Uma certa ideia de Brasil

Uma certa ideia de Brasil Pedro Malan

Resenhas - Uma certa ideia de Brasil: entre passado e futuro

Beto 28/10/2023

Limitação da inteligência
A expectativa é a mãe da decepção. Sim, eu sabia que "Uma certa ideia de Brasil" era uma coletânea de artigos de jornal escritos por Pedro Malan ao longo dos anos. Eu não imaginava que o trabalho de edição prejudicaria tanto o andamento da obra.

Malan é um economista brilhante. Sua inteligência fora de série o elevou aos grandes círculos do país e permitiu que ele participasse de importantes momentos de nossa história recente. Justamente por isso, uma coletânea de sua autoria envolvendo a análise do ambiente econômico brasileiro é obra obrigatória para qualquer um que goste do assunto.

O problema aqui não é o período no qual o texto foi escrito. Muito pelo contrário: é interessantíssimo ver a visão de Malan ao longo dos anos do governo do PT, por exemplo. Um olhar que se inicia com expectativa de continuidade - e até uma certa ingenuidade - e que se transforma na completa descrença. A dificuldade está no andamento da obra.

Parece-me que o editor entrou no site original do artigo e deu um mero "ctrl+c, ctrl+v" para as páginas em branco. Tenho a impressão de que vi Malan falar as mesmas frases por inúmeras vezes ao longo da obra. Torna-se extremamente maçante e não foram raras as vezes em que quis abandonar o livro. A inteligência de um grande economista foi limitada por um péssimo agrupamento de seus escritos.

Reitero: o problema do livro não é ser uma coletânea de artigos, mas a forma pela qual eles são distribuídos e inseridos. Uma obra que poderia (e deveria) entregar muito mais, vide quem a escreve. Uma triste decepção.

cuauthemoc.nasser 26/11/2022

Desnecessário, repetitivo e ganancioso.
Se você busca compreender a visão de Pedro Malan, busque outro livro. Talvez exista uma bibliografia por aí, ou quem sabe seja melhor procurar algum artigo acadêmico seu. Este livro, contudo, é uma enorme perda de tempo.

Vou replicar meu comentário feito na Amazon Brasil (14 de junho de 2022):

Em suas pouco mais de 500 páginas, o livro de Pedro Malan tenta explicar a atuação econômica dos governos petista-pmdb (2003-2018). O problema é que o livro é um compilado de dezenas de artigos publicados pelo autor em alguns jornais, o que torna a leitura extremamente enfadonha e lenta.

Como, a cada 2 ou 3 páginas, é necessário iniciar um outro artigo, nos deparamos com a mesma estrutura, repetida inúmeras vezes, causando desânimo na leitura e uma sensação de déjà vu constante. A estrutura é mais ou menos a seguinte:

1. Um paralelo com a visão de algum autor das artes, da ciência política ou do direito sobre algum assunto alheio ao tema a ser abordado; ou então uma avaliação sobre a estrutura dos casamentos da sociedade, ou uma análise de acontecimentos recentes de outras nações; dentre outros temas que pouco agregam ao escopo do livro.

2. Posteriormente, é seguida uma tentativa de responder a uma questão levantada pelo autor, mas esta quase sempre não é explicitamente definida, o que acaba prejudicando o entendimento das passagens; e por fim...

3. Uma reafirmação das ideias do autor sobre algum assunto que já foi dito dezenas de outras vezes. Esse ponto irá variar conforme os anos se passam, mas, como os artigos são publicados várias vezes dentro de um ano, mas com um amplo espaço entre essas publicações, o autor precisa reafirmar seus pontos várias vezes ao longo das publicações. Isso funciona bem nos jornais, mas não em um livro.

Em síntese: esse livro é mal planejado. As ideias do autor são boas e sua escrita e repertório também não apresentam problemas, mas faltou o bom senso de pensar se faria sentido transpor para um livro uma coletânea de artigos de jornais que se repetem o tempo todo. Se o autor tivesse tido maior disposição, teria pegado todos os seus artigos e os resumido em, talvez, 150 páginas de um livro, mas preferiu nos impor a hercúlea tarefa de ler esse calhamaço cheio de artigos cuja maior parte do conteúdo é desprezível.

victorhugo 16/01/2022

Malan é incrível, mas?
O livro é uma coletânea de artigos publicados no período compreendido pelo título do livro.

É válido para entender o sentimento da época pela ótica de um dos principais economistas do Brasil, mas a leitura acaba se tornando maçante pois muitas vezes as referências e ideias são as mesmas em vários artigos. Não recomendo, mas não é um desastre.

alex 24/08/2021

Uma certa ideia de Brasil 2003/2018, Pedro Malan (2018)
O livro reúne os artigos que Malan publicou, mensalmente, entre 2003 e meados de 2018, no Estadão (há vários "meses" faltando, sem qualquer explicação, o q me faz conjecturar sobre os motivos).

Malan tem uma forma de escrita elegante, com obsessão pelas questões fiscais, como condição necessária para as demais políticas públicas e o crescimento sustentável do país. Não são artigos com uma "pegada"mais técnica, mas manifestações de um ator experiente.

De certo modo, é uma viagem por alguns dos grandes acontecimentos do país. Não espere, contudo, muita "conjuntura", pq, embora reflita e dialogue com ela, o autor mantém uma visão mais alongada dos acontecimentos.

De início interessante, o livrou passou a me gerar uma leitura mais aborrecida no seu terço final. Acho que a principal causa foi a contínua repetição de temas (e do modo de tratá-los), sem a apresentação de novidades, incluindo muitos parágrafos idênticos em incontáveis passagens.

Não posso deixar de destacar, ainda, que Malan seguiu reiterada e obsessivamente, ao longo destes anos, a defesa sobre a política econômica do FHC e uma busca consciente por seu reconhecimento.

Guilherme 26/09/2020

Excelente autor mas a coletânea de artigos se mostra maçante
O autor viveu de perto e se manteve como referência para comentar política e economia no Brasil, especialmente das últimas décadas. Essa credencial ninguém lhe tira.

Porém, a proposta do livro é demasiado maçante, ao trazer todas as colunas do autor de 2003 a 2018 no mesmo jornal. No espaço, muitas vezes as mesmas fontes, mesmos exemplos, mesmas metáforas e até citações de si mesmo se repetiram com uma um tanto surpreendente frequência. Ter feito uma seleção, com comentários adicionais, teria poupado o leitor e colocado o livro no patamar que se espera do autor.

Embora goste de sua visão e lucidez, não recomendo o livro.

Fabio Vakuda 25/09/2020

Livro de preguiçoso
Livro bem ruim. É uma coletânea dos artigos de jornais escritos pelo autor. Simplesmente juntou tudo e colocou em um livro, não agrega com comentários, não faz nada. Muita preguiça. Gastei dinheiro a toa.
Luiz felipe 25/12/2020minha estante
A graça do livro é essa, ele colocar os artigos da época para podermos entender a visão do momento. Em relação aos comentários poderiam existir mais. Porém, um livro muito interessante que mostra a visão de um excelente economista.

cuauthemoc.nasser 26/11/2022minha estante
Concordo! O livro é repetitivo e extremamente preguiçoso. Entendo o comentário do Luiz que se trata de uma forma de analisarmos o posicionamento do autor em vários períodos ao longo de nossa história, porém não deixa de ser um trabalho puramente ganancioso. O autor não complementa com nenhum adendo, explicação ou resumo de informações nos períodos em que trata. A única informação que é adicionada (e que portanto não existe nos jornais) são aquelas duas páginas no início da cada ano, explicando em 6 tópicos alguns fatos interessantes ocorridos naquele período.

Cara, o cúmulo do absurdo é ele, em certo momento do livro, replicar um artigo em que, literalmente, é a cópia de um outro artigo que já está presente no livro.

É um desperdício de recursos (para fabricação do livro, de nosso dinheiro e de nossa paciência) sem tamanho.

José Eduardo 16/05/2020

De 15 em 15 anos, o Brasil esquece do que aconteceu nos últimos 15 anos
O livro é um apanhado de artigos do ex-Ministro que foram publicados ao longo dos anos 2003 a 2018. Claro, o autor acaba sendo repetitivo, pois em cada artigo ele não pode partir da premissa de que o leitor sabe exatamente do que ele está falando, o que o obriga a fazer a introdução dos mesmos temas mais de uma vez. Por outro lado, os artigos trazem a avaliação do momento em que ocorreram os fatos, do presente, portanto; sob esse ponto de vista, são muito mais honestos do que um livro escrito após passada a turbulência e com os olhos voltados para o passado.
Além de evidenciar o quão culto é o autor, o livro reúne dezenas de lições valiosas. Destaquei várias e vou colacionar algumas aqui:
"Quem não gosta de política acaba sendo governado por quem gosta, ou por aqueles que buscam as instrumentalidades do poder e as benesses de compadrios no aparato do Estado"
Citando Benjamin Franklin, "Falhar em se preparar é preparar-se para falhar"
"(...) a história nunca se repete, mas por vezes rima, com frequência ensina e, de quando em vez, a muitos desatina"
Citando Bobbio, "Aprendi a respeitar as ideias alheias, a deter-me diante do segredo de cada consciência, a compreender antes de discutir e a discutir antes de condenar. E a detestar fanáticos com todas as minhas forças"
"O Brasil é um país admirável, porém difícil de entender e de administrar, política e economicamente, como cedo descobre quem se propõe a fazê-lo"
Citando Marcos Lisboa, "Não se deve medir um governo ou uma gestão pelos resultados obtidos durante sua ocorrência, e sim por seus impactos no longo prazo, pelos resultados que são verificados nos anos que se seguem a seu término"
Citando Keynes, "Quando alguém me convence de que eu estava errado, eu mudo de opinião. O que você faz?"
Citando Aldous Huxlei, "Fatos não deixam de existir porque são ignorados"
Creio que seja uma obra de grande valor para quem pretenda recordar e entender os acontecimentos e decisões políticas que desencadearam o declínio do Partido dos Trabalhadores. Afinal, cabe a nós decidir se esqueceremos o que aconteceu nos últimos quinze anos.

Matheus 24/07/2019

Coletânea de Pedro Malan
Esse livro é um apanhado de colunas escritas por Pedro Malan entre 2003 e 2018. O problema de colunas fixas é que a pessoa é obrigada a escrever, mesmo sem algo relevante ou interessante em pauta. Várias e várias vezes os assuntos se repetem nos seus textos. Porém, é um registro histórico para cada momento político nesses anos sob uma visão sóbria de Pedro Malan. Foi interessante "reviver" e relembrar alguns desses momentos.