Histórias previsíveis, personagens lineares e até certo ponto chatos. Como já ouvi falar muito bem do Maurício Gomyde, e por recomendação de uma amiga muito amiga... (você sabe quem é... rsrsrs) cai de cabeça neste livro. E não me arrependo nem por um segundo de ter dado essa chance a ele. Uma história que não fica nada, mas nada mesmo, a dever a qualquer dos livros inesquecíveis que já li. É tão cativante a forma como o autor escreve, os diálogos são perfeitos e, o melhor de tudo, nada é de graça. Fico pensando na capacidade do Maurício em pensar em tudo, em cada pedrinha deixada pelo caminho. Só falo uma coisa, leiam muito rapido. E vou procurar os outros dele.
Amante dos Livros 07/01/2019minha estante
Também amei esse livro e já li outros do autor. E não deixe de ler "Surpreendente" ;)

Maurício Gomyde 08/06/2021minha estante

Adorei sua resenha, Juliana. Obrigado por ela. Feliz por saber que você gostou.
Quanto à sua dúvida no SPOILER, posso te explicar facilmente. ;)
Vou lhe enviar um comentário.

Maurício Gomyde 08/06/2021minha estante
Enviei a mensagem... ;)

@jaliagoraesuavez 08/06/2021minha estante
Maurício, super obrigada por me mandar a mensagem explicando... agora fez muito mais sentido pra mim! Não tinha me tocado nesse detalhe!!!

null 12/02/2023minha estante
Também fiquei com o mesmo questionamento, devo ter deixado passar algo despercebido sobre esse final, não entendi muito bem !

O que ele faz nessa última viagem no tempo?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6