Immortal Beloved

Immortal Beloved Cate Tiernan

Resenhas - Immortal Beloved

Juliana 29/04/2013

Mentecaptos Por Livros | www.mentecaptosporlivros.blogspot.com
Amada Imortal não é um livro glamouroso. Nada de grandes batalhas, momentos épicos, grandes vilões e grandes heróis. É bem mais simples, mais casual que isso. Mas não menos interessante.

Como diz a sinopse, Amada Imortal é sobre o caminho de redenção da protagonista, uma imortal que de tanto presenciar sociedades caírem e se erguerem, novos modos de pensar substituir antigos, e o mundo se afogar numa hipocrisia sem fim, ela simplesmente desistiu de ser uma pessoa decente. Virou super la vie bohème, bebendo até cair todas as noites e resumindo sua existência à próxima festa. Soa como um livro bem chatinho, dramático e cheio de mimimi não é? Mas Amada Imortal não é assim; Nastasya é tão impulsiva e debochada, que o aspecto "livro de auto-ajuda" é neutralizado, e ao invés, o leitor fica torcendo para ela simplesmente ser feliz.

Todos os leitores de Amada Imortal têm que concordar em uma coisa: Nas é uma ótima narradora. A garota é simplesmente hilária! A protagonista Nastasya, Nas para os íntimos, faz questão de tirar onda com a cara de todo mundo; a história nunca travava, já que o leitor era distraído com o humor da narração.

Entretanto, a voz de Nas não é um hilário vazio; é fácil enxergar a série de mecanismos de defesa de alguém se sufocando em momentos ruins que prefere mostrar ao mundo uma faixada desinteressada. Nas é irreverente, engraçada e toda errada. E é quando ela percebe que atingiu o fundo do poço que decide sair em busca de ajuda, e é nessa jornada que ela conhece todo tipo de pessoas interessantes e diferentes, dispostas a encontrarem a mesma coisa que ela procura.

Até mesmo entre os Imortais, Nas é especial. E o livro começa quando ela finalmente é obrigada a confrontar quem ela é, e o legado que ela carregará para sempre. Se aceitar, aprender a se amar. E olhar em volta e perceber que ela não é a única pessoa cheia de problemas, defeitos, arrependimentos e decisões ruins.

O mundo, os personagens secundários cheios de vida são muito bem construídos, no sentido de que o leitor consegue sentir como eles são genuínos; a autora foi muito brilhante em construir cada pedacinho da personalidade distinta de cada um, e de como eles construíram sua história no mundo não-tão-ideal que conhecemos. E sim, nós até temos uns caras Imortais bem interessantes *piscadinha*

Não, sério, falar muito sobre o enredo seria spoiler, mas me entendam quando eu digo que esse livro é super divertido, super fácil de ler. Eu sempre falo de Leitura Terapia; quando nós leitores ficamos extremamente tocados por algum livro e entramos na ressaca literária, sabe? E o único conforto é aquela leitura gostosa, alegre, interessante e divertida para "limpar o sistema"... Amada Imortal é desse tipo, uma total Leitura Terapia.

Nota: 4/5

OBS: A edição brasileira da Record é linda, linda, linda. A capa é em alto-relevo, e a diagramação é estilizada. Um charme.