O novo Iluminismo

O novo Iluminismo Steven Pinker

Resenhas - O Novo Iluminismo

Jonas 03/02/2020

Esse livro é essencial para aqueles que defendem o progresso, a ciência e o humanismo, mesmo em tempos destrutitvos como o que vivemos agora. Repleto de pesquisas que mostram como a ciência melhorou nossas vidas, nos fazendo viver mais, trabalhar melhor e experenciar tempos da paz e prosperidade.

Esse livro pode causar estramento em pessoas que seguem doutrinadas políticas como marxismo ou liberalismo. Pois, ao mesmo tempo que ele defende o mercado livre e a industrialização, ele defende também o investimento governamental em políticas sociais e redução de desigualdade.

Pessoalmente, alguns capítulos achei enfadonho e repetitivos. A parte que mais interessava era a final, justamente um dos menores capítulos.

Felipe.Camargo 01/05/2021

Ouse saber!
De acordo com Kahneman, a ancoragem está relacionada a um tipo de efeito causado pela confiança intuitivamente atribuída a um número dado quando somos chamados a dar respostas numéricas em cenários de incerteza, dessa forma nosso cérebro procura calibrar uma resposta com base em ajustes efetuados tomando como ponto de partida o número de referência. Não sei se alguém já tentou desenvolver algum estudo permutando os números por valores (morais, políticos, filosóficos, etc.), mas foi com a presente teoria, replicada no clássico Rápido e Devagar do psicólogo israelense, que me vi enlaçado ao ler as mais de 600 páginas do livro de Steven Pinker. Digamos que o professor do MIT vá na contramão de cerca de 90% dos autores que li desde minha adolescência e claro, isso me causou enorme estranhamento, mas como estudante de filosofia e também de psicologia, devo atentar-me aos ?misoneísmos? e abrir-me a novas ideias.
A tese do autor é clara e objetiva: o presente momento ao qual vivemos é a melhor era da história da humanidade e o que proporcionou isso foi o iluminismo e o desenvolvimento da ciência. Através de muitos gráficos, dados e estatísticas, Pinker demonstra o quão a fome, a pobreza e a violência diminuíram ao longo dos séculos, e desde os lugares mais abastados aos mais miseráveis, vemos uma vertiginosa queda na mortalidade infantil e um aumento da expectativa de vida, além disso, por mais que ainda nos falte, podemos reivindicar direitos, denunciar violações e celebrar certa liberdade de ser e de nos manifestarmos, o que de certa forma foi reprimido e impossibilitado durante a maior parte da humanidade.
O livro de Pinker é dividido em três partes, sendo que a primeira ele apresenta a importância do iluminismo e como ele possibilitou um mundo melhor; na segunda ele trabalha os mais diferentes itens (vida, saúde, riqueza, desigualdade, meio ambiente, qualidade de vida, etc.) e como eles têm melhorado ao longo dos últimos anos, sempre apresentando dados para provar sua tese e na última parte, ele faz uma apologia a ciência, a razão ao humanismo, levantando uma crítica aos movimentos contra-iluministas, desenvolvido por filósofos, religiosos fundamentalistas e extremistas políticos (tanto de direita quanto de esquerda).
É claro que não concordo com muitas coisas levantadas ao longo do livro e questiono também alguns dados, por exemplo quando ele fala que o desmatamento está caindo, por mais que os números venham sofrendo queda, temos que concordar que a noção de progresso foi responsável por boa parte do extermínio de ecossistemas e isso, mesmo com quedas, é um caminho sem volta. Me também chamou a atenção quando ele associa a expectativa de felicidade com o progresso financeiro. Alguns dados como os levantados por Gianetti (Economia e felicidade, 2001) vão para um lado contrário a associação feita por Pinker, demonstrando que não necessariamente o dinheiro está relacionado a felicidade, mas é necessário entender que a estatística é um instrumento e não um fim em si, por isso, muitas vezes, pode ser manipulada para comprovar ou rechaçar uma tese.
Outro ponto que discordo do autor é a crítica que ele faz aos vários movimentos de questionamento da ciência, acredito que faltou profundidade e discussão, pois ele coloca alguns pensadores de forma bem superficial, como os teóricos de Frankfurt ou até mesmo Nietzsche e autores ?pós-modernos? mais contemporâneos como Foucault e Lacan. Acredito que a denúncia que tais autores fazem não é um irracionalismo sem sentido, mas pontos que podem ser utilizados para avaliarmos os rumos do progresso e não devem ser totalmente rejeitados.
A ciência, por mais que nos trouxe avanços, é construída por seres humanos, que são sujeitos de forças, desejos, vieses cognitivos, interesses e outros elementos que nos impedem de sermos totalmente racionais e sapientes, por isso é necessário certo cuidado para não deificá-la. Entretanto, é inegável que o poder que ela possibilitou ao homem é estratosférico e isso nos traz diversas responsabilidades sobre o mundo ao qual vivemos.
Por fim, gostaria de ter o mesmo otimismo que Pinker, mas talvez a ancoragem me deixe ainda com um pé atrás... mas de fato, tal livro é uma das obras mais otimistas que contemplei e vale muita a pena ser lida.

Luana.Rayalla 06/07/2020

Me trouxe várias reflexões
Ta ai um autor que por mais que você tente não consegue com tanta facilidade coloca-lo dentro de uma caixinha. Gostei bastante do livro porque me tirou da zona de conforto e me trouxe uma outra visão de mundo de como encarar a realidade e a história até aqui. Isso quer dizer que concorde com tudo o que ele falou? não, entretanto me acrescentou muito para construir meu próprio conhecimento. Além do mais, eu gostaria de um novo iluminismo mas para o público brasileiro, ou seja, com dados da realidade brasileira. Agora não sei os outros, mas achei uma leitura muitas vezes densa e cansativa, entretanto necessária.

Cris 12/06/2020

Um oásis em meio as trevas.
Um livro iluminista. Vários gráficos nós mostram a evolução do mundo... Fácil entendimento. Fica claro que o progresso é constante. Ótima leitura.
Leitura e . 12/06/2020minha estante
Oii... Boa noitee/madrugada... Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Ayrtonmcn 30/12/2021

Podia ser menor
Não foi nada fácil terminar este livro. Finalizei na teimosia, logo o comentário já fica tendencioso para grande porção deste calhamaço.

Peguei este livro pois gosto do ideal iluminista e o título me atraiu, mas logo de cara iniciei uma comparação com Factfulness do Hans Rosling, o qual havia lido a pouco tempo e gostado. A partir daí foi uma leitura maçante, um texto enfadonho, argumentos que poderiam tomar 2 páginas eram espremidos e espalhados por 10 - e alguns bem questionáveis para mim.

O livro é dividido em 3 partes: 1. Iluminismo, 2. Progresso e 3. Razão, ciência e humanismo. Foi somente nas últimas 100 páginas que houve uma melhora e a leitura fluiu — talvez porque estava finalmente vendo que acabaria.

Em resumo as mais de 700 páginas poderiam virar 350, sendo generoso.
Fica a recomendação para o Factfulness!

#desafioleiamais

Romerito 27/03/2020

Fantástico
Livro excelente. Denso! Com análises muito boas sobre vários temas. Análises cuidadosamente associadas a dados. Embalsamento forte para a defesa da ciência, razão e humanismo. Um livro que deve ser lido novamente.

Pedro Octaviano 25/11/2020

Livro excelente para contrapor a enxurrada de informações negativas a respeito do nosso momento histórico. Acabamos tendo uma visão imediatista e superficial de todo um processo histórico que dura desde o surgimento do homo sapiens e, por isso, deixamos passar tudo de positivo que nos aconteceu e como esse progresso cresce cada vez mais.
Além de ser esclarecedor foi um livro que me instigou muito a procurar mais dados, artigos, ler mais, buscar informações em um processo continuo por educação e clareza de ideias e opiniões.
Só lamento o texto muitas vezes complicado e denso, não é uma leitura tão confortável como Sapiens e Armas, germes e aço, porém, é tão fantástica quanto.

site: @descansandoavista

Daniel 30/01/2021

Leitura indispensável pra não voltarmos ao passado
Com uma base riquíssima de dados, este livro traz uma construção de algo que deveria ser óbvio mas as vezes as pessoas esquecem que existe ou não querem contribuir com ele: o progresso. Quando se fala de progresso, entra na parte econômica, política, social, comportamental, científica, enfim... Um universo de coisas que conquistamos como espécie no decorrer de séculos e hoje vemos posturas ávidas para desfazer ou minimizar o que criamos até aqui. A razão é uma das bases fundamentais do ser humano, não podemos deixar isso se perder.

rrodolfo.lima 03/03/2024

Fiquei em dúvida se dava três ou quatro estrelas. O livro é bom para mostrar como a sociedade evoluiu, mas nem sempre a linguagem é fácil pras explicações. Ele mostra como os ideais do iluminismo: razão, ciência e humanismo fizeram a sociedade das um salto em vários indicadores de melhoria: qualidade de vida, expectativa de vida, redução de criminalidade, redução de guerras e homicídios... e mostra como o iluminismo está sendo atacado tentando dizer que a vida não está melhor

Cristiano 17/08/2020

Livro como instrumento de estudo
Um livro com muitas informações, porém fáceis de entender e de interpretar. Foi minha experiência com um livro de "argumentação", e posso caracterizá-la como extremamente agradável. Recomendo que o livro seja estudado (anotações e partes grifadas) para melhor entendimento. Ideal para pessoas que acreditam que "O mundo está perdido!" e/ou que desejam conhecer possíveis soluções para o desenvolvimento humanitário.

Rubens 14/03/2021

Essencial
Num momento histórico em que extremistas e negacionistas alcançam posições de destaque em nossa sociedade e pregam medos generalizados contra a ciência, a globalização e os valores humanistas que tanto contribuíram para a evolução humana, o livro de Pinker se torna uma leitura essencial.
Bem fundamentado em dados e estatísticas, o autor demonstra como a humanidade nunca viveu um momento tão próspero como o atual, graças ao Iluminismo e a valorização do pensamento científico.
Assim como para Bill Gates, este é, sem dúvida, o meu mais novo "melhor livro que já li".

Rogério 18/09/2021

Uma visão otimista da vida
Uma análise muito bem construída do pensamento científico moderno. Sendo bastante abrangente e repleto de informações úteis.

Charles 13/03/2021

O livro retrata como o mundo evoluiu através de vários gráficos e estatísticas.

Apresenta uma visão otimista do futuro que faz todo o sentido com o nome do livro: O Novo Iluminismo!

Luiz.Filipe 18/10/2020

O otimismo!
Como o próprio autor analisa, define o livro como uma defesa otimista dos fatos que fazem o século XXI perpetuar os avanços que nos fazem uma sociedade ocidental cada vez mais avançada. O autor usa fatos e gráficos para desmistificar a falácia na qual o mundo está cada vez mais perigoso e sofrido. Fazendo análises consistentes sobre democracia e meio ambiente, se o leitor permitir a leitura o leva a uma nova percepção de mundo !

Felipe1177 16/01/2022

Leitura cansativa porém muito bem recompensada
O livro tem quase 700 páginas, com a maior parte delas falando sobre dados estatísticos e gráficos. Esteja preparado para uma leitura muito densa, com muita informação e cansativa. Mesmo assim, é um livro que eu recomendaria para todas as pessoas, principalmente para as que possuem uma perspectiva negativa do presente e futuro da humanidade. Aquela pessoa clássica que tem o comentário ?a humanidade está perdida?. Esse é o tipo de pessoa que mais precisa ler esse livro. Steven Pinker fez, na minha opinião, seu melhor trabalho aqui.