O Melhor de Nelson Rodrigues. Teatro, Contos e Crônicas

O Melhor de Nelson Rodrigues. Teatro, Contos e Crônicas Nelson Rodrigues

Resenhas -

Gustavogl 23/05/2021

Quem tem a minha idade conhece Nelson Rodrigues antes mesmo de tê-lo lido. O erotismo de A Engraçadinha e A Vida Como Ela É foi das primeiras vezes em que eu soube o que é o silêncio eloquente diante de certas obras do audiovisual.
Esse livro é um apanhado de obras que vão desde o teatro, passam pelos contos e crônicas desse escritor tão celebrado. A obra de teatro é o Beijo no Asfalto. Uma história tensa com muitas viradas de trama e um final trágico. Há vários contos, dentre os quais alguns eu vi sendo interpretados pela Malu Mader e Carla Marins. Ao longo da leitura dos contos fica um pouco previsível o desfecho das histórias porque ele tem uma assinatura fica cada vez mais característica. Crônicas são tensas, né?! Imagina você ouvir a voz de uma pessoa com uma cabeça de décadas passadas. E tem muita coisa de futebol.
Em suma, é muito bom de prosa. Desenvolve uma atmosfera como ninguém!

Vitor 17/05/2021

Introdução
Compilado bem intessante ao trabalho do autor, com certeza vou buscar mais. Os contos, em particular foram bem incômodos, no bom sentido.

Rebecca 12/03/2021

Um livro incompleto
O livro foi idealizado pela Folha para vir junto com o jornal e introduzir os leitores a outros tipos de texto de Nelson Rodrigues. O talento da escrita é evidente, mas os pedaços desconexos escolhidos e a desorganização geral do livro atrapalharam meu aproveitamento da leitura

Marcelo 03/01/2021

Uma coleção que poderia ser melhor.
Nessa coleção existem textos datados, extremamente temporais, ligados ao futebol. De resto é uma boa coleção que conta com a ilustre peça "Um beijo no asfalto" e contos interessantíssimos.
Gabriela.Santos 03/01/2021minha estante
Que lindo!!!!!

Fre Theophilo 22/10/2020

A libido do deleite
Sim, isso mesmo. O tesao do próprio tesao. Este livro, possui contos, crônicas (mais crônicas) sensacionais. Textos que abordam o prazer da vida cotidiana. Muito bom

Sophia.Bassi 09/07/2020

Mais, por favor!
Eu sou apaixonada por Rodrigues. Tirando as crônicas sobre futebol (pois não me importo com futebol), é sempre bem vindo suas histórias em minha casa.

Paulo 28/06/2020

Como Ruy Castro introduz, mal se conhece o trabalho literário de Nelson Rodrigures fora do teatro. Eu mal conheço no teatro, mas realmente seu trabalho fora dele é uma preciosidade (ao que indica) desconhecida, subestimada. É uma escrita excelente e seu conteúdo varia do cômico, para o sadismo (e realmente me lembrou Sade), para o ensaio, para o autobiográfico.

Daniel Ledesma 07/04/2020

Estórias com muita perspicácia, humor e nada de pudor.
Os contos de A Vida Como Ela são tão instigantes e, prendem nosso olhar, que poderiam fazer parte de uma série antológica em algum streaming de hoje em dia.

Larissa 17/02/2013

Ele é muito bom, mas não gosto
Muita gente pode querer me linchar por dar só 3 estrelas a obra de uma figura tão unanimemente aclamada como Nelson Rodrigues.
Sim, o cara é um grande escritor. Só tem um problema: não gosto dele! Suas histórias sempre me causaram mal estar, tirando uma ou outra que realmente me tocaram e surpreenderam, e o cara apoiava o regime militar. Não consigo olhar com bons olhos pra quem apoiou o regime militar(falha minha talvez).
Todo mundo conhece Nelson Rodrigues, não vou me ater a descrevê-lo. Apesar de não gostá-lo é uma leitura que todos deveriam se aventurar, pelos menos em alguns contos, para conhecer essa figura brasileira tão importante.
Rafael.Schier 16/02/2015minha estante
O problema nessa analise é o Anacronismo, não se pode julgar o escritor por suas decisões e ideologia política (Nelson uma vez disse: "só falo de política por que sou obrigado")... e sim por sua obra e por sua filosofia existencialista, tão própria e tão marcante.
Não se pode, por exemplo falar que detesta Nietzsche, por que suas obras foram usadas como base principal para a ideologia nazista (apesar de ter sofrido interpretações erradas e deturpadas).
Eles são frutos de um tempo específico e suas consequências refletem em nossa realidade.

Josimar 14/10/2017minha estante
resumo do comentário: leu, curtiu e tá com medo de assumir e quebrar a lacração

Thiago 13/07/2018minha estante
E por que caralhos, foi ler um livro dele?

Lima 23/08/2018minha estante
Larissa o que a bunda tem haver com as calças? Nelson é surreal como autor, bem.. um cabra bom de papo e com uma literatura extremamente verdadeira e o melhor simples, tu pode ler Nelson (bem isso quando eu leio ele) e pensar caramba esse era o brasil em que ele vivia, leia Obvio ululante, cara aquilo é um preciosidade, é um achado tu vai se apaixonar e talvez olhar o cara com outros olhos! Abraços...