Contos

Contos Oscar Wilde

Resenhas - Contos

juju194 22/02/2024

Muito Bom!
Esse é um livro que, no geral, eu recomendo para quem já é fã do Oscar.
Esse foi o primeiro livro que li dele, por isso a nota, mas eu AMEI o primeiro conto. Não sei se era a intenção do autor, mas esse conto me fez refletir sobre muita coisa e em como o Oscar era extremamente inteligente e tinha uma cabeça muito a frente de seu tempo (além de ser fãzao do Sheakspere).
No fim das contas, leiam os livros desse divo, independente de qual seja vale a pena!

pirocadeperuca 23/11/2023

O primeiro conto foi muito interessante, e como meu primeiro contato com o Wilde, me mostrou como ele deixava sua vi4dag3m escancarada, achei que fosse mais discreto - história ótima, apesar de um pouco maçante. os outros contos foram curtos, engraçadinhos, muito bons

nana' 10/04/2023

Oscar não erra nenhuma
Adorei ler mais uma vez as incríveis narrativas dos anos da época de dinossauro que Oscar vivia. Simplesmente fantástico as palavras usadas e sua imaginação, que sem dúvidas causava muita polêmica na épca em que vivia.

Jung TFanny 18/01/2022

Contos muito interessantes e bem escritos
Esse foi meu primeiro contato direto com um livro do Oscar Wilde, antes só conhecia suas obras por filmes ou resumos. A escrita é muito boa e a crítica social eu particularmente achei atemporal. Eu recomendo a leitura pra quem gosta e pra quem quer conhecer, só talvez numa edição mais recente do que essa.

Carol 13/07/2021

Humor cínico
Nesses contos Oscar Wild traz reflexoes importantes, histórias bonitas e em muitos momentos comentários sarcásticos que torna a leitura bem interessante.

Alguns contos tem história bastante pesadas, mas o enredo é sempre uma lição.
Gostei muito das partes de humor cínico em meio a fatos bem obscuros.

Nessa edição apesar de uma linguagem um pouco arcaica e palavras já em desuso, o entendimento é fácil e a leitura fluida.

Heidi Gisele Borges 16/07/2020

A edição é bem pobrinha. Tem vários erros e parece que faltou uma frase num conto.

Oscar Wilde é maravilhoso, cada conto genial! No entanto, como tinha esse livro em casa, resolvi ler mais pelos contos que não conhecia, então logo procurarei outra edição melhor com as duas histórias que foram novidade para mim nesse livro: A esfinge sem segredo e O filho da estrela. As outras eu já conhecia e adoro! Mas não recomendo essa edição.
Lore 16/07/2020minha estante
Todos os livros que eu li dessa Biblioteca de Ouro estavam do jeito que vc falou, erros grotescos.

Heidi Gisele Borges 16/07/2020minha estante
Que pena. Mas bom saber desse problema nos outros, assim evito comprar, são tão baratinhos nos sebos.

Lore 16/07/2020minha estante
Sim, foi esse motivo que me levou a comprar, paguei R$1,50 neles.

Heidi Gisele Borges 16/07/2020minha estante
Paguei algo assim também. Melhor investir um pouco mais em uma boa edição.

silas. 08/01/2014

Formidável
Um dos livros mais encantadores que conheci durante minha adolescência, e - assim como "Peer Gynt", "Cândido ou O Otimismo" e os escritos de Marcos Rey (O Rapto do Garoto de Ouro, entre outros) - umas das obras responsáveis por despertar em mim prazer e grande interesse pela leitura.

Contos belíssimos.

Edu4rd0 06/01/2012

Contos - Oscar Wilde
Resenha Originalmente publicada em catalisecritica.wordpress.com

O retrato do sr. W.H.

Esse é o maior conto do livro, e também o mais maçante. A narrativa trata de uma análise dos sonetos de Shakespeare feita por alguns senhores. É interessante assistir a análise que se faz em cima dos sonetos e ver uma teoria se criar enquanto assistimos a louca obsessão dos protagonistas. E é exatamente essa obsessão que deixa o texto interessante, e a única coisa que nos deixa acordados na leitura. Afinal, qual o resultado de uma grande obsessão que se desenvolve do nada, e não almeja nada concretamente?

Avaliação: 2/5

O crime de lorde Arthur Savile

Esse conto é surpreendente, obrigatório para todos que gostam de uma boa literatura. Uma tragédia vai se formando na vida de Arthur Savile, primeiro por sua má-sorte, depois por suas péssimas decisões. Lembra um pouco filmes ao estilo Cova Rasa e um Plano Simples, onde as decisões erradas vão trazendo conseqüências incontroláveis, embora as conseqüências reais não sejam o objetivo do conto, que trata das consequências psicológicas causadas por uma informação assustadora. Uma história interessante, divertida e cheia de nuances interpretativas.

Avaliação: 5/5

A esfinge sem segredos

A curiosidade e a falta de confiança podem gerar problemas e desilusões eternas. Muitas vezes perdemos muita coisa simplesmente por não respeitar os limites dos outros. É com essa questão em mente que ficamos ao terminar de ler esse conto curto.

Avaliação: 3/5

O fantasma de Canterville

Um dos maiores clássicos de Oscar Wilde e eu ainda não havia lido. Conhecia apenas as inúmeras referências em filmes, séries, desenhos animados e quadrinhos. A adaptação que mais me agradou foi a que saiu em Clássicos da Literatura Disney – Volume 2. Na época que li, como não fazia ideia do conteúdo original, eu achei que a HQ tomava uma liberdade cômica muito grande; por isso me surpreendi ao ler e constatar que O fantasma de Canterville é realmente feito de bobo, apesar de ser um fantasma real, não consegue mais assustar ninguém. Ótimo conto, não sei como tinha passado todo esse tempo sem ter lido ainda.

Avaliação: 5/5

O milionário modelo

Esse conto é um clichê absurdo, já repetido várias vezes em centenas de histórias por aí, inclusive em clássicos como O príncipe e o Mendigo, de Mark Twain (ok, não é a mesma coisa exatamente, mas o tema central da história é praticamente o mesmo. Apesar de ser clichê e repetitivo, apresenta uma bela moral, e é sempre bom ler contos desse tipo.

Avaliação: 4/5

Nota Final: 4/5

Mari R 09/10/2010

Oscar Wilde é meu escritor favorito, a ironia e o humor fino do autor são incomparáveis. Dos contos desse livro gosto muito do Fantasma de Canterville que fala sobre a convivência de uma agitada família americana que se muda para uma mansão mal assombrada na Inglaterra. A convivência dos Otis com um centenário e atormentado fantasma é hilária e surpreendente. Destaque também para “O Milionário Modelo”, um conto com um “quê” de contos de fadas...