O vendedor de passados

O vendedor de passados José Eduardo Agualusa

Resenhas - O vendedor de passados

1 | 2 | 3 | 4

Katia Rodrigues 06/01/2022

"Passa-se com a alma algo semelhante ao que acontece à agua"
Ler O vendedor de passados se torna um fascinante exercício intelectual, digo isso porque ao mesmo tempo em que Agualusa convida o leitor a se dissolver no mundo imaginário por ele criado, exige que mantenha sua consciência alerta, aguçada para apreciar devidamente a refinada e complexa construção que tem diante de si, visto que lida com temas delicados como o passado traumático da população angolana, marcado por uma longa guerra civil pela independência.

"Ela nunca leu Bakunine, claro; aliás, nunca leu livro nenhum, mal sabe ler. Todavia, venho aprendendo muita coisa sobre a vida, no geral, ou sobre a vida neste país, que é a vida em estado de embriaguez, ouvindo-a falar sozinha, ora num murmúrio doce, como quem canta, ora em voz alta, como quem ralha, enquanto arruma a casa. A Velha Esperança está convencida de que não morrerá."

"A realidade é dolorosa e imperfeita ?, dizia-me: ? é essa a sua natureza e por isso a distinguimos dos sonhos. Quando algo nos parece muito belo pensamos que só pode ser um sonho e então beliscamo-nos para termos a certeza de que não estamos a sonhar ? se doer é porque não estamos a sonhar. A realidade fere, mesmo quando, por instantes, nos parece um sonho. Nos livros está tudo o que existe, muitas vezes em cores mais autênticas, e sem a dor verídica de tudo o que realmente existe. Entre a vida e os livros, meu filho, escolhe os livros."

?Veio uma tropa fandanga, uma malta de arruaceiros bem armados, muito bebidos, entraram pela casa à força e espancaram toda a gente. O comandante quis saber como se chamava a velha. Ela disse-lhe, Esperança Job Sapalalo, patrão, e ele riu-se. Troçou, a Esperança é a última a morrer. Alinharam o dirigente e a família no quintal da casa e fuzilaram-nos. Quando chegou a vez da Velha Esperança não havia mais balas. O que te salvou, gritou-lhe o comandante, foi a logística. O nosso problema há-de ser sempre a logística. Depois mandou-a embora. Agora ela julga-se imune à morte."

Ig: @ingrisias
Carolina.Gomes 07/01/2022minha estante
Muitos elogios a Agualusa e eu ainda n li. Vai p lista.

Katia Rodrigues 07/01/2022minha estante
Elogios meressidíssimos, Carolina! Esse foi meu segundo livro dele e fiquei mais instigada a ler outras coisas dele ?

Camila 28/02/2024

Agualusa ?
Mais um livro impecável de Agualusa!

A história mistura sonho e realidade, construção de narrativas dentro da narrativa e descrição da atmosfera, aumentando ainda mais a vontade de conhecer Luanda.

Ferpa 24/06/2021

Realismo fantástico
Mais um livro do Agualusa que leio e gosto muito. Confesso que prefiro o Teoria Geral do Esquecimento, mas O Vendedor de Passados não decepciona. Sempre gostei de realismo fantástico, então esse aqui é um prato cheio.

Ster 20/02/2022

"Só somos felizes, verdadeiramente felizes, quando é para sempre, mas só as crianças habitam esse tempo no qual todas as coisas duram para sempre".

Primeiro contato com Agualusa. Fui surpreendida agradavelmente. Não sabia do que se tratava, muito menos quem seria o narrador.

Fiquei bastante curiosa com a vida anterior do nosso narrador, que seria uma história verdadeira, afinal, em meio a tantas memórias forjadas? Félix conta a verdade ao falar de si mesmo?

Várias pessoas diferentes aparecem, histórias de vida diferentes. Gostei bastante disso.

O clímax, muito bem pensado.

A leitura foi feita em 3 dias, mas cabe em um único dia tranquilamente.
DANILÃO1505 06/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

SuAlen.Pawelkiewic 17/07/2023

Construindo memórias
Já imaginou poder modificar seu passado? Substituir todos os traumas, por lembranças felizes? O vendedor de passados, traz essa possibilidade.

Félix Ventura ganha a vida construindo passados gloriosos, para a elite angolana, usufruindo das memórias como uma mercadoria.

O autor surpreende com um narrador nada comum, uma osga-tigre, que reside nas paredes da casa do protagonista.

Agualusa, através de seu livro, ao buscar um novo passado para seus personagens ficcionais, retrata uma similaridade com a realidade angolana, durante a Guerra Civil, vivenciada pelo próprio autor.

Trazendo reflexões sobre a construção das identidades coletivas e individuais, através das memórias, de um povo colonizado.

Fazendo o leitor, repensar sobre os acontecimentos no continente Africano, modificando assim, a visão estereotipada de uma África pobre e sem cultura , ao mostrar uma África culturalmente rica.

@suhh_entre_livrosefelinos ??

vicqs 06/03/2022

Super diferente
Uma leitura super diferente, amei a proposta do autor, me conectei muito com a história e foi bem difícil parar de ler

Mafer 02/03/2022

MUITO BOM
A história é fantástica
os personagens são muito bons
a narração SENSACIONAL
simplesmente um dos melhores livros que ja li.

Mayandson 30/04/2020

"Há verdade, ainda que não haja verossimilhança, em tudo o que um homem sonha." (p.135)

Excelente! Um livro que reconstrói e reencontra um passado no campo ficcional através de metáforas e analogias perfeitas que seduzem o leitor a novos questionamentos, até mesmo uma leitura mais íntima que permite recuperar, ainda que banhada dos falsos passados vendidos pelo personagem principal, Félix Ventura, a memória do período da Independência e pós-Independência de Angola.

Heloiche 26/01/2021

Excelente
Escritores angolanos a mim nunca decepcionam. Temas e escrita inusitadas. É possível reconstruir o passado? Esse o mote.

site: heloiche.com

Let 20/03/2022

Esse livro
Quem já leu sabe, cada palavra parece milimetricamente colocada, cuidadosamente, para levar o pensamento ao lugar certo, e proporcionar o inesperado. Sentia que não queria que o livro terminasse, não havia a ansiedade para o final, o que eu queria era aproveitar cada página, como se não houvesse última, como se Eulálio fosse meu companheiro de leitura para sempre. Todo o universo que ronda sob o passado é intrigante, a imersão com cada reflexão é maravilhosa. Toda a narrativa que se estende sobre a identidade de um povo também se torna um dos pontos principais para se entender a história e a estória.
Impossível não se um dos meus livros favoritos.

Taina 10/12/2021

Sublime
De uma delicadeza tamanha, não tenho nada a dizer que possa exprimir fielmente minha alegria em ter encontrado essa obra.
Deixo uma das últimas frases do livro que penso ser um bom resumo da poética aqui presente: ?Passa-se com a alma algo semelhante ao que acontece à água: flui. Hoje está um rio. Amanhã estará mar?.
Katia Rodrigues 10/12/2021minha estante
Q frase linda! ??

Taina 10/12/2021minha estante
O livro todo é pura poesia. Aquece o coração

Rocier 26/01/2021

Intrigante...
José Eduardo Agualusa consegue trazer por meio de uma narração esplêndida diversos sentimentos, pensamentos, distorções. É um livro ao mesmo tempo leve, intrigante, com reviravoltas e romance, mas não de uma maneira entregue, e sim natural, cotidiano e não cotidiano.
Estou encantada, é uma leitura que vale muito a pena conhecer. Estou ansiosa por ler suas outras obras.

Luciana 31/12/2023

Com o peculiar narrador Elaulio vamos conhecendo Felix, sua profissão, história e as pessoas que frequentam sua casa atrás de uma passado. Já para o final as histórias de três delas se entrelaçam e nos traz uma resolução que não desconfiava.

Lu 02/02/2021

Surpreendente
A história é contada na visão de uma osga, e se passa durante a guerra civil angolana

1 | 2 | 3 | 4