Havana

Havana Tessa Reis

Resenhas - Havana

Alana N. 23/01/2020

"[...] o amor é um instinto, não precisa de drivers extras para entendê-lo, é algo que somos programados intrinsecamente para sentir e talvez se ela sentisse o quanto era amada, isso pudesse fazer a diferença."
“Havana” foi uma leitura muito fluida, que acredito que vai funcionar para muita gente, mas que não funcionou completamente para mim.
Uma das coisas que gostei muito nesse livro é que, além de ser sobre um casal de mulheres, elas são felizes e possuem uma vida “simples”. (Sei que é importante que assuntos mais sérios envolvendo o movimento LGBTQ+ recebam destaque e sejam discutidos, mas acredito também que as pessoas, independente de qualquer coisa, gostam de acreditar no amor verdadeiro, simples e sem barreiras. Então esse é um romance muito válido. Ainda mais por haverem tantos desse tipo para o público hétero e tão poucos para o público LGBTQ+.). Só que, por causa da velocidade absurda em que tudo acontece aqui, meio que minha experiencia de leitura caiu vertiginosamente.
Além de sermos bombardeados logo de cara com um Instalove de “reponsa”, em uma página as protagonistas se conhecem e na outra já estão casadas, com dez filhos, três cachorros, dois periquitos e uma galinha chamada Flor. E essa velocidade toda fez com que tudo soasse muito surreal para mim. Com o número de páginas que essa belezinha tem e com a notória capacidade narrativa dessa autora, tenho certeza que, se ela tivesse respirado um pouco, teria saído um romance muito melhor.
Mas, de maneira geral, acredito que muita gente vai gostar dessa história. Principalmente mulheres que amam mulheres. Então, de qualquer forma, deixo aqui minha indicação para quem quer e tem tempo de se jogar de cabeça em um romance de mais de mil páginas.
ranna 25/11/2020minha estante
sobre a velocidade, outros livros dela, Bali e Sal, não têm essa velocidade toda e são incríveis, com histórias profundas, caso se interesse..

duda medeiros 15/09/2020

Encantada
Havana está na lista das minhas melhores leituras (é vitalício!)
A relação de Havana e Ryan pode ser descrita por John Green como : Me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono, gradativamente e de repente, de uma hora para outra.
E a estória delas é imensamente bela, a obra narra acontecimentos imprescindíveis para a construção de uma relação forte, composta da rotina diária da família, e acho que esse é o charme do livro: diferente de outras obras, onde acontecem aventuras surreais pra captar o leitor, o livro de Tessa Reis é puro, pq o amor é semeado no cotidiano e nasce entre uma família comum, no solo de pequenos gestos que contribuem para sua firmeza.
O que me prendeu ao livro e alimentou a empatia para com as personagens: as conheci intimamente! Essa é a magia de livros com maior número de páginas, é impossível não se conectar com as personagens, nos sentimos parte delas, parte da Gigi, da Kenny e da Parker.
Viajar para outro continente, absorver as sensações...
A emoção é alimentada por uma rotina comum, mas encantadora.
é extraordinário o quão me senti especial adentrando nessa história, o quão sofri, ri e me enfureci a cada capítulo... é o que faz a estória nos pertencer, ou nós pertencemos a estória ? Prefiro imaginar a consolidação da segunda opção, de tão imensamente que absorvi o amor de Havana e Ryan, mulheres que amam mulheres, de suas filhas...
Ao ler, eu sentia o amor delas escalando por cada poro da pele e já estou ávida para reler futuramente mas, por hora, darei vez às demais obras de Tessa Reis.
Só tenho a agradecer á autora por cultivar em mim emoções tão sinceras e puras, utilizando como instrumentos palavras, páginas e capítulos.
Os livros são a prova de que sonhos são compostos por letras.
Algumas relações demoram para ser construídas, e outras já estão prontas (...)
Pllsantos 06/10/2020minha estante
Nenhuma comentário definiriam tão bem os sentimentos, que também compartilho. Esse livro não precisou de nada surreal pra conquistar o leitor! Na sua simplicidade ele transporta você para um misto de sentimentos reais e papeáveis! Esse livro, abriu um leque de possibilidades sobre a importância da leitura LGBTQI+ e sobre finais felizes!

Amy 11/04/2021

Esperava mais, um livro sem um ponto alto no relacionamento, achei algo muito morno, mais de 700 páginas pra desenvolver um romance lgbt, que não teve um pico, uma reviravolta, o tempo todo seguindo uma linha.
Não gostei muito, não é um livro ruim de todo, mas a autora traz muito coisa e ao mesmo tempo nada. Sem contar os capítulos enormes.

Jan Cortez 20/04/2020

Leveza
Leitura leve, fluída, doce, que me levou a embarcar junto com as personagens... Definitivamente me conquistou.

Ju Franjosi 05/01/2019

Amorzinho
Não existe outra palavra para definir Havana além de amorzinho. Desde que comecei a ler foi impossível desgrudar do livro, a história de Havana e Ryan gera uma explosão de sentimentos, nunca vi tanta sensibilidade em uma narração. Amei cada detalhe, sorri, morri de amores, chorei e no final parece até que ficou um vazio por não acompanhar mais a rotina desse casal.
Se eu pudesse recomendaria essa leitura para todas as pessoas, pois é simplesmente maravilhosa e muito bem escrita.

Emi 14/06/2020

Difícil de desapegar
Mesmo que haja alguns erros de pontuação, mesmo que algumas coisas tenham acontecido tão rápido e que certas atitudes dos personagens tenham me irritado, risos, acho que foi uma das melhores histórias que já li do gênero. Fico feliz de não ter desistido quando quis parar em algum momento.

É aquele tipo de livro que eu preciso de férias depois de terminar porquê só consigo pensar nele e qualquer outra leitura não consegue tirar o foco. Bem, eu nunca choro com nada, mas como não sei dar adeus, certamente me emocionei com o fim e estou tentando seguir em frente sem essa família incrível que fez minhas leituras da madrugada e aqueceu meu coração.

Para a autora, obrigada por escrever Havana. Quando eu me recuperar dessa história linda, lerei todas outras :) foi um grande achado.
Pllsantos 06/10/2020minha estante
Você já leu os capítulos extras do livro!?? Tem no site na autora!

Já li sim. Todos.

Pllsantos 06/10/2020minha estante
Tô procrastinando pra ler, por que realmente vai ter fim... e esse livro, aff tudo pra mim. Terminei Bali e amei tbm?

Emi 06/10/2020minha estante
Os livros da Tessa Reis são ótimos! Os extra são super fofos também, dão um ponto final perfeito, acho que só consegui superar os livros depois dos extras. Quero ler Delirium agora.

Pllsantos 06/10/2020minha estante
Hehehe! Acho que vou ter o mesmo sentimento! Tentando respirar depois de Bali, pra começar Sal. E delirium acho que só leio nas férias kkkk são dois! E eu sou muito doida, quando começo a ler não faço mais nada da vida!

Emi 06/10/2020minha estante
Te entendo muito! Tirei férias depois de Havana, só superei mesmo quando descobri os extras. E aí depois de ler Bali e Sal e mais outros livros, compulsivamente, tô até hoje sem conseguir ler nada! Entrei num bloqueio terrível ahsuhaush essa é a pior parte de ler muito.

Pllsantos 06/10/2020minha estante
Tô tentando alternar as leituras! Medo disso, acontecer! Pensando em ler alguma da monja Coen ?!

paloma 29/04/2020

Procura-se uma Havana ou Ryan pra chamar de sua
O que falar de Tessa Reis? Ela tem uma escrita singular e com particularidades incríveis. Histórias bem construídas e elaboradas, o que não destoa em nada em Havana.

Neste livro encontramos uma narrativa envolvente, que soa completa, pois, fica nítida a evolução de cada personagem ao final da obra. Mesmo assim, soa irreal e idealista demais em alguns pontos. Seria possível existir alguém como Havana ou Ryan? Dificilmente. Acredito que a evolução como casal e família poderia ter acontecido de forma mais gradativa, ao passo que parece ter ocorrido da melhor forma possível, não soou forçado, apenas me perguntei diversas vezes se seria possível algo desse tipo. A narrativa é madura, romântica, com uma pitada de doçura e bom humor.

Pontos a serem observados: há alguns erros ortográficos, mas nada que seja considerável ou prejudique a leitura e, assim como em outros livros, os diálogos e ações das personagens se confundem, sendo difícil a identificação a qual personagem pertence algumas reações. Tal características já dificulta um pouco a leitura, pois, a atenção tem que ser redobrada e às vezes é necessário voltar a leitura para compreender melhor. Em todo caso, sigo encantada. Recomendo muito esta leitura.

ranna 13/01/2021

Amorzinho!
Sabe aquela procura extenuante por um romance lésbico que seja só amor, carinho, atenção, um monte de coisa boa e amor de novo? Passei anos nessa peleja e tenho que dizer, encontrei bem aqui com essa autora, Havana especificamente, é um sonho, literalmente um amor... um não, pelo menos sete! Ai ai, esse livro tem meu coração todinho, li tão rápido, o tempo todo emocionada só de ver esse tanto de amor junto, tantas vezes eu chorei... e chorei sorrindo. Em outras vezes o coração dá uma apertadinha, mas uma frase cabe bem pra toda obra de Tessa: "Confie nesta autora." Tudo fica bem, e olha, isso foi o principal pra cada história me conquistar. É bom demais ter uma história feliz, leve, como eu imaginei por anos...

Havana é uma brasileira, que mora há alguns anos na Cidade do Cabo, África do Sul. É enóloga e comanda uma fazenda produtora de vinhos que ela praticamente construiu. Na noite do seu aniversário de 30 anos, sai sozinha, sentindo o peso da solidão num data tão significativa, e acaba num bar latino. Até então hétero, é nessa noite que avista uma mulher, Ryan, que parece possuir um ímã que a puxa para perto. A tira pra dançar e logo está experimentando algo que nunca imaginou.
A noite acaba e Havana perde o celular em que está gravado o número de Ryan, pensativa sobre a tristeza que esse fato desperta, decide ir à praia para desanuviar a cabeça. No caminho, surpreendentemente ela avista Ryan, automaticamente volta e desce do carro para falar com ela. Antes de conseguir cumprimentá-la, se depara com três crianças penduradas em Ryan, chamando-a de mãe.

obs.: O livro foi lançado em formato físico no próprio blog da autora, e está incrível.

site: https://www.tessareis.com.br/

Livraria.Diversa 20/04/2022

Tinha som de rebelião
Sempre gostei de ler todos os tipos de livros e quando o livro da Tessa foi recomendado pra mim, logo optei em dar uma chance pra autora e aqui estou, depois de 2 dias maratonando Havana, apaixonada por todas as personagens e pensando seriamente em me mudar pra África do Sul 😂😂😂

O livro é envolvente e tem uma história que vai te fazer acreditar no amor e abrir sua mente e seu coração pra finalmente se permitir viver sem medo de qualquer julgamento.

Havana e Ryan é aquele casal completamente improvável e que te faz ficar com o coração quentinho a cada página lida, Gigi, Parker e Kenny são a cereja do bolo nessa família que vai nascendo, e se fortalecendo em cada palavrinha de carinho!

Yumi 01/11/2020

vou fazer a resenha por tópico, é isso

- é um romance sem muito drama e onde tudo da certo, com aquele tipo de casal que se conhece em um dia e no outro já estão fazendo parte uma da vida da outra; mas talvez por se tratar de duas mulheres adultas e tal, com criança envolvidas no meio, não tenha ficado algo imaturo e irresponsável.

- as crianças são maravilhosas e encantadoras, a forma que Havana e Ryan educam as três é linda e talvez essa interação foi o que me motivou a terminar o livro.

- a história é longa, com capítulos enormes, é muita coisa para nada acontecer, fica aquele romance clichê do começo ao fim, em um momento a leitura se torna monótona, talvez se não tivesse se estendido tanto ou com menos capítulos e menores, a história teria ficado menos arrastada.

- a história possui muitas cenas de sexo explícito, eu não me importo, mas talvez algumas pessoas se sintam desconfortáveis lendo; aliás, nesse quesito sexo, as duas parecem adolescentes, mal podem se encostar que já estão transando.

ranna 13/01/2021

Literalmente: amorzinho!