Juventude e outros contos

Juventude e outros contos Isaac Asimov

Resenhas - Juventude & outros contos

Cleber Farinazzo Jr 17/08/2018

Juventude & Outros Contos
Esse livro faz parte de uma coleção chamada "Ficção Especulativa" que a editora L-DOPA Publicações (que eu não conhecia antes de comprar este livro) começou no ano passado. Até agora foram livros curtos de contos, de autores clássicos. Eles já lançaram um do Asimov, um do Philip K Dick e um do Lovecraft. Li pelas internet que eles também vão lançar do Ray Bradbury e do Arthur Clark. Ou seja, o foco da coleção deve ser autores de lilteratura pulp ou da Era de Ouro da Ficção Científica. Como, ao que parece, é uma editora pequena, eu só encontrei os livros vendendo no site da própria editora (ou no mercado livre). Decidi comprar o do Asmiov para experimentar a coleção deles.

O livro possui quatro contos: "Juventude", que dá nome ao livro, ocupando a primeira metade do livro, e outros três contos bem curtos ocupando a segunda metade. O livro tem um foco em alienígenas, de modo que sempre há criaturinhas envolvidas no climax ou na resolução de todos os contos.

Nenhum dos contos chega a ser memorável, do tipo que explode tua cabeça, como alguns do asimov que já li antes, mas são todos satisfatórios, mesmo os bem curtinhos, e o único que eu achei mais fraco foi o último. Eu daria uma nota 4/5 para o conto "Juventude" e uma nota 3/5 para os outros. Pelo tamanho dos contos, são ótimo para ler em uma fila de espera ou coisas do tipo, mesmo porque o livro tem dimensões bem pequenas e é bem fácil de transportar.

Se fosse colocar em uma ordem, minha preferência seria:
- Juventude
- Dia dos Caçadores
- Everest
- Piadista

Acho que vale comentar que no conto "Dia dos caçadores" a escrita do Asimov estava realmente bem legal, já que o autor costuma ter excelentes idéias, mas uma escrita pobre. Nesse conto a escrita do autor já diverte por si só, e isso pra mim foi inesperado.

Eu não pretendo comprar os outros dois da coleção lançados até o momento, porque já tenho os contos do Lovecraft que estão na edição deles e porque não gosto do Philip K. Dick, mas gostaria muito que a coleção desse certo, pois certamente compraria o do Clark e do Bradbury.
Sandro 31/10/2018minha estante
Olha, se eu fosse você dava uma chance pra esse livro de contos do Philip. Vc pode se surpreender. Eu não sei o q vc já leu dele, mas são os contos da fase inicial. São menos 'doidos' como de costume e um deles me lembrou muito o jeito do Asimov.